Maternidade N.S. de Lourdes: audiência ressarcimento ontem

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 20, aconteceu audiência na Justiça Federal de Sergipe, onde a "ONG da Maternidade" e seus "parceiros" voltaram ao banco dos réus,

 (Foto Márcio Garcez)

deixando alguns ex-gestores do governo de João Alves Filhos (2003 -2006) à base de Rivotril.

Trata-se do processo pelo qual o Ministério Público Federal, representado pela notável Procuradora da República – Eunice Dantas – busca o ressarcimento dos prejuízos que a referida ONG causou ao Erário, durante a construção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju/SE.

Tal ONG se "apresentou" ao então governador João Alves, como Organization Word Family – WFO, passando a ideia que seria um braço operacional da ONU.  De fato, não havia qualquer participação da ONU no Convênio de R$ 16 milhões de recursos do Erário, dos quais mais de R$ 5 milhões sumiram pelos ralos da impunidade…

Ao contrário, tal WFO é uma versão "pra inglês ver" da chamada: Organização Mundial da Família que tinha, numa edícula da periferia de Curitiba/PR, a sua face chamada UNAPMIF, ou seja, uma espécie de união para qualquer coisa de família.

Na audiência, de ontem, os auditores da Controladoria-Geral do Estado, mais uma vez, afirmaram os desvios de recursos apurados, cuja auditoria à época fora liderada pelo então Controlador-Geral do Estado, Adinelson Alves.

Agora, a Procuradoria da República está no encalço da "dona" dessa ONG: Deise Noeli Weber Kuztra, para que informe onde teria botado os recursos que, segundo a auditoria da CGE/SE, foram desviados do Erário.

Seria bom que o DEOTAP, por meio da delegada Daniele Garcia, montasse campana para acompanhar o comportamento da senhora Deise, quando voltar a Aracaju, pois na última vez que esteve em Sergipe foi acusada de ameaçar servidores da Secretaria de Estado da Saúde.

Mas, o Blog está na torcida para que ela compareça a o Poder Judiciário, com a devida compostura cívica, para esclarecer os caminhos e supostos beneficiários dos desvios de recursos públicos, dos quais as entidades por ela representadas estão sendo acusadas.

Seria uma espécie de delação premiada em Sergipe Del Rey, 11 anos depois…

Brasão de Aracaju: não é novidade. Ele foi adotado pela primeira vez pela administração Paixão. Os outros não seguiram
Não foi novidade nenhuma a adoção do brasão oficial de Aracaju como logomarca de uma administração. Na gestão 1989/1992 o prefeito

Wellington Paixão adotou o brasão como marca administrativa e em todos os documentos oficiais. Há 27 anos Wellington Paixão pensou, pena que os outros não seguiram mudando apenas o slogan administrativo. Pois é, a falta de memória do povo, e até da imprensa, é sempre usada e cobrada. Nada como revivar a história para os mais jovens.

Sepuma na Justiça. Parcelamento até 2018
E ontem,20, no programa de George Magalhães, na FAN FM, a direção do Sepuma confirmou que questionará judicialmente o parcelamento dos salários de dezembro do servidor de Aracaju. Quer garantir que eles recebem integralmente sem necessitar do empréstimo bancário. Quem não optar pelo empréstimo receberá em 12 vezes, até 2018.

Verbas indenizatórias
O Tribunal de Contas quer que as prefeituras definam um cronograma de pagamento das verbas indenizatórios dos cargos comissionados exonerados em dezembro. O órgão vem recebendo várias reclamações, inclusive de Aracaju que ainda não definiu quando pagará as indenizações dos ex-cargos comissionados.

Redução de custos
Na reunião ontem, 20, com a presença do 1º e 2º escalão do governo estadual, o vice-governador Belivaldo Chagas falou sobre o decreto de dezembro  de 2016, assinado pelo governador Jackson Barreto, para a redução de custos das secretarias e órgãos em até 20%.  As secretarias terão até o 5º dia útil do mês de março para encaminhar os relatórios para a Casa Civil que analisará com outras pastas para emitir um relatório final.

Consenso no PT
O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, defendeu ontem,20, em entrevista a Mix FM que o partido em Sergipe lance uma candidatura única para o processo de eleições internas, que ocorrerá em abril deste ano. “Não é tempo de disputa, é tempo de buscar unidade dentro do partido. O ideal é uma chapa única, preservando as concepções de cada força, a pluralidade. O PT é maior do que todos nós. É necessário que haja unidade programática”, afirmou.

Luta contra privatização da Deso
A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado de Sergipe (Sindisan) e funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe –Deso participaram ontem, 20, de reunião com o senador Antonio Carlos Valadares e o deputado Valadares Filho.

Preocupação
Eles expuseram a preocupação com a iminente possibilidade de privatização da Companhia e seu posicionamento contrário à venda, que pode gerar a demissão de mais 1,6 mil funcionários. Além disso, agradeceram a luta dos parlamentares contra a privatização.

Compromisso
Valadares defende que a venda da estatal só trará prejuízos à população sergipana. “Além de provocar a demissões, vai representar o fim da tarifa social e o aumento de tarifa em três vezes. Sou contra a venda e não vou deixar que o patrimônio dos sergipanos seja usado eleitoralmente, prejudicando a vida já tão difícil do nosso povo”, disse.O senador e o deputado Valadares Filho se comprometeram a continuar trabalhando contra a privatização.

Unidade do Corpo de Bombeiros
Através de indicação, a deputada Maria Mendonça, PP, sugeriu ao Governo do Estado que aparelhe a unidade do Corpo de Bombeiros, localizado no município de Itabaiana.“Há tempos a estrutura do Corpo de Bombeiros, que atende a 25 municípios da região, está completamente comprometida. A unidade dispõe apenas de uma veículo e não consegue atender as demandas, apesar de todo o esforço dos que nela trabalham”, afirmou Maria.

Serra de Itabaiana
A fala da parlamentar foi motivada pelo incêndio que destruiu cerca de 60% da serra de Itabaiana, considerada patrimônio nacional pelo governo federal. “Esse patrimônio nacional não vem tendo a devida atenção. Nenhuma ação foi efetivada para preservá-la”, lamentou Maria, ao se solidarizar com os Itabaianenses pelo incêndio, que ainda não foi 100% debelado.

Carro do IML para delegacia de Itabaiana
Em outra propositura, uma Moção de Apelo, a deputada Maria Mendonça pediu ao governador Jackson Barreto, através da SSP, a aquisição de um veículo a ser destinado a delegacia de Itabaiana. Maria lembrou que a proximidade do veículo contribuirá para amenizar a indignação da sociedade que se depara horas e horas com um corpo humano quwe veio a óbito estirado a céu aberto.

Regulamento disciplinar
Ontem, 20, o deputado estadual Capitão Samuel Barreto (PSL), fez uma indicação, dentro dos termos do artigo 198 do regimento interno da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, para que o Governador do estado, Jackson Barreto, encaminhe para a Alese, o projeto de Lei que institui o regulamento disciplinar dos servidores militares estaduais, sendo que eles ainda são regidos pelo Regulamento Disciplinar do Exército – RDE.

Boa relação
A criação do regulamento para disciplinar os servidores militares será necessária para que exista boa relação da família militar junto a sociedade, onde tem a finalidade de especificar e classificar as transgressões disciplinares, estabelecendo normas relativas a amplitude e a aplicação das punições disciplinares.

Avanço
Segundo o deputado Capitão Samuel apenas quatro estados brasileiros têm seus servidores regidos pelo RDE, e Sergipe é um deles. “Precisamos avançar, procurar melhorias para que cuida da nossa segurança. Não tenho dúvidas de que o regulamento Disciplinar do servidor trará melhorias para o ambiente da corporação”, afirma.

Unidade
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) fez ontem, 20, o seu primeiro pronunciamento como líder do bloco de oposição na Alese. Ele agradeceu a confiança dos colegas de bancada e prometeu trabalhar junto com o bloco.

Unidade II
“Não será uma liderança apenas do deputado Georgeo Passos. Vamos trabalhar junto com os colegas de bancada e também vamos procurar os colegas para que os projetos desta Casa tramitem da melhor forma possível. O momento é de unidade em prol do povo de Sergipe”, assegurou.

Ipesaude: Pediatria realiza grito de carnaval nessa sexta-feira
Está quase tudo pronto. Em cada canto, uma mascara colorida, um brinquedo, fitas e muitos adereços que lembram o período carnavalesco, tudo isso para que as crianças atendidas no centro de pediatria do Ipesaúde, que fica na Rua Campos tenham uma sexta feira de carnaval diferente. “ Quando a gente trabalha com crianças, temos sempre quer fazer algo para “ quebrar o clima' de medo e de tensão por elas estarem em um atendimento médico”, explica a auxiliar de enfermagem Luzinete Fontes.

Integração
O grito de carnaval acontece a partir das 8h. As crianças vão para o atendimento, e quando saírem, receberão pirulito e pipoca, além disso, o ambiente será sonorizado com marchinhas. “É uma forma da gente também integrar os pacientes com as equipes e estimular o lúdico desses meninos e meninas”, comentou o coordenador da pediatria, Edson

Recesso museus
O Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, e os museus Afro-Brasileiro e de Arte Sacra, ambos em Laranjeiras, terão horários especiais de funcionamento durante o Carnaval. No sábado, dia 25 de fevereiro as instituições funcionarão somente até as 13 horas e permanecem fechadas até a terça feira, 28 de fevereiro.   Na quarta-feira de cinza, dia 1º de março, os serviços voltam a seguir seus horários normais de funcionamento. Os museus de Laranjeiras estão abertos das 9h às 14 horas, e o de São Cristóvão, das 10h às 16 horas.

IFS promove City Tour Acessível
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) acredita e incentiva o turismo acessível. Pensando em avaliar as estruturas de acessibilidade existentes em Aracaju, a pró-reitoria de Pesquisa e Extensão do IFS (Propex), promove na próxima quarta-feira, dia 22, um “City Tour Acessível”, que levará membros da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) para um passeio pelos principais pontos turísticos da capital sergipana.

Acessibilidade
O evento acontecerá das 7h30 às 12h e faz parte do Programa “Turismo e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência Visual: Sensibilização para a Prática da Cidadania”, coordenado pelo Prof. Dr. Lício Valério Lima Vieira, do curso de Turismo. O roteiro contará com visita a Orla de Atalaia, ao Parque dos Cajueiros e ao Museu da Gente Sergipana. Durante o City Tour, os alunos dos cursos de Turismo do IFS irão apresentar e contextualizar os atrativos visitados.

“Banese 2.0 – Superação” reúne todos os baneseanos no TTB
O Banco do Estado de Sergipe realizou no último sábado, 18, a segunda edição do evento “Banese 2.0”, que teve como tema “Superação”. O evento foi promovido no Teatro Tobias Barreto (TTB), em Aracaju, e contou com a presença de mais de mil funcionários das mais diversas unidades da instituição, da capital e do interior.

Planejamento estratégico
Valores como superação, inovação, motivação e trabalho em equipe foram alguns dos temas tratados durante o evento, que acontece no momento em que o banco segue novo direcionamento para tornar-se “cada dia mais moderno, ágil, tecnológico, sustentável, sólido e competitivo”, de acordo com o Planejamento Estratégico da instituição para o período 2015-2020.

Obstáculos superados
O “Banese 2.0 – Superação” foi aberto pelo presidente do banco, Fernando Mota. Segundo ele, o Banese superou obstáculos, nos últimos anos, e é uma empresa de peso na economia estadual. “Graças ao esforço, dedicação e comprometimento de vocês, baneseanos, e à confiança dos nossos clientes e acionistas, o Banese conseguiu desenvolver uma série de projetos importantes, em 2016, e temos fé e esperança de que teremos um 2017 ainda melhor”, disse o presidente no pronunciamento de abertura do evento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61   Os homens não dormiriam a contento se vissem a maneira como são elaboradas as leis e as salsichas. Bismarck.

www.twitter.com/ORodrigoMachado   Sobre violência no futebol, antes precisamos acabar com a turma organizada que comete ilícitos. Comecemos pelas federações, CBF…

www.twitter.com/AlberthoJorge1   Concordo: bom mesmo é guardar dinheiro. Guardar mágoa é uma merda!

www.twitter.com/jrobertotgomes   Não comemorarei suas derrotas, mas sempre irei celebrar o triunfo da justiça…

www.twitter.com/dilsonramoslima   Bispo Márcio Carotti @TVRecordBrasil: “Não deixa sua família assistir ao que não presta. E na Record tem um  monte de coisa que não presta”

www.twitter.com/frednavarro   No Twitter tem de tudo, de desempregado a físico nuclear. Todos são bambas no que fazem, além de especialistas em criticar a imprensa.

Nota Cavo/Estre 

"A Cavo informa que já está atendendo reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, durante reunião de mediação realizada no Ministério Público do Trabalho na última sexta feira, 17. A empresa iniciou a compra e vai distribuir ao longo da semana EPIs (máscaras, óculos, luvas e botas), mandou confeccionar novos uniformes que serão distribuídos em breve e está alterando a logística do fornecimento de água durante a operação de coleta do lixo em benefício dos colaboradores. A Cavo lembra que já atendeu a outras reivindicações feitas em setembro de 2016 e que é a primeira empresa a pagar Participação nos Lucros e Resultados para funcionários da limpeza urbana em Aracaju. A Cavo permanece aberta ao diálogo com o Sindelimp."

Nota de Esclarecimento – Assembleia Legislativa de Sergipe

“Valdione Sá” não recebe salários da Alese desde junho de 2016

Em resposta a uma matéria, com chamada de capa, de um semanário, afirmando que o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe “PAGA SALÁRIO ATÉ DE MORTO”, o poder Legislativo sergipano informa a sociedade que, desde  2016 o departamento de pessoal, deu baixa em nossos sistemas, finalizando a partir dessa data, os pagamentos.

Informamos também, que toda a tramitação necessária para a que a senhora Josilene Nascimento de Sá, viúva do servidor, passasse a receber o que a legislação garante, através do instituto de previdência de Sergipe, por meio do requerimento apresentado ao Instituto em 31 de maio de 2016. Tal pedido foi deferido pelo Órgão, no dia 12 de julho do mesmo ano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe informa que toda a imprensa sergipana tem o direito sagrado de publicar o que suas editorias entenderem, e jamais agirá para cercear esse direito constitucional da liberdade de expressão. Lamenta apenas que a vida de um cidadão, já falecido, juntamente com toda a sua família, tenha sido exposta de forma indevida, equivocada e sem que a Assembleia Legislativa de Sergipe tenha tido o direito de poder apresentar a documentação que comprovaria a lisura que este Poder agiu no referido caso, e reafirmamos que desde o mês de junho de 2016 não pagou um centavo ao falecido. ( Por Agencia de Notícias Alese)

ARTIGO

Transformar dor em vitória por Paiva Netto*

Não duvidemos de nossa capacidade, como seres espirituais e humanos, de alcançar o hoje considerado insuperável. Temos muito mais aptidão para sobrepujar problemas, por maiores que os julguemos, segundo avalia o médico, psicólogo, filósofo e escritor norte-americano William James (1842-1910): “A maioria das pessoas vive física, intelectual ou moralmente num círculo muito restrito do seu potencial. Faz uso de uma parte muito pequena da sua possível consciência e dos recursos da sua alma em geral, assim como um homem… que se habitua a usar e a mover somente o seu dedo mínimo. Grandes emergências e crises nos mostram como os nossos recursos vitais são muito maiores do que supúnhamos”.

Se as dificuldades são maiores, superiores serão os nossos talentos para suplantá-las. Se desse modo não fosse, onde estaríamos hoje caso os que nos antecederam, pelos séculos, se acovardassem? A pior tragédia é desistir por causa das adversidades do mundo. É falhar, portanto, com aqueles que confiam em nós. Os que vieram antes — com o combustível da Fé — sublimaram dor em vitória.

*José de Paiva Netto ? Jornalista, radialista e escritor.  http://paivanetto@lbv.org.br   — http://www.boavontade.com

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Não há esperança sem medo, nem medo sem esperança.”
Baruch Espinoza, filósofo neerlandês, morreu em 21 de Fevereiro de 1677 (n. 1632).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais