Na AL, Jackson homenageia Déda

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“No leito de morte, alimentado pela obstinação do seu espírito forte, e sentindo que aquele nosso encontro no hospital significava uma despedida, Déda me transmitiu um exemplo de esperança e responsabilidade que estará, por toda a vida, a inspirar as minhas ações.”

A declaração acima foi do governador Jackson Barreto no discurso ontem, 17, na abertura dos trabalhos legislativos onde fez uma homenagem ao governador Marcelo Déda.  Jackson disse que carrega um duplo legado, o de Déda e os ideais que acalenta desde os bancos da Faculdade de Direito. “ideais de liberdade, de justiça social e democracia”, lembrou.

Após enumerar as ações administrativas, os novos investimentos e as diversas obras, Jackson Barreto apelou para que as questões políticos-partidárias não deixem Sergipe perder o investimento do projeto Carnalita.

240 milhões do ProRedes – Jackson apelou também para que a Assembleia aprove o projeto de lei do  Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde – ProRedes, que tramita desde agosto do ano passado. “No entanto o prazo está se esgotando, e se ele não for aprovado em tempo hábil, Sergipe perderá, repito, 240 milhões de reais. Mas não é apenas de dinheiro que estou falando. Aqui, os grandes prejudicados serão justamente as camadas mais carentes da população. Aqueles que, por dever e por compromisso, cabe a nós proteger e zelar”, disse.

Sinceramente? O momento pré-eleitoral está acima de qualquer interesse por SE. Carnalita e Proredes serão apenas passado.

ProRedes

A presidente da AL, deputada Angélica Guimarães explicou que os deputados não estão travando a aprovação do ProRedes e lembrou que o projeto chegou sem o anexo contendo detalhadamente como todo o recurso será aplicado na área sa saúde para que todos deputados e a sociedade tenham conhecimento.

Vaga no TCE: Susana na expectativa
A deputada estadual Susana Azevedo está na expectativa esta semana da nomeação, por parte do governador Jackson Barreto, do nome dela para o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, na vaga que vem sendo objeto da disputa jurídica com Belivaldo Chagas desde o ano passado. O prazo para nomeação acaba esta semana.

Perfuratrizes
Ontem, 17, o diretor presidente e o diretor de infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano e Paulo Henrique Sobral, respectivamente, estiveram em São Carlos, interior de São Paulo, para visitar a Indústria onde estão sendo produzidas as perfuratrizes. A visita é com a diretoria da Prominas e tem o intuito de agilizar a entrega das demais perfuratrizes.

Capacidade
“A primeira a Cohidro já recebeu e já está no campo trabalhando, e as demais, estamos lutando, para que cheguem até abril deste ano”, comentou acrescentando que a chegada das duas novas perfuratrizes, vai ampliar a capacidade média de perfuração de poços da Companhia.

Campanha
O senador Eduardo Amorim destacou no início da noite de ontem, 17, os 50 anos da Campanha da Fraternidade. O parlamentar informou que a Campanha “tem sua origem histórica alguns anos antes do início do Concílio Ecumênico Vaticano II”.

Nordeste
Em seu discurso, Amorim lembrou que foi no Nordeste, no semi-árido, pobre, que ela foi concebida, com as finalidades evangelizadora e social. Amorim destacou a representação do Partido Social Cristão e lembrou os seus princípios e valores que norteiam a sigla.

Cordelistas e repentistas
Petista dialoga com cordelistas e repentistasDando continuidade à interlocução iniciada no ano passado com os cordelistas e repentistas de Sergipe, o vereador Iran Barbosa, do PT, esteve reunido, na tarde do último sábado, 15/02, com uma comissão de representantes de ambas as categorias na Casa do Cordel, sob a coordenação da professora e cordelista Izabel Nascimento.

Questões
Entre as questões pontuadas pela comissão destaca-se a necessidade da retomada do espaço que os cordelistas tinham para expor os seus cordeis, durante o mês de junho, na antiga Vila do Forró, hoje Arraial do Povo, montado no período junino, na Orla da Atalaia.

Espaço reduzido
Segundo relatam os cordelistas, a categoria já teve um amplo espaço assegurado durante o evento e este espaço foi sendo reduzido até não mais existir. “Ficamos sem o espaço, que era interessante, porque os poetas cordelistas podiam expor seus trabalhos para os turistas, que viam naquela atividade uma atração, compravam muitos cordeis, e nós ajudávamos a divulgar a cultura e o Estado de Sergipe”, aponta a cordelista Izabel.

Invasão
Na manhã  de ontem, 17, a convite do vereador Max Prejuízo (PSB), a senadora Maria do Carmo (DEM) visitou a invasão Recanto dos Manguezais localizada no conjunto Augusto Franco. O convite surgiu após reivindicação do vereador a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, para liberação do auxílio moradia até que os moradores desta comunidade sejam remanejados para moradias dignas e definitivas.

Auxílio moradia
Durante a visita a senadora Maria do Carmo anunciou que "a partir da tarde de hoje os moradores podem procurar a Prefeitura de Aracaju para dar entrada no auxílio moradia. É desejo do prefeito João Alves que todos tenham moradia digna".

Conquista
"É uma conquista muito grande e uma luta de anos. O auxílio moradia é uma transição até que todos sejam contemplados com suas casas definitivas. Isso mostra o compromisso da atual gestão", comemorou Max. O valor máximo do auxílio moradia oferecido pela Prefeitura de Aracaju é de R$300, 00 e cada morador que passar a receber o auxílio terá o seu barraco na invasão derrubado.

Atendimento
A secretária Selma Mesquita explicou que, diariamente, 20 pessoas serão atendidas. "Somente as famílias já cadastradas na prefeitura serão contempladas. Elas devem comparecer a Secretaria da Família e Ação Social munidas do documento de identidade, CPF e do recibo do aluguel. A partir daí, todo dia 5 o auxílio moradia será liberado", informou a secretária.

ASCOSERG/SE promove “Almoçando com Seguros”
Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Associação de Corretores de Seguros de Sergipe (Ascorseg/SE) dará início a um ciclo de encontros chamado “Almoçando com Seguros”. O primeiro evento acontecerá no restaurante Deppan Oriental, a partir do meio dia, e contará com a presença dos associados e corretores de seguros convidados. Em cada encontro será trabalhado um tema diferente.

Tema
O desta semana será: “Aspectos Elementares da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho”, ministrado  pelo Contador e Corretor de Seguros, Gilvan Junior. O objetivo é integrar os associados e proporcionar um momento fértil para a troca de experiências que estimulem o desenvolvimento profissional dos participantes.

Lucas Aribé visita o Ciras
Na manhã da última segunda-feira, dia 17, o vereador de Aracaju Lucas Aribé (PSB) visitou o Centro de Integração Raio de Sol, Ciras, para levar o balanço anual 2013, onde ele publicou suas as ações do primeiro ano de mandato como parlamentar. Aribé foi recebido pela diretora do Ciras, Caroline Carvalho, e por profissionais que trabalham na entidade. A diretora aproveitou o momento para relatar alguns problemas pelos quais as pessoas atendidas pela instituição sofrem todos os dias. Entre as reivindicações, o transporte foi destacado pela diretora.

Lucas Aribé visita o Ciras II
O vereador aproveitou a ocasião para conhecer o serviço de fisioterapia, que realiza normalmente 48 atendimentos por dia, de pessoas da comunidade do Bairro Santa Maria, local da sede da instituição. Outro tema conversado na visita foi a construção da calçada do Ciras, uma antiga reivindicação da diretoria. Ao final da visita, Aribé se reuniu com os alunos e os pais que estavam na entidade para explicar a sua atuação na Câmara Municipal de Aracaju e ouvir reivindicações da comunidade."É importante o contato direto com essas pessoas que precisam do serviço público a todo instante. Aqui, uma das principais reivindicações é justamente o transporte, que todos nós sabemos como é deficiente. Vamos aos poderes competentes pleitear melhorias e cumprir nosso papel como parlamentar", afirmou Lucas Aribé.

Encontro da Frente Sindical debate eleições de 2014
No último sábado, dia 15, militantes sindicais e dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) estiveram reunidos no 1° Encontro Estadual da Frente Sindical do PC do B. Participaram do encontro cerca de 30 lideranças de sindicatos do campo e da cidade.

Projetos
Os comunistas debateram sobre o projeto econômico, político e social do País e os rumos das eleições de 2014 em Sergipe e no Brasil. Para as eleições presidenciais, o Comitê Nacional do PC do B já deliberou o apoio à reeleição de Dilma Russef e a candidatura do ex-prefeito Edvaldo Nogueira para o Senador Federal.

Governo Jackson
A princípio, eles defenderam a participação do PC do B na atual governo de Jackson Barreto (PMDB). Essa decisão será debatida e deliberada pelo Comitê Estadual do partido.“O Partido dos Trabalhadores (PT) e Jackson Barreto são aliados históricos do PC do B e este é um momento de mantermos a unidade em torno do bloco progressista”, defende o secretário da Frente Sindical, Radamés de Morais Mendes.

Conselho Estadual de Saúde se reúne e defini datas das regionais

Aconteceu na última quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, no Auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a 36ª Reunião Extraordinária, quando se discutiu o Planejamento Estratégico para o exercício de 2014. Dentro da agenda do Planejamento Estratégico e da pauta de discussão e deliberação, constaram as etapas macrorregionais e Estadual da Conferência da Saúde do Trabalhador.

Diretrizes
Segundo o vice-presidente do Conselho Estadual, Eduardo Ramos, o objetivo da 36ª Reunião, foi para formar a comissão para se criar às diretrizes para a Segunda Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador, que acontece em julho, em Aracaju, e para a Conferência Nacional sobre a Saúde do Trabalhador que acontece em novembro, em Brasília.

Sete regiões
Participaram da reunião os representantes dos conselhos das sete regiões de Saúde: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Estância, quando na oportunidade foram criadas as comissões para organizar as conferências e definidas as datas das regionais. “Todo o estado será representado quando serão tirados os delegados para a Conferência Nacional”, disse Eduardo.

SINDIJOR aprova três jornalistas nos Mestrados da UFS e UFJF

O Curso Preparatório para Mestrado, oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (SINDIJOR-SE), no final do ano passado, em parceria com a Faculdade Amadeus (Fama), aprovou três jornalistas, sendo duas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e uma na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

Mercado

O Curso, que teve a coordenação da jornalista Michele Tavares, professora e Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aprovou as jornalistas em um Mestrado bastante concorrido nas duas universidades. “A maioria dos alunos estava buscando o curso para retornar aos estudos após algum tempo no mercado de trabalho. Então, do total de 10 inscritos, de fato, apenas quatro tentaram a seleção. Sendo que desses, três foram aprovados”, explica a professora.

Qualificação
O presidente do SINDIJOR-SE, Paulo Sousa, observa que a qualificação e atualização profissional são algumas das principais metas da atual gestão. Ele lembra que no segundo semestre o sindicato abrirá inscrições para mais um Curso Preparatório de Mestrado.

Aprovadas
Foram aprovadas nos Mestrados da UFS e UFJF as jornalistas: Laila Oliveira (Mestrado/PPGCOM/UFS), Bárbara Nascimento (Mestrado/PPGCOM/UFS) e Catarina Schneider (Mestrado/ PPGCOM/UFJF).

Transporte e trânsito
O Setransp e a SMTT convidam para o workshop "Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito". O evento será realizado no dia 20 de fevereiro  de 2014, das 9h às 12h30, no auditório do Sest/Senat, na Avenida Presidente Tancredo Neves, s/n 5.657 – Jabotiana, Aracaju/SE.

Tema
A programação terá início às 9h, com a discussão do tema principal, com Alexandre Rocha Resende, gerente de Mobilização e Capacitação. Às 10h30 acontece a apresentação das vencedoras  do Prêmio ANTP de Qualidade, a apresentação dos "Casos de Sucesso", por Maria Augusta Grangeiro Meirelles, da Transportadora Itamaracá Ltda. Em seguida, se inicia um debate.

Iniciativa
O evento é uma iniciativa do Prêmio ANTP de Qualidade e é voltado para os dirigentes das organizações – operadoras rodoviárias urbanas e metropolitanas, operadoras metro-ferroviárias, gestores de transporte e trânsito, operadoras de transporte rodoviário de longa distância e operadoras de serviços de fretamento – visando à divulgação do Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Qualidade e Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos.

Agenda
18 de fevereiro, terça-feira.
Segundo o Banco Central, a economia do país sofre retração por dois trimestres seguidos. Homem tenta vender dois bolivianos por 2 mil reais em São Paulo. Henrique Pizzolato sacou dinheiro com nome do irmão morto. Mercado reage bem a novo governo na Itália. Obra de Francis Bacon é leiloada por 169 milhões de reais em Londres. Senado brasileiro vai discutir legalização da maconha. PIB da Europa tem avanço mais disseminado em três anos. Demanda forte devido a calor pegou a indústria de surpresa. Estados Unidos têm 3 milhões e 300 mil adesões a plano de saúde. Republicanos suavizam oposição a Obama. A  Rede Globo já acertou com representantes dos principais partidos políticos as datas dos debates da eleição presidencial: 2 de outubro no primeiro turno e 24 de outubro, no segundo. Só participarão os quatro candidatos mais bem situados na pesquisa da semana anterior.

Curtas
APÓS MAIS DE 30 ANOS, MPF DENUNCIA SEIS POR ATENTADO A BOMBA. /// DIPLOMATAS DOS ESTADOS UNIDOS TÊM 48 HORAS PARA DEIXAR O PAÍS, DIZ CHANCELER VENEZUELANO. /// NA BAHIA, GOVERNO OFICIALIZA TROCA DE NOME DE COLÉGIO DE MÉDICI PARA MARIGHELLA. /// COMO DILMA, ALCKMIN USA RECEITAS EXTRAORDINÁRIAS PARA FECHAR AS CONTAS. /// JOVENS QUE LANÇARAM ROJÃO CONTRA CINEGRAFISTA SÃO DENUNCIADOS PELA PROMOTORIA POR HOMICÍDIO TRIPLAMENTE QUALIFICADO. /// GENOÍNO PEDE AO STF PRISÃO DOMICILIAR DEFINITIVA. /// ONU AFIRMA QUE COREIA DO NORTE COMETE CRIMES SIMILARES AOS DO NAZISMO. /// NA BAHIA, BEBIDAS ALCOÓLICAS SÃO LIBERADAS NOS ESTÁDIOS. MP VAI RECORRER DA DECISÃO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Panorama do campeonato sergipano
Classificação: Sergipe – 6 – Confiança – 6 – Coritiba – 4 – Socorrense – 3 – Estanciano – 3 – Itabaiana – 3 – Canindé – 3 – Lagarto – 1 – Amadense – 0 e Olímpico (clube que desistiu de participar) – 0.

Terceira rodada
Não haverá jogos no meio-de-semana. As partidas que integram a rodada de número 3 são: Sergipe X Canindé, Coritiba X Confiança, Lagarto X Amadense e Estanciano X Socorrense. Deverão ser realizadas no próximo domingo.

Movimento financeiro
Apenas 301 pagantes estiveram prestigiando o jogo Confiança X Estanciano, proporcionando uma renda de três mil e dez reais. Enquanto isso, 75 torcedores não pagaram ingresso. Como se vê, nosso futebol continua no fundo do poço. Fazer futebol profissional desse jeito é simplesmente impossível.

Iluminação
O Sergipe e o Confiança aguardam, ansiosamente, a instalação de refletores em seus estádios, para pelo menos diminuir os efeitos danosos da atual situação.

Paradoxo
O Amadense, campeão da Taça Governo de Sergipe, está na lanterna do campeonato.

Prefeituras
Os proprietários dos três estádios particulares que servirão de palco para jogos da Copa do Mundo, Atlético do Paraná, Corinthians e Internacional querem empurrar gastos para as prefeituras. Esses clubes não pretendem pagar o aluguel de estruturas temporárias nos arredores dos estádios, cujo custo é de, pelo menos, 40 milhões de reais por cidade-sede. Mas os contratos firmados com a FIFA dizem que esses custos devem ser bancados pelos donos dos estádios. Resumo da ópera: mais dinheiro público para o futebol.

Exclusão
A CBF solicitou à CONMEBOL que exclua o Real Garcilaso do Peru da Taça Libertadores da América. O presidente José Maria Marin, da CBF, quer punição máxima ao referido clube peruano por ofensas contra o volante Tinga, do Cruzeiro, na semana passada.

Atraso inadmissível
A Arena da Baixada, em Curitiba, está numa situação totalmente crítica. O estádio não possui, até hoje, o projeto executivo da reforma.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  "A emoção me leva, a razão me traz de volta"

www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco) Queridos doentes, não percais a esperança, mesmo nos momentos mais duros do sofrimento. Cristo está junto de vós.

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE Política é um lance delicado q aproveitadores utilizam pra faturar. Se for aliado é um santo, se pensar em sair do grupo vira monstro.

www.twitter.com/Mmauriciolobo  Nada de novo na entrevista do senador Valadares, tudo q já tínhamos ouvido e pensado, continua "na moita" como estratégia política

www.twitter.com/ffariajr  "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe".

www.twitter.com/revinhogama Tweets A verdade dói, mas sem a dor a gente nunca iria perceber quando está doente…

www.twitter.com/Greenhalgh_  Escola baiana muda de nome: sai o ditador Emilio Médici e entra o guerreiro Carlos Marighella. Viva a Bahia! …

DO LEITOR

Temperatura de 15 graus é o suficiente. Momento eleitoral
Do leitor Geraldo Lima Feitosa, conhecido como Geraldo dos Correios: “Se nos termômetros o calor aproxima-se de uma temperatura dos 40 graus, não é diferente na política. Só que na política outros números quentes aparecem na disputa, chegando-se aos 110 graus na soma total das legendas das principais lideranças de Sergipe, desde o número 15 do PMDB de Jackson Barreto, ao 40 de Valadares.  Mas o homem que, mesmo antes de completar 15 anos de idade, já trabalhava na profissão de carteiro dos Correios, percorrendo ruas de Aracaju, olhando olho no olho das pessoas e conhecendo os problemas da cidade, tem demonstrado muita seriedade na condução da administração pública estadual e, da mesma forma, habilidade política do processo sucessório, datado para 05/10/2014. É certo que, até as convenções partidárias, em 30/06, muitas águas vão rolar e, assim, com água, a temperatura tende a estabilizar-se nos 15 graus. Já que o povo não suporta calor excessivo, assim como temperatura muito baixa.”

Brasil vai se acabar
Por Abrahão Crispim Filho: "Daqui até as eleições de 2014 o Brasil vai se acabar diariamente na Globo e nos grande Jornais. A cada dia vamos assistir um desespero cada vez maior dos conservadores prevendo nosso catastrófico fim. Tudo isso para voltar ao poder e nos salvar! No entanto, o Brasil adicionou 60 milhões de consumidores à fila do caixa; tem um PAC incluindo 17 mil kms de estradas e ferrovias, uma transposição do São Francisco em andamento, além de portos, aeroportos, hidrelétricas, e casas populares sendo construídos. Além disso, nada menos que 100 bilhões de barris de petróleo no fundo do mar e com tecnologia para extrair de lá. O caminho do Progresso agora é bem simples: Evitar com firmeza a violência e todas as tentativas de se gerar o caos econômico e social".

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO/DOMINGO, 18

Disputa política – Cidades brigam e podem ficar sem US$ 1,8 bi em investimento – Mauro Zanatta, enviado especial.

Uma briga "paroquial" está no meio do caminho de um projeto de US$ 1,8 bilhão da Vale no interior de Sergipe. E a disputa política, temperada por aspectos econômicos, pode melar os planos de extrair 1,2 milhão de toneladas anuais de carnalita, uma rocha avermelhada essencial para a fabricação do potássio usado em fertilizantes, cuja importação supera 90% da demanda brasileira atual.

Há uma guerra declarada, por motivos eleitorais, que já transbordou para acalorados debates em rádios, artigos de jornal e para as redes sociais na internet. Em jogo, muito dinheiro e muitos votos.

Às margens da BR-101, no sentido Alagoas, a Vale quer erguer sua usina de beneficiamento de carnalita e construir 44 quilômetros de tubulações da adutora e as linhas de transmissão. Empregaria 4 mil pessoas nessa fase. Depois, serão necessários mil trabalhadores para operar a unidade e seus 528 poços de perfuração nos próximos 25 anos.

Recheada de números, projeções e estatísticas, todas usadas ao sabor das conveniências políticas, a contenda rachou de vez o Estado. De um lado está o prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), um usineiro de família tradicional que exige a totalidade da instalação industrial em seu município, onde estão 73% das jazidas da carnalita. Dele depende a liberação do uso e ocupação do solo municipal. Sem essa autorização, exclusiva da prefeitura, não há projeto.

Leite tem apoio do grupo político do senador Eduardo Amorim (PSC), que comanda uma frente de 14 partidos de oposição ao atual governador Jackson Barreto (PMDB), o outro lado dessa disputa. Candidato à reeleição – ele era vice do petista Marcelo Déda, morto em dezembro de 2013, após longo afastamento por doença -, Barreto deve enfrentar o senador nas urnas.

Óbito político. Cercado de advogados e tributaristas, o prefeito garante que Capela perderá ao menos R$ 15 milhões mensais de ICMS adicional para a vizinha Japaratuba, sede original da planta da Vale. E ficará com o passivo ambiental de poços, tubulações e adutora. "Não vou entregar minério para enriquecer vizinhos. Não sou entreguista, não assino", disse ao Estado em um fim de tarde na cidade. "Seria meu atestado de óbito político."

Seu adversário local, o ex-prefeito Manoel Sukita (PSB), aliado de Barreto, também não assinou. "Questões políticas", resume. E agora usa o episódio para desgastar Leite com os moradores para voltar ao cargo em 2016.

Em dificuldade com a oposição na Assembleia Legislativa, o governador tem explorado a divergência para angariar simpatia no interior, pobre e carente de empregos. "Ezequiel é um maluco, um bacana dono de usina. A família dele não precisa de emprego, mas Sergipe não pode perder oportunidade", disse Barreto ao Estado em Japaratuba. "Isso vai ficar na conta deles." E afastou privilégios a aliados do PMDB: "Assumi o governo em maio de 2013. A Vale definiu o local em 2009 e a presidente Dilma veio aqui em abril de 2012. Não tenho poder para mudar".

Mediação em disputa. A briga já levou os políticos sergipanos a buscar, sem sucesso, a mediação do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB). Até isso virou alvo de disputa. O governador diz ter pedido a reunião após o diretor industrial da Vale, Francisco Cisne, ter avisado que "estava se retirando" do projeto. "Fiquei alarmado e pedi a audiência. A Vale estava praticamente próxima a dizer não."

Líder do PSC no Senado, Amorim rebate: "Eu fui atrás para resolver. Disse à presidente Dilma na reunião de líderes", afirma. "Ocorre que o governo não tem competência. Há uma insistência do governador em politizar, em achar culpados e tirar proveito."

Pivô da discórdia, a Vale, até aqui distante dos embates, deve dar explicações aos senadores nesta quarta-feira, quando haverá audiência pública para debater o tema.

Em nota, a empresa limitou-se a informar que a escolha do local foi baseada em "critérios estritamente técnicos" depois de "intensos estudos realizados por profissionais qualificados de diversas áreas".

O projeto, de acordo com a empresa, está em fase de "avaliação técnico-econômica" e ainda será submetido à sua diretoria executiva e ao conselho de administração.

Repartição. Jackson Barreto queria enviar um projeto de lei à Assembleia do Estado para a divisão proporcional de impostos e tributos segundo o tamanho da jazida em cada cidade. Assim, Capela ficaria com 71% de tudo, diz ele. No primeiro ano, seriam R$ 53 milhões em ICMS adicional, mais ISS e contribuição pela exploração mineral (Cfem). Em 30 anos, seriam mais de R$ 900 milhões.

O prefeito Ezequiel Leite disse não ter segurança jurídica para apoiar o projeto e acabou recusando. Ele argumenta que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu à vizinha Rosário do Catete todo o ICMS adicional por ter a sede da indústria que beneficia outro mineral, a silvinita, cuja jazida está quase toda em Capela. "Não vou repetir mesmo erro de anos atrás", defende. "Não é política. É a chance de sair da miséria onde estão 64% dos nossos 33 mil habitantes."

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O conhecimento leva à unidade, assim como a ignorância à diversidade.”

“O mundo é de fato uma mistura de verdade e faz de conta. Não creia e aceite a verdade.”

Ramakrishna, Mestre de Yoga indiano, nasceu em 18 de Fevereiro de 1836 e morreu em 1886.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais