Não troque seis por meia dúzia

Tem muita gente achando que o forte desgaste da classe política vai ser responsável por uma renovação sem igual do Senado e na Câmara Federal. Não será bem assim. Estudos mostram que agora em 2018 as duas Casas serão renovadas em índices bem menores do que nas últimas cinco eleições, quando a média ficou em 45%. A impopularidade e desonestidade da maioria dos congressistas deveriam ser suficientes para derrotá-los, porém as regras criadas por eles na última reforma política reduziu as expectativas de mudança. Além do mais, parte da renovação de caras e nomes será apenas simbólica, pois muitos políticos desgastados e impedidos de concorrer abrirão espaço para filhos e parentes. Portanto, para mudar o Congresso de verdade é fundamental não apenas votar contra os fichas sujas, mas fazer campanha em favor de candidatos com passado limpo e comprometidos com as causas sociais. Do contrário, o povo vai trocar seis por meia dúzia e continuar chorando o leite derramado.

Um quase ex

Almeida Lima não é mais diretor geral da Fundação Hospitalar de Sergipe e não deve permanecer por muito tempo como secretário estadual da Saúde. Aliás, para o governador Belivaldo Chagas (PSD), Almeidinha já é uma página virada. Prova disso foi dada ontem, quando o “Galeguinho” não convidou o pomposo auxiliar para a posse do enfermeiro Valtenes Braga Júnior como diretor geral do Hospital de Itabaiana. Misericórdia!

Barco furado

O grupamento político liderado pelo deputado federal André Moura (PSC) não passa de um barco furado. Pelo menos é assim que pensa o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Ele jura que não vai entrar em canoa furada, pois carrega um sentimento de mudança, com crédito político. “Só lamento que o senador Eduardo Amorim (PSDB) tenha passado de líder a liderado”. Crendeuspai!

Encardidos

De um bebinho num boteco da zona norte de Aracaju: “O safado que vota em candidato ficha suja não passa de um imundo”.

Farsa Nacional

O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou que a Força Nacional vai atuar em Itabaiana para ajudar a Polícia Militar no combate à criminalidade. Jocosamente apelidada de Farsa Nacional, este grupamento é, na verdade, um engenhoso instrumento de propaganda utilizado por este governo temerário para fingir que se importa com a violência nos estados. Homem, vôte!

Hino ameaçado

O imortal Jouberto Uchôa de Mendonça encontrou no deputado estadual Moritos Matos (Rede) um aliado na luta contra Hino de Sergipe. O parlamentar pretende apresentar um projeto prevendo a abertura de concurso para seleção de novas letra e música. O atual passaria a ser o Hino do Sesquicentenário. Segundo o professor Uchôa, o hino em questão é muito extenso, difícil de ser cantado, tem sílabas repetidas e há quem o aponte como plágio da ópera “A Italiana em Argélia”, escrita por Rossini. Cruzes!

Corda bamba

E quem está com o mandato por um fio é a prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa (PTdoB). Por maioria de votos, a Câmara Municipal aprovou o pedido de impeachment contra a gestora. Ela é acusada de prevaricação por nomear pessoas para cargos não existentes. Os vereadores também ficaram tiriricas porque a moça reduziu o duodécimo da Câmara. Ah, bom!

Marré deci

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no Brasil. Segundo estudo da Fundação Abrinq, em relação àqueles em extrema pobreza, o percentual chega 13,5%. O que caracteriza a população como pobres e extremamente pobres é rendimento mensal domiciliar per capita de até meio e até um quarto de salário mínimo, respectivamente. E este governo temerário ainda pensa em acabar com o programa Bolsa Família. Danou-se!

Fique ligado

O eleitor irregular deve procurar o cartório eleitoral mais próximo até o dia 9 de maio. Se o cidadão mudou de cidade e precisa alterar o local de votação, o prazo final para essa mudança também é o próximo dia 9. Quem não fizer isso estará impedido de participar das eleições deste ano.  Você tá nessa?

Bem na fita

O Partido dos Trabalhadores cresceu cerca de 30% de 2016 até agora. Pelo menos é o que garante Rogério Carvalho, presidente do partido em Sergipe. Segundo ele, a legenda continua sendo a mais querida dos brasileiros, devendo crescer ainda mais durante a campanha eleitoral que se avizinha. Então, tá!

Beiço mole

Wilson Silva e Rhuan Morais estão engaiolados sob a acusação de furtarem cavalos. Os dois ladrões de “beiço mole” foram flagrados montados nos pangarés furtados horas antes de uma propriedade na Barra dos Coqueiros. A Polícia quer saber o que Wilson e Rhuan iam fazer com as montarias, que já foram devolvidas ao verdadeiro dono. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal O Rosário, editado no município de Rosário do Catete em 13 de agosto de 1933

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais