MUSIQUALIDADE

R E S E N H A     1

 

Cantor: BENA LOBO

CD: “SÁBADO”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

Mostrando um incontestável amadurecimento artístico desde o seu trabalho de estréia (o mediano “Nada Virtual”), o compositor e cantor Bena Lobo (que é filho da cantora bossa-novista Wanda Sá com o talentosíssimo Edu Lobo, o qual, por sua vez, é filho do sergipano Fernando Lobo, autor das obras-primas “Chuvas de Verão” e “Nega Maluca”) acaba de lançar o seu segundo CD intitulado “Sábado”.

Grande parte das bases foi gravada no estúdio de Djavan pelo talentoso engenheiro de som Enrico de Paoli, o que já garante a qualidade técnica do disco.

Se, no trabalho de estréia, Bena contou com as estreladas participações de Milton Nascimento e Chico Buarque, guardiões da MPB tradicional, no recém-lançado CD ele pôde contar com representantes máximos da nova safra, como Lenine, Pedro Luís e Seu Jorge.

Todas as doze faixas do disco são de autoria de Bena, a maioria delas com diversos parceiros. De longe, a mais interessante é a bela “Imagem e Semelhança” (de Bena, Kiko Continentino e Milton Nascimento), uma daquelas canções que soam atemporais. Mas há outras faixas muito bem resolvidas como “Funk Maluco” (Bena, Igor Eça e Marcílio Godói), a qual abre o CD em grande estilo.

A diversidade de gêneros musicais faz-se presente o que, no entendimento deste colaborador, é sempre um mérito porque mostra, antes de qualquer outra coisa, ousadia artística e vontade de não estagnar. Assim, há desde o gostoso baião arretado “Amor Seguro” até o gostoso “Samba na Janela” (Bena e Eduardo Chemont). “Espelho da Noite” (primeira parceria de Bena com Paulo César Pinheiro) tem pegada bem legal e remete ao interior do Brasil e “Beijo Bom” tem elegante camada percussiva. Outros momentos também legais ficam por conta da contagiante “Estrada” (Bena e Pedro Holanda) e da bossa romântica “Tá Faltando Esclarecer” (Bena, Alexandre Vaz e Totonho Villeroy).

Um CD que vem comprovar que, na família Lobo, o talento vem mesmo no DNA.

 

 

 

R E S E N H A     2

 

Cantora: ELIZA LACERDA

CD: “PÉ DE DANÇA”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

Com uma voz aguda, límpida e muito bem colocada, a cantora Eliza Lacerda põe no mercado, de maneira independente, o seu primeiro CD intitulado “Pé de Dança”.

Eliza vem de uma empreitada que resultou em grande sucesso, o musical “Mulheres de Hollanda”, criado em 2002 pela cantora e preparadora vocal Karla Boechat, que se voltava para o universo feminino da obra musical de Chico Buarque. A iniciativa certamente lhe conferiu a experiência necessária para desembocar em um disco muito bem resolvido.

Produzido com leveza e competência por Flávio Mendes, o álbum traz uma sonoridade acústica muito bacana. Quanto ao repertório, que é composto por doze faixas, Eliza foi super esperta: dividiu-o meio a meio entre inéditas e regravações. E assim mesmo, dentre estas, selecionou canções pouco conhecidas (mas nem por isso menos bonitas) como: “Mãe da Manhã” (de Gilberto Gil), “Sim, Foi Você” (de Caetano Veloso), “Distantes Demais” (de Lenine) e “Vide Gal” (de Carlinhos Brown).

Com relação às inéditas, os destaques ficam por conta da inspirada “Frases ao Luar” (de Matheus Von Krüger e Rogério Von Krüger), do belo samba “Pedigree” (de Muri Costa) e da contagiante faixa-título (de Marco Jabu e Ricardo Mansur). Uma estréia bastante alvissareira!

 

 

N O V I D A D E S

 

·               Para você que se quer antenado com o tempo presente, não dá para esquecer! Dia 22 de agosto (terça-feira da próxima semana, portanto) no palco do Teatro Tobias Barreto, a partir das 21 horas, estará se apresentando o grupo Mawaca, mundialmente reconhecido pelo talento de suas sete componentes posto a serviço de uma interessantíssima pesquisa musical. A entrada é franca e a produção cabe à impecável Ana Lúcia Garcez. Se eu fosse você, não perderia por nada deste mundo…

 

·               A cantora sergipana Jéssica Lieko realizou, semana passada, na Feira de Música, realizada em Fortaleza (CE), um aplaudidíssimo show que certamente já se transformou em um marco na sua carreira musical. Daqui seguem os nossos carinhosos abraços para a bela morena de talento incontestável.

 

·               Encerrar-se-ão nesta sexta-feira (dia 18) as inscrições para o Prêmio Banese de Música. Os compositores interessados em participar poderão inscrever até duas músicas inéditas gravadas em CD e com cinco cópias da letra em qualquer uma das agências do Banco do Estado de Sergipe. Vamos nessa!

 

·               Estão chegando às lojas esta semana os CD’s que a cantora Maria Bethânia lançou, nas décadas de setenta e oitenta, pela gravadora Philips, atual Universal. Trata-se do melhor da discografia da intérprete baiana e esses relançamentos chegam em muito boa hora, pois vêm para comemorar os 60 anos que a diva acabou de completar. Dentre os títulos mais representativos estão “Ciclo”, “Drama” e “Alteza”. Corra para adquirir porque a tiragem é limitada!

 

·               Já se encontra disponível nas melhores lojas o CD de Os Britos. Trata-se de um grupo formado por integrantes das bandas Barão Vermelho e Kid Abelha que sempre foram apaixonados pelas canções dos Beatles e que agora mostram os maiores hits do grupo inglês com uma roupagem atual e empolgante.

 

·               A gravadora EMI acaba de pôr nas lojas a quarta e última caixa de DVD’s da série voltada para a careira de Chico Buarque que foi dirigida por Roberto de Oliveira para exibição no canal DirecTV. Ela é composta por três títulos: “Cinema” que mostra a participação de Chico em diversas películas nacionais, “Saltimbancos” que aborda o universo infantil de sua obra, e “Roda Viva”, no qual o artista recorda o começo de sua carreira. Realmente imperdível!

 

·               Confirmado! O novo CD de canções inéditas de Caetano Veloso estará chegando às lojas em setembro e conterá 12 faixas. A produção do álbum foi dividida entre Pedro Sá e Moreno Veloso, este o filho mais velho de Caetano.

 

·               O primeiro DVD da sambista Leci Brandão acabou se ser gravado durante show realizado em São Paulo e chegará ao mercado, via gravadora Indie Records e também em formato de CD, até o final do ano. Alcione, Paula Lima, Martinho da Vila e Mano Brown estão entre os convidados especiais.

 

·               Marcos Valle vai inaugurar o projeto “Accenture Performances” que será apresentado por Nelson Motta e contará com as participações, dentre outros, de Celso Fonseca, Ed Motta, Roberta Sá e João Donato

.

·               Já se encontra disponível nas melhores lojas a trilha sonora da novela “Cidadão Brasileira”, levada ao ar pela Rede Record. Dentre os artistas selecionados para constar do repertório estão Luciana Mello, Beth Carvalho, Leila Pinheiro, Jair Rodrigues, Léo Jaime, Edu Lobo e Zizi Possi.

 

·               A primeira gravação de show do grupo vocal MPB-4 com Dalmo Castelo no lugar de Rui Faria, que chegará ainda este mês ao mercado (em CD e DVD) através da gravadora EMI, vai contar com as participações de Cauby Peixoto, Zeca Pagodinho e Milton Nascimento.

 

·               O DJ Marcelinho Da Lua foi selecionado para o Popkomm, maior encontro da indústria da música na Alemanha, que acontecerá em setembro. O carioca mostrará seu trabalho solo e também com o grupo Bossacucanova no painel “Brasil Digital”.

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais