Musiqualidade

R E S E N H A

Cantor: ROBERTO CARLOS
CD DUPLO: “ROBERTO CARLOS EM LAS VEGAS”
Gravadora: SONY MUSIC

Há duas grandes novidades no “novo” projeto musical do Rei, o “Roberto Carlos em Las Vegas”, CD duplo que acaba de aportar no mercado através da gravadora Sony Music (também disponível no formato DVD): a primeira é que ele se fez lançado fora do período natalino (depois de décadas pondo os discos do campeão de vendas nas lojas no mês de dezembro, a multinacional, estrategicamente com vistas aos presentes comprados para o próximo Dia das Mães, o faz chegar às lojas agora em abril); a segunda é o bom-humor e desenvoltura do artista que, geralmente tão econômico nas palavras durante suas apresentações, solta o verbo desta vez, contando histórias e fazendo intervenções bem interessantes, criando, assim, um ar de cumplicidade com o público presente.
Roberto – como se sabe – dispensa apresentações por ser, sem dúvida alguma, o nome mais popular de toda a história do cancioneiro nacional. Nunca artista algum, no Brasil, chegou perto de seus índices de vendagem nem acumulou tantos sucessos, cantados por gente de todas as classes. Ele é cultuado desde o cidadão mais simples até as dondocas da alta sociedade que não se cansam de adquirir os seus lançamentos anuais, ainda que, de algum tempo para cá, eles não venham apresentando grandes novidades.
Gravadas ao vivo durante concorridíssimo show realizado em setembro do ano passado na MGM Gran Garden Arena em Las Vegas (EUA), as canções selecionadas para o recém-lançado projeto comprovam a força de um intérprete corretíssimo que parece desafiar o avançar do tempo. Em forma vocal invejável, Roberto desfia alguns de seus maiores sucessos, caso de “Emoções”, “Jesus Cristo” (as duas, como de costume, abrindo e fechando o roteiro), “Detalhes”, “Amigo”, “Desabafo”, “Café da Manhã” e “Proposta”, algumas com trechos em versões voltadas para o idioma inglês. Elogiada com ênfase por ele, a banda que o acompanha mostra sua competência especialmente em “Cavalgada”, certamente um dos pontos altos, ao lado da inspirada e mais recente “Esse Cara Sou Eu”.
Roberto também abre espaço para as canções que defendeu em duas edições do Festival de San Remo (“Un Gato En La Obscuridad” e “Canzone Per Te”, esta cantada em italiano) e resgata a conhecidíssima “Como Vai Você” (obra-prima de Antonio Marcos e Mário Marcos). E se o seu lado de crooner, desenvolvido no começo da carreira logo que chegou ao Rio de Janeiro advindo de sua terra natal, Cachoeiro do Itapemirim (ES), se faz representado por “I’m In The Mood For Love” e “El Día Que Me Quieras” (cantadas em seus idiomas originais), pela primeira vez ele registra em disco o seu amor ao Brasil, expressando-o através dos versos ufanistas do samba-exaltação “Aquarela do Brasil” (de Ary Barroso).
Brincando com sua fama de amante inveterado e relatando fatos de quando se iniciou a compor músicas que falam sobre sexo, Roberto Carlos perpetua um momento bastante interessante de sua carreira, fazendo, no entanto e mais uma vez, os seus inúmeros admiradores aguardarem por um prometido álbum de inéditas que, quem sabe, um dia ainda venha de fato a ser gravado. Salve o Rei!

N O V I D A D E S

* A cantora Leila Pinheiro estará estreando, em Belo Horizonte (MG), um novo show no dia 27 de junho, o qual sairá em seguida em turnê nacional. Certamente, virá coisa muito legal por aí! Em tempo: Leila optou por recorrer a uma plataforma de financiamento coletivo – a Kickante – para viabilizar a gravação de seu próximo projeto fonográfico que vem a ser o EP intitulado “Por Onde Eu For”, o qual conterá quatro músicas, sendo três inéditas e uma regravação. Quem quiser participar, é só clicar: http://www.kickante.com.br/campanhas/leila-pinheiro-vai-gravar-um-ep-participe

* Encontra-se em estúdio, gravando as canções que farão parte de seu terceiro CD, o cantor e compositor Pedro Miranda, ex-integrante do Grupo Semente. Intitulado “Samba Original”, o álbum vai contar com a participação especial de Caetano Veloso. O repertório aliará temas inéditos com algumas regravações.

* O cantor e compositor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, está dirigindo o novo show do grupo Chicas (atualmente composto por Amora Pera, Paula Leal e Isadora Medella), em cartaz em Sampa, o qual homenageia o avô, o grande Luiz Gonzaga. Algumas apresentações já contaram com as partcipações de Ivan Lins, Elba Ramalho, Elza Soares e Fernanda Gonzaga. Em breve, o espetáculo cai na estrada, sendo Brasilia e Rio de Janeiro paradas já confirmadas.

* Residindo já há alguns anos na Alemanha, o cantor paulista Edson Cordeiro começou a gravar, semana passada e naquele país, um novo CD, o qual se intitulará “Paradiesvogel” e será inspirado no concerto homônimo em que o versátil artista vem mergulhando num repertório poliglota arranjado pelo pianista Rolf Hammermüller.

* Como vencedor da segunda edição do programa global The Voice Brasil, o cantor cearense Sam Alves lançou, no ano passado, um primeiro CD recheado de covers de músicas estrangeiras. A recepção ficou aquém do esperado e agora o artista tenta se reposicionar no mercado com a gravação de seu segundo álbum sugestivamente intitulado ID (que, na linguagem da informática, quer dizer identidade), o qual chegou recentemente às lojas através da gravadora Universal. É inquestionável a qualidade da produção do disco, assinada por Dalto Max, William Naraine e Gino Martini, assim como se torna inatacável a qualidade vocal de Sam. A questão é a escolha artística do rapaz que, certamente influenciado pelos anos em que passou morando nos Estados Unidos, possui uma visão musical bem distanciada do Brasil. São onze faixas (cinco delas compostas por ele – destas, somente “I Wanna Fall” foi criada solitariamente; as outras resultam de parcerias), formatadas com sonoridade pop dançante que surgem emolduradas por arranjos recheados de programações eletrônicas (a exceção é “Quem Diria”, gravada com o acompanhamento único de um piano). O repertório traz quatro canções compostas em inglês contra sete escritas em português. Na balada de levada r&b “Tired”, um dos melhores momentos, há a participação especial do rapper Zulu Mike. Outros dos destaques ficam por conta de “Esse Mistério”, “Nosso Vídeo” e “Não Vou Parar”.

* O cantor e compositor carioca Gabriel Moura disponibilizou recentemente em plataformas digitais o single “O Certo”, parceria com o conterrâneo Rogê. A gravação traz Milton Nascimento como convidado especial. Vale a pena conhecer!

* A norte-americana Esperanza Spalding, a portuguesa Maria João, a italiana Maria Pia de Vito e a brasileira Mônica Salmaso são as cantoras que comporão um álbum em tributo à obra autoral do compositor e violonista Guinga, o qual será lançado pela gravadora Biscoito Fino provavelmente até o final deste ano.

* O cantor e compositor Marcos Sacramento sempre teve seu nome mais associado ao universo do samba até o lançamento do CD independente “Autorretrato”, o qual traz, na produção, a assinatura de Daniel Vasques (saxofonista do grupo Brasov) e que começa a ser efetivamente divulgado agora pelo artista. Nesse seu décimo primeiro álbum solo, ele (que já possui trinta anos de trajetória musical) assina as treze faixas inéditas, três delas feitas com os parceiros Luiz Flávio Alcofra, Tiago Torres da Silva e Zé Paulo Becker. Com uma sonoridade e um conceito diferentes de seus trabalhos anteriores, Sacramento se mostra apto para voos outros, abrindo o leque de estilos (há fado, bolero e balada com tempero pop), o que só vem a comprovar a sua versatilidade. Dono de voz de timbre claro e com uma considerável extensão, ele se mostra também um compositor inspirado, especialmente nas faixas “Labirinto”, “Na Rua”, “Pá!” e “Enigma”, os maiores destaques do repertório apresentado.

* Produzido pelo compositor e violonista Swami Jr., o quarto álbum de estúdio da cantora paulistana Fabiana Cozza (“Partir”) chegará em breve às lojas marcando a estreia dela como compositora. Quem viver, ouvirá!

RUBENS LISBOA é compositor e cantor.
Apresenta o programa "Musiqualidade", veiculado pela 104,9 Aperipê FM, todos os sábados das 13 às 15 horas.
Quaisquer críticas e/ou sugestões a este blog serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais