MUSIQUALIDADE, por RUBENS LISBOA

M U S I Q U A L I D A D E

 

 

R E S E N H A     1

 

Cantor: ARNALDO ANTUNES

CD: “AO VIVO NO ESTÚDIO”

Gravadora: BISCOITO FINO

 

Abrindo o leque de seu cast primeiramente firmado na nata da MPB, a gravadora Biscoito Fino acaba de pôr nas lojas, com dezesseis faixas, o novo CD de Arnaldo Antunes (também disponível em DVD com oito faixas a mais), artista que iniciou sua carreira como integrante da banda de rock Titãs e que, ao optar pela carreira solo, vem mostrando competência, especialmente na arte de compor, já tendo sido gravado por feras como Maria Bethânia, Gal Costa e Adriana Calcanhotto. Foi, todavia, quando formou com Marisa Monte e Carlinhos Brown o etéreo grupo Os Tribalistas que ele viu suas canções ganharem repentinamente as paradas de sucesso e seu nome ser reconhecido pelo grande público consumidor.

O novo álbum serve para comprovar a evolução de Arnaldo, mormente como cantor. Dono de recursos vocais limitados, ele antes se restringia a quase recitar as letras das canções, o que prejudicava em muito a aceitação de seus discos, posto que o tom monocórdio terminava por dominá-los. Já dá para notar, todavia, que Arnaldo tem evoluído em seu canto e antes o que soava estranho agora lhe é reconhecido como um charme.

O CD recém-lançado foi gravado no Estúdio Mosh, em São Paulo, em apenas uma noite numa espécie de apresentação que lhe confere a aura de “ao vivo”. Acompanhado somente por três músicos sensacionais (Betão Aguiar, Marcelo Jeneci e Chico Salém), os quais se desdobram em vários instrumentos, Arnaldo pôde fazer uma amostragem de sua interessante obra autoral (como compositor, é criativo e suas letras são repletas de tiradas e achados inteligentes), além de apresentar releituras particularíssimas para as obras-primas “Qualquer Coisa” e “Judiaria”, respectivamente de autoria de Caetano Veloso e Lupicínio Rodrigues. Esta última, inclusive, conta com a participação especial de Edgard Scandurra dando um show à parte na guitarra.

Outros convidados são o também ex-titã Nando Reis que se mostra pouco à vontade em “Não Vou Me Adaptar” e o ainda titã Branco Mello, adequado na delicada revisita à bela “Eu Não Sou da Sua Rua”. Marisa e Brown, por sua vez, comparecem afetivamente com a mediana “Um a Um”.

Os grandes momentos do disco ficam, no entanto, por conta da canção de ninar “Saiba”, da inspirada “Fim do Dia” (parceria com Paulo Miklos), da instigante “O Que” e da bacaninha “Pedido de Casamento”. Uma agradável surpresa é a inclusão de “Luzes”, pérola de autoria do poeta Paulo Leminski.

Um disco bem legal e que, por isso mesmo, merece ser conhecido!    

 

 

R E S E N H A     2

 

Cantor: IVAN LINS

CD: “SAUDADES DE CASA”

Gravadora: INDIE RECORDS

 

Compositor dos mais requisitados pelas intérpretes femininas da MPB, especialmente nas décadas de setenta e oitenta, Ivan Lins é considerado um criador de harmonias intrincadas, mas não obstante esta característica, freqüentou com afinco as paradas de sucesso, garantindo a consagração de grandes hits, tais como “Começar de Novo”, “Bandeira do Divino” e “Bilhete”.

Depois de passear por diversas gravadoras, Ivan aporta agora na Indie Records, por onde acaba de lançar seu novo CD intitulado “Saudades de Casa”, o qual foi praticamente gravado ao vivo no Estúdio Mega, no Rio de Janeiro, em apenas um dia do mês de agosto deste ano.

Ivan não é um artista acomodado, daqueles que vivem à base de regravações. Muito pelo contrário, tem produzido bastante ultimamente, abrindo, inclusive o seu leque de parceiros, por muito tempo restrito quase que somente a Vitor Martins.

Acostumado por anos a cantar em tons altíssimos, o que terminou lhe debilitando a voz, Ivan agora tem limitações incontestáveis, as quais tenta driblar algumas vezes suavizando os arranjos. Em certas passagens, dá-se bem: é o caso de “Daquilo Que Eu Sei”, “Formigueiro” e “Depende de Nós”, por exemplo, que terminam até ganhando novas nuanças. Em outras, no entanto, o resultado soa constrangedor, como em “Depois dos Temporais” e “Amar Assim”.

Alguns dos melhores momentos do recém-lançado trabalho ficam por conta da bonita faixa-título, da delicada “Acaso” e da animadinha “Boa Nova”.

Ivan cai de cabeça no samba nas boas faixas “Deus é Mais” e “A Gente Merece Ser Feliz”, esta um hino dos dias atuais e que conta com a participação especialíssima de Hamilton de Holanda no bandolim. Outros convidados presentes são Leila Pinheiro e Chico Buarque (na obra-prima “Renata Maria”) e Daniel Gonzaga (na interessante “Debruçada”, inédita parceria de Ivan com Gonzaguinha).

 

 

N O V I D A D E S

 

·               Amanhã (dia 11), a partir das 21 horas, terão vez no Teatro Atheneu os últimos shows do Projeto Prata da Casa – Edição 2008. Estarão se apresentando o cantor e compositor Kleber Melo e a banda Uma Ruma. A gente se encontra por lá!

 

·                Letícia Tuí lança, através do selo Sala de Som Records, seu primeiro CD intitulado “Sambaião”. Dona de poderosa voz de timbre agudo e educado, a cantora mostra-se à vontade em um repertório que apresenta, em sua maioria, boas canções inéditas de autoria de compositores ainda pouco conhecidos como Edu Kneip, Alexandre Fróes e Gabriel Versiani. Dentre as regravações, pérolas de Gilberto Gil (“Parabolicamará”), Chico Buarque (“Meu Guri”) e Jackson do Pandeiro (“Cabeça Feita”). Geraldo Azevedo é o convidado especial da faixa “Nos Olhos do Amor”, parceria dele com Geraldo Amaral, mas os melhores momentos do disco ficam por conta de “Cordel” (de Osvaldo Pereira e Beto Valente) e “Bora” (de Edu Krieger).

 

·               A gaúcha Shirle de Moraes já se encontra em estúdio gravando seu segundo CD. Revelada no programinha “Fama” da TV Globo, a cantora apresentará, no novo disco, releituras de canções de autoria de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Djavan e Vitor Ramil.

 

·               O produtor musical Guto Graça Mello será o responsável pelo CD em que várias intérpretes femininas darão voz a canções que fizeram parte do disco “Clube da Esquina”, lançado por Milton Nascimento em 1972. Dentre as cantoras convidadas que já confirmaram participação estão Maria Rita, Roberta Sá, Vanessa da Mata, Ivete Sangalo, Céu, Luiza Possi e Mariana Baltar. O único nome masculino presente será Seu Jorge.

 

·               No próximo ano, a cantora Mart’nália deverá concretizar um desejo antigo que é o de lançar um disco cujo repertório vai se voltar para a regravação de sambas históricos. A gravadora Biscoito Fino aposta no projeto, intitulado “A História do Brasil através do Samba” e promete caprichar na parte gráfica e no material de divulgação que chegará primeiro nas escolas da rede pública. Haverá as participações especiais de Maria Rita, Lenine e Moska.

 

·               O segundo CD de Leandro Sapucahy (que vem se mostrando um excelente produtor de discos de sambas) vai contar com a participação especial de Leci Brandão. No repertório, canções assinadas por gente da área, tais como Arlindo Cruz, Almir Guineto e Serginho Meriti. Nas lojas no comecinho de 2008.

 

·               Já nas lojas, através da gravadora Som Livre, o CD com a trilha sonora da telenovela global “Desejo Proibido”. Do eclético repertório fazem parte, além da fixa de abertura “Sonho Lindo”, na voz da cantora Tânia Mara, canções interpretadas, entre outros, por Caetano Veloso, Ana Carolina, Marisa Monte, Eduardo Dussek, Edson Cordeiro, Selma Reis e o grupo Boca Livre.

 

·               O cantor, compositor e trompetista Max Sette, integrante da Orquestra Imperial, lança seu primeiro disco individual através de seu site na Internet. Intitulado “Parábolas ao Vento”, o CD tem a música-título composta por Jorge Mautner e Nelson Jacobina que também participam da faixa. O repertório é basicamente da lavra de Sette, mas inclui também a releitura de “Panorama Ecológico”, de Roberto e Erasmo Carlos.

 

·               Jerry Adriani lançará, no primeiro trimestre do próximo ano, CD e DVD ao vivo que resultaram de show recentemente realizado no Canecão, no Rio de Janeiro e que contaram com as participações especiais de Ivo Pessoa, Tavito, Nasi e Fernanda Takai.

 

·               O cantor e compositor gaúcho Nei Lisboa pôs recentemente nas lojas, de maneira independente, o seu mais novo CD intitulado “Translucidação”. Bom compositor, não é, no entanto, daqueles que têm suas canções assimiladas logo de primeira, mas merece ser conhecido por quem ainda não o ouviu. Dentre os destaques do álbum recém-lançado estão, além da faixa-título, as músicas “Bela”, “Côte d’Azur”, “Tropeço” e “A Verdade Não Me Ilude”. A regravação de “Muito”, de Caetano Veloso, somente tendo o piano como base, é um charme a mais.

 

 

RUBENS LISBOA é compositor e cantor


Quaisquer críticas e/ou sugestões serão bem-vindas e poderão ser enviadas para o e-mail: rubens@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais