Lula não vai a Porto Alegre

O ex-presidente Lula já decidiu: não vai a Porto Alegre, no dia 24 próximo, para o julgamento de uma ação em 2ª instância, sobre o caso do tríplex. Lula vai acompanhar todo o julgamento do seu apartamento em São Bernardo do Campo ou reunido com alguns amigos no Instituto Lula. Não se fala mais de uma conferência que faria na África no dia 24 próximo, o que deu ensejo a muitos comentários que, em verdade, ele estria fugindo do Brasil. Ou a conferência não se viabilizou ou Lula ou ele mesmo decidiu não fugir. Há a expectativa de Lula ser preso ao fim do julgamento se ele lhe for desfavorável por maioria absoluta, isto é, três a zero. As forças armadas estarão todas de prontidão no dia 24 em todas as capitais brasileiras, mas principalmente no Sul do País. Os serviços de inteligência estarão farejando todas as informações que lhes chegam  para que a paz pública não seja quebrada. Será, sem dúvida, um julgamento do TRF-4 dos mais importantes já vividos por aquela corte. Os advogados de Lula, poro seu turno, queriam que ele fosse ouvido novamente desta feita perante os desembargadores do TRF-4. Mas, o pleito é manifestamente ilegal  e isso já foi comunicado aos advogados Cristiano Zanin, Roberto Teixeira e Vanessa Teixeira Zanin, que fazem a defesa de Lula. Em Porto Alegre muito dificilmente as entidades ligadas a Lula, como o MST, por exemplo, conseguirão fazer qualquer manifestação no dia 24, pois a cidade será “tomadas” pelas forças legais de segurança. O PT planeja agora realizar manifestações no mesmo dia 24 em todas as capitais brasileiras, mas a única manifestação que esta confirmada é na Capital paulista, justamente na Avenida Paulista. Desde cedo pela manhã, os manifestantes se reúnem na Avenida Paulista, mas Lula só se dirigirá aquele logradouro, no final da tarde, quando o julgamento estiver perto do fim ou já se encerrado.

MDB quer Jackson candidato ao Senado

A militância política do MDB (ainda PMDB, aliás) não abre da candidatura de Jackson Barreto ao Senado Federal, pois acha que ele é o grande puxador de votos do partido e o motivo pelo qual muitas pessoas saem de casa no dia das eleições. Mas, o próprio Jackson Barreto.se pudesse, ver-se-ia livre desse compromisso. Já na casa dos seenta e poucos anos, Jackson é de opinião que chegou a hora de se aposentar, mas os seus opositores não pensam assim. Antônio Carlos Valadares, Senador e outro setentão, se movimenta para “armar” uma chapa que possa ser competetiva ao candidato do governo, mas cujo objetivo central, é elegê-lo, pela quarta vez, Senador da República. Desde que licenciou-se do Senado, Valadares não tem feito outra coisa senão movimentar-se para encontrar quem tope esta nova aventura eleitoral. Até agora, tá difícil. Ele também anda fazendo consultas para saber se pode sair candidato ao Senado de forma independente. Nas hostes oposicionistas tá difícil demover André Moura de ser candidato ao governo do Estado ou ao Senado, duas opções que desagradam a Eduardo Amorim. Este não desgruda do desejo de ser candidato a Govoernador, mas na falta de opção topa ir novamente ao Senado.

Produção de Petróleo em Sergipe

A produção de petróleo no Estado, em novembro último, ficou em 699,1 mil barris equivalentes de petróleo ficando 3,8%  abaixo da produção do mês imediatamente anterior, outubro último. No comparativa anual, isto é, novembro de 2016, houve retração de 22,9 na produção. No acumulado de janeiro a novembro de 2017,  a pNo acumulado de janeiro a novembro de 2017,  a produção ficou pouco acima dos 8  milhões de bep, com retração de 222,7%, quando comparado com o mesmo período de 2016. Do total produzido em novembro, aproximadamente 169,4 mil barris, ou 24,2% foram extraídos do mar. Em termos relativos observou-se expansão de 2,4%, em comparação com o mês imediatamente anterior. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve retração, chegando aos 13,8%. A produção em terra, por sua vez, respondeu por 75,8% da produção total, ultrapassando os 529,7 mil bep. No comparativo com o mês anterior, verificou-se queda de 5,6%. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, a retração chegou a 25,4%.

Produção de gás

A produção de gás natural, em novembro de 2017, ficou em aproximadamente 462,9 mil bep, em termos relativos, com expansão de 0,2% na comparação  com a produção do mês anterior.  Quando comparado com o mesmo moês de 2016, a expansõ chegou aos 3,1%. A produção em mar continuou sendo a principal fonte de produção somando mais de 437,4 mil barris, abrangendo 94,7% do total produzido no Estado. Em termos relativos, observou-se crescimento de 0,9% em comparação com o mês anterior, já na comparação com o mesmo mês do ano passado, verificou -se alta de 4,5%.

Cinema troca equipamentos

Os frequentadores do Cinema Vitória, o único complexo de exibição no centro da cidade, estão se sentindo mais confortável agora. É que o Cinema instalou equipamentos de exibição cinematográfica novos, além de ter substituido todo o sistema de som antigo. O Cinema Vitória recebeu uma substancial ajuda da ANCINE suficiente para adquirir o equipamento que estava precisando. Desde que foi inaugurado, há alguns anos atrás o Cinema Vitória funcionava com todo esse equipamento obsoleto.

Feira de Artesanato está de volta

A tradicional Feira de Sergipe está de volta, desde que foi desarticulada em 2015, pelo órgão  organizador, no caso, o SEBRAE. O evento que chega a sua XVII edição e se consolidou como a maior vitrine do artesanato local, será realizadas entre os dias 16  e 28de janeiro, sempre das 17 às 23 horas,  na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Serão mais de 100 estantes, todos eles dedicados aos diversos tipo de artesanato produzidos em patchwork, palhas, madeiras, bonecas em cabaça, ostras, cerâmica e bordado. A tradicional renda irlandesa de Divina Pastora, também será um dos atrativos  poara os sergipanos e turistas que visitarão o espaço.

…e para encerrar…

Posse – O professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, toma posse nesta sexta-feira na presidência nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME. A solenidade está marcada para o dia 12, sexta-feira, no auditório do Sebrae, às dez horas da manhã. É a primeira vez que um sergipano assume tal cargo, embora a entidade já exista há mitos anos.

Mais um Clubbe–  Sergipe tem um novo Rotary Clube. Foi criado e instalado por estes dias o Rotary Club Aracaju-Serigy, cujo presidente é o conhecido Chico de Cumbica.  Quanto mais clubes melhor, já vaticinava o sergipano Armando de Arruda Pereira, quando no início da  década de 40 assumiu a Presidência nacional do Rotary. Coube ao rotariano João Macedo comunicar ao Rotary Club de Aracaju-Norte a criação do novo Clube.

Greve– As obras de construção da termo-elétrica de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, foi paralisada a semana passada, justamente por uma semana. O cronograma de obras, portanto, sofre um atraso de sete dias.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais