Marcelo Déda Chagas: Presente, Sempre!

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E assim passaram-se dois anos. O que falar mais do eterno governador Marcelo Déda Chagas e do professor do titular deste blog na década de oitenta, no Colégio Visão? Tudo já foi escrito aqui nos últimos dois anos e até antes da morte dele em 20 de Agosto de 2013, quando ele já travava uma luta pela vida no artigo Do professor que virou Mestre vitorioso (https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=149414&titulo=claudionunes) Reafirmando: Seu legado de ética e zelo aos recursos públicos é uma marca forte que ficará na história.

E para homenageá-lo um texto de André Comte-Sponville filósofo francês que ele admirava:

Se queres amar a vida, eu preferiria…

Se queres amar a vida, eu preferiria dizer, se queres apreciá-la lucidamente, não te esqueças que morrer faz parte dela. Aceitar a morte -a sua, a dos próximos- é a única maneira de ser fiel à vida até o fim.

Mortais e amantes de mortais: é o que somos e o que nos dilacera. Mas essa dilaceração que nos faz homens ou mulheres, também é o que dá a vida o seu preço mais elevado.

Se não morrêssemos, se nossa existência não se destacasse assim contra o fundo tão escuro da morte, seria a vida tão preciosa, rara, perturbadora? “Um pensamento insuficientemente constante sobre a morte, escrevia Gide, “nunca deu valor suficiente ao mais ínfimo instante de vida.”

Portanto é preciso pensar a morte para amar melhor a vida – em todo caso, para amá-la como ela é: frágil e passageira- para apreciá-la melhor, para vivê-la melhor, o que é uma justificação suficiente para este capítulo.

Marcelo Déda Chagas: Presente, Sempre!

Missa 2 Anos – Marcelo Déda Chagas
E a família do eterno governador Marcelo Déda Chagas e o Instituto Marcelo Déda convida os amigos e todos os sergipanos para a

missa hoje na Igreja Jesus Ressuscitado.

 Missa de dois anos de sua passagem. A celebração eucarística ocorrerá hoje, 02, às 19h30, na Igreja Jesus Ressuscitado. Desde já a família agradece pela presença e todas manifestações de carinho recebidas.

Câmara entregará Prêmio de Poesia
Amanhã, 03, Câmara Municipal de Aracaju recebe convidados de vários segmentos, em solenidade de entrega do Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda. A iniciativa é de autoria do presidente da Casa, vereador Vinicius Porto (DEM) e visa contemplar alunos da rede pública de ensino de Aracaju. O prêmio foi instituído através do Decreto Legislativo 48/2013. A sessão especial está marcada para as 11 horas, no plenário da Câmara e contará com a presença de familiares, parentes e amigos de Marcelo Déda, que faleceu há dois anos, vitimado por um câncer.

Justa homenagem Senado: Wellington Mangueira receberá hoje Comenda Direitos Humanos
E o Senado Federal realiza hoje,02, uma solenidade para entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Será às 11hs no Plenário do Senado Federal.De todo país serão apenas sete homenageados, entre eles o sergipano Wellington Mangueira. Uma justa homenagem para um homem que tem lutou pela democracia no Brasil, foi preso e torturado. E quando foi secretário da SSP, foi o responsável pela polícia comunitária.

Sergipe: o estado da piada pronta
Sergipe é o estado da piada pronta. No mesmo dia que o TRE cassa o mandato de João Daniel por corrupção, a Assembleia Legislativa concede o titulo de cidadão sergipano ao deputado cassado. A nossa crise é moral.

Rodovia Pirambu/Pacatuba: qual o motivo da paralisação da obra?
E nos últimos dias o blog vem recebendo reclamações da paralisação da obra da rodovia Pirambu/Pacatuba. A obra foi licitada e iniciada, mas já foram paralisadas. . A população da região está muito frustrada, decepcionada e cobrando a promessa do governador do Estado.

Pagamento em dia
O blog pede as assessorias das prefeituras para informarem quais pagaram os salários de novembro em dia. O blog começará a divulgar amanhã, 03.

Em nota, Rede Ilha, informa que nunca teve contrato com a ASPE
Nota de esclarecimento da direção da Rede Ilha: Durante os 15 anos do Palco da Ilha no Pré-Caju, por lá passaram mais de 1,5 milhão de pessoas e realizadas mais de 240 apresentações artísticas. No decorrer desses anos, várias empresas e órgãos públicos patrocinaram os eventos, a exemplo do Governo do Estado de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, BANESE, entre outros. Porém, nunca e em tempo algum, foi usado qualquer recurso proveniente de subvenção.

Em nota, Rede Ilha, informa que nunca teve contrato com a ASPE II
Continua a nota: Nestes anos que ocorreram os respectivos eventos, nunca tivemos nenhum contrato com a ASPE. Apenas em dois anos, a empresa W4 Estruturas foi devidamente contratada pela Rede Ilha para montagem de parte da estrutura, o que foi devidamente pago e permutado por esta empresa, tudo comprovado e documentado através de contratos e recibos em nosso poder. Procedimento realizado, inclusive, com outros fornecedores dos respectivos eventos. Dessa forma, a Rede Ilha se coloca à disposição de quem quer que seja para maiores  esclarecimentos.

Nota de esclarecimento – Hunaldo Mota
Nota do advogado Hunaldo Mota: O jornalista Cláudio Nunes, em matéria veiculada no seu blog no portal infonet no dia de ontem (01/12/15), afirmou que, pelo fato de vários deputados terem colocado verba de subvenção para a ASPE, eu seria o advogado do empresário Wilson. Sem qualquer demérito ao exercício do múnus advocatício em favor de quem quer que seja o cliente, o fato é que EU NÃO SOU O ADVOGADO da pessoa citada pelo jornalista. Grato, Hunaldo Mota.

Sobre a nota de blog de ontem, 01
Como o blog publicou, a informação foi passada por uma fonte segura que está diariamente em contato com todo o processo de prisão do empresário Wilson, da esposa e do filho deles. Inclusive tendo acesso a documentação e os depoimentos. E a nota não se referiu a contrato. Quanto as subvenções de 2013 vários deputados enviaram para a ASPE no valor de R$ 30 mil.

Sobre o advogado Hunaldo Mota
O blog deixa claro que em nenhum momento quis questionar a idoneidade do advogado Hunaldo Mota. Por sinal, já teve a satisfação de trabalhar diariamente com ele, quando diretor da Câmara de Aracaju e sabe da capacidade profissional dele, que tem todo direito de advogar para qualquer pessoa. A nota quis situar apenas no tempo todos os envolvidos, porém sem nenhum tipo de insinuação ou até mesmo acusação.

Dos suplentes da ALESE e da Câmara dos Deputados
Até o presente momento, no caso das subvenções três deputados estaduais (Paulinho das Varzinhas, Capitão Samuel e Augusto Bezerra tiveram mandatos cassados pelo TRE, mas com recursos ao TSE, ficam nos mandatos). E dois deputados federais: João Daniel e Adelson Barreto. Os três deputados são da mesma coligação que tem como suplentes pela ordem: Adelson Barreto Filho, Gilmar Carvalho e Daniel Fortes. Já a coligação de João Daniel tem como primeiro suplente, Bosco Costa. E a de Adelson, o primeiro suplente é Mendonça Prado.

Cassação passará longe dos influentes no TCE/SE
A quem aposte que a cassação passará longe dos deputados Gustinho Ribeiro e Jeferson Andrade, cujos pais são membros do TCE, como também o pedido de perda dos cargos das ex-deputadas Angélica Guimarães e Susana Azevedo. Segundo informações, a vidraça do TCE é brindada, não só contra balas…

Julgamentos de hoje
Hoje, 2, haverá o julgamento dos deputados José de Oliveira Guimarães, o Zezinho Guimarães (PMDB), Luiz Augusto Carvalho Ribeiro Filho, o Gustinho Ribeiro (PSD) e Jeferson Andrade (PSD), os três com pedido de cassação.E no caso de João Daniel, o primeiro suplente é Bosco Costa.

Barganha com IPTU
E nas rodas políticas ontem, 01, quando se falava em IPTU em Aracaju alguns advogados alertaram que uma liderança política, sem mandato, está sendo acusada de estar barganhando com outra liderança com mandato, uma composição para 2016. O blog não entendeu, mas vai procurar entender…

Duas irregularidades no canteiro da Avenida Canal 4, no Augusto Franco
Quem circula muito por Aracaju já notou que muitas faixas tomaram conta da cidade, principalmente nos canteiros e as praças.

 São faixas de vende-se e de serviços, deixando uma poluição visual em toda cidade. E em alguns locais as irregularidades são duas. Por exemplo, a foto ao lado foi tirada ontem, 01, na Avenida Canal 4, no conjunto Augusto Franco. A faixa no canteiro público com uma seta, indica onde tem “Moto Taxi”. Detalhe: um serviço não regulamentado em Aracaju.

Pintura das lombadas em avenida que margeia o mangue da Coroa do Meio
A Avenida Desembargador Antônio Gois, que margeia todo o mangue da Coroa do Meio, chegando até o terminal da Atalaia (sentido Centro/Sul), tem várias lombadas corretamente, porque o fluxo de pessoas é grande na área. Porém elas estão com a pintura desgastada há muito tempo, mas o blog foi informado que a SMTT está providenciado para os próximos dias a pintura de todas elas.

Pagamento de boleto vencido em qualquer banco avança no Senado
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou ontem, 01, o Projeto de Lei do Senado nº 138 de 2009, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB), que prevê pagamento de boleto vencido em qualquer banco. A matéria agora segue para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Novo boleto
De acordo com o texto, deverá ser oferecida ao consumidor a possibilidade de gerar o novo boleto pela internet, pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo sistema de débito direto autorizado e por terminais eletrônicos de autoatendimento.

Plano de desligamento voluntário do Estado
Empregados ativos e inativos de mais três empresas do Governo do Estado terão a oportunidade de participar do Plano de Desligamento Incentivado (PDI) e receber vantagem financeira. O programa oferece a funcionários que queiram pedir rescisão de contrato um bônus de 10% sobre o valor que seria pago como indenização caso a dispensa seja solicitada. Nesta segunda etapa, o período de vinculação ao programa inicia a partir desta quarta-feira, 2, para funcionários da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e a partir da próxima segunda-feira, 7, para Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Regras próprias
“Cada edital se adequa ao estatuto de cada empresa, que possuem regras próprias que serão respeitadas. A regra única é o bônus, mas sempre de acordo com o edital da empresa, respeitando os direitos desses funcionários”, explica a superintendente executiva da Secretaria de Estado de Planejamento, Lucivanda Nunes.Assim como na primeira etapa, a segunda etapa do PDI atinge quase todos os empregados dessas empresas estatais e é uma oportunidade para que haja desligamento voluntário com benefício.

Recursos turismo
Ontem, 01, o líder do PSC, André Moura (SE) foi informado que nos próximos dias o Ministério do Turismo estará liberando para os municípios sergipanos o valor de R$ 1.949.995,00, que deverão ser utilizados na implementação de estrutura turística das localidades.

Revitalização
Os recursos que fazem parte da programação extra orçamentária do Turismo serão empregados na revitalização, urbanização e obras de reforma de praças. Vale salientar que foram três os municípios contemplados: Capela, Ilha das Flores e Pirambu.

Obras
A expectativa dos prefeitos agora é com o início das obras, o prefeito de Pirambu, Elinho Martins que estava em Brasília, disse que no momento de crise, a única esperança para os gestores é a liberação de dinheiro que não estejam dentro das verbas fixas da administração municipal.

Equívoco 
No final da noite, através das redes sociais, o prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, divulgou uma informação na qual contrapôs uma notícia divulgada em uma emissora de televisão. Nesse programa, o apresentador chegou a dizer que as suas contas de 2008 foram rejeitadas pelo relator conselheiro e presidente do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa. De posse da pauta e do voto, Passos mostrou que, na verdade, foi feita a leitura do parecer do conselheiro, que votou pela rejeição da prestação de contas da gestão do ex-prefeito Vino Barreto do ano de 2009, sendo que a conselheira Angélica Guimarães pediu vistas ao processo. O atual prefeito fez questão de divulgar os documentos que comprovaram o equívoco do programa.

Natal no Centro
Em release a imprensa, a CDL, informou que na próxima sexta-feira, dia 4, será um dia de bastante alegria para as crianças e clientes do Centro comercial. É que a partir das 17h todos irão presenciar a chegada do “Bom Velhinho” na praça Fausto Cardoso, que levará diversão para a criançada e animar lojistas e trabalhadores do comércio, em pleno clima natalino.O Papai Noel sairá do alto da Colina do bairro Santo Antonio às 15h e percorrerá algumas ruas até chegar a praça Fausto Cardoso.

Somação
De acordo com o presidente da CDL, Brenno Barreto, a somação de esforços do governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, entidades civis e lojistas, proporcionará um clima favorável às compras e movimentação de clientes no final de ano.“É importante destacar o papel e apoio da Polícia Militar que montou um grande esquema de segurança para todas as áreas comerciais do Centro, Siqueira Campos e 13 de julho. Isso vem dando maior tranqüilidade aos consumidores e lojistas”, disse.

Horário modificado
E desde ontem, 1º de dezembro, até o ultimo dia do ano de 2015, o comércio funcionará em horário modificado de funcionamento conforme acordo coletivo de trabalho celebrado entre entidades empresariais, como a CDL, e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.Ficaram assim estabelecidos os novos horários: De 1º a 15 de dezembro (8h às 21h); de 16 a 31 de dezembro (8h às 22h), sendo nos dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente vésperas de Natal e Ano Novo, das 8h às 17h.
Neste período, aos sábados e domingos, o comércio funcionará das 8h às 18h (sábados) e das 9h às 15h (domingos). O horário de shoppings será até às 23h, também a partir de 1º de dezembro.
 
Sobre o release da CDL
Lamentavelmente todos os anos o poder público só faz as coisas em cima da hora, como a decoração natalina, programação de réveillon, de carnaval, São João e outras.

Bairros
Durante a sessão da Câmara de Aracaju ontem, 01, a vereadora Daniela Fortes (PR/SE) destacou suas indicações para melhorias em dois bairros da capital. Com pedidos para a região do Bairro Industrial e para o Mosqueiro, ela cobrou providências para os órgãos competentes.

Acidentes
Relatando a quantidade de acidentes e atropelamentos registrados na avenida José Conrado de Araújo, localizada nas proximidades da ponte que liga as cidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros, a parlamentar informou que já levou pessoalmente a indicação para a secretária municipal de Defesa Social e da Cidadania. Já no Mosqueiro, no loteamento Parque São Jorge, ela disse que a população reclama da falta de pontos de ônibus.

Bertulino não quer crianças expostas à mendicância
“Volto a apelar à Prefeitura de Aracaju, através da secretaria de Ação Social, – agora tendo à frente a senadora Maria do Carmo -, para que desencadeie uma ação de forma a não permitir a exploração de crianças, durante o período natalino, nas grandes avenidas, nos centros comerciais e nas esquinas da cidade”. O discurso de Bertulino Menezes, foi ontem, 01, na Câmara de Aracaju, ao retornar a pedir sensibilidade da PMA.

Atenção
“Sei que este pode, muitas vezes, parecer um discurso desumano. Mas desumano mesmo é um drogado aliciar uma criança para a mendicância com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar drogas ou bebidas”, alertou. “Peço que a administração dê uma atenção, peço que não haja omissão ou conivência. O poder público tem a obrigação de cuidar dessas crianças”, apelou.

Max destaca a primeira Volta da Farolândia
O vereador Max Prejuízo (PSB), destacou ontem, 01, na Câmara, a Volta da Farolândia, o primeiro grande evento esportivo do conjunto Augusto Franco. A corrida, organizada pela academia Vidativa, aconteceu no último domingo, 29/11, e contou com o apoio do parlamentar.

Desafio
"Aceitamos esse grande desafio, não é fácil organizar uma corrida e o evento superou as nossas expectativas. Todo o conjunto abraçou a ideia. Dezenas de comerciantes apoiaram. A comunidade além de participar da corrida, foi às ruas prestigiar quem estava competindo. Esse é um evento muito importante para nossa comunidade. Estão de parabéns a academia Vidativa e os moradores do Augusto Franco", disse Max.

Convênio oferece estágio
Estudantes das áreas de saúde e educação da Faculdade Estácio de Sergipe vão fazer estágio extracurricular no Serviço Social do Comércio (SESC). Convênio nesse sentido foi assinado pelo presidente da Fecomércio, deputado federal Laércio Oliveira, e o diretor da faculdade, professor Paulo Rafael Monteiro. “Este ato é muito importante, pois abre as portas de uma instituição respeitada, como é o SESC, para a preparação prática dos nossos alunos”, afirmou Paulo Rafael.

Convênio oferece estágio II
Durante a solenidade, ele recebeu de Laércio um livro sobre o tradicional restaurante Cacique Chá, administrado pelo SESC em Aracaju. Bastante concorrida, a assinatura do convênio aconteceu na sede da Fecomércio e também beneficiou outras instituições de ensino superior.

Apresentação natalina no GB
O GBarbosa já entrou no clima de Natal. E para tornar esta época do ano ainda mais encantadora para seus clientes, a rede de supermercados preparou uma programação especial. No dia 3 de dezembro, as lojas Hiper Luzia e Hiper Jardins receberão os cânticos natalinos do Coral Encanto, das 15h30 às 16h30 e das 17h30 às 18h30, respectivamente.Já no dia 4, será a vez dos clientes do Hiper Norte e do Hiper Sul serem presenteados com a apresentação do coral, que é formado por alunos, servidores e professores da Escola de Artes Valdice Teles. No Hiper Norte, o coral se apresenta das 9h às 10h, e no Hiper Sul, das 18h às 19h. Compareça e prestigie!

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes  A chapa esquentando em Brasília vai derreter as geleiras,provocar tsunamis e abalar até a cara de pau de muita gente…

www.twitter.com/leandrofortes Gente, corre com essa filiação de Eduardo Cunha ao PT, senão ele não vai preso nunca!

www.twitter.com/edugoldenberg  Muito barulho por conta do processo no Conselho de Ética contra o @DepEduardoCunha. À toa. Ele será preso ainda essa semana. Aguardem.

www.twitter.com/gestor_robson  A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.

www.twitter.com/frednavarro  Quando um deputado diz que a decisão que vai tomar "é de cortar o coração", ele na verdade quer dizer "já vai tarde, mané".

www.twitter.com/zezinhosobralse  Se moquisto pode matar, ele não pode nascer! Nossa luta contra o Aedes é incansável! Vamos vencer!

NOTA PÚBLICA – Deputado federal João Daniel

Esclareço à população sergipana, especialmente àqueles que acompanham a minha trajetória de militância, bem como o exercício de mandatos parlamentares, que jamais cometi qualquer ato irregular, ilegal ou imoral, sobretudo durante o período em que exerci o mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe. Cumprindo a Lei Estadual 5.210/2003, indiquei, para o ano de 2014, 72 entidades com trabalho social a serem beneficiadas com recursos de subvenções sociais, das quais apenas 33 efetivamente receberam, somando um montante equivalente a 53% do valor total da minha emenda; sendo que o acompanhamento da aplicação desses recursos era prerrogativa da Direção da Casa. Como deputado não tinha poder para liberar esses valores indicados, nem também cabia a mim acompanhar, fiscalizar e exigir a prestação de contas. Até que se prove o contrário, todas as entidades sociais que indiquei para receber subvenção são instituições sérias, com trabalho realizado e reconhecido, que, inclusive, não desenvolvem suas atividades apenas com recursos das subvenções, mas também com outros convênios. Assim, quero deixar claro que respeito o trabalho do Poder Judiciário e do Ministério Público, mas tenho a consciência tranquila quanto ao fato de que a decisão proferida pelo TRE se baseia em acusações equivocadas e carentes de um arcabouço probatório efetivo, de forma que, no cumprimento do devido processo legal, em instâncias superiores, estou convicto de que poderei fazer os devidos esclarecimentos e provar minha inocência.

Aracaju/SE, 01 de dezembro de 2015
João Somariva Daniel – deputado federal

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” Paul Watson, nasceu em 02 de Dezembro de 1950.  Ativista canadense, fundador do Sea Shepherd Conservation Society e cofundador e diretor do Greenpeace.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários