Morte na garupa

De janeiro a outubro passado, o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) atendeu 6.868 vítimas das milhares de motos e motonetas que infestam o estado. Para se ter uma idéia do que isso significa, no mesmo período deram entrada naquela unidade de saúde 1.087 baleados por arma de fogo. Pior é que o número de motoqueiros feridos tem aumentado na mesma velocidade com que cresce a venda de motocicletas. Pelo seu preço, facilidades de pagamento e por consumir menos combustível do que os carros, a "motoca" virou uma praga tendo, inclusive, substituído o cavalo e o jumento na zona rural. O grave é que esse veículo de duas rodas é conduzido por jovens sem qualquer experiência no trânsito e afoitos pela pouca idade que têm. Por isso mesmo, eles ignoram o perigo de dirigir após beber exageradamente. Não sabem, coitados, que ao agirem assim estão transportando a morte na garupa. Uma lástima!

No batente

A Assembleia Legislativa decidiu não imprensar esta segunda-feira para emendar a folga com o feriado de amanhã, em homenagem a Nossa Senhora Conceição. É que o recesso se aproxima e os deputados têm que votar o Orçamento do Estado para 2016 e o Plano Plurianual. A pedido dos comerciantes da capital, o governo também não decretou ponto facultativo nas repartições estaduais. Mesmo assim, o expediente hoje será meia boca.

Prepare o bolso

E a Petrobrás anunciou mais um reajuste que vai impactar diretamente na indústria e no comércio. Trata-se do aumento do preço nos botijões de gás industrial (embalagens de 45 quilos ou mais). A majoração no preço cobrado pelas refinarias está entre 2,5% e 5%, a depender do ponto de entrega do produto. Este é o segundo reajuste do gás industrial nos últimos quatro meses.

Pediu pra sair

O professor Afonso do Nascimento deixou a Comissão Estadual da Verdade. Em carta enviada ao coordenador estadual de Direitos Humanos, Antônio Bitencourt, ele informa ter ficado muito honrado com o convite do governador Jackson Barreto (PMDB). Mas, apesar disso, “minhas condições de saúde não me permitem assumir um compromisso que requer tanta responsabilidade e tempo livre”. A Comissão é presidida pelo professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Dúvida cruel

Do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT): “Após ultrapassarmos essa fase cruenta, esse terremoto político, onde não faltam a barganha e a chantagem, quem garante que no futuro não estaremos novamente mergulhados em nova crise?”. É, quem garante?

Campanha

O Detran/SE realiza nesta segunda-feira a campanha educativa ‘Ciclomotor Circulando Legal’. O evento acontece na entrada da cidade de Itabaiana e objetiva alertar sobre a importância do registro de ciclomotores, também conhecidos como ‘cinquentinhas’. Este trabalho educativo será levado a outros municípios do interior, como Lagarto, Glória, Tobias Barreto, Propriá e Estância, que detêm boa parte da frota de ciclomotores em Sergipe.

Urna em teste

Os interessados em participar do Teste Público de Segurança 2016 da urna eletrônica têm até quarta-feira (9) para fazer a pré-inscrição. O teste, que será realizado de 8 a 10 de março de 2016, em Brasília, objetiva fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar aperfeiçoamento do processo eleitoral. A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no Portal do TSE. Participe!

E agora?

O Tribunal de Contas do Estado permanece em silêncio sobre a decisão da Justiça obrigando-o a exonerar boa parte dos cargos em comissão, além de convocar os aprovados no concurso realizado em 2011. Questionado sobre o assunto, o conselheiro Clovis Barbosa esquivou-se: "Quem deve falar sobre isso é o Carlos Pinna, que é presidente do TCE até o dia 31 deste mês", disse ao blog Primeira Mão.

Banco dos réus

E por falar em TCE, as conselheiras Angélica Guimarães e Susana Azevedo serão julgadas, na próxima quita-feira, no processo que apura o mau uso das verbas de subvenção da Assembleia. Na pauta do TRE para o mesmo dia, também consta o julgamento, por motivo idêntico, dos ex-deputados estaduais Antônio Passos (DEM) e José Franco (Sem partido). A situação mais delicada é a de Angélica que, enquanto presidente do Legislativo, ordenou a liberação das milionárias verbas em 2014.

E os gatos?

Quando presidiu a Deso, em 2011, Bosco Mendonça abriu uma guerra contra os chamados “gatos” instalados em hotéis da orla de Atalaia. Os técnicos descobriram a malandragem, desligaram as tubulações clandestinas e denunciaram os culpados à Polícia. Depois, não se falou mais no assunto. Alguém aí sabe dizer se algum hotel de Aracaju foi punido por roubo de água tratada?

Recorte de jornal

Publicado na Gazeta de Sergipe, em 30 de abril de 1975.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais