Lula, Temer e a Justiça

Mesmo condenado e preso, Lula da Silva (PT) lidera com folga todas as pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República. Situação totalmente adversa é a do ainda presidente Michel Temer (MDB). Detentor de uma estrondosa rejeição, o emedebista vive enclausurado no palácio e quando arrisca colocar os pés na rua é vaiado e até enxotado pelo povo, como ocorreu recentemente em São Paulo. Segundo pesquisa CNT/MDA, a Justiça é mal vista por 55,7% da população. Exagerados 90,3% acham que o judiciário não age de forma igual para todos. Resumo da ópera: a maioria dos entrevistados quer ver o petista solto para elegê-lo seu presidente, em substituição ao atual, tão rejeitado quanto a Justiça que, numa rapidez incomum e mesmo sem provas substanciais, julgou a prendeu Lula, tirando do cidadão brasileiro o direito de puni-lo ou absolve-lo pelo voto direito e secreto. Coisas do Brasil!

Devidamente registrada

A pesquisa da CNT/MDA foi realizada de 9 a 12 deste mês, ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o número BR-09430/2018.

Vai à luta

A vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota) é pré-candidata ao Senado. O nome dela foi definido durante reunião que contou com a participação do vice-presidente nacional do Patriota, Nilton Santos. Eleita em 2016, com 3.652 votos, Emília tem tido uma atuação destacada na Câmara Municipal, onde faz oposição serrada ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Time escalado

A oposição marcou para sexta próxima o anúncio de parte da chapa majoritária. Ficará em aberto apenas a vaga de vice para ser negociada com partidos aliados. O senador Eduardo Amorim (PSDB) disputará o governo, enquanto André Moura (PSC) e Heleno Silva (PRB) concorrerão ao Senado. Caso não haja imprevistos, o lançamento da chapa ocorrerá às 7h30, na sede do PSDB, em Aracaju.

Comprando apoio

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) critica a liberação de recursos federais em troca de apoio político: “Com anúncios ilusórios de verbas para o Nordeste, inclusive para Sergipe, o presidente Temer espera eleger uma forte bancada de senadores e deputados federais comprometidos com seu esquema político”, critica. O senador jura que o ainda presidente quer se proteger contra as denúncias cabeludas que pesam contra ele. Homem, será?

Nem aí!

E o deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário no Congresso, diz não se incomodar com twittadas postadas contra ele: “Trabalho de domingo a domingo para trazer bons resultados para Sergipe. Gasto sola de sapato nos gabinetes em busca de recursos. Apenas trabalho para as pessoas do meu estado”. Então, tá!

Bico seco

Boa parte de Aracaju ficará sem água até o meio dia de hoje. Segundo a Companhia de Saneamento de Sergipe, o desligamento ocorrerá para uma manutenção corretiva de equipamentos. 25 bairros da capital serão afetados pela suspensão do abastecimento. Casos de emergência podem ser informados pelo telefone 0800 0790195, com prioridade para creches, hospitais e asilos.

Encardidos sem vez

E o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) faz campanha dura contra políticos fichas-sujas. Segundo ele, “a próxima eleição tem que ser marcada pela coerência, honestidade, capacidade e competência dos candidatos. Nomes sujos com discursos limpos não passarão”. Certíssimo!

Bem na fita

A depender do governador Belivaldo Chagas (PSD), sua companheira de chapa como candidata a vice será Eliane Aquino (PT). O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), de quem a petista é vice, também concorda com Belivaldo. Em se confirmado a indicação da moça, o PT terá dois nomes na chapa majoritária, pois Rogério Carvalho deverá disputar o Senado pelo lado governista. Marminino!

Segunda via

Quem perdeu o título de eleitor pode solicitar a segunda via até 10 dias antes das eleições de forma gratuita. Para tirar a segunda via, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral, portando documento de identidade. Poderá também baixar, gratuitamente e a qualquer tempo, a via digital do título por meio aplicativo e-Título, disponível nas lojas Google Play e Apple Store. Fique ligado!

Saco de gatos

Alguns governistas querem ver o DEM no palanque de Belivaldo Chagas (PSD). Pelo menos foi o que revelaram alguns deles, durante a reunião de ontem, para discutir a chapa majoritária. Chegou-se a sugerir, inclusive, convidar o pré-candidato a governador Mendonça Prado (DEM) para uma conversa de pé de orelha. O petista Francisco Gualberto foi radicalmente contra uma aliança com o partido do ex-prefeito João Alves Filho. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 5 de dezembro de 1923

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais