R E S E N H A 1
Cantora: JOYCE
CD: “CURRICULUM”
Gravadora: DISCOBERTAS
Um grande presente chegou recentemente ao mercado, em especial para os fãs da cantora e compositora Joyce (que agora vem assinando artisticamente Joyce Moreno).
Trata-se do CD intitulado “Curriculum”, um lançamento da gravadora Discobertas, o qual reúne, em vinte faixas, momentos do início da carreira da artista. Pode-se encontrar, inclusive, a primeira música que ela gravou, quando tinha apenas dezesseis anos: uma participação especial em “Olhos Feiticeiros” (de Pacífico Mascarenhas), fonograma que fez parte do disco lançado pelo grupo Sambacana em 1964.
Dentre faixas pinçadas de discos de festivais e de trilhas de telenovelas seminais da Rede Globo, destacam-se “Dia de Vitória” (de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), “Copacabana Velha de Guerra” (da própria Joyce em parceria com Sérgio Flaksman), “Onocêoneikotô” (da época em que ela integrou o grupo A Tribo ao lado de Nelson Angelo, seu primeiro marido), “Caqui” (de Danilo Caymmi) e “Adeus, Maria Fulô” (de Humberto Teixeira e Sivuca).
Nome de respeito na nossa música popular, Joyce demonstra nessa coletânea que, desde o início, já se mostrava uma artista ímpar. Vale a pena conhecer!
R E S E N H A 2
Cantor: JACKSON DO PANDEIRO
CD: “JACKSON DO PANDEIRO – AO VIVO”
Gravadora: DISCOBERTAS
Outro ótimo lançamento da gravadora Discobertas é o CD “Jackson do Pandeiro Ao Vivo”. O trabalho é composto por apenas onze faixas, mas dá para matar a saudade desse gênio da cultura nordestina.
As primeiras seis faixas foram restauradas de uma fita cassete gravada pelo grande músico e cantor Jarbas Mariz durante raríssimas apresentações feitas por Jackson, em 1980, com seu Conjunto Borborema (formado por Severo na sanfona, Marcos Rozila no baixo e Zé Gomes na percussão).
Depois surge um “medley” recolhido de material de rádio dos anos setenta e antes constante apenas do LP “100 Anos de MPB – Volume 4”, lançado pela extinta gravadora Tapecar em 1975, o qual teve a produção de Ricardo Cravo Albin.
As quatro faixas restantes são gravações de estúdio feitas em 1976 e incluídas nos álbuns “O Dinheiro na MPB” e “Rio, Carnaval e Turismo”.
Mestre de ritmos como o coco, o baião e a embolada, Jackson se mostra também à vontade quando incursiona pelo terreno do frevo, conforme se pode comprovar através da audição de “Vai e Vem” e “Maria Gasolina”.
É lógico que, no repertório, há a predominância de grandes sucessos de sua carreira, a exemplo de “Chiclete com Banana”, “Sebastiana”, “Cantiga do Sapo” e “Dezessete e Setecentos”, mas algumas canções menos conhecidos terminam se transformando em destaques, como é o caso de “Rainha de Tamba”, “Vou de Tutano” e “Minha Zabelê”. Imperdível!
N O V I D A D E S
* O CD e DVD “Gil + 10” são frutos de registro efetuado no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. Naquela oportunidade, Gilberto Gil recebeu dez convidados: Milton Nascimento, Preta Gil, Ana Carolina, a banda Os Paralamas do Sucesso, Zeca Pagodinho, Mart'nália, Lenine, Erasmo Carlos, Dona Ivone Lara e Maria Gadú. Trata-se de um lançamento muito bem-vindo que aportará no mercado no começo de julho!
* Após um jejum de dezoito anos, o grupo Afrika Gumbe volta à ativa com o lançamento do CD intitulado “Meu Refrão Inquieto”. Formado pelo guitarrista Pedro Leão e pelos irmãos Marcos e Marcelo Lobato, o grupo carioca apresenta um repertório recheado de afropop com doses de suingue e soul.
* Já se encontra em estúdio registrando as canções que integrarão o seu novo CD a cantora Mariana Aydar. Entre as músicas já selecionadas estão “Preciso do seu Sorriso” (de João Silva, que contará com a participação especial de Dominguinhos) e “Galope Rasante” (de Zé Ramalho). Diferentemente do antecessor, o álbum “Peixes Pássaros Pessoas” (de 2009), o novo trabalho vai se distanciar do samba e apresentar forte pegada nordestina.
* O violonista Luiz Cláudio Ramos se uniu ao flautista Franklin da Flauta e, juntos, geraram o CD intitulado “Dois Irmãos” que apresenta repertório inteiramente autoral. Para quem curte música instrumental de qualidade, trata-se de uma excelente pedida!
* Produzido pelo namorado Marcelo Camelo, o terceiro CD de Mallu Magalhães já está sendo gravado em estúdio paulista. O repertório, identicamente aos trabalhos anteriores, será prioritariamente autoral.
* Eduardo Dussek estará realizando, no dia 21 deste mês, show em grande casa de espetáculos do Rio de Janeiro, o qual será devidamente registrado para futuro lançamento em CD e DVD através da gravadora Deck em parceria com o Canal Brasil. Ney Matogrosso e Preta Gil serão os convidados especiais.
* “Sou Eu” é o título do single já disponibilizado pela gravadora Warner Music para promover o primeiro CD solo do cantor Fiuk. A música é uma parceria entre Rodriguinho e Thiaguinho.
* O cantor e compositor Edu Kneip está lançando, através da gravadora Delira Música e acompanhado pelo grupo Monte Sagrado, “Herói”, o seu segundo e interessante CD. São onze faixas, algumas assinadas com os parceiros Mauro Aguiar, Thiago Amud e Simone Guimarães, através das quais o artista mostra um panorama de sua arte que, conforme se constata, bebe em múltiplas fontes musicais. As letras das canções são geralmente extensas, revelando histórias e observações inspiradas em desenhos animados e quadrinhos. A grande intérprete Mariana Baltar, uma das melhores da nova geração, surge como convidada especial em duas boas faixas: “Palmas Pro Leão” e “Laranjas São Flores em Janeiro”. Outros bons momentos ficam por conta do galope “Tratamento de Choque”, do repente “Cavalo de São Jorge” e do samba “Muda Mendanha”.
* Chegará às lojas até o final deste mês o novo e aguardado CD da cantora e compositora Marina Lima. Intitulado “Clímax” e composto por onze faixas (dez delas de autoria da própria artista, algumas divididas com parceiros), o álbum contará com as participações especiais de Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Karina Buhr e Edgard Scandurra. As faixas “Não me Venha Mais com o Amor” (parceria de Marina com Adriana Calcanhotto) e “Call me” (de Tony Hatch) já começaram a tocar em algumas rádios mais antenadas.
* E por falar em Marina, a cantora Leila Maria foi convidada pela gravadora Joia Moderna para gravar um CD cujo repertório se concentraria em canções menos conhecidas da autora de “Fullgás”. Mesmo se entusiasmando pelo projeto, ela, no entanto, preferiu priorizar o disco em que vai juntar sua bela voz ao som de um quarteto liderado pelo pianista Tomás Improta, o qual deverá chegar às lojas ainda este ano. Quem viver, ouvirá!
RUBENS LISBOA é compositor e cantor
Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br