MEIO AMBIENTE

Nós não podemos esquecer jamais que todos os problemas hoje existentes em virtude da deteriorização do meio ambiente são conseqüências de ações passadas.

 

A Floresta Amazônica precisa ser conservada, porque a inexistência de uma idêntica massa florestal nos Estados Unidos e na Europa é resultado da destruição de imensas florestas nesses países para a construção do que hoje são, assim sendo e conseqüentemente, a preservação da Amazônia é uma necessidade, não só para o Brasil, mas para todo mundo.

                       

A destruição da camada de ozônio é responsabilidade, quase que exclusiva, dos países desenvolvidos.

 

A racionalização do uso da água se faz necessária, porque existe quem afirme que, no futuro, guerras se farão para definir a posse da água potável.

 

Como vimos, terra, água e ar são, hoje, motivos de preocupação para garantir que amanhã haja vida no planeta terra.

 

É uma árdua tarefa. O risco maior é a desigualdade de força que há entre os países no mundo. Em toda a história da humanidade, sempre houve país ou raça que, em função da supremacia de suas forças, tentaram subjugar os demais países ou raças. Ainda a pouco, vimos os Estado Unidos, apesar da grande maioria na ONU ser contra, declarar guerra ao Iraque. Assim, também, poderá ocorrer nos esforços para preservação do meio ambiente.

 

Na preservação da atmosfera, os países mais e desenvolvidos têm de fazer um esforço maior. Amanhã se o problema agravar, os países desenvolvidos permitirão que os países subdesenvolvidos deixem de ser subdesenvolvidos?

 

Na racionalização do uso da água, a preservação de rios, lagos e mares deve se tornar prioridade em todos os países do mundo. O reaproveitamento da água é, cada vez mais necessário e, por fim, ainda, existe a chance de tornar potável a água do mar.

 

Amazônia, o pulmão do mundo. Como a preservação da Amazônia é uma necessidade para todo o mundo, o Brasil deveria ser indenizado pelos demais países, principalmente, pelos mais desenvolvidos, para manter intacto o pulmão do mundo.

 

Esta é uma hipótese difícil de ser concretizada. A probabilidade maior é, amanhã, a situação se agravando, os países desenvolvidos optarem, à revelia do Brasil, por administrar a Amazônia.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais