O governador Jackson Barreto (PMDB) ainda vai ter que rebolar muito para conseguir uma maioria folgada na Assembleia. Foi o que ficou demonstrado ontem durante a votação do polêmico projeto autorizando o Executivo a contrair um empréstimo de R$ 250 milhões para a saúde. A oposição apresentou e aprovou nove emendas alterando radicalmente a propositura. Segundo o governo, o empréstimo deve ser inviabilizado, pois as mudanças aprovadas pelo Legislativo não se alinham ao modelo estabelecido pelo BID para a liberação dos recursos. Claro que Jackson vai vetar as emendas, mas quem garante que ele terá maioria suficiente no Legislativo para manter os vetos? Pelo visto, o peemedebista vai gastar muita saliva para convencer alguns oposicionistas a migrarem de mala e cuia para a bancada governista. Enquanto isso terá que se conformar com uma maioria, digamos assim, meia boca.
Acuado
Tendo garantido ao governo votar favorável ao ProRedes, o deputado Mundinho da Comase (PSL) se viu ontem em maus lençóis, tamanha a pressão que recebeu por telefone para aprovar as emendas da oposição. Parlamentares sentados ao seu lado garantem que alguns interlocutores o ameaçaram, inclusive, de lhe tomar o comando do partido, inviabilizando sua reeleição. Nem precisa dizer que Mundinho sucumbiu às pressões. Misericórdia!
1º de Maio
Um ato público organizado pela CUT nos arcos da Orla de Atalaia marcará amanhã a passagem do Dia do Trabalhador. Os participantes vão protestar contra o sindicalismo ‘voltado para o próprio umbigo’, defender prioridade às pautas comuns entre diferentes categorias, a redução da jornada de trabalho para 40 horas; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias, além das reformas agrária e política. Prestigie!
Distância do PT
O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), quer ver o PT fora da chapa majoritária encabeçada pelo governador Jackson Barreto (PMDB). Ontem, o comunista sugeriu ao peemedebista escolher o deputado Valadares Filho (PSB) como candidato a vice e ao próprio Edvaldo para disputar o Senado. Alguém sabe o que a turma do PT fez de tão ruim ao ex-prefeito para merecer esse tratamento?
Bem na fita
O Tribunal de Justiça de Sergipe foi o segundo no país em julgamentos de crimes contra a administração publica. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, em 2013 o TJ sergipano julgou 94,1% dos processos, seguido da Justiça carioca com 90,58%. O campeão foi o Tribunal de Justiça do Amapá, que julgou 504 das 515 ações, quase 100%.
Fogo cruzado
Veja o que publica o colega Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão: Localizada entre a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e o armazém do Chico, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, a área conhecida como “Cidade de Deus” é o que se pode chamar de um inferno para os moradores. Lá, dois grupos marginais se rivalizam e trocam tiros todas as noites. Os moradores se recolhem cedo e torcem para que os filhos retornem vivos da escola”. Cruz credo!
Benefício
Único plano de saúde em Sergipe a oferecer tratamento odontológico, o Ipesaúde também vai fornecer gratuitamente aparelhos ortodônticos fixos e móveis aos servidores estaduais que precisam deste tratamento dentário. Segundo o diretor de Assistência à Saúde do Instituto, Thiago de Souza Santos, o objetivo deste benefício é ampliar ainda mais a assistência prestada aos beneficiários. Legal!
Bico calado
O vereador aracajuano Emmanuel Nascimento (PT) diz não entender o silêncio dos conselhos de saúde estadual e municipais sobre a grave crise enfrentada pelo setor. Segundo ele, a imprensa, os parlamentos e os próprios executivos vivem se queixando da falta de estrutura da saúde pública, porém os conselheiros nada falam sobre o assunto. Taí um silêncio estranhíssimo!
Último dia
O prazo para todos os 32 partidos entregarem à Justiça Eleitoral a prestação anual de contas termina nesta quarta-feira. A legenda que não entregar a prestação de contas nesta hoje será notificada sobre a pendência, cuja permanência implicará a suspensão das cotas do Fundo Partidário. Além disso, os partidos poderão ser condenados a devolver os recursos não comprovados.
Transferência
Termina no dia 7 de maio o prazo para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida pedirem transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. Esse também é o prazo final para o cidadão fazer a inscrição eleitoral ou solicitar a transferência do título de eleitor. O interessado deve procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência.
Mais cara
E a cerveja nossa de cada dia pode ficar 1,3% mais cara a partir de 1º de junho próximo quando entra em vigor a atualização das tabelas usadas para cálculo do PIS, da Cofins e do IPI que incidem sobre o produto. Também serão alcançados pelo aumento refrigerante, energético, isotônico e refrescos. Com mais este reajuste no preço da ‘loura suada’, a alternativa dos biriteiros é migrar para a excelente cachaça mineira. Tá nessa?
Recorte de jornal
Publicado no jornal Correio de Aracaju em 26 de outubro de 1918 Resumo dos Jornais |