Mapa político municipal de SE

Ontem, 05, o resultado eleitoral nos 75 municípios de Sergipe mostrou um dado que é rotina em Sergipe: o bloco que está no poder sempre faz a maioria dos prefeitos. Mas na verdade essa maioria é uma falácia, alicerçada na subserviência ao poder colocando sempre os interesses pessoais acima dos interesses ideológicos e até mesmo dos eleitores destes municípios.

 

Se a aliança comandada pelo atual governador Marcelo Déda comemora a eleição hoje de 49 prefeitos nos 75 municípios um alerta: este número rema conforme a maré e não pense que a grande maioria tem compromisso com um projeto que Marcelo Déda prega de mudança e de implantação de um novo projeto político-administrativo em Sergipe.

 

Basta comparar o resultado de 2004 com o de hoje para conferir que o fisiologismo político e a subserviência ao poder de plantão fala mais alto. Em 2004, com João Alves Filho no poder, o bloco dele (PFL (DEM), PTB, PPS, PL (PR), PSDB e PMDB) elegeu 65 prefeitos em todo o Estado. E, caro leitor, destes atualmente apenas 30 continuam em seus partidos, mesmo assim grande parte já é “dedista” de carterinha.

 

Por exemplo, o partido de João Alves em 2004, o PFL (DEM), elegeu 24 prefeitos, hoje tem 17. E fora do poder só conseguiu eleger na eleição deste ano 04. Uma comparação interessante é com o PDT, que era oposição em 2004 e só elegeu 03 prefeitos. Mas é poder hoje e conseguiu agregar mais 07. Tem 10. E agora conseguiu eleger 13 prefeitos. Outro exemplo é o PSB, que também era oposição em 2004 e elegeu 04 prefeitos. Hoje tem 10 e a partir de janeiro de 2009 continuará com 10 prefeitos. Fora do poder hoje o PTB só elegeu 05 prefeitos. Em 2004 foram 11 eleitos, mas destes apenas 04 ficaram no partido quando o poder foi embora. E o PMDB, que elegeu 07 prefeitos em 2004 e hoje tem 16. Mesmo com a divisão entre os blocos de Jackson e Almeida o partido elegeu este ano 13 prefeitos. Almeida perdeu na capital e o irmão perdeu em Dores.

 

O atual quadro político municipal pode ser dividido em três blocos. O primeiro é o comandado pelo atual governador que terá a partir de janeiro 49 prefeito (PDT, PSB, PT, PCdoB, PRB, PPS, PSDB e PMDB)). Já o bloco liderado por João Alves Filho (DEM, PP, PTB e PTdoB) fez 11 prefeitos. E o terceiro bloco (PSC,PR), liderado empresário Amorim, que anunciava nos bastidores que elegeria cerca de 30 prefeitos, conseguiu eleger 15 prefeitos (9 do PSC e 6 do PR).

 

Como o leitor percebeu o poder é atraente. Antigos aliados históricos de João Alves hoje se renderam as estrelinhas do PT, a pomba do PSB, a rosa do PDT e aos outros aliados. A maioria esmagadora deles não tem posição ideológica, não têm nem mesmo projeto administrativo sério para seus municípios. Olham para os próprios umbigos, pensam nos projetos pessoais e na máxima “o poder pelo poder”. Abaixo a comparação dos eleitos por partido em 2004, como está hoje e como ficará em 2009 com o resultado de ontem, 05.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

38 foram candidatos à reeleição,  25 ganharam

Dos 75 prefeitos atuais, 38 foram candidatos à reeleição. Destes 25 foram vitoriosos. Confira os reeleitos: Edvaldo Nogueira (Aju), Pedro Barbosa (Boquim), Carlinhos (Brejo Grande), Maim (Campo do Brito), Orlando Andrade (Canindé), Sukita (Capela), Ivan Leite (Estância), Crizabete  (Graccho), Ronaldo (Ilha das Flores), João Eduardo (Indiaroba), Ione Sobral (Laranjeiras), Augusto César (Malhada dos Bois), Graziele (Moita Bonita), João Aragão (Monte Alegre), Carlos Roberto (Neopolis), Erivaldo (Pinhão), Tonho de Dorinha (Poço Verde), Manoel de Rosinha (Porto da Folha), Paulo Britto (Propriá), Laelson Menezes (Riachão), Antonio Carlos Franco (Riachuelo), Uita Barreto (Ribeirópolis), Janete (Salgado), Adauto (Santa Luzia) e José Ivaldo (Santo Amaro).

 

13 não conseguiram à reeleição

Dos 38 candidatos à reeleição,  13 não foram reeleitos. A lista: Souza (Areia Branca), Airton Martins (Barra),  Marcos (Cedro de São João), Nilton Batista ( Cumbe), Maria Mendonça (Itabaiana), Gracinha (Itaporanga), Arnaldo Branco (Japoatã), Jeferson (Maruim), Marcos Élan (Malhador), Péricles (Lourdes), Luis Carlos (Pacatuba),Altamiro (São Francisco) e Dona Iara (Tomar do Geru).

 

Confira os outros 50 prefeitos eleitos:

Etevaldo (Amparo), Marcos da Acauã (Aquidabã), Dona Ana (Arauá), Agripino (Areia Branca), Gilson (Barra), Reges (Canhoba), Gilma (Carira),Esmeralda (Carmópolis), Jailton, a Morte (Cedro),padre Raimundo (Cristinápolis),  Terezinha (Cumbe), Maria Augusta (Divina Pastora), Painho (Feira Nova),  Arinaldo Filho (Frei Paulo), Chico (Gararu), Evangelista (General Maynard), Luciano Bispo (Itabaiana), Joaldo (Itabaianinha), Dr. Rubens (Itabi), César Mandarino (Itaporanga), Lara (Japaratuba), Telmo (Japoatã), Valmir (Lagarto),Ricardo (Macambira), Jadinho (Malhador), Gilberto (Maruim),Sandra (Muribeca), Antonio Muniz (Aparecida), Serginho (Glória), Aldon (Dores),Laerte (Lourdes), Fábio Henrique (Socorro), Diva (Pacatuba),Clevinho (Pedra Mole), Zé de Ba (Pedrinhas), José Nilton (Pirambu), Frei Enoque (Canindé), Vino (Rosário), Dudu ((Santa Rosa),  Ricardo (Santana do São Francisco), Alex Rocha (São Cristovão), Ailton (São Francisco), Robson (São Domingos), Selma de Mauro (São Miguel), Denisson (Simão Dias),  Walter Franco (Siriri),Eris de Melo (Telha), Dílson de Agripino (Tobias Barreto|) Adelmo (Tomar do Geru) e professor Anderson (Umbaúba).

 

Mendonça em segundo não foi surpresa para o blog

Com o título “Mendonça Pode passar Almeida”, no dia 29 de setembro o blog previu que Mendonça Prado teria mais votos do que Almeida Lima. Não foi surpresa para este jornalista já que o desespero de Almeida Lima era evidente e os assessores e amigos mais próximos deles diziam que o humor do rapaz estava intragável.

 

E agora? Quem vai cuidar de Bianca?

Este espaço sempre foi contra o uso de crianças exageradamente em campanhas eleitorais. Foi o que aconteceu na campanha de Almeida Lima, onde abusaram da imagem da pequena Bianca. Já pensou essa menina na escola agora, com os colegas tirando onda, como por exemplo, “Bianca não pode”. A culpa não é de Almeida Lima, mas dos pais que permitem esse uso abusivo. Um trauma que marcará a criança por muito tempo. E pode?

 

Vice de Almeida: pesquisas manipuladas

Quando foi votar o vice de Almeida, José Alves disse: “Estão sendo manipuladas [ as pesquisas ]”. É, Zé, pelo jeito a manipulação foi outra… 

 

Pesquisas: comentário no decorrer da semana

Aguardem para esta semana os comentários sobre pesquisas eleitorais. Dois casos interessantes: Lagarto e Umbaúba, onde as pesquisas davam a eleição de Lila e Jorge Rico. O blog chegou a mostrar a manipulação da pesquisa do Soma em Umbaúba, para favorecer o candidato Jorge Milionário, ou melhor, Rico, com 15 pontos na frente. Deu o que deu, “somando” tudo…

 

Desde 2000 sem segundo turno em Aracaju

Desde 2000 não tem segundo turno em Aracaju. Em 2000 e 2004, Marcelo Déda foi eleito. Em 2008 Edvaldo Nogueira foi reeleito com uma margem parecida com a de 2000, quase 52%. No decorrer desta semana a coluna analisa a eleição em Aracaju.

 

Coluna acertou as coligações

As coligações que este blog divulgou para vereador em Aracaju, há algumas semanas foram quase todas corretas. Apenas a do PMDB/PTB, que o blog calculou que faria três, fez apenas dois. No resto deu os cálculos corretos, inclusive com os nomes dos prováveis eleitos.

 

Aracaju reelege 10 vereadores

Dos atuais 19 vereadores, cinco deles (Sérgio Góes, Fábio Henrique, Daniel Fortes, Sandro de Miro e Pedrinho Andrade) não foram candidatos. Dos 14 que foram candidatos 10 se reelegeram (Robson, Evando, Elber Filho, Dr. Gonzaga, Nitinho, Emanuel, Jony, Juvêncio, Rosangela e Valdir Santos).

 

Apenas quatro não se reelegeram

Dos que não se candidataram Sérgio Góes (com o apoio de Sandro de Miro) elegeu Simone Góes, Fábio foi eleito prefeito de Socorro e Pedrinho ajudou a eleger Jailton Santana. Daniel Fortes deixou a filha Daniela como suplente. Dos que foram candidatos à reeleição apenas Chico Buchinho, Magal, Manuel Marcos e Vinicius Porto não se reelegeram. Os novos vereadores são: Simone Góes, Fábio Mitidieri, Jailton Santana, Miriam, Danilo,  Matos, Ivaldo José, Karla e Dr. Emerson.

 

Guerreiro perdeu a última batalha

Depois de ser candidato a governador Adelson Alves perdeu mais uma batalha. Desta vez foi feia. Teve apenas 237 votos para vereador. Desta vez o guerreiro deve aposentar as armas…

 

Dois deputado eleitos prefeitos

Dos quatro deputados que foram candidatos a prefeito, dois deles foram eleitos: César Mandarino (Itaporanga) e Valmir (Lagarto). Já Adelson Barreto perdeu em Socorro e Armando Batalha em São Cristovão.

 

Sebrae no menu

Zezinho Guimarães e lideranças classistas dos setores produtivos – muitas das quais tradicionalmente ligadas ao ex-governador João Alves Filho – estiveram almoçando na última sexta-feira com o secretário da Fazenda, Nilson Lima. No cardápio, seguramente bailaram as eleições vindouras para o Sebrae Sergipe.

 

Frase do Dia

“O homem não é feito para a derrota. Um homem pode ser destruído mas não derrotado.” Ernest Hemingway.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais