MUSIQUALIDADE

R E S E N H A     1

 

Cantor: NANDO REIS

CD: “LUAU MTV – AO VIVO”

Gravadora: UNIVERSAL

 

Assim como Milton Nascimento, que afirma que todas as canções que compôs ao longo de sua carreira foram sempre feitas para Elis Regina, parece que a obra autoral de Nando Reis teria um destino certo: a voz de Cássia Eller.

É essa a impressão primeira para quem ouve o CD “Luau MTV – Ao Vivo”, que acaba de chegar às lojas através da gravadora Universal. Impossível não ouvir ecos da cantora em quase todas as faixas (três delas chegaram a ser gravadas por ela: “Relicário”, “”As Coisas Tão Mais Lindas” e “Luz dos Olhos”) desse novo trabalho de Nando, um ex-integrante da banda Titãs.

O artista tem sucessos de sua autoria gravados por Marisa Monte e pelas bandas Jota Quest, Cidade Negra e Skank. Bom compositor, é daqueles que possui um carimbo digital característico, ou seja, suas canções têm sempre uma linha melódica pessoal inconfundível. Dono de voz pequena e por vezes desafinada, tem gravado regularmente e, nos últimos anos, sempre o faz acompanhado dos mesmos músicos a quem batizou de Os Infernais.

Em 2004, junto com o grupo, lançou o primeiro disco ao vivo de sua carreira solo, o qual foi também encampado pela MTV. A diferença é que aquele vinha revestido de um som mais pesado, enquanto que o atual amolda-se dentro do padrão acústico, tendo sido gravado, inclusive, na Praia Vermelha, em Ubatuba, (SP).

O repertório tenta fugir das escolhas óbvias e passeia entre canções que fizeram parte do último CD de estúdio (“Sim e Não”, lançado no ano passado, a exemplo de “Sou Dela”, “N” e “Monóico”), músicas mais conhecidas (as gravadas por Cássia) e outras mais obscuras (“A Minha Gratidão é Uma Pessoa”, “Bom Dia” e “Quem Vai Dizer Tchau?”). Já os vocais, pela primeira vez, ficam a cargo de vozes femininas (Juju Gomes e Micheline).

Com a produção do trabalho assinada por ele próprio e por Carlos Pontual, Nando terminou por realizar um disco agradável que conta com o auxílio luxuoso de quatro convidados especiais: Andréa Martins (vocalista do grupo baiano Canto dos Malditos na Terra do Nunca), Andreas Kisser (do Sepultura), Negra Li e Samuel Rosa, este parceiro dos hits “Resposta” e “Eu e a Felicidade”.

A única inédita é a razoável “Tentei Fugir”, mas o carro-chefe do CD (que também está disponível no formato DVD) será indubitavelmente “Espatódea”, sublime canção composta por Nando para sua filha Zoé, até porque sua versão original faz parte da trilha sonora da telenovela “Paraíso Tropical” e já toca maciçamente nas rádios.

 

 

R E S E N H A     2

 

Cantora: ISAAR

CD: “AZUL CLARO”

Gravadora: INDEPENDENTE

 

Pernambuco é um Estado que, nos últimos anos, vem se destacando como celeiro de agradáveis surpresas no que tange à área musical. Uma delas atende pelo nome de Isaar, artista que acaba de pôr nas lojas o seu primeiro CD solo intitulado “Azul Claro”. Trata-se de um trabalho independente, produzido por Lindemberg Oliveira, através do qual se depara com uma cantora de voz marcante e sua opção nítida pela linhagem mais natural da música.

Todas as dez faixas que compõem o repertório do disco são de autoria da própria Isaar, mas somente “Satuba” é assinada por ela sozinha (as demais são divididas com vários parceiros). Através dos temas abordados e das melodias simples, revestidas por arranjos concisos, torna-se inquestionável que seu aprendizado surgiu basicamente em meio a festas populares e brincadeiras de grupos tradicionais de sua terra.

A cantora iniciou-se profissionalmente no meio musical fazendo parte da elogiada banda Comadre Fulozinha e chegou a acompanhar o conterrâneo Antônio Nóbrega na turnê “Pernambuco Falando para o Mundo”. Foi, todavia, participando do disco “Aparelhagem”, do sergipano DJ Dolores, que Isaar começou a ver seu nome realmente conhecido, embora não exatamente (ainda) pelo grande público.

Ela canta bonito. Dona de um timbre que, por vezes, lembra o de Rita Ribeiro, sabe colocá-lo a serviço de suas canções que parecem ter sido recolhidas do folclore. Não são, de fato, músicas daquelas que grudam facilmente na cabeça dos ouvintes, já que não possuem rimas diretas, tampouco partes definidas. Pior: grande parte delas desconhece refrões. Mas o fato é que cumprem bem o papel a que se destinam, que é o de mostrar uma artista ainda em busca de um caminho definitivo, mas, desde já, com capacidade para sair de um ciclo restrito de consumidores. Não foi à toa que, antes mesmo de chegar às lojas, três faixas do álbum já tinham sido incluídas em coletâneas como “Music from Pernambuco” (do selo Astronave), “Música Contemporânea de Pernambuco” (da gravadora Trama) e “World 2006” (da Rádio BBC de Londres).

Acompanhada por três músicos (Gabriel Melo na guitarra, Lito no baixo e Sidclei na bateria), Isaar transforma nos maiores destaques de seu bem-vindo CD de estréia as canções “Borboleta Amarela”, “Ciranda da Madrugada”, “Anum Azul” e “Flor de Capim”.

 

 

N O V I D A D E S

 

·               A soprano sergipana Marília Teixeira estará realizando, a partir das 21 horas da próxima quarta-feira (dia 30 de maio), no Teatro Tobias Barreto, um concerto que reunirá sua melodiosa voz aos talentos do violonista Sérgio Lisboa e do cravista Edmundo Hora. Excelente pedida!

 

·               A banda naurÊa confirma turnê internacional para o próximo mês de julho. Os irrequietos e talentosos rapazes mostrarão o trabalho em diversos palcos da Alemanha e da Áustria. Muito sucesso para eles!

 

·               O selo Putumayo, especializado em world music, lança por aqui o CD “Women of Latin América” que compila faixas gravadas por diversas cantoras de países latino-americanos, a exemplo do Chile, Peru e Colômbia. Do Brasil, foram incluídas Adriana Calcanhotto, Belô Velloso e Mônica Salmaso. A coletânea já havia sido lançada anteriormente (e com grande receptividade) no mercado americano.

 

·               O show “Primórdios”, realizado pela cantora Marina em novembro do ano passado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, foi devidamente registrado e deverá chegar às lojas em setembro próximo, nos formatos CD e DVD, através da gravadora Som Livre.

 

·               Revisitando sucessos lançados no final da década de setenta, o 14 Bis põe nas lojas o seu primeiro registro em DVD através da gravadora Sony & BMG. Grupo que se destacou por fazer um som que mesclava o pop com o rock progressivo, trazia àquela época como o seu integrante mais famoso o sempre afinado Flávio Venturini que faz uma participação especial no recém-lançado projeto. Além dele, também marcam presença outros conterrâneos mineiros como Beto Guedes, Marcus Viana e Rogério Flausino (este, o vocalista da banda Jota Quest).

 

·               O próximo nome famoso a integrar o famoso projeto Acústico MTV será o sambista Paulinho da Viola. Com previsão de lançamento até o final deste ano, o CD e o DVD ao vivo conterão vários dos sucessos colecionados ao longo dos 42 anos de carreira do artista, além de algumas canções inéditas.

 

·               Com apresentação assinada por Toninho Horta, o violonista gaúcho Felipe Poli (radicado, há anos, no Rio de Janeiro) lança, de maneira independente, o seu primeiro CD intitulado “Trem Fantasma”, o qual leva a assinatura de Armando Daudt na produção. Com uma atmosfera alegre, que transita entre o jazz e o pop, o artista (que tocou ao lado de diversos artistas, dentre eles Leny Andrade) resgata o sabor natural do velho e novo Brasil através de doze músicas, onze delas de sua própria autoria. A exceção fica por conta de “Insensatez”, obra-prima de autoria de Tom Jobim que completa o repertório do álbum. As sofisticadas harmonias são mostradas de forma simples, revelando completa integração entre os músicos que tiveram total liberdade de criação durante a elaboração do trabalho. Destaques para as faixas “Esperança”, “Walkman” e “Um Dia de Sol”. 

 

·               O quarto CD da cantora Luciana Mello estará em breve chegando às lojas. Intitulado “Nega”, o trabalho conta com a participação especial de Gabriel O Pensador. A maioria do repertório é formada por canções inéditas, mas há regravações: “Only You” (do repertório do grupo The Platters) e “Na Galha do Cajueiro” (famoso samba de Tião Motorista) estão entre elas.

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais