Município de Socorro: sessão “100 dias sem nada”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E se depender do vereador Vagnerrogeris Oliveira, a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, vai registrar os “100 dias sem nada” da administração do padre Inaldo, PC do B.

O vereador entrou com um requerimento para realizar uma sessão solene no dia 11 de abril, para ficar registrado nos anais do legislativo como “o 

dia em que os socorrenses acordaram e perceberam que foram vítimas de estelionato eleitoral perpetrado por um ex-vigário que administra este município de forma amarelada, pífia e nefasta, pensando que é a cozinha de sua casa sem demonstrar perspectivas de dias melhores, posto que sua marca registrada é enganar, ferrar e se esconder,” relata na propositura.

Ainda na proposta: “Um administrador arrogante, perseguidor, ignorante e intransigente que não fala com o povo que lhe elegeu, levando em tão pouco tempo o nosso município a ser inserido no livro Guinness Book, como sendo o único município brasileiro a caminho do retrocesso. Agora é a vez do povo. Só se for do povo dele, ou do povo se ferrar”, argumenta o vereador no requerimento.

O prefeito padre Inaldo é do PCdoB, qualquer semelhança com a administração de Edvaldo Nogueira, também do PCdoB, em Aracaju é mera coincidência.

Isolamento: secretário Gama
E parece que quem caiu em desgraça nessa ascensão de Almeida Lima foi Gama. Antes era uma sonora voz em qualquer assunto; da cozinha de JB aos Palácios. Hoje, quando chamado para qualquer entrevista, nada tem a dizer, confessando nada saber. O nome disso? Isolamento.

Projeto terceirização: atos e protestos são válidos. Ataques a patrimônio privado é baderna e caso de polícia
É legitimo qualquer ato democrático, contra qualquer proposta. A democracia é para ser exercida plenamente desde que o ato não se transforme 

em baderna, molecagem e caso de polícia. Foi o que aconteceu na sexta-feira, quando a manifestação contra o projeto de terceirização foi para frente da Multiserv e teve pichações e vandalismo. É caso de polícia!

Classe empresarial fará ato nesta segunda-feira de solidariedade e repúdio aos atos covardes
Hoje, 03, a parti das 7h30 em frente a Multiserv (rua Frei Paulo, 191, no Bairro São José) diversos segmentos empresariais de Sergipe realizarão um ato de solidariedade e repúdio aos recentes ataques covardes às instalações da empresa.Leia ao lado a nota de desagravo do Fórum Empresarial de Sergipe.

Sobre a terceirização
Do empresário Jorge Santana: Em meio ao intenso debate sobre o tema, do qual emergem "especialistas" de última hora, vamos resumir essa história: quando utilizada como meio de promover a especialização produtiva, a terceirização é importante fator de elevação da produtividade da economia; mas quando buscada para reduzir custos de mão-de-obra, diminui a massa salarial e enfraquece o mercado interno.”

Sobre a terceirização II
E conclui Jorge Santana: “O fato é que há um imenso dever de casa a ser feito para a modernização das relações de trabalho, mas o fla-flu que permeia essa discussão tende a manter interditada a necessária reforma, sem o que seguiremos cada vez menos competitivos em uma economia globalizada.”

SMTT agora tem carro forte. Quem multa os agentes da SMTT quando cometem infrações? Impunidade
A SMTT de Aracaju, pode não resolver o problema do caos no trânsito, mas vem se notabilizando por outros assuntos. Como se não bastasse

Quem fiscaliza a SMTT em Aracaju?

mobilizar dois veículos para trocar o pneu do carro de um dos diretores, agora a máquina de multa, não respeita nem os estacionamentos reservados. A foto ao lado é da caminhonete da fiscalização da Cotax estacionada numa vaga para carro forte no centro da cidade. É o que dá a SMTT ter uma diretoria partidária. Os agentes fazem o que querem!

CPI do Lixo foi derrubada na Justiça uma vez
Para que não lembra. Há alguns anos, uma CPI do Lixo foi tentada na Câmara de Aracaju, pelo então vereador Goisinho. Foi derrubada na Justiça.

Coletiva hoje SSPA
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe apresenta hoje, 03, às 8h, na Sala de Imprensa da SSP, registros que apontam redução contínua no número de homicídios cometidos no estado nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado.

Eleição suplementar Carmópolis: Volney Leite e Beto Caju, são eleitos
Sem surpresa a eleição suplementar do município de Carmópolis realizada ontem, 03. O ex-prefeito Volney Leite volta ao cargo depois de administrar o município por cinco vezes. O vice, é Beto Caju, filho do ex-prefeito Theotônio Neto. Volney foi eleito com 61,29% dos votos válidos, 6.230 e o adversário, Luizinho Guimarães, obteve, 3.934 votos, cerca de 38,71% dos votos. 

Como se não bastasse o escândalo do lixo, Aracaju com poluição visual cheia de faixas e cavaletes nas calçadas.
Quem passa pelas ruas do centro de Aracaju, principalmente ao lado dos principalmente nas ruas de Pacatuba e Itabaiana (cujas calçadas foram revitalizadas na gestão Gama, para dar mais espaço para os pedestres) nota que várias lojas colocam cavaletes nas calçadas reduzindo pela

Em todo o centro de Aracaju o que se vê são cavaletes publicitários nas calçadas. A Emsurb só "respira" lixo.

metade o espaço para passagem dos pedestres.

Emsurb só “respira” lixo e deixa invasões nas calçadas e poluição visual
A fiscalização das calçadas para retirar os cavaletes e ambulantes que a todo dia ocupam esses espaços é da Emsurb. Porém, alguém precisa informar a Mendonça Prado, o diretor-presidente, que a empresa não “respira” apenas lixo. O mesmo para as faixas que estão poluindo visualmente, principalmente na Avenida Beira Mar.A Emsurb hoje é uma mera sucursal do lixo que fede em Aracaju.

Salvador: festa estranha com gente esquisita
Parafraseando Renato Russo no último fim de semana em Salvbador (BA) uma festa estranha com gente esquisita reuniu alguns políticos sergipanos. Tem gente que viu tudo e vai contar a história depois…

SSP: esforços para renovar frota da Cogerp
Na manhã da última sexta-feira, 31 de março, a SSP, através de sua Divisão de Transportes e Coordenadoria Geral de Perícias – Cogerp, apresentou seis novos veículos que reforçarão a atuação da perícia do estado de Sergipe: um para o Instituto de Criminalística e cinco veículos adaptados e modernamente equipados para uso do IML na remoção de corpos.

Importância
Esse foi o resultado da soma de esforços empreendida pelos diversos atores da segurança pública com o objetivo de renovar a frota da Corgerp, que presta serviços de suma importância para o estado e para a sociedade sergipana.

Proinvest
Os veículos foram adquiridos com recursos do Proinvest e representam um grande avanço para a SSP. "A SSP presta serviços de extrema sensibilidade à sociedade. Portanto tem a obrigação de pensar mecanismos que garantam a dignidade do cidadão quando da execução de seus serviços”, explicou  Adriano Bandeira, diretor de transportes da SSP.

Celeridade e eficiência
Para Adriano é necessário um atendimento célere e eficiente em se tratando de IML, quando geralmente o cidadão se depara com a morte violenta de um ente querido é imprescindível. “É isso que esse investimento vem trazer: maior celeridade e eficiência na remoção de cidadãos vítimas de morte violenta e consequentemente, menos sofrimento para seus familiares. Isso é importante para a sociedade. E o que é importante para a sociedade é importante para a SSP", afirmou o diretor de transportes.

VI Campeonato Sergipano de Karatê FKS
No dia 20 de maio, no Clube do Banese, na Coroa do Meio, em Aracaju será realizado VI Campeonato Sergipano de Karatê FKS que servirá

Dia 20 de maio no Clube do Banese.

 também como seletiva para o Campeonato Brasileiro que será realizado na capital sergipana nos dias 14/15 e 16 de julho deste ano. O VI campeonato tem a supervisão do professor Jadson Macedo e a supervisão da Confederação Brasileira de Karatê Open – CBKO. Mais informações: http://www.fksergipe.com.br  ou http://www.cbko.com.br

Major da PM receberá Título de Cidadania na Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em nome do presidente da Casa, o deputado estadual Luciano Bispo, convida a sociedade para a Solenidade de Entrega de Título de Cidadania ao Major da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Vítor Anderson de Moraes Santos, que será realizada na hoje (03), às 17h, no plenário Pedro Barreto de Andrade.

Serviços prestados 
A iniciativa da homenagem é de acordo com Projeto de Resolução Nº 29/2016, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos, pelos relevantes serviços prestados ao povo de Sergipe no policiamento repressivo/ preventivo.

Vítor Anderson de Moraes Santos
Nascido em Alagoas, na cidade de Penedo, entrou na corporação em 25 de fevereiro de 1998. Formado pela Academia de Polícia Militar do Paudalho/PE. Especializado em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente comanda o Batalhão de Radiopatrulha (BBPp) da capital, posto assumido desde o ano de 2015.

Sarau Musical consolida-se como espaço cultural de Aracaju
E a cada dia que passa o espaço Sarau Musical, localizado no Robalo, na Zona de Expansão, consolida-se como um espaço cultural em Aracaju

Paulo Lobo e os Seminovos baianos foi mais uma atração de sucesso no Sarau Musical.

voltado para a boa música com shows de diversos segmentos para todos os gostos. No último sábado, primeiro de Abril, o espaço foi palco para o show de Paulo Lobo e os Seminovos baianos. Foi um sucesso, com o público interagindo com os músicos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Delucca As pessoas que querem renovar a política brasileira são Marina Silva, o dono da Riachuelo, o Luciano Huck e o MBL. A gente tá fodido.

www.twitter.com/jbandeiramello   Gestão pública está em crise. Os sistemas de controle externo estão em crise. E a força da melhoria tem de vir (também) de dentro para fora.

www.twitter.com/Narcizo_Machado   Além da lavagem de dinheiro, o que mais explicaria a concentração de patrocínios no futebol em todo o mundo?

www.twitter.com/soutojuliano  não se pode generalizar. os TCEs tem profissionais sérios, competentes  honestos.  ponto a melhorar: ACABAR INDICAÇÃO POLÍTICA CONSELHEIROS.

www.twitter.com/anterogreco   As pessoas acham que "as coisas pioraram" com o fim da ditadura. Já eram ruins; a diferença é que recuperamos a liberdade para falar delas.

DO LEITOR

“Ó Justiça dos homens, onde estás que não nos ouve?!”                                                                                                                                                      

De Clarkson Moura pelo Facebook: “MANIFESTAÇÃO PRECONCEITUOSA, SÓRDIDA, CONTUNDENTE, PALPÁVEL E IRREFUTÁVEL DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL — ARACAJU-SE.
Por isso, em se tratando de um agente público de primeiro escalão da Administração Pública Municipal, de um profissional de comunicação pós-graduado, cujo principal instrumento de trabalho é a expressão verbal, não há, a meu sentir, razão plausível para lhe ignorar essa prática ilícita e explícita ou considerar-lha um mero e escusável "lapsus scribendi" — lapso ao escrever.
"PROH JUSTITIA!"
"PROH PUDOR!"

Falta de política para preservação da fauna. Dificuldade para recolher uma capivara
Do leitor Yuri Silveira: “No sábado, fui chamado por um colaborador para existência de um capivara no estacionamento do trabalho aqui na orla.

 Me veio logo à cabeça chamar o pelotão Ambiental e busquei o número, ao ligar fui informado que o carro de plantão tinha saído para Nossa Senhora da Gloria, assim devendo ligar para o ciosp para que se pudesse registrar o fato. Normal até então se o caso q aconteceu às 9:30 já se prolongava até próximo as 12 horas. O animal foi dominado por populares que ao também tentar acionar o ciosp foi informado da mesma situação, foi quando também falei com o regulador e pedir ajuda do bombeiros, qual não faz o serviço, fui orientado ligar para o Ibama e para maior surpresa, não funciona. Resumindo que a capivara poderia ter sido atacada por populares, atropelada por está no perímetro urbano e no intuito da ajuda só as 14 horas tivemos apoio da PM para recuperar a pobre da capivara. Aqui minha indignação com a falta de política para preservação da nossa fauna.”

ARTIGO

Disputa pelo Senado é muita gente para pouca vaga por Edson Júnior*

Todo período pré-eleitoral é movido por especulações, balões de ensaio, notinhas na mídia, intrigas entre membros de um mesmo bloco, encontros políticos para discutir alianças e candidaturas, briguinhas entre cabos eleitorais e muita, muita neura. É o que o saudoso Marcelo Déda costumava chamar de TPE (Tensão Pré-Eleitoral).

Próximo ano teremos eleições quase gerais e a tal da "TPE" já começou, com relativa antecedência. Tem gente com pressa em fincar o nome no tabuleiro, afinal, “quem não é visto não é lembrado”.

Mas é preciso calma, muita calma neste momento. Parodiando o global Galvão Bueno, largar na frente é uma coisa, chegar em primeiro, é outra. Nesse jogo preliminar, prudência é ouro. Políticos experientes jamais se anunciam com antecedência a nenhum cargo. Deixam a corda esticar até o limite, sem perder a condução do que querem. “Quem quiser que queime na largada”, ensinam eles.

De todos os cargos, por enquanto são mais sonoras as especulações sobre as duas vagas para o senado. É aqui onde nomes de peso começam a desfilar em pesquisas e postagens pelas redes sociais. Nomes com densidade eleitoral e importância política indiscutíveis. O problema é que são muitos nomes para poucas vagas, apenas duas, que podem se reduzir a uma.

Explico: em 2014, assim que foi reeleito, Jackson Barreto declarou que “penduraria as chuteiras” ao final do atual mandato como governador do Estado. Levado ao cabo o que prometeu, significa que não vai se candidatar a nenhum cargo em 2018, certo? Há controvérsias.

Seus amigos/correligionários já pedem a revogação desse ato de renúncia prévia. Quase uma súplica. Querem Jackson concorrendo ao senado, aliás, cargo que completaria sua biografia política de vereador de Aracaju a senador da república.

Difícil para um político em pleno vigor físico e político, como é o caso de Jackson, recusar-se a tão sedutora empreitada, não é verdade?

Além do mais, o caminho quase natural de ex-governadores é o senado. Basta ver a composição dessa casa ao longo da história. Por definição, o Senado é a representação dos Estados no Congresso e, por assim ser, uma espécie de casa de ex-governadores.

Em tese, caso Jackson reforme o que disse e aceite entrar na disputa, dificilmente perde uma das vagas. Uma seria dele e a outra para os outros.

Vejamos alguns nomes que podem entrar na disputa. Pela situação: ele (Jackson Barreto), Rogério Carvalho, Fábio Mittidieri, Pastor Heleno, Fábio Henrique, Laércio Oliveira e, quem sabe, Almeida Lima, por que não? Nesse caso, o primo governador não seria o candidato, claro. Já pela oposição: Eduardo Amorim, Valadares (pai), Ricardo Franco e André Moura, mesmo o líder de Michel Temer no Congresso dizendo que seu projeto político é de recondução à Câmara Federal.

Após a redemocratização do País e analisando todas as eleições com duas vagas para o senado, apenas em 1994 dois senadores foram eleitos pelo mesmo bloco político: Valadares (PSB) e José Eduardo Dutra (PT). DETALHE: nesse ano, Jackson foi candidato ao governo em uma eletrizante disputa com Albano Franco, que surfava na plataforma de sucesso do Plano Real. Foi uma disputa acirradíssima e Jackson perdeu no segundo turno, por milímetros.

De lá para cá, é um senador da situação e outro da oposição. Em 2002 foram eleitos Valadares (PSB), com 324.670 votos e Almeida Lima (então no PDT), com 307.326; em 2010 foram eleitos Valadares (PSB), com 476.549 votos, e Eduardo Amorim (então no PSC), com 625.959 votos.

Olhando para os hipotéticos nomes de 2018, repito: é improvável (quase impossível) que um bloco faça os dois senadores. Mais sensato, como disse, é um da oposição e outro da situação. E se considerarmos uma vaga para Jackson Barreto como certa… a briga vai ser feia pela outra.

Um fato a considerar é que nem sempre as duas candidaturas de um bloco andam casadinhas. A lógica do “farinha pouca meu pirão primeiro” causa temores, desconfianças e atritos. Isso já aconteceu e não é preciso muita explicação: um voto é em um candidato e o outro em branco. Simples assim.

E quando os aliados não estão em fina sintonia… pior. No momento, há cismas tanto na situação quanto na oposição. O bloco que conseguir resolver seus perrengues sai na frente e pode repetir 1994. Muito difícil, mas pode.

Está longe a definição dos nomes para o senado em 2018, mas é recomendável que os postulantes avaliem suas reais chances de vitória e a conjuntura política nacional – especialmente sobre candidaturas à presidência da república – porque disso dependerá estar ou não em Brasília em 2019.

Ao invés do “farinha pouca meu pirão primeiro”, é bom começarem a considerar um “mais vale uma Câmara na mão que um Senado voando”.

E se achar que está em um excepcional momento político, não tenha medo de ser feliz: se jogue!

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Como tudo é possível, ousemos fazer rumo ao impossível.” Agostinho da Silva, filósofo português, morreu em 03 de Março de 1994 (n. 1906).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais