Missão, Visão e Valores

0

Toda empresa organizada e que se preza tem, no lugar mais destacado da sua recepção, um Banner onde estão bem visíveis a sua Missão, a sua Visão e os seus Valores.

Nós, pessoas físicas, também, se não temos, deveríamos ter idêntico referencial a guiar as nossas vidas. Acredito que a maioria de nós até tem e, nem sabe, sei também que isso pode parecer bobagem. Contudo, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Por tal razão, creio ser ideal que tenhamos nossos referenciais, objetivos e metas bem traçados. Sabe por que? Como você responderia às indagações: para que viemos a este mundo mesmo? Se não for para cumprir um destino, uma missão? Pense, você aí, no íntimo de sua existência: quem é você? Qual é a sua utilidade/missão para com você mesmo e para com o outro, para com a natureza e para com Deus? Ou você acha que veio a este mundo simplesmente por vir e inutilmente partir? Você, por acaso, está aqui só de passagem, é? Creio que não. E você também deve acreditar que todos temos uma missão. Agora diga: qual é a sua Missão?

Visão:

Antes de falar sobre visão, acho bom fazer uma pequena e óbvia explicação do que realmente significa visão. Visão é enxergar à frente, perceber antecipadamente aquilo que os outros não estão percebendo. Se pudéssemos dividir as pessoas em duas classes, poderíamos dizer que existem as pessoas com visão e as pessoas sem visão. As pessoas que não conseguem antever o futuro são, sem querer desqualificar ninguém, pessoas de segunda classe, pois são pessoas que não pensam com equilíbrio, pois o pensamento é que, de fato, define as pessoas. Só existem duas classes: A das pessoas QUE PENSAM e constroem o novo e a das pessoas QUE NÃO PENSAM e que seguem o que os outros pensam. Ou seja, das pessoas que têm visão ou das pessoas que só enxergam através dos outros. Tenha humildade, reflita e responda para você mesmo: VOCÊ É UMA PESSOA QUE TEM VISÃO/PENSA OU UMA PESSOA QUE NÃO TEM VISÃO/NÃO PENSA e só enxerga através do olhar/pensamento dos que veem?

Quais são os seus valores?

Mais uma vez responda a você mesmo. Você vive e pratica bons valores? Se você for suficientemente humilde para dar uma parada na vida, e, por um instante que seja, fazer uma reflexão sobre o conteúdo do Banner da sua existência, com certeza, alguma mudança vai acontecer e, certamente você se tornará maior e melhor. Mas, se você não quiser, nada acontecerá, nada mudará e a sua vida continuará do mesmo jeito e do tamanho que é. Ninguém muda ninguém. Somente você, pensando e agindo, pode operar a mudança em você mesmo. Pense!

Comentários