Matança, motos e omissão

Imagine caro leitor, uma ala hospitalar, neste caso a do Hospital Cirurgia, onde 80% dos casos de trauma são oriundos de acidentes com motos? E neste caso, são traumas considerados “leves” (monotraumas), já que os mais graves ficam no Hospital de Urgência, governador João Alves Filho.

E outra ala, desta vez no Hospital de Urgência, onde os casos de acidentes de motos são muitos (neste caso não existe uma estimativa) e graves, onde os pacientes tem traumas no crânio e na coluna? E todos estes casos são dos motociclistas que sobrevivem aos acidentes, porque o percentual de mortes é grande, principalmente com as chamadas motonetas, popularizada como “shineray”, mas que entre os profissionais que trabalham nos hospitais recebeu o nome mais correto: “Funeray”.

É caro leitor, a “Funeray” só pode ter no máximo 60 cilindradas, mas a grande maioria que transita em Aracaju tem o motor “envenenado” ganhando mais potência. Para ter uma “Funeray”, basta ir num supermercado, compra em suaves prestações (sem entrada) e sair pelo meio dos carros. Não precisa de emplacamento, nem CNH e muito menos de capacete. Um absurdo! E o pior que uma lei municipal foi aprovada e revogada porque a maioria dos vereadores não teve a coragem de salvar vidas. Preferiram a demagogia de jogar para a platéia em busca de dividendos eleitorais.

Além do alto número de mortes, o leitor atente: está crescendo o número de jovens com lesão medular. Ou seja, jovens que ficam paraplégicos ou tetraplégicos iniciando suas vidas.  Sem falar no alto custo para a saúde pública no tratamento destes pacientes. Não tem verba que agüente tantos acidentes de trânsito.

O que fazer? Rigor na legislação e uma fiscalização mais rigorosa. Porém, entra novamente a questão eleitoral, como no caso de Lagarto onde policiais militares foram transferidos porque estavam realizando blitz e apreendendo motos irregulares. E o governador ao invés de conceder uma condecoração a estes policiais, atendeu o apelo do prefeito Valmir Monteiro transferindo-os para outro município.

É caro leitor, pelo jeito a Matança vai continuar. Pela falta de consciência de muitos e pela falta de uma legislação que coloque a Vida em Primeiro Lugar, deixando de lado os interesses politiqueiros que prevalecem sempre, principalmente no ano eleitoral.

Posto de gasolina em canteiro de avenida
E a comunidade da Zona de Expansão continua se mobilizando contra a obra de um posto de gasolina no canteiro da Avenida Melício Machado. Um ato foi realizado no domingo e outros estão sendo preparados.

O silêncio da Petrobras
Nesta celeuma toda, quem passou o terreno para a construção do posto, a Petrobras continua em silêncio. A empresa deveria esclarecer a população porque cedeu a área para construção de um posto de gasolina. Mas silencia. Talvez porque pense que está acima da lei e não deve satisfação a ninguém.

Petrobras queria dois postos no Parque da Sementeira
Para quem não lembra há alguns anos a Petrobras, junto com o prefeito da época, chegaram a colocar duas placas no Parque da Sementeira (uma na área vizinha a Codevasf e outra na esquina da rotula onde hoje começa a Avenida Oviedo Teixeira) onde seriam construídos dois postos de gasolina. A mobilização e a intervenção da Câmara, através de uma lei municipal foi decisiva para que a empresa mudasse de ideia.

Na Justiça vai perder
Se o responsável pela obra for para a Justiça perderá com facilidade. Um jurista lembrou ontem que a rodovia é estadual e a área é de domínio do DER. A Emurb não deveria ter entrado na história.

Yoacan: um atleta vencedor
Hoje, 10, é o aniversário do karateca Yoacan Jocelis, que com muito orgulho representa Sergipe em diversas competições internacionais, ganhando títulos, não só no Brasil, mas no exterior. Força, saúde e paz para Yoacan Jocélis. E que não baixe a cabeça e continue um vencedor. A politicagem passa (leia-se bolsa atleta), mas os títulos e os grandes atletas ficam na história. E Yoacan é um atleta vencedor e reconhecido por todos.

Praça de eventos da Atalaia Nova
Ontem, 09, o blog recebeu alguns e-mails de moradores da Atalaia Nova denunciando que depois de colocar brita em toda extensão da praça de eventos o Governo do Estado, através do DER, estava retirando o material no dia de ontem. Questionaram por qual motivo colocaram e agora estão retirando as britas.

Explicações
Segundo informação da Seinfra a brita foi colocada para drenagem da área, por conta das chuvas, além de ajudar que o mato não crescesse no local. Agora, com a proximidade da inauguração da obra, parte da brita está sendo retirada (o material será reaproveitado em outro local) e por cima será colocada uma fina camada de areia para possibilitar que a população use o local, quando tiver eventos e não se machuque. A brita que ficará por baixo continuará ajudando na drenagem da área.

PT pode definhar mais ainda em SE
O PT tem hoje cinco prefeitos (Já teve seis com Paulo Britto, que renunciou a prefeitura de Propriá), mas corre o risco de ficar com a metade nas eleições deste ano. As reclamações de várias lideranças são muitas e, principalmente, que estão sendo engolidos pelos “aliados” em vários municípios.

PSDB com João Alves
O presidente estadual do PSDB estranhou as declarações do secretário-geral do PPS, Marcos Aurélio de que vai conversar com o membro do PPS, Antônio Monteiro sobre as eleições em Aracaju. Para Machado se o dirigente tivesse com interesse mesmo procuraria o presidente da sigla e não um membro da comissão provisória. Ele reafirmou que o PSDB em Aracaju tem compromisso com a candidatura do ex-governador João Alves.

Aterro sanitário I
Machado também manifestou ontem vários questionamentos sobre a novidade que a empresa Torre está tentando construir um aterro no povoado Taboca. “Qual projeto andará com mais rapidez: o do consórcio que se arrasta há 10 anos ou da empresa privada?”, indagou lembrando que as prefeituras da região metropolitana tem um acordo. “Será que uma empresa construiria um aterro particular sem a garantia de ter lixo levado para o local”, questionou.

Aterro sanitário II
Para Machado o  projeto do aterro privado inviabiliza o projeto do aterro público, defendido pelo consórcio. Ele lembrou que no governo João Alves teve uma tentativa de construção do aterro no mesmo local que foi barrada com a ajuda do MPF, já que o local fica próxima ao Parque da Ibura, área detentora de mananciais subterrâneos que abastecem parte de Aracaju.

Exoneração de Zeca
A presidente do Sintese, Angela Maria, questionou ontem, 09, as notas publicadas neste espaço na semana passada dando conta de que o secretário Zeca da Silva, foi exonerado no dia 13 de dezembro para participar da votação da AL. Ela disse que tem os diários dos dias 6 de dezembro até o dia 19 de dezembro e que não viu nenhuma exoneração, apenas o decreto de recondução ao cargo. Quando publicou a nota o blog fez de acordo com algumas cópias digitalizadas de páginas do DO recebidas por e-mail.

Elogios em Laranjeiras I
O governador em exercício, Jackson Barreto, participou da abertura oficial do Encontro Cultural de Laranjeiras na última sexta-feira, 6. Em seu discurso, Jackson rasgou elogios ao trabalho da secretária Eloísa Galdino à frente da pasta da Cultura.

Elogios em Laranjeiras II
Jackson disse ao público presente que admira a paixão de Eloisa pelas raízes culturais sergipanas e destacou que a gestora tem comprometimento com a cena cultural do Estado. Nas palavras de Jackson, "a secretária é um grande orgulho para o governo de Marcelo Déda".

Justiça Eleitoral “pisa na bola”
A Justiça Eleitoral em Sergipe divulgou muito o fim do recadastramento eleitoral no último dia 16 de dezembro. E muita gente atendeu a solicitação. Desde ontem, 09, resolveu realizar novamente o recadastramento. Pisou na bola! Decepcionou quem cumpriu o prazo e mostra que o “jeitinho” brasileiro ainda tem espaço até mesmo na justiça.

Zé Franco realiza almoço com a imprensa
O deputado estadual Zé Franco (PDT) recebeu no último sábado, 7, jornalistas e radialistas para um almoço de confraternização em sua chácara, na sede do município de Nossa Senhora do Socorro. Foi o segundo ano que o parlamentar realiza esse encontro com os comunicadores sergipanos. Na oportunidade, a assessoria do parlamentar distribuiu um jornal com as principais ações do primeiro ano de mandato.

Recadastramento escolar
Os estudantes usuários do cartão Mais Aracaju Escolar já podem realizar o recadastramento. O procedimento, que segue até 30 de março, pode ser efetuado através do endereço eletrônico www.setransp-aju.com.br/portaldousuario

Liquidação no Complexo Celi Decorações
A promoção mais esperada nesse começo de ano já começou. Como já é tradição, 2012 começa com a liquidação no Complexo Celi Decorações, que tem ofertas especiais nas lojas Celi Decorações, Celi Básica e Saccaro. Quem for lá dar uma conferida vai encontrar móveis com sofisticação e bom gosto em descontos que podem chegar a 50%. São sofás, poltronas, mesas de jantar e tudo mais que você precisa para deixar sua casa pronta para 2012.

Dia de festa na construção civil
Hoje, 10 de janeiro, é dia de muitas palmas para o diretor-presidente da Jotanunes Construtora, Paulo Nunes, que comemora mais um ano, ao lado da família, amigos e colaboradores da empresa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/SergipeMax  A Marinha do Brasil reconheceu o grande Zé Peixe. Em nível estadual e municipal vão esperar o velho lobo do mar morrer para homenageá-lo??

www.twitter.com/georgelemos1986  O Ano Novo do brasileiro só começa em fevereiro. Essa rima custa caro ao desenvolvimento do país, com esses 45 a 59 dias a menos.

www.twitter.com/geovannesdi  Missão. Sair das redes sociais amanha e ficar 5 dias sem acessar esta virando um vicio, tenho conviver um poucos com seres de verdade #fato.

www.twitter.com/Oswaldo_Vilela  Bom é quando o tempo mostra a todos a verdade, e como diz a bíblia, a verdade liberta! E eu aqui, sentadinho, só esperando a verdade chegar!

www.twitter.com/rod_rocha  Colegas da imprensa, que tal dar o exemplo e parar o carro no lugar certo? Custa atravessar a rua a pé p/cobrir a pauta e evitar fila dupla?

www.twitter.com/gsilvanunes  A natureza é sempre benevolente, saber compreende-la é como entender o sorriso de uma criança. Que lua!

www.twitter.com/ UsielRios  Será que pelos menos avisaram ao governador, também em férias, sobre a "nomeação" do novo Secretário da Educação?

www.twitter.com/ cleones s A elite do sul do Brasil, odeia de coração o povo nordestino. Não devemos calar. O PIG não desiste. Dilma, não baixe a cabeça!

DO LEITOR

Feirinha da Praça Tobias Barreto: retrato do descaso
Do leitor Antonio Pereira Marinho: “Há algum tempo que eu não freqüentava a Feirinha da Praça Tobias Barreto. A lembrança que tinha era de um lugar bem cuidado, aconchegante, seguro, enfim, agradável pra se visitar na tardinha dos domingos. Nesta época do ano recebo, invariavelmente, a visita de parentes e amigos. Cheio de orgulho por esta cidade que adotei como minha há aproximadamente 10 anos, escolho a dedo os pontos da nossa capital que valem a pena mostrar: Orla de Atalaia, Mercados, Parque da Cidade (teleférico), Parque da Sementeira, Orlinha do Por do Sol e agora o Museu do povo de Sergipe, entre outros. Sempre inclui neste périplo a feirinha da Praça Tobias.Qual não foi minha surpresa ao retornar àquele logradouro, com um grupo de visitantes, no último fim de semana: pessimamente iluminado, viveiros abandonados, inseguro, poucas barracas e muitos buracos… enfim, um verdadeiro retrato do abandono e do descaso. Confesso que fiquei surpreso e corado de vergonha, pois em nada lembrava aquela praça dos tempos áureos, que a gente mostrava e recebia elogios. Penso que o executivo local não podem apresentar como justificativa ausência ou negligência de mantenedores (já foi do Supermercado Bom Preço a manutenção daquele espaço). Seja como for, a responsabilidade primeira é da prefeitura, destinatária dos exorbitantes impostos taxas que pagamos.Espero que alguma autoridade dos escalões decisivos leia esta nota e faça uma visita à referida  praça, ainda que anonimamente. Certamente, ficará tão desolado quanto eu.Espero, igualmente, que alguma providência seja tomada com vistas a restaurar aquela linda e estratégica praça (Bairro São José, próxima ao Hospital S. Lucas). Afinal de contas, a "cidade da qualidade de vida" precisa ser um todo harmônico”.

Reclamação DETRAN
De uma leitora: “Gostaria de pedir sua ajuda e intervenção para com os serviços prestados pelo DETRAN. Minha habilitação venceu hoje e essa é a terceira vez que me dirigo ao CEAC do Riomar na tentativa  de pacientemente perder o dia e  assim conseguir ser atendida. Hoje a informação foi que as senhas estão sendo dadas 07 da manhã e que não haveria mais vaga….O CEAC foi pensado para agilizar nossa vida e de forma muito particular o DETRAN precisa de um olhar urgente da mídia para aprimorar seus serviços”.

Constantes quedas de energia atormentam população do Grande Rosa Elze

Do leitor Orácio Oliveira,cidadão sancristovense: "A população do Grande Rosa Elze, município de São Cristóvão tem questionado um problema grave que vêm ocorrendo com freqüência na região. Moradores denunciam através de ligações e contato via e-mail, as constantes quedas de energia elétrica durante o dia e a  noite nas residências.

A falta de energia elétrica em todo Grande Rosa Elze acontece a quase todo instante, não sendo necessário sequer estar chovendo. As quedas bruscas no fornecimento causam perdas de eletrodomésticos nas residências e estabelecimentos, além de contribuir para o aumento da violência, quando há a escuridão nas ruas.

A população teme que as quedas, possam oferecer risco e prejuízo com a possibilidade de queima de eletrodoméstico. O risco é ainda maior para a população de baixa renda, que não possui equipamentos de proteção com a queda de energia, e pode perder os equipamentos que garantem um mínimo de conforto em suas residências.

De acordo com informações dos moradores, nenhuma explicação por parte da Companhia energética (Energisa), foi apresentada até agora, no sentido de identificar as causas das quedas na energia. “Só resta a nós consumidores denunciar através da mídia, e ficar atentos às constantes oscilações na eletricidade. Estamos desligando rapidamente os aparelhos, para que não sofra nenhum dano ou prejuízo”, disse Maria Arruda.

As constantes quedas de energia não têm afetado somente o Grande Rosa Elze, como também os diversos povoados. As atividades na casa lotérica, recém-inaugurada no bairro, também estão sendo prejudicados com as falhas. Na UFS, os alunos foram prejudicados também.

No domingo, faltou energia das 19h às 20h e das 21h30 até às 22hs. Hoje (segunda-feira), faltou energia das 12h30 às 15h45. Ou seja ficamos três horas e quinze minutos sem energia, merecemos pelo menos uma nota da Energisa explicando as causas.

Em contato mantido com a Energisa a assessoria de comunicação disse apenas que técnicos estavam fazendo manutenção da rede de auta tensão. Ou seja em nada convence a falta de comunicação da Energisa com a população local.

Fica a pergunta a Energisa vai dar algum desconto aos consumidores prejudicados? Acredito que merecemos ao menos uma nota de esclarecimento da Energisa".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"As palavras fogem quando precisamos delas e sobram quando não pretendemos usá-las”. Carlos Drummond de Andrade [bastante apropriado para alguns políticos que se calam quando deveriam dar explicações, mas falam pelos cotovelos quando deveriam poupar os ouvidos do povo de tanto lengalenga]

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais