MUSIQUALIDADE

R E S E N H A

Cantor: MORAES MOREIRA
CD: “A REVOLTA DOS RITMOS”
Gravadora: BISCOITO FINO

Baiano de Ituaçu, Moraes Moreira teve como seu primeiro instrumento a sanfona de doze baixos. O violão, ele só foi descobrir na adolescência, ainda antes de se mudar para Salvador e conhecer Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor com quem formaria, pouco mais tarde, o lendário grupo Novos Baianos, o qual também agregou, entre outros, Baby Consuelo e Pepeu Gomes.
Quando optou por seguir carreira solo, a partir de 1975, Moraes conheceu a sua fase de maior reconhecimento junto ao público ao lançar canções que conquistaram o País de norte a sul, a exemplo de “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, “Pombo Correio”, “Bloco do Prazer”, “Pão e Poesia” e “Festa do Interior”. Seu nome ficou indissociavelmente associado ao Carnaval e a verdade é que marchas, sambas e frevos dominavam a sua obra autoral até então. Mas quando, na década de oitenta, ele sentiu que a folia momesca estava a perder a sua essência por conta de uma crescente comercialização, resolveu se afastar um pouco desse meio, passando a flertar com o que se pode chamar de uma MPB mais tradicional.
Depois daquele boom, Moraes lançou ótimos discos, como “O Brasil Tem Concerto”, “infinito Circular” e “Meu Nome É Brasil”, porém não mais conseguiu voltar a engatar grandes sucessos e, nos últimos anos, infelizmente chegou a enfrentar alguns problemas vocais.
Desta forma, é com inevitável entusiasmo que se recebe o seu retorno ao mercado fonográfico (ele não disponibilizava trabalho inédito desde 2005) com o lançamento de um novo CD, o qual chegou recentemente às lojas através da gravadora Biscoito Fino. Intitulado “A Revolta dos Ritmos” e composto por doze canções autorais e inéditas (Moraes assina sozinho dez delas, tendo sido as outras duas compostas por ele em parceria com Fred Góes), o álbum foi produzido pelo próprio artista ao lado de Alexandre Mau Mau.
O primeiro ponto a destacar é que se constatam melhoras consideráveis na voz de Moraes, o que pode ser facilmente constatável após uma primeira audição, fato que por si só já é muito bom. Em um segundo momento, há que se considerar a qualidade do repertório apresentado, o que denota que ele não se acomodou e continua a produzir com inventividade.
Já na faixa de abertura, a bem sacada “Cuidado Moreira”, Moraes dirige-se a si próprio, aconselhando-se na reverência aos mestres do samba. E é também o samba, embora com pegada mais dolente, que marca, logo em seguida, a homenagem ao centenário de Jorge Amado em “Feito Jorge Ser Amado” (trazendo, no arranjo, riffs que remetem aos Novos Baianos, a fonte primeira à qual Moraes geralmente recorre) e que, mais tarde, serve para ressaltar o amor do artista à vida em “Meu Coração Tá Bombando”. E enquanto a guitarra característica pontua o galope “Raças e Religiões” que ressalta a pluralidade do povo brasileiro, um naipe de cordas faz a cama para que se traga a lume a nata dos escritores nacionais na boa bossa “Brasileira Academia”.
Um dos melhores momentos do repertório apresentado fica indubitavelmente por conta da faixa-título (que cria uma inusitada historiazinha envolvendo o nome de vários ritmos musicais), de “Que Nem Mandacaru” (uma espécie de caboclinho, gênero eminentemente Pernambucano) e de “No Ipod do meu Coração” (um bolerão que informa à amada ser ela a musa de todas as canções).
Eclético em suas influências, Moraes tanto sabe expressar a nordestinidade inata revestida de um salutar orgulho no xote “Nós Somos Sim Paraíba”, como fazer jus ao Brasil caipira em “O Brasil Não Tá Pronto” através da qual mostra ter consciência de que ainda falta maturidade ao nosso País. E não obstante pareça à vontade declamando os versos da valsa “A Dor e o Poeta” sobre um fundo composto apenas por sanfona e violão, este a cargo do filho Davi Moraes (aliás, presente ativamente neste novo trabalho), é no frevo que ele realmente se entrega inteiro, basta que se ouça “A Praça, o Povo e o Poeta” que encerra com chave-de-ouro esse muito bem-vindo CD.
Vale a pena ouvir e cantar Moraes Moreira, um artista que não se acomoda e continua fazendo arte com invejável energia. É para ouvir muito!

N O V I D A D E S

* Já se encontra disponível o primeiro CD com a trilha sonora original da telenovela global “Cheias de Charme”. O irregular repertório traz fonogramas interpretados, entre outros, por Roberta Sá (“Pavilhão de Espelhos”), Adriana Calcanhotto (a inédita “Maldito Rádio”), Zélia Duncan (“Breve Canção de Sonho”), Tulipa Ruiz (“Só Sei Dançar com Você”), Fernanda Takai (“Canta Maria”), Tiê (“Piscar o Olho”) e Alcione (“Chora Coração”), além logicamente do tema de abertura, a contagiante canção “Ex Mai Love” na voz do nome da hora, a paraense Gaby Amarantos.

* Gilberto Gil confirma para o segundo semestre, através da gravadora Biscoito Fino, o lançamento de CD, DVD e blu-ray com o registro do show “Sinfônico – Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo”, por ele gravado durante apresentação realizada em maio passado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. E anuncia que, logo após, debruçar-se-á sobre a produção de um disco de sambas, projeto acalentado pelo artista baiano há anos.

* Em breve será lançado o CD de duetos que o cantor norte-americano Tony Bennett gravou com a participação de artistas da América Latina. O Brasil se faz representado no projeto por Ana Carolina, Alexandre Pires e Maria Gadú.

* Menos cultuada do que faz por merecer, Nara Leão receberá justo tributo em show que será realizado no mês de outubro próximo no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, o qual, devidamente registrado, será perpetuado em CD e DVD que aportarão no mercado no próximo ano. O roteiro prevê a presença de várias cantoras que interpretarão sucessos gravados por Nara. Já confirmaram suas participações Badi Assad, Bárbara Eugênia, Bruna Caram, Fabiana Cozza, Fernanda Takai, Graça Cunha, Ivete Sangalo, Laura Lavieri, Luciana Mello, Luiza Possi, Mallu Magalhães, Mariana Aydar, Roberta Sá, Sandy e Thaís Gulin.

* A cantora Luciana Carvalho (sobrinha e discípula musical da sambista Beth Carvalho) vai lançar em breve o seu primeiro CD, o qual terá a produção assinada por Misael da Hora, filho do produtor Rildo Hora. O repertório aliará canções autorais com temas assinados por compositores do gênero.

* Intitular-se-á “Na Carreira” o registro do show relativo ao mais recente álbum de estúdio de Chico Buarque (“Chico”), o qual será posto no mercado no início do próximo mês, nos formatos CD e DVD e através da gravadora Biscoito Fino. A gravação se deu durante apresentação realizada em fevereiro, na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

* A banda brasiliense de reggae Natiruts estará lançando em breve, através da gravadora Sony Music e nos formatos CD e DVD, o projeto “Acústico ao Vivo” que foi gravado no Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro. Caberá à multinacional também repor em catálogo os álbuns “Nossa Missão”, “Reggae Power ao Vivo” e “Raçaman” (lançados, respectivamente, em 2005, 2006 e 2009).

* Chegará às lojas até o final do ano, nos formatos CD e DVD, “Redescobrir”, o primeiro trabalho da cantora Maria Rita para a gravadora Universal. E será todo ele centrado no repertório do show que a artista (grávida de Davi Moraes, filho de Moraes Moreira) vem apresentando pelo país, revisitando a obra de sua mãe, a inigualável Elis Regina. É um salto bastante arriscado… A se constatar como ela se sairá, pois.

* A gravadora Joia Moderna está pondo nas lojas uma coletânea das doze canções mais famosas gravadas pela cantora Cláudia Telles entre 1976 e 1979. Estão lá, entre outras, músicas como “Fim de Tarde”, “Eu Preciso te Esquecer” e “Aprenda a Amar”, as quais serviram de pano de fundo de romances de toda uma geração de apaixonados.

* “Belezas” é o título do CD que a cantora carioca Carol Saboya está lançando e que entrelaça as obras de Ivan Lins e Milton Nascimento. Certamente um trabalho imperdível!

RUBENS LISBOA é compositor e cantor
Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais