Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Mesmo no Podemos Danielle Garcia em Sergipe é Bolsonaro, mas em Brasília é Moro
Integrantes do Podemos em Sergipe estão enviado diretamente ao pré-candidato do partido a presidência da República, Sérgio Moro fotos e mensagens nas redes sociais para comprovar que em Sergipe a candidata derrotada a Prefeita de Aracaju, Danielle Garcia, mesmo sendo presidente estadual do Podemos, só anda e é aconselhada por bolsonaristas. Citam desde parentes muitos próximos, de casa, como também assessores que estão com ela em todos os encontros. Um deles informado no relatório é Murilo Gomes líder bolsonarista em Sergipe, principal conselheiro dela.
O blog acertou mais uma vez: Danielle não está ao lado do senador Alessandro O blog cantou esta pedra há algum tempo quando foi informado por amigos do Podemos e do Cidadania que Daniella tem uma postura pró Moro em Brasília, mas em Sergipe é bolsonarista de carteirinha. Inclusive ela vem recebendo apoio de empresários bolsonaristas. Quem deseja servir a dois senhores acaba no ostracismo da história. Parece que o senador Alessandro na última campanha, em 2020, já tinha percebido essa dubiedade. Agora tem certeza!
Vandalismo em estátua da orla após show autorizado pela própria PMA para apadrinhado sem nenhuma exigência. A Guarda Municipal estava onde? A Prefeitura de Aracaju que administra a orla há pouco tempo liberou geral. Autoriza shows de todos os tipos principalmente para os organizadores apadrinhados como é o caso de Teo Santana que organizou o Festival Trap. O show reuniu muita gente barra pesada e culminou com a depredação de muita coisa na orla inclusive a estátua de Tiradentes. Nas redes sociais o prefeito Edvaldo Nogueira condenou o vandalismo – o que o blog concorda que é preciso cadeia para esses marginais – mas lembra que a responsabilidade é da própria Prefeitura que vem autorizando shows de qualquer tipo sem exigir segurança e colocar a Guarda Municipal para trabalhar também. Se a Prefeitura não tiver critério para autorizar estes shows o vandalismo vai continuar…
Sergipano que “Arregou” na Ucrânia: se tivesse ido para uma missão humanitária seria Reverenciado e Sergipe teria orgulho, mas foi mais um vergonhoso desmiolado Repercutiu muito a postagem no twitter e no Instagram deste espaço a nota sobre o “arrego” do sergipano de Canhoba, de nome Gabriel, que foi para a guerra da Ucrânia pensando que era como se jogasse vídeo game.
Caçando passarinho com baleadeira Vergonhoso! Aliás, um leitor do blog postou um comentário que o blog assina embaixo: “Certamente este ‘desmiolado’ sonhador imaginava que, assim como provavelmente o fez na adolescência, iria nos mesmos moldes que caçou passarinho com uma ‘baleadeira’ nos pastos e sítios de Canhoba, caçaria russos e separatistas nos frios campos de batalha do leste europeu, na sofrida Ucrânia. Logo viu que o buraco era bem mais embaixo, totalmente diferente do seu onírico imaginário interiorano.”
Rodovia Inácio Barbosa, antiga Sarney: Sedurbs esclarece retirada de coqueiros e rampas de acesso Em relação a matéria publicada no Blog, no dia 18 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) esclarece que: Os coqueiros que foram plantados pelos moradores dos condomínios que ficam à margem da rodovia Inácio Barbosa serão removidos do local e replantados a uma distância de mais ou menos dois metros do calçadão e ciclovia que estão em construção. Sobre a construção das rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção em faixas de pedestres já sinalizadas, a Sedurbs agradece ao colunista pela crítica construtiva e esclarece que a fiscalização da secretaria esteve hoje nos locais citados para avaliar a situação e tomar as providências necessárias.
Nordeste: Itabaiana entre os 52 municípios polos O prefeito do município de Itabaiana, Adailton Sousa, foi convidado e estará na próxima segunda-feira dia, 21, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para participar do G52, evento que reunirá os 52 municípios polos das regiões geográficas intermediárias da Superintendente de Desenvolvimento do Nordeste. O município de Itabaiana integra esta comitiva por ser, depois da capital de Sergipe (Aracaju), o segundo município polo do estado. Os municípios polos são definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE )como os centrais das regiões geográficas que eles polarizam.
Moradores de diversas comunidades de Poço Verde têm sofrido com a falta d’água. Mesmo depois do Município ter decretado situação de Emergência Deu no Hora da Notícia (https://www.instagram.com/tv/CbVIBNbLhUL/?utm_medium=copy_link) : De acordo com moradores que tem entrado em contato, a defesa civil alega que a (ir) responsabilidade é da Prefeitura, a prefeitura joga a “culpa” na defesa civil e assim o povo tem tirado o dinheiro do próprio alimento para comprar água. Até quando esse sofrimento? Qual o real intuito de decretar situação de Emergência ou estado de calamidade pública?
João Fontes terá como candidata a vice a professora Denise Leal E o ex-deputado federal João Fontes (PTB), confirmou pelas redes sociais que terá como candidata a vice a professora da UFS, Denise Leal. O cantor e compositor Mingo Santana postou: “A campanha de João Fontes, apresentando a sua vice Denise Leal, mostra claramente a população de Sergipe, que está eleição e o elenco que seguirá o rumo a vitória do Governo de Sergipe, É de um elenco das melhores cabeças para colocar o estado no patamar das melhores gestão de progresso e sem os vícios estagnantes da velha política.”
Mitidieri: Caravana Caminhos de Esperança começou ouvindo o povo do Baixo São Francisco No sábado (19) foi dada a largada da Caravana Caminhos de Esperança coordenada pelo deputado federal e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). O evento teve como sede o município de Propriá e em nove encontros vai percorrer oito regiões do Estado.
Menor IDH de Sergipe “A palavra que nos move hoje é Esperança. Eu não podia ter escolhido um começo melhor que o Baixo São Francisco. Aqui é um lugar tão rico, mas que apresenta o menor IDH de Sergipe. O que queremos aqui hoje é sonhar com vocês, sonhar com um Sergipe ainda melhor. Juntos podemos construir novos Caminhos de Esperança para o nosso Estado”, disse Fábio Mitidieri na abertura do evento . O encontro aconteceu no Tênis Club de Propriá e visitou sete municípios da região. Um dia antes Fábio já estava percorrendo essas cidades. Até a próxima edição ele vai visitar os outros sete municípios do Baixo São Francisco. O objetivo é ouvir as pessoas, seus problemas, dificuldades e conversar sobre o potencial e peculiaridades de cada lugar.
Necessidades Tem que estar perto, gastar a sola do sapato. Ontem conversei com os rizicultores e ouvi suas necessidades. Com os carcinicultores conversei olho no olho sobre como a economia do Brejo Grande gira em torno desta produção. Em Santana de São Francisco dialogamos sobre a necessidade da construção de uma orla no atracadouro para atrair turistas para cidade”, registrou.
Plano participativo Entre os participantes, lideranças populares, lideranças políticas e prefeitos, representantes de associações, produtores rurais, profissionais da saúde e educação, assistentes sociais, entre outras representações que explanaram sobre as dificuldades enfrentadas na região. O objetivo era contribuir para construir um plano participativo de governo com base no que de fato a própria população, através de suas lideranças, diagnosticou.
Salgado: prefeito agradece a Laércio Oliveira pelo envio de emendas parlamentares O deputado federal Laércio Oliveira (PP) vem ajudando os municípios sergipanos através da liberação das emendas parlamentares. Ao longo de três mandatos, praticamente todo o Estado de Sergipe já recebeu algum benefício. O município de Salgado, na região Centro sul, também foi contemplado com recursos de sua autoria.
Laço O prefeito Givanildo Costa (PT) procurou o deputado no início do seu mandato, em 2020, e desde então foi criado um laço efetivo de parceria e amizade. “O deputado destinou um caminhão pipa para o nosso município. Recebemos em pouco tempo. E neste verão o equipamento está sendo utilizado de forma racional, beneficiando toda a população. Essa primeira aquisição trouxe um brilho político para nossa administração”, disse Givanildo.
Compromisso No último encontro, o prefeito Givanildo Costa externou ao deputado o desejo de manter a saúde do município atendendo 12 horas de domingo a domingo, inclusive a farmácia básica, como ocorreu no ano passado. Mas, segundo ele, existe uma preocupação de não conseguir manter essa qualidade para 2022 devido ao alto custo dos serviços. “Para nossa felicidade, Laércio se comprometeu em ajudar na saúde também. Isso vai dar sustentação a um governo que graças a Deus vem dando certo, que vem sendo prudente nas contas, inclusive cumprindo o pagamento de salário atrasado da gestão anterior, e que acaba dificultando um pouco o repasse com recursos próprios porque a gente tira para pagar os funcionários que deixaram de receber”, explicou Costa.
Eleições Essa forma de fazer política, sem olhar o lado “A” ou lado “B”, atendendo a todos indiscriminadamente, tem fortalecido o nome do deputado Laércio Oliveira como pré-candidato ao Senado. Como ele mesmo diz: o seu gabinete está à disposição de todos, independentemente da ideologia político-partidária. Givanildo acredita que o desejo de Laércio galgar uma vaga majoritária está à altura do seu conhecimento. “Acredito que sua projeção política e todo o seu trabalho sejam favoráveis, devido à forma como ele lida com a questão política e pessoal também. Falo isso em relação a todos os prefeitos do Estado e com os amigos mais próximos”, concluiu.
Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprova acessibilidade do Caps da Atalaia A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa
da Pessoa com Deficiência, realizou, na manhã da sexta-feira, 18, uma visita técnica à nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera, localizada no bairro Atalaia, que passou por reforma e ampliação. O intuito foi atestar o cumprimento das normas de acessibilidade no passeio da unidade. Representantes da entidade, acompanhados da arquiteta e urbanista da Emurb Valéria Duarte, verificaram a aplicação do piso tátil direcional na calçada e, a partir de uma demonstração de uso, avaliando a implantação do equipamento, concluíram que o prédio atende a legislação vigente e garante o conforto e a segurança de pessoas com deficiência que venham a circular no local.
Normas O presidente do Conselho, Roque Hudson, informa que a aplicação do piso tátil direcional está correta. “Tudo se encontra dentro das normas, quando a gente verifica, junto com os usuários, está tudo certo. Está tudo ajustado à legislação, como deve ser. Podem até questionar, mas nós conhecemos as leis e sempre lutamos para que sejam cumpridas, tanto pelos gestores públicos, quanto na iniciativa privada”. A aplicação do piso tátil direcional no passeio do Caps AD Primavera segue as normas ABNT NBR 9050/2020, que dispõe sobre edificações, calçadas e os tipos de pavimentação; e ABNT NBR 16537/2016, que trata exclusivamente sobre aplicação de sinalização tátil no chão.
Sessão Especial Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down acontece nesta segunda-feira, 21 A Câmara Municipal de Aracaju realiza, nesta segunda-feira, 21, às 9h, Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. A sessão, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), receberá autoridades, profissionais e representantes de instituições que prestam serviços voltados ao atendimento e garantia dos direitos das pessoas com síndrome de down de Aracaju.
Debate Segundo Byron, a sessão servirá como uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados pelos cidadãos com down nos mais diversos segmentos da sociedade aracajuana. “Ainda são pessoas muito estigmatizadas. Queremos mostrar que esses cidadãos podem ser protagonistas de suas próprias histórias. Elas precisam ocupar os espaços de debate, a exemplo da política, e ter acesso aos seus direitos, a exemplo de saúde, educação, lazer. Estamos falando de um público com grandes potencialidades, mas que, devido ao capacitismo e preconceito, são invisibilizadas”, declarou o vereador.
Uma pessoa com down em Aracaju por mês Segundo o médico pediatra Byron Ramos, ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe, é possível que, a cada mês, um cidadão aracajuano nasça com Síndrome de Down. “Esse foi um dado apresentado pelo doutor Byron em uma palestra na Alese. No mundo, a cada 700 ou 800 crianças nascidas, pelo menos uma possui down. Precisamos discutir esses dados e preparar um cenário mais inclusivo para esses cidadãos”, conclui Sargento Byron.
Você Vahle realiza Semana da Mulher no Sistema Atalaia de Comunicação Na segunda-feira, ocorreu o café da manhã da semana da mulher no Sistema Atalaia de Comunicação, organizado pela Você Vahle. Grace Franco, CEO da Você Vahle, Head do Sistema Atalaia de Comunicação e Conselheira TrendsInnovation, mediou a ação e trouxe como palestrante a Alidiney Aguiar, mentora em desenvolvimento pessoal e profissional. Com o tema ‘Mulher, você é protagonista da sua história’, o evento destacou a mulher, suas experiências e seu propósito de inspirar.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Sergipe del Rey! Riquezas da culinária e da cultura “Uma das magias das feiras é a riqueza cultural dos feirantes. Dona Mazé me ensinou como descascar o maracujá perruche. Como eu não aprendi, hoje, ela já trouxe o maracujá sem a casca, pronto para o doce!” Antônio Samarone, médico sanitarista.
Consulado de Itabaiana em Aracaju “Duas novidades na reunião semanal do Consulado de Itabaiana: as presenças de Geoba e do irmão de José Augusto Melo, que morava no Rio de Janeiro há 50 anos. No mais, o mesmo de sempre!”. Antônio Samarone, médico sanitarista. Antônio Samarone, médico sanitarista.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Lavar as mãos salva vidas Antônio Carlos Sobral Sousa*
Chamava a atenção dos frequentadores das aulas práticas da Disciplina de Dermatologia do Curso de Medicina da UFS a maneira meticulosa como o Prof. Delso Brigel Calheiros lavava as mãos, ao término do exame de cada paciente. Ele gastava longos minutos discorrendo sobre o caso clínico, enquanto higienizava, pacientemente, as mãos, com água e sabão. Este ato simples, que constitui uma das ações mais relevantes no combate à transmissão de agentes infecciosos, propiciou um movimento global de parceria púbico-privada, com a Chancelaria da Unicef para a criação do Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado no dia 15 de outubro.
Lendo o recém publicado opúsculo do confrade William Soares, “Semmelweis: a saga de um herói”, fica patente que o alerta da importância do hábito de lavar as mãos, no contexto da prática médica cotidiana, remonta a 170 anos, na Faculdade de Medicina de Viena, considerada a melhor da época, talvez pelo pioneirismo do ensino à beira do leito e do incentivo aos médicos e aos estudantes de Medicina, que frequentavam o colossal Hospital Geral da capital austríaca (dotado de quatro mil leitos), à prática de dissecção cadavérica visando compreender o mecanismo evolutivo das doenças. Nos idos de 1847, ocupava a vaga de médico assistente da Primeira Clínica Obstétrica do referido nosocômio, o húngaro Dr. Ignaz Philipp Semmelweis, que ficou intrigado pela elevada taxa de Febre Puerperal, a qual ceifava a vida de uma em cada três parturientes de sua enfermaria. Um acontecimento chamou a atenção do arguto esculápio: a morte do professor de Medicina Legal, acometido por uma moléstia idêntica à que matava as pacientes na maternidade, dias após de haver sofrido um pequeno corte na mão, ao auxiliar um inexperiente estudante durante uma necropsia. Compilando e analisando estatisticamente as variáveis coletadas, Dr. Semmelweis constatou que na Segunda Divisão Obstétrica, onde não trabalhavam médicos nem estudantes e os partos eram realizados por parteiras que não frequentavam as salas de necropsia, ocorriam, significativamente, menos mortes pela nefasta Febre Puerperal. Baseado nestes dados irrefutáveis, Dr. Semmelweis concluiu que a doença não decorria de nenhuma epidemia natural e sim da transmissão de “partículas cadavéricas invisíveis”, por meio das mãos daqueles que acabavam de realizar necrópsias e se dirigiam, diretamente, para as salas de parto.
Objetivando testar a hipótese de que as contaminações poderiam ser evitadas pela destruição química da matéria patogênica, Dr. Semmelweis determinou que todos os profissionais ou estudantes, antes de entrarem nas salas da Clínica obstétrica, fossem obrigados a lavar as mãos com uma solução de ácido clórico, fazendo despencar a mortalidade de puérperas, de 18,27% em abril de 1847, para 1,26% no ano seguinte. Apesar da evidência, os seus protocolos de prevenção não foram apoiados por seus colegas, que as consideravam “despropósitos especulativos”. Lamentavelmente, o herói não teve a oportunidade de presenciar o reconhecimento acadêmico do seu legado, ocorrido em 1879, após a identificação, por Louis Pasteur, que o agente “invisível” responsável pela Febre Puerperal era uma bactéria.
Foi oportuno o escriba William ter revisitado a história do pioneiro da antissepsia, já que, um dos principais armamentos que ora utilizamos no enfrentamento do também invisível SARS-Cov-2 é, justamente, a trivial higienização das mãos com água e sabão. Finalizo ressaltando que lavar as mãos, salva vidas!
*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/ Artigo publicado no JC no último fim de semana.
PELO TWITTER
www.twitter.com/JoseRollemberg Fragmento do artigo de Leandro Karnal no Estadão de hoje, sobre o poder da leitura. #pazebem
www.twitter.com/vaticannews_pt “A agressão violenta contra a #Ucrânia não para, um massacre insensato onde a cada dia se repetem destruição e atrocidades. Não há justificativa. Suplico a todos da comunidade internacional para que se empenhem realmente para pôr fim a esta guerra repugnante” #PapaFrancisco
www.twitter.com/EngDilton_Luiz “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;” (Eclesiaste 3)
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Rezemos para que a Igreja seja mais Santa e mais humilde, e saiba amar a Deus servindo aos pobres e as pessoas abandonadas e doentes.” Papa Francisco.
Ouça e compartilhe: