“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Para reflexão algumas frases de Pepe Mujica, que deixou a presidência do Uruguai em março deste ano. Entrou pobre e saiu pobre. Deixou o governo com 65% de aprovação. Humilde e simples, ele conquistou o mundo. Suas entrevistas são verdadeiras aulas de cidadania e liberdade. Algumas delas:
"O alimento para o desejo permanente de transformação da alma vem de dentro da gente".
"Queridos, a nossa crise é de valores e se queremos mudança precisamos mudar a cultura. Não há mudança sem que mudemos a cultura da ética e da economia".
"Não vale a pena viver para pagar contas. Vivam para que possam beijar e caminhar com os seus filhos".
“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada”.
“Esta democracia não é perfeita, porque nós não somos perfeitos. Mas temos que defendê-la para melhorá-la, não para sepultá-la”.
“Meus queridos, ninguém é melhor do que ninguém. Tenho que agradecer a sua juventude pelas recordações de tantos e tantos estudantes que foram caindo pelos caminhos de nossa América Latina. Vocês têm que seguir levantando a bandeira. Na vida, temos que defender a liberdade. E ela não se vende, se conquista. Fazendo algo pelos outros. Isto se chama solidariedade. E sem solidariedade não há civilização.”
"Não devemos deixar de nos ver brasileiros, mas temos de nos entender como latino-americanos".
“Temos que pensar como espécie não só como país. Os pobres da África não são da África, são também nossos.”
“Não temos que imitar a Europa ou ao Japão. Não podemos querer o desenvolvimento com dor e angústia, desenvolvimento com felicidade para todos. A generosidade é o melhor negócio para a humanidade e o pior dos negócios são os bancos.”
“Essa etapa da sociedade capitalista tem que ter uma cultura que permita o seu desenvolvimento. Não podemos confundir o consumo com felicidade.”
“Eu creio que estão em crise os valores da nossa civilização. Essa etapa do capitalismo não gera puritanos, mas gera corrupção. Não estamos numa idade de aventura, mas uma idade de sepultura.”
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Muito forte
Essa de “….não podemos viver para pagar dívidas…" é muito forte. E merece uma reflexão para muita gente.
Terreno Ceasa Itabaiana: João Patola diz que para “agilizar” parte do terreno doada foi inserida na certidão de compra
A escritura do cartório de Itabaiana publicada no blog de ontem, 31, é realmente do terreno para construção do Ceasa. No programa de George Magalhães, na 103 FM, ontem, João Patola, um dos donos, disse que a parte que ele doou, foi inserida na escritura de compra e venda, para “agilizar” o processo por conta da burocracia. Ou seja, o blog informou corretamente, o que vale para a Justiça é o que está escrito. Ou seja, o papel do cartório. Já o IPTU em atraso, o blog foi informado que foi feito um acordo, com o pagamento de pouco mais de R$ 100 mil.
Plano Estadual de Educação aprovado
E os deputados estaduais passaram todo o dia de ontem, 31, discutindo e votando o projeto do governo estadual do Plano Estadual de Educação. A emenda retirando a chamada ideologia de gênero foi aprovada, de autoria do pastor Antônio dos Santos.
Eleições FSF: Luiz Roberto é candidato? E Miltinho? Jackson não fará interferência
Ontem, 31, um comentarista ( o blog não lembra a rádio) insinuou a possível candidatura de Luiz Roberto, presidente do Confiança a presidente da Federação Sergipana de Futebol – FSF. Ele apoia (ou apoiava) o candidato Miltinho, atual vice. O certo é que a eleição da FSF ainda não tem nada definido. Aliás, o blog foi informado por um proprietário de uma rádio FM, que até o governador Jackson Barreto se arrependeu de se meter na história no lançamento da candidatura de Miltinho.
Servidores salários em quatro parcelas: no RS, situação é pior do que a de SE
No Rio Grande do Sul a situação do pagamento dos salários dos servidores é pior do que a de Sergipe. O governo anunciou o pagamento quatro parcelas o salário de agosto. A primeira parcela da folha de pessoal foi paga ontem, 31, e as demais até os dias 11, 15 e 22 de setembro.
Pagamento em dia
Ontem, 31, no primeiro levantamento feito pelo blog do pagamento dos servidores em vários municípios foi constatado que as prefeituras de Socorro, Areia Branca e Itabaiana, pagaram dentro do mês. Quem souber de alguma outra é só enviar por e-mail.
"Cabeças" do Congresso Nacional: Valadares novamente na lista
O senador Valadares (PSB) foi considerado novamente, em 2015, um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, na categoria “Articulador”. Os senadores do PSB, João Capiberibe (AP) e Lídice da Mata (BA), também estão entre os 100 mais influentes parlamentares do ano.
Anos
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista, que destaca Valadares entre os 100 parlamentares na 22º edição da pesquisa. Desde 1994, o DIAP elege os “Cabeças” do Congresso Nacional. Por sua atuação parlamentar, o senador Valadares figurou na lista nos anos de 2003, 2004, 2005, 2006, 2011, 2012, 2013, 2014 e, agora, 2015.
Articulador
Adotando critérios como a reputação, o posicionamento hierárquico na estrutura de poder e a capacidade de influenciar e liderar as escolhas dos outros políticos, a 22ª edição da pesquisa DIAP identificou, por meio de entrevistas com deputados federais e senadores, assessores da Câmara e do Senado, além de jornalistas, cientistas e analistas políticos, o perfil articulador no senador Valadares, destacando-o entre 594 parlamentares brasileiros. Sua escolha fortalece a representação e o poder de influência de Sergipe no cenário político nacional.
Pré-candidato em Socorro
A justiça eleitoral concedeu na última sexta-feira (28) a certidão de quitação eleitoral ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Zé Franco (PSDB). A certidão, que foi emitida pela 34ª Zona Eleitoral de Nossa Senhora do Socorro, assegura que Zé Franco pode ser candidato a prefeito de Socorro em 2016, com a plenitude do gozo dos direitos políticos. Com o documento, o ex-deputado espera que acabem às especulações sobre a sua inelegibilidade.
Capacitação profissional no turismo
A Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe assinaram ONTEM o contrato de prestação de serviços para a execução do Plano de Capacitação Profissional e Empresarial para o turismo desenvolvido pela Unidade de Coordenação do Prodetur (UCP) em Sergipe, com recursos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Seleção
O Senac DR/Sergipe foi aprovado após ampla seleção realizada pelos técnicos da UCP e do BID, que levou em conta o histórico de capacidade técnica da instituição. Nessa primeira etapa, ao custo de R$ 382.000,00, serão capacitadas 380 pessoas em 13 municípios dos pólos turísticos do “Velho Chico” e “Costa dos Coqueirais”.
Foco
O secretário Adilson Júnior disse que se sente “gratificado, pois o Governo do Estado, através da Setesp, tem como foco a capacidade do turismo em gerar emprego e renda e a capacitação profissional é uma das ações que já vêm sendo realizadas para garantir à população inserção no mercado de trabalho do turismo. Isso muda diretamente a vida das pessoas, elogiou a atuação do Senac/SE, que como contrapartida, vai oferecer uma série de cursos gratuitos atendendo, também, ao turismo sergipano”.
Fórmula do crescimento
Com atuação focada no tripé: rede própria de atendimento, profissionais qualificados e uso intenso de alta tecnologia compõem a fórmula do crescimento do Hapvida. A operadora já soma 68 usuários, somente em Aracaju. Pelo Brasil, são de mais de 3 milhões de clientes.Uma escala sempre crescente.
Neópolis: População referendou mutirão contra o Diabetes
Mais uma vez o a campanha contra o diabetes foi sucesso. Desta vez no último fim de semana no município de Neópolis, com o
apoio total da prefeitura local. Todas as atividades foram Organizadas pela Acadêmica de Enfermagem Thais Fontes e Coordenadas pelo Centro de Diabetes de Sergipe com o apoio direto da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), e a Coordenação Nacional da FENAD,contando, é lógico, com o fundamental apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Neópolis.
673 exames realizados
As atividades foram desenvolvidas, no sábado,29, das 8h às 12h, na Rua do Bomfim ( em frente ao SESP ),Neópolis,Sergipe. Além dos exames foram distribuídos materiais educativos, Jornal do Diabético e Um livro para crianças Diabéticas Foi realizada uma palestra pelo médico Raimundo Sotero (Endocrinologista) sobre prevenção e cuidados com Diabetes para a equipe de saúde do município no dia anterior, durante todo manhã. No total foram realizados 673 exames, tendo percentuais alterados de 470 pacientes.
Emplacamento e licenciamento obrigatórios de ciclomotores
Foi excelente a coletiva realizada ontem, 31, pelo diretor-presidente do Detran/SE, Edgar Motta, onde deixou clara a legalidade do emplacamento e licenciamento obrigatórios de ciclomotores. A medida cumpre a Lei Federal Nº 13.154, de 30 de julho de 2015, que passou para os Departamentos Estaduais de Trânsito a competência de registro dos ciclomotores.
Estrutura
Em sua fala, Edgard da Motta destacou que o Detran está preparado para realizar o emplacamento e licenciamento dos ciclomotores. “Basta que o proprietário se dirija a uma unidade da autarquia portando a nota fiscal do veículo; recibo de transferência, quando possuir; documentação pessoal e comprovante de residência”, explicou. Os donos de cinquentinhas que já estão em circulação podem realizar esse procedimento até o dia 30 de novembro de 2015 sem pagar multa por atraso de emplacamento e licenciamento.
Quatro meses de prazo
“Serão cerca de quatro meses para que os proprietários possam se programar para reunir a documentação e realizar o emplacamento, além de providenciar a carteira de habilitação. O cadastro da cinquentinha será considerado como primeiro emplacamento, sem ônus dos exercícios anteriores. Em dezembro, faremos campanha educativa e em janeiro será iniciada a fiscalização”, lembrou Motta.
Taxas
Assim como os condutores dos demais veículos, quem pilota o ciclomotor deve portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a habilitação, que pode ser a CNH na categoria A ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). A taxa para o primeiro emplacamento do ciclomotor custará R$ 77,85. O valor para o licenciamento anual será R$ 51,06 e do Seguro DPVAT, R$ 292,01, proporcional ao mês do licenciamento. Já o custo para a aquisição da placa deverá ser determinado pelo fornecedor escolhido pelo usuário.
PELO TWITTER
www.twitter.com/JoseRaimundos O camarada nãoo sabe fazer nada, mais vira consultorrrrrr.. ….. Roubar grana publica e mais mole do que trabalhar né?
www.twitter.com/BonifacioCartun Não se iluda: O mais próximo que você vai chegar de se tornar um milionário é marcando o bilhete da mega sena #SegundaDoValentinoNoSdv
www.twitter.com/guidorezende O aumento dos negros nas universidades é um marco de nosso governo. Durante anos os negros foram vistos como cidadãos de segunda classe!
www.twitter.com/Abrahao_Filho Hoje é o dia 1ª de setembro de 2015. Trigésima sexta semana do ano. De janeiro a hoje passaram 244 dias. Faltam 121 dias para o fim do ano.
www.twitter.com/gutembergbraga Incrível como as coisas estavam enterradas aqui no Maranhão em porões da corrupção. Tudo vindo à tona!
ENCONTRO
Sexta-feira indígena na UFS
Os povos indígenas sofreram durante séculos: genocídios, etnocídios, usurpação de suas terras, discriminação e preconceitos. Com a criação da Lei de Terras em 1850 e a extinção da Diretoria do Índio em 1853, o que contemplava os fazendeiros, latifundiários e os chamados senhores de engenhos, com o discurso que não existia mais índios, e sim caboclos, esses grupos étnicos remanescentes de sociedades primitivas passaram a não existir mais para as autoridades e grande parte da sociedade brasileira.
Contudo, os anos 70 do século passado foi um momento importante para que os nativos brasileiros iniciassem processos de retomada de seus territórios, isso ocorreu com a colaboração e empenho de estudiosos, pesquisadores, principalmente os da Comissão Pró-Índio em São Paulo, movimentos estudantis e sociais, como o ocorrido com os Índios Xokó da Ilha de São Pedro, município de Porto da Folha, em Sergipe.
Ultimamente as comunidades indígenas vêm realizando diversos encontros visando o intercâmbio e o fortalecimento de suas culturas. Muitos desses encontros são promovidos por entidades como, por exemplo, a ONG Thydewa, localizada na Bahia, que promove oficinas, rodas de conversa, trabalhos de educação patrimonial em encontros com povos indígenas do nordeste, entre outros. A Thydewa realizou recentemente dentro do marco de seu Pontão de Cultura Viva: Esperança da Terra, obtendo em um desses momentos, temas como: Cultura, Memória e “Oca Aberta” objetivando tratar da produção coletiva de um novo livro da coleção: Índios na Visão dos Índios. Uma publicação multicultural e coletiva.
Por este viés, a fim de realizar um Encontro com o intuito de receber público de todas as idades, a Sexta-feira Indígena na Universidade Federal de Sergipe reunirá pesquisadores de todo o Brasil e representantes de povos indígenas de Sergipe (Os Xokó) e algumas etnias de Alagoas. Será uma oportunidade de reflexão sobre a questão indígena e de reconhecimento da presença cultural e política dos povos indígenas em nossa região.
O evento ocorrerá no dia 04 de setembro no Campus de São Cristóvão – Auditório da Didática VI. Estarão presentes representantes das etnias Xokó, de Sergipe, e Kariri-Xocó, Xucuru-Kariri, Karapotó, Tingui-Botó e Aconã, de Alagoas, além da comunidade quilombola de Mocambo, de Porto da Folha, Sergipe. Nas mesas redondas, serão discutidos aspectos linguísticos, educacionais, políticos e socioculturais da vivência indígena e de suas relações com a sociedade envolvente. Além de participar dos debates, os representantes das comunidades indígenas irão apresentar suas manifestações culturais, nas formas da dança e do artesanato.
O evento terá a presença do ativista indígena Aílton Krenak, que irá participar dos debates e lançar, em Sergipe, o livro Aílton Krenak, de 2015. Editado pela Azougue e organizado por Sérgio Cohn, o livro tem apresentação de Viveiros de Castro e reúne textos de Aílton e entrevistas concedidas ao longo de sua vida, entre 1984 e 2013, incluindo o discurso no Congresso Nacional em 1987.
É de grande importância preservar a memória dos povos indígenas brasileiros, esses grupos étnicos “detém” grande acervo tangível e intangível, englobando o universo do patrimônio cultural do país. Como também, não há como falar sobre as identidades culturais do Brasil sem mencionar as culturas dos nativos dessa terra.
O evento está sendo organizado por Biolinguagem, Embaixada Povos da Terra, Prodocência, NEAB e PPGA/UFS. Maiores informações visitem o blog http://sextafeiraindigena.blogspot.com.br/ ou http://btvianna@gmail.com
Beto Vianna
Professor no Departamento de Letras de Itabaiana – UFS
Doutor em Linguística
Marcos Paulo Carvalho Lima
Licenciado em História pela UFS
Especialização em Ensino para a Igualdade
nas Relações-Étnico Raciais/FSLF
Pesquisador
DO LEITOR
Patrocínio Confiança
Mensagem de um torcedor azulino (Confiança) “Parabéns ao Banese, pelo lucro de 24.000.000,00 no Semestre! Agora um patrocínio para o Confiança nada. Bastaria 0,5% desse lucro. Então companheiros, existe muita má vontade e muito sacanagem. Diga não a o Banese e a esse governo!!”
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“É tolice ser sábio onde a ignorância é bem-aventurança.” A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, líder religioso indiano, nasceu em 01 de Setembro de 1896 e morreu em 1977.