Não-violência: mais eficaz e sem máscaras

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A mídia continua desnorteada diante dos protestos: não entendeu sua fase mais espontânea, orgânica, universal e continua sem avaliar a segunda fase, com baixíssima adesão e visivelmente orquestrada. Incapaz de aproximar-se do governo para captar suas percepções, nossa mídia corre solta e sonsa, ao sabor dos ventos e acasos. Socialmente secundária.

A cobertura dos protestos do Sete de Setembro resultou pífia. Como era sábado e no sábado os diários deixam de ser cotidianos, o saldo do dia seguinte foi impreciso. E logo descontinuado já que na segunda-feira começa nova semana, página virada. As preocupantes avaliações do ministro Gilberto de Carvalho não tiveram consequência. Deveriam: se a imprensa não presta atenção ao que o governo diz, sugere ou insinua, cumpre metade da sua missão.

Em junho, no primeiro momento, as máscaras funcionaram como ícones, algo retóricas, homenagem ao libertário Guy (ou Guido) Fawkes, que pretendia detonar a Coroa e o Parlamento britânico. Eram parte da mensagem, peças das manifestações. No segundo momento, as máscaras tornaram-se disfarces, elementos da clandestinidade, equipamentos da sedição.

O processo radicalizou-se: em três meses, o que poderia ser entendido como descompressão ou desobediência descambou em violência, sem propósito, um fim em si mesmo. Embotados pelas rotinas, os radares da sociedade civil – a mídia – não foram capazes de identificar o antídoto natural do confronto.

Acomodados ao paternalismo, os movimentos sociais não conseguiram perceber que o vandalismo e a baderna sequestram a sua mais preciosa ferramenta – a capacidade de mobilização popular. O que era insatisfação em estado puro foi transformado em calendário de assaltos. Deslegitimou-se.

Papel da mídia

A ninguém ocorreu que a única forma de confrontar a violência é através da não-violência. Nascem juntas, ambas são organizadas, mas seus custos e eficácia são opostos. A não-violência tem sido erroneamente confundida com passividade, resignação, misticismo, “paz e amor”. Nada disso: é uma forma superior de disciplina, racional, altamente conscientizada. A violência é emocional, hepática, geralmente irracionalizada.

Gene Sharp, hoje com 85 anos, cognominado “Maquiavel do pacifismo”, é um cientista político americano que passou grande parte da sua vida estudando a história dos movimentos de mudança política. Seu tratado The Politics of Nonviolent Action (Porter Sargent Publisher, Boston, 1973) é um cartapácio de quase 900 páginas preparado sob os auspícios do Centro de Estudos Internacionais da Universidade Harvard.

Relembra a Primavera de Praga de 1968; traz de volta a extraordinária luta de Mohandas Karamchad Gandhi, o Mahatma (= Grande Alma, 1869-1948), patriarca da descolonização, pai da emancipação indiana; e atualiza a emocionante cruzada pelos direitos civis nos EUA liderada pelo pastor Martin Luther King, que acaba de completar 60 anos.

A não-violência conseguiu impor-se até mesmo contra a sanguinária Gestapo, em Berlim, 1943, quando as mulheres não-judias reuniram-se na rua, exigiram e conseguiram que os maridos judeus fossem poupados das câmaras de gás.

Na segunda parte, Sharp elenca e classifica 198 diferentes modelos de protesto não-violentos em todas as esferas da atividade – da defesa do consumidor à luta contra ditaduras, da desobediência civil às ações estáticas (sit-in, stand-in, ride-in, pray-in etc.).

A não-violência não se esconde, dá a cara, não quer o poder, quer mudanças, exige resultados. Por isso dispensa máscaras. É possível entender por que o Estado, como entidade material, busque a estabilidade e só consiga enfrentar a violência com repressão. Já a mídia lida com a inteligência e a consciência, é elástica, volátil, ágil, inventiva, transformadora.

Se empacar, sobra.

(Por Alberto Dines em 10/09/2013 na edição 763/Observatório da Imprensa)

É boato
Deu na coluna Periscópio de ontem,12, do JC: O empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco comentou ontem que é peemedebista e não pretende deixar o PMDB. O empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco comentou ontem que é peemedebista e não pretende deixar o PMDB. “Eu tenho partido e não pretendo sair dele. Qualquer história apontando na direção de minha saída do PMDB é puro  boato”,  declarou.

Desmentido
Ainda no JC de ontem: O ex-deputado federal Jorge Alberto nega que tenha fechado entendimento político com o prefeito de Aracaju, João Alves (DEM), conforme foi divulgado ontem. “Também não é verdade que eu esteja induzindo o ex-deputado estadual Marcos Franco, Juca Bala (prefeito de Laranjeiras) ou qualquer outro correligionário do PMDB para que me acompanhe em uma eventual saída minha da agremiação”, disse. “Esse é um momento para reflexões”, concluiu.

Márcio Macêdo homenageia Déda
“O governo de Marcelo Déda é marcado pelo desenvolvimento econômico e social, a luta no combate à miséria e à discriminação, na defesa dos mais pobres e necessitados e na busca incessante da melhoria de vida do povo sergipano, um governo que com certeza ficará para sempre marcado na história de Sergipe”

Sete anos
Foi este o tom do pronunciamento do deputado federal Márcio Macêdo (PT), realizado  ontem, 12, no Grande Expediente da Câmara, em Brasília. O parlamentar fez um balanço dos sete anos do Governo liderado por Marcelo Déda (PT) em Sergipe, apresentando as principais ações da atual administração em áreas fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico do Estado.

Condução correta
O parlamentar salientou também a correta condução da administração pelo governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), que desde junho deste ano está à frente da gestão, em decorrência do tratamento de saúde a que Déda é submetido. “Com estilo próprio e a autonomia que o cargo exige, Jackson Barreto tem dado continuidade no programa administrativo atual, e tem se mantido fiel ao projeto político que governa Sergipe”, frisou.

Inauguração em Socorro
Nessa sexta-feira, 13, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro Fábio Henrique realiza a inauguração da urbanização e a ciclovia Governador Celso de Carvalho. A solenidade está marcada para ocorrer às 17h, nas proximidades da rótula das Araras, no Conjunto João Alves. Na ocasião ocorrerá um passeio ciclístico e a entrega de novos carros para a Guarda Municipal.

Médicos cubanos
Doze médicos desembarcarão em Sergipe nesse fim de semana.  Entre os dias 14 e 15 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recepcionará os profissionais que aderiram ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. Dentre os que serão recepcionados, 10 são cubanos e dois intercambistas, profissionais brasileiros que se formaram no exterior.

Sessão Especial debate a PEC 555/2006
Nesta sexta-feira, dia 13, às 9h, ocorre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sessão Especial, requerida pelo vereador pastor Roberto Morais (PR), para debater sobre a PEC 555/2006, que prevê a extinção da contribuição previdenciária das remunerações de aposentados e pensionistas do setor público.

Participantes
Arivaldo José dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino (Fenafe), será um dos participantes. Além dele, representantes do Fisco e de outras entidades ligadas ao tema.

Jackson vai a inaugurações
O governador em exercício, Jackson Barreto de Lima, visita três municípios, nesta sexta-feira, 13, – Nossa Senhora das Dores, Divina Pastora e Malhador -. Haverá inauguração da Quadra de Esportes do Colégio Estadual General Calazans, em Dores, a partir das 9hs30. Em Divina Pastora, às 10hs30, Jackson assina Ordem de Serviço para calçamento do Assentamento Flor do Mucuri, Povoado Bonfim.

Escola e unidade de saúde, em Malhador
Jackson participa de inaugurações em Malhador. A partir das 11h30, inaugurará a Unidade Básica de Saúde “Agripino Ferreira dos Santos”, no Povoado Siebra; e logo depois inaugura a Escola de Esporte “Raimundo Rodrigues de Lima”, além de promover assinatura de atos.

Ordem de serviço
A Prefeitura de Malhador vai aproveitar para emitir ordem de serviços de algumas obras: Construção de 40 casas populares;Construção de Academia da Saúde;Construção de Quadra de Esportes no Povoado Poço  Terreiro; Construção de Unidade Básica de Saúde no Povoado Antas; 18.000 m² de Pavimentação Asfaltica.

Zezinho: licitação de táxi é medida nefasta e desumana
O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) chamou a atenção do prefeito Aracaju para o problema que será criado com a proposta de licitação para os taxistas da cidade, sugerida pelo Ministério Público do Estado. Filho de taxista, Guimarães disse que sabe as dificuldades enfrentadas diariamente por essa categoria que, agora, diante dessa possibilidade fica fragilizada e pode sofrer as consequências do caos que irá se estabelecer.

Distorções
Na tribuna da Assembleia Legislativa, Guimarães disse que reconhece as distorções no setor, mas que nada justifica uma medida “nefasta e desumana” como essa. Para ele, promover um processo licitatório a esta altura seria promover um caos, prejudicando centenas de pais de famílias que ficarão desempregados.

Processo
Para Zezinho só quem tem dinheiro vai poder entrar num processo de licitação e comprar pontos de táxi. “E esses pais de família que não têm, o que vão fazer? Não se pode tomar uma medida dessas, sem ter alternativa para essas pessoas que, há décadas tiram o sustento dessa atividade. Licitar é penalizar, é destruir uma categoria que está no mercado há cerca de 50 anos”, sentenciou.

Taxistas serão ouvidos na terça-feira na Assembleia
Foi aprovado  ontem, 12, requerimento da deputada Susana Azevedo convidando representante do Sindicato dos Taxistas de Aracaju para ser ouvido na Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa acerca da ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual, na qual determina prazo de 30 dias para que o município de Aracaju realize licitação nas concessões de táxis da Capital.

Comissão
Em entendimento com o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), que preside a Comissão de Transportes daquela Casa, a deputada Susana Azevedo informou que a sessão da Comissão para tratar desse assunto será realizada na próxima terça-feira, após a sessão ordinária, oportunidade serão ouvidos os taxistas.

Maria Mendonça cobra tabelas de reajuste dos servidores
A deputada estadual Maria Mendonça disse nesta quarta-feira que lamentava o fato do projeto de reajuste do magistério ter chegado à Casa (foi analisado nas comissões) sem as tabelas. De acordo com a parlamentar, coube a ela a função de ser relatora do projeto encaminhado pelo governo. “Constatei que não constavam as tabelas. Fiz uma solicitação para o envio das tabelas. Não pode chegar um projeto de revisão salarial sem as tabelas”, comentou a deputada, frisando que a carreira do magistério foi destruída pelo Estado.

Discussão ampla
“Tive uma reunião com o secretário Jeferson, na Seplag, e com o procurador-geral, doutor Marcio. Discutimos amplamente essa questão. Ele disse que havia um acordo e que não podia enviar a tabela”, explicou. Maria Mendonça disse que solicitou ao secretário que essa reposta pudesse chegar de forma célere à Assembleia, para que fosse garantido o pagamento da categoria, pagando em setembro. “Ontem no final da tarde chegou uma resposta por e-mail, prestando os devidos esclarecimentos”, disse.

Entendimento
A deputada disse que o projeto enviado reflete o entendimento firmado entre o governo e o Sintese e lembrou que o projeto encerrou a greve da categoria. Maria destacou o fato do governo ter concedido 7,97% de reajuste a partir de setembro de 2013. Mas observo que o governo desestruturou a carreira e o Sintese tem mostrado isso com veemência.

Desmonte carreira
“Infelizmente, com o desmonte da carreira ele não pode mandar a tabela. Os valores que igualam as carreiras são irrisórios e por isso não enviou as três tabelas, mandou apenas a de nível superior. Espero que o governo revogue esse projeto. Em 2012 o professor ficou com zero de aumento. Ficou prometido que esse passivo será negociado”, lamenta Maria Mendonça.

Convite aceito por Amorim é destacado
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), ocupou a tribuna  ontem, 12, também para parabenizar o senador Eduardo Amorim (PSC) que aceitou o convite formulado pela Executiva Nacional do PSC para ser candidato ao governo de Sergipe na eleição do próximo ano. Angélica ainda enalteceu a coragem e a determinação do senador sergipano.

Missão
“Quero dizer da minha satisfação, enquanto membro do PSC, sobre o convite formulado pela Executiva Nacional do PSC ao senador Eduardo Amorim. Ele foi convocado e aceitou a missão de ser pré-candidato ao governo do Estado de Sergipe no próximo ano. Um jovem médico e jovem na política que começou como deputado federal mais votado da história de Sergipe, repetindo o feito na eleição para senador. Não estamos em uma prévia eleitoral, não é ano eleitoral, mas a Executiva do nosso partido manifestou seu desejo, sua vontade”, destacou a presidente da AL.

Hospital de Socorro vai se chamar José do Prado Franco
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 126/2013, de autoria do deputado Zé Franco (PDT), que denomina de José do Prado Franco o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.  De acordo com ele, a aprovação por unanimidade demonstra o respeito que os políticos de Sergipe tem pela história desse sergipano ex-empresário do ramo agropecuário que muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado.

Retirada do nome
Quando era privado, o Hospital de Nossa Senhora do Socorro recebeu o nome do deputado Zé Franco. Quando passou a ser administrado pelo Governo do Estado, o parlamentar solicitou a retirada do seu nome do prédio, que passou a se chamar José do Prado Franco (tio dele). Durante evento realizado no dia 9 de agosto, o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), inaugurou a reforma da unidade, batizando-a de Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.

Tristeza
O deputado Zé Franco lamentou a falta de atenção do vice-governador Jackson Barreto com a sua família. "Sequer fomos avisados. Foi uma falta de respeito com a minha família. Não fiquei chateado, mas triste”, desabafou o parlamentar. Aprovado por unanimidade, O projeto agora segue para sanção do governador.

Prefeito apoia taxistas em ação do MP
O prefeito João Alves Filho recebeu na manhã de hoje, 12, uma comissão composta por taxistas de Aracaju, juntamente com representantes do poder Legislativo, para discutir sobre a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Sergipe. A ação trata sobre os aspectos das concessões de permissão (pontos de táxis), determinando que elas sejam obtidas através de licitação. João Alves se colocou à disposição da categoria e disse que está apoiando os taxistas para que os mais de quatro mil profissionais não sejam prejudicados.

Apoio
Durante reunião, o prefeito de Aracaju foi enfático ao apoiar os taxistas dizendo que acha injusta ação. "Os taxistas que estão circulando foram formados na escola da vida e dependem das permissões para seu sustento e de suas famílias. Vamos buscar soluções em outras cidades que também passaram por esse processo, como São Paulo. Na capital paulista o MP percebeu que muitas pessoas seriam prejudicadas com isso e decidiu que o processo licitatório seria para as novas concessões", explica.

Pregão
O vereador Iran Barbosa, PT, defendeu, ontem, 12, uma análise mais aprofundada do edital de Pregão Presencial 006/2013, da Prefeitura de Aracaju, que prevê a contratação centralizada de instituição financeira para prestação de serviços bancários à Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do município – hoje centralizados no Banco do Estado de Sergipe (Banese). Segundo o petista, os vereadores precisam conhecer melhor o conteúdo do edital para poderem se posicionar com clareza sobre as consequências dessa medida.

Cautela
“Temos que ter muita cautela e analisar com muito cuidado o que está previsto no edital. Porque tem muita gente, de forma açodada, saindo em defesa dessa iniciativa da administração municipal e depois, quando vai ver o que tem no edital, pode ter que recuar”, ressaltou.

Solidez
O parlamentar lembrou que Sergipe é um dos poucos estados que tem conseguido manter uma instituição bancária de caráter estadual sólida, tendo o Banese sobrevivido à onda de privatizações que varreu o país, principalmente na década de 90, destruindo a maior parte dos bancos estaduais.

Vereador defende que Ceasa passe para PMA
"Tenho certeza que não há interesse do Estado em tomar uma atitude que venha à prejudicar os comerciantes da Ceasa", iniciou assim o seu pronunciamento, durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã  de ontem, 12, o vereador Max Prejuízo (PSB).

Atitude
O próprio governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), através de seu perfil na rede social twitter, informou que nunca tomou nenhuma atitude contra a Central de Abastecimento do Estado de Sergipe (Ceasa) e nem contra sua localização. "Da minha parte, fiquem tranquilos", twittou Jackson na quarta-feira, 11/9.

Comissão
Max Prejuízo informou que uma Comissão formada por ele, Robson Viana (PMDB) e Anderson de Tuca (PRTB) esteve reunida na tarde de ontem com o secretário de Estado da Agricultura, Zezinho Sobral, para tratar da problemática da Ceasa, "por entender que este assunto deve ser debatido com o Legislativo Municipal, já que afeta diretamente a população de Aracaju".

Diretoria eleita do Sindijor é recebida pelo presidente da OABSE

O presidente eleito do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), Paulo Sousa, o vice-presidente Edmilson Brito, e os diretores Joedson Telles, Kátia Paim e Noel Lino, foram recebidos na tarde desta terça-feira (10) pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Carlos Augusto, e alguns conselheiros. O encontro serviu para a nova diretoria do Sindijor agradecer aos membros da OAB o apoio que a entidade dos advogados sergipanos tem dado a luta dos jornalistas, tanto a nível local como nacional.

Laços
Para o presidente eleito do Sindijor, a visita também serviu para estreitar os lanços entre o sindicato e a OAB.“Esse é o primeiro de vários encontros que teremos com a OAB para discutirmos assuntos de interesse da coletividade, mas principalmente dos jornalistas. Aqui agradecemos a OAB pelo apoio que sempre deu as principais lutas dos jornalistas, sendo a PEC dos Jornalistas, aprovada no Senado, a mais recente delas. Portanto, viemos agradecer o apoio da Ordem e nos colocarmos à disposição dessa importante entidade sergipana. É por esse e outros motivos que escolhemos essa casa para a solenidade de nossa posse”, reconhece Paulo Sousa.

Luta
O vice-presidente Edmilson Brito também destaca a importância que a OAB teve na aprovação da PEC dos Jornalistas, assim como na luta pela construção do Conselho Federal de Jornalismo.“A OAB tem uma história de luta em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas, a exemplo da PEC dos Jornalistas. E aqui em Sergipe não tem sido diferente. Sendo assim, a posse ser feita na OAB é o reconhecimento da sua história de luta em prol da moralidade pública e de uma comunicação democrática, que é o que todos nós defendemos”, diz Edmilson.

Orgulho
De acordo com o presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto, ter a nova diretoria empossada na entidade é motivo de orgulho e satisfação.“Para mim e para nós da OAB é motivo de orgulho a posse da nova diretoria do Sindijor acontecer em nossa casa. Tenham certeza que a ordem estará sempre à disposição do Sindijor naquilo que estiver ao nosso alcance. E para nós da entidade é uma honra estar na posse da nova diretoria”, diz Carlos Augusto, acrescentando a importância da PEC dos Jornalistas para a qualidade do Jornalismo.

Qualificação
“É muito importante a qualificação profissional, e nós sabemos que essa qualidade passa por uma boa faculdade. Acho que a PEC dos Jornalistas é muito importante para resgatar essa qualidade que o Jornalismo precisa e que a própria sociedade exige. Realmente, a OAB deu sua contribuição avaliando como constitucional a referida proposta”, lembra Carlos Augusto.

Direitos Humanos
A nova diretoria do Sindijor sugeriu ao presidente da OAB a criação do Prêmio Direitos Humanos OAB de Jornalismo. A proposta foi bem aceita pelo presidente, que ficou de analisar na reunião de conselheiros a possibilidade do prêmio. A posse da nova diretoria acontece no dia 20 deste mês, às 20h, no auditório da CAA-OAB, próximo a Praça Camerino, por trás do Museu da Gente Sergipana.

Brincando com a OAB
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB Sergipe proverá no dia 4 de outubro, a partir das 14h, na Instituição Revida, localizada no Bairro Coqueiral, um dia de recreação e solidariedade. A CDH convida toda a sociedade para comemorar o Dia das Crianças de um jeito especial. Roupas, brinquedos, livros, e alimentos estão sendo recolhidos para a instituição Revida, e os interessados em participar desta causa solidária podem deixar suas doações na Sede da OAB/SE, localizada à Av. Ivo do Prado, nº 1072, bairro São José. A diversão agora é Lei!!!

Agenda
13 DE SETEMBRO – Sexta-feira, 13. Para uns, um dia de azar. Para outros, um dia de sorte. Na verdade, um dia como outro qualquer. Hoje e amanhã ocorre o chamado YOM KIPUR, ou seja, o DIA DO PERDÃO. Dez dias após o Ano Novo, os judeus fazem orações e jejuam por 25 horas a fim de purificar o espírito. Contaminação de terreno na área da USP Leste, em São Paulo, faz professor decretar greve. Edifícios por onde circulam 4.000 pessoas diariamente estão sobre um solo que contém lixo orgânico. No RUF – Ranking Universitário Folha – cursos com menos de 10 anos de existência estão entre os melhores do país. Na Alemanha, a polícia confisca bomba voadora de grupo neonazista. Segmento da população “super rica” continua batendo recordes no mundo, mas cai no Brasil. Repercute no mundo artístico a decisão de Bel Marques de deixar a banda Chiclete com Banana. O brasileiro Bernard assume cargo no COI com direito a voto. Thomas Bach, 59 anos, medalhista olímpico em 1976, é o novo presidente do Comitê Olímpico Internacional. A Venezuela retirou-se, formalmente, do sistema de direitos humanos da OEA. Em Aracaju, CMA aprova hereditariedade para as concessões de serviço de táxi. Enquanto isso, o MP quer licitação para o setor.

Curtas
FIEL DA BALANÇA, CELSO DE MELLO, DECANO DO STF, DECIDIRÁ, NO DIA 18, QUARTA-FEIRA, O FUTURO DO JULGAMENTO DO MENSALÃO. /// SESSÃO DE ONTEM TERMINOU COM O PLACAR APONTANDO EMPATE DE 5 A 5. /// PGR PEDIRÁ PRISÃO IMEDIATA DE 10 CONDENADOS. /// POPULAÇÃO BAIANA DECIDE E O ESTADO NÃO VAI ENTRAR NO HORÁRIO DE VERÃO, QUE COMEÇARÁ EM 20 DE OUTUBRO E TERMINARÁ EM 16 DE FEVEREIRO DE 2014. /// ITAMARATY AUTORIZA RETORNO DO DIPLOMATA EDUARDO SABOYA, RESPONSÁVEL PELA RETIRADA DO SENADOR PINTO MOLINA DE LA PAZ. /// PPS NEGA QUE TENHA DADO PRAZO A EDUARDO CAMPOS. /// ESTADOS UNIDOS ALERTAM QUE OPÇÃO MILITAR NA SÍRIA SEGUE POSSÍVEL.

DIRETORIA EXECUTIVA BANESE – Nota de Esclarecimento
Banese se pronuncia sobre o caso da folha de pagamento dos servidores da PMA

A Diretoria Executiva do Banco do Estado de Sergipe (Banese) vem a público esclarecer que o afastamento do Banco da administração da folha de pagamento dos servidores públicos do município de Aracaju representará uma perda considerável para a instituição. Todos os baneseanos e boa parte da sociedade aguardam com preocupação o resultado dessa iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju que trará prejuízos para uma instituição que investe todo o seu capital no próprio Estado.
Não compreendemos o motivo dessa insatisfação da atual gestão da prefeitura com o nosso Banese, já que o Banco sempre atendeu às solicitações do município, dentro da lógica da reciprocidade negocial.
O Banese possui a maior rede de atendimento bancário do Estado e está presente em todos os municípios sergipanos, inclusive em lugares onde nenhum outro banco está. O Banese tem compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado, de forma que apoia diversos projetos filantrópicos, educativos, socioambientais e culturais em todo o Estado.
Somente com a implantação do Museu da Gente Sergipana, uma das principais atrações turísticas e culturais de Aracaju, o Banese investiu mais de R$ 20 milhões.
Esses investimentos têm sido possíveis principalmente graças ao apoio que o Banese recebe do Governo do Estado, que, desde o início da administração do governador Marcelo Déda, em 2007, abdicou de parte dos dividendos a que tem direito para capitalizar o Banco e permitir que ele tenha um bom desempenho e possa continuar contribuindo para o fortalecimento da economia do Estado e desenvolvimento da nossa gente.
Por fim, entendemos que é dever dos gestores públicos fortalecer o Banese, único banco estadual existente no Nordeste, orgulho e patrimônio dos sergipanos.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Remo
A Federação de Remo de Sergipe tem novo presidente. Já foi empossado no cargo o desportista Geraldo Porto, que há anos exerce um trabalho positivo em prol da modalidade que já viveu, no passado, momentos de grande popularidade. Trata-se do REMO. Quem quiser constatar a dedicação de Geraldo, é só dar um salto, pela manhã, logo cedo (5 às 6 horas) na Escola de Remo situada na margem direita do rio Poxim, nas dependências do Parque dos Cajueiros, também denominado Governador Antonio Carlos Valadares. Cotinguibense de quatro costados, Geraldo Porto é, também, grande colaborador de Wellington Mangueira, no Decano da Fundição. Que, por sinal, vai passar mais um ano ausente do futebol.

MP 620
Foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados. Mexe de forma radical na estrutura do desporto brasileiro. Apenas uma reeleição, mandato de quatro anos e proibição de prática de nepotismo são algumas novidades.

Assistente FIFA
Parece que desta vez o sonho de Clériston Clay Barreto Rios será concretizado. O baiano radicado em Sergipe vai a Santa Catarina participar de teste. Se for aprovado, passará a integrar o quadro da FIFA, na qualidade de árbitro assistente.

Laranja
Não é o que vocês estão imaginando. Estamos nos referindo à nova camisa, de cor laranja, que será utilizada pelo Real Madri nos jogos da Champions League.

Felipão X Saldanha
Não caiu bem a decisão de anunciar o goleiro Júlio César como o primeiro jogador garantido na seleção brasileira para disputar a Copa do Mundo. Muito diferentemente agiu João Saldanha, quando anunciou, de uma só vez, o seu “onze”. Questão de estilo. Por oportuno, lembremo-nos de que Júlio César está no banco de uma equipe da segunda divisão inglesa, o QUEEN’S PARK RANGERS. Uma pisada na bola sem precedente na história dos técnicos da seleção brasileira.

Ozil
O ótimo craque alemão OZIL fará sua estreia sábado, pelo Arsenal.

Divórcio
Está perto da dissolução o “casamento” entre o Fluminense e a UNIMED. O convênio entre clube e patrocinador tem sido motivo de intensos protestos dos cooperantes do conhecido plano de saúde.

Givanildo desmente
O treinador Givanildo Sales, do Sergipe, desmentiu, de forma categórica, a informação que circulou em Aracaju logo após o empate do Sergipe com o Tiradentes, em Fortaleza, resultado que impediu o clube rubro de continuar disputando a Série D. A notícia, ao que tudo indica, visava a queimar a imagem do técnico do Mais Querido e dava conta de que ele teria se oferecido para treinar o CSA, de Maceió.

Mais comunicação
O novo presidente do COI – Comitê Olímpico Internacional – declarou, logo após sua posse, que os responsáveis pela Olimpíada de 2016, a ter lugar no Rio de Janeiro, devem ampliar sua comunicação com o povo brasileiro, explicando os benefícios que os Jogos Olímpicos trarão à população.

Bernard Rajzman
Aos 56 anos, o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei que conquistou a medalha de prata em Los Angeles (1984) é o novo representante brasileiro com direito a voto no COI. Ele foi secretário nacional de esportes do governo Fernando Collor e deputado estadual do Rio de Janeiro, em 1994.

O rádio por dentro
Jairo Alves, finalmente, deverá lançar, até o final do ano, livro que aborda o rádio sergipano em seus vários aspectos. Titular, desde 1993, do jornalístico LINHA DIRETA, da Rádio Cultura, Jairo é professor e apresenta, aos domingos, o tradicional “DOMINGO É DIA DE RETRETA”, na emissora católica.

Rádio UFS
O jornalista Marcos Cardoso, ex-Jornal da Cidade, exerceu o cargo de Secretário de Comunicação Social da PMA, na gestão Edvaldo Nogueira. Atualmente, dirige a Rádio UFS (Universidade Federal de Sergipe), cuja programação conta com a coordenação de Juliana Almeida, que brilhou, até recentemente, na Liberdade AM 930.

Wilson Tavares
Braço direito de Carlos Magalhães, Wilson é, além de ótimo plantonista, coordenador da equipe do MAGÁ. Apresenta o SHOW DE BOLA e substitui, de vez em quando, o titular do BALANÇO GERAL, que é o Carlos Magalhães.

Fala pra mim
Programa produzido e apresentado pelo Dr. Emerson e sua equipe, aos sábados, das 7 às 9 horas, na Aperipê (AM e FM). Uma revista semanal dos principais fatos ligados à educação, saúde e ,cultura. Programa bem elaborado e apresentado, dignifica a programação da antiga Difusora, emissora oficial do Estado. Das 8 às 9 horas, o FALA PRA MIM é retransmitido pela rádio ELDORADO, de Lagarto.

Copa do Mundo
Já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014 as seleções representativas dos seguintes países: Brasil (sede), Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, Irã, Itália e Japão.

Frase
“Estou muito bem, com uma saúde irritante.” – Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Por questões de saúde, o primeiro mandatário do tricolor paulista deverá antecipar o nome do candidato à sua sucessão. A eleição acontecerá no mês de abril.

Luís Roberto
O presidente do Confiança deverá ser reconduzido ao cargo no próximo mês de outubro.

Reinaldo Moura
Tão logo complete 70 anos, idade para a aposentadoria compulsória do TCE – Tribunal de Contas do Estado, Reinaldo Moura lançará sua candidatura, oficialmente, à presidência do Sergipe, de acordo com objetivo por ele próprio antecipado desde o primeiro semestre de 2013.

Campeonato Brasileiro – Série A
Resultados de ontem: São Paulo 1 X 0 Ponte Preta – Flamengo 2 X 1 Santos – Atlético Mineiro 3 X 0 Coritiba e Inter 2 X 2 Vitória. O principal destaque da rodada foi o atacante Jô, que fez os 3 gols do Atlético MG diante do Coritiba. O artilheiro marcou 6 gols no espaço de uma semana. Na estreia de Muricy, o São Paulo vence e o Flamengo espanta o fantasma do rebaixamento ao derrotar o Santos. 

Memória do esporte
13 DE SETEMBRO – Em 1984, o meia Mário Sérgio, do Palmeiras, é apanhado no exame antidoping, porque teria usado cocaína, após a vitória sobre o São Paulo, por 2 a 1, no dia 9 de setembro, pelo campeonato paulista. O jogador foi suspenso do futebol por três meses. Um dia antes (12 de setembro), em 1990, a estreia de Falcão como técnico da seleção brasileira é simplesmente desastrosa. O Brasil é derrotado pela Espanha, em Gijón, por 3 X 0.

Jogo rápido
Duas partidas abrirão, no próximo domingo, o campeonato da série A-2: Em Tobias Barreto, no Brejeirão – Amadense X Coritiba. E em Canindé do São Francisco, no Estádio André Avelino – Canindé X Maruinense. /// Fórmula 1: Após 4 anos, Raikkonen volta a guiar pela Ferrarri. E demonstra sua satisfação por isso. /// Governo do Distrito Federal deu um sinal forte de que deseja passar a gestão do Mané Garrincha e do complexo desportivo de Brasília para a iniciativa privada. /// Palmeiras renova contrato de patrocínio com a operadora TIM. /// Coca-Cola lançou ontem, no Rio de Janeiro, o “tour” da taça da Copa-2014.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama É uma pena que não possamos ter as 2 coisas: As delícias da vida de solteiro e o aconchego da boa vida sentimental…

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  Ciumes mata, kkkkkkk

www.twitter.com/Abrahao_Filho  O empenho da mídia em tentar demonstrar que o Mais Médicos não dá certo, dá a medida da derrota deles.

www.twitter.com/AntonioSamarone  STF espetaculariza o julgamento, mantém o foco da grande imprensa e adia o voto decisivo (já pronto) por uma semana. A lógica das novelas.

www.twitter.com/sargentoedgard  Estuprador não tem cura, é preciso aprovar a castração química.

DO LEITOR

Blog erra feito trocando e-mail enviado por leitor
O blog pede desculpas publicamente ao leitor Messias Gonçalves ao publicar um e-mail ontem,12, de um servidor estadual como se fosse dele. Na verdade, Messias tinha enviado um e-mail sobre São Cristovão, e na hora da edição do blog este jornalista misturou tudo. Messias Gonçalves é um dos leitores que sempre qualifica o debate neste espaço abordando diversos temas, principalmente sobre São Cristovão.  Abaixo o e-mail correto enviado por Messias na última quarta-feira,11.

Ó Povo que sofre
Messias Gonçalves [mameangon@bol.com.br]: “Estamos já mês de setembro e até hoje a administração dos prefeitos Armando e  Rivanda não  solucionaram o gravíssimo problema da falta de água na nossa querida São Cristóvão. Para que os senhores tenham ideia da situação mais recente, desde a última sexta feira que a cidade não dispõe do produto ofertado pelo SAAE. A cidade baixa continua sem ter o líquido precioso nas torneiras de suas casas. Essa rede é abastecida pela água vinda do Povoado Rita Cacete. Já a cidade alta, somente ontem é que retornou o abastecimento. Além de todo esse transtorno, quando as casas são abastecidas, o líquido chega na maior sujeira. Imprópria para o consumo humano. Já está mais do que na hora da interferência do Ministério Público exigir uma solução definitiva  num breve espaço de tempo. São Cristóvão merece e exige respeito. “

ARTIGO

A Política do “Calote”, contra Policiais Militares  por   Edgard Menezes (cidadão brasileiro)

Companheiros(as) policiais militares, depois de publicar no BGO em  Maio de 2012, que até o dia 21 de Abril daquele mesmo ano, o governo do Estado enviaria para a ALESE o projeto de lei da nossa carga horária,eis que no dia de hoje, 12.09.2013, recebemos definitivamente o “calote” em relação a definição da nossa jornada de trabalho.

Estou de cabeça erguida, pois estive nas duas reuniões da comissão de segurança pública, e no dia de hoje nas galerias da ALESE, sempre defendendo o que foi deliberado em nossas assembleias, quando decidimos abrir mão de gratificações e buscar junto ao governo a definição da nossa carga horária, que  aliás  é direito de qualquer trabalhador brasileiro, inclusive na área de segurança pública a qual pertencemos.

Durante a apresentação do projeto, a deputada Ana Lúcia pediu a palavra e indagou por que os dois representantes mais antigos da categoria, e nesse momento citou os nomes, sargentos Edgard e Vieira, estão contrários a esse projeto. O deputado capitão Samuel respondeu, “ DEPUTADA ANA LÚCIA, ESTÃO AQUI PRESENTES OITO ASSOCIAÇÕES, APENAS ELES SÃO CONTRA O PROJETO, EU TENHO QUE SEGUIR A MAIORIA”,  e com essas palavras explicou porque estava votando no projeto de escravização da tropa.

Hora, não há o que reclamar dos demais deputados, a explicação é muito plausível, tem oito associações presentes, apenas uma é contra, não tem como não aprovar o referido projeto.

Não sei o que acontecerá daqui para frente com as nossas folgas, mas sei  de uma coisa, se der certo, eu não tenho mérito algum, porque desde o começo fui contra, se der errado não terei culpa alguma, porque  deixando de lado problemas políticos com o deputado Samuel, participei das duas comissões e disse não a esse projeto.

E para não dizer que não falei das flores, lembro que mesmo a AMESE tendo adentrado com uma ação na justiça, para que o governo pague o nosso reajuste linear, não estamos livres de receber o segundo calote do ano, ou seja, talvez ficaremos sem a nossa reposição salarial, porém com mais trabalho para cobrir  a falta de efetivo policial militar, fiquem com Deus, grande abraço.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Sexta-feira é o dia em que a virtude prevarica.” Nelson Rodrigues.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais