Não votar ou anular o voto não resolve. SE não merece sua omissão!

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog inicia, hoje, uma ação cívica com o intuito de alertar o eleitorado contra o “não voto”. Serão vários busdoors  em ônibus que circulam no sistema da Grande Aracaju e adesivos de veículos que serão distribuídos, gratuitamente, com os eleitores que desejarem. Ao lado da bandeira de Sergipe tem a mensagem:

“Sergipanos, Uni-vos! Não votar ou anular o voto não resolve. Sergipe não merece Sua Omissão!”

Nas últimas eleições o percentual de abstenção se manteve dentro da média, mas os percentuais de votos nulos e brancos aumentaram assustadoramente. A mídia nacional e as pesquisas vêm mostrando, não só em todo país, mas em Sergipe também, que cerca de 50% do eleitorado está insatisfeito com a classe política e pretende abster-se, ou anular o voto nas eleições deste ano.

É preciso alertar ao eleitor que o chamado “não voto”, sem querer, ajuda a eleger os espertos, os fichas-sujas, os compradores de voto e os demagogos.

Se a apuração dos votos confirmar o que as pesquisas vêm mostrando, 50% do eleitorado irá anular o voto, votar em branco ou não comparecerá às urnas. E matemática é uma ciência exata: Quer dizer que serão 50% de votos válidos e 27% do eleitorado decidirá por 100%, no caso do voto para governador.

O blog entende a decepção de parte significativa do eleitorado com os políticos, mas não votar, anular o voto ou votar em branco não resolverá os problemas do país e de Sergipe. Esse percentual dos insatisfeitos com a classe política se resolver votar pode fazer a diferença nesta eleição.

É preciso bom senso, pensar no futuro e analisar entre os candidatos os que não são fichas-sujas em primeiro lugar e depois a qualificação, com quem está coligado e lembrar que a omissão pode ajudar a piorar ainda mais o quadro atual.

O eleitor precisa entender que é o principal protagonista de uma eleição democrática. E não votar, anular o voto ou votar em branco ajudará ao poder econômico e o eleitor continuará sendo mero coadjuvante.

Obs: Quem deseja o adesivo para carro é só solicitar enviando o endereço completo com CEP para: WhatsApp do Blog (79) 99890 2018 ou para claudionunes@infonet.com.br

“Ceboleiro da gema”, Sr. Faustino recorda momentos em 80 anos do Itabaiana Uma justa homenagem da TV Sergipe e do portal G1 Sergipe a Faustino Alves, um ex-jogador do Itabaiana nos 80 anos da Associação Olímpica Itabaiana comemorados ontem, 10 de Julho. Faustino representa a essência do amor pelo time do Itabaiana, foi jogador campeão do primeiro título em 1959, treinador e hoje tem uma cadeira cativa com o nome dele no estádio que lutou para ser construído. A matéria do G1 e nela tem também a reportagem exibida na TV Sergipe.

Faustino, ex-jogador do Itabaiana (Foto: Osmar Rios/GloboEsporte.com)

Faustino, o camarada Os  itabaianenses mais jovens não devem saber, mas Faustino Alves militou também no antigo PCB, Partido Comunista Brasileiro. Quando jovem, na legalização do PCB, o titular deste espaço fazia parte da juventude do partido e conheceu “Seu Faustino”. Um homem simples, de palavras amenas, mas sábias. Um grande Cidadão. Parabéns a todos da TV Sergipe. Vocês não têm ideia do tamanho do coração do homem que foi homenageado por vocês. Um homem muito querido por todos os conterrâneos itabaianenses.

Nota do Elo Estadual da Rede Sustentabilidade em SE “No dia de ontem, o Elo Estadual da Rede Sustentabilidade de Sergipe reuniu-se para deliberar sobre Análise de conjuntura e Estratégia Eleitoral, diante da proposta feita pelo presidente estadual do PSB, Valadares Filho, para uma possível coligação para as eleições estaduais de outubro. O Elo manifestou-se favoravelmente a uma coligação com a condicionante do compromisso de sistematização de uma aliança programática, de modo a contemplar o programa da Rede, para a confirmação da coligação. Um encontro entre o órgão colegiado da Rede (Elo) e o Presidente do PSB, Valadares Filho, ficou marcado para ainda esta semana.” 

Posição Alessandro Vieira Ontem, 10, o delegado Alessandro Vieira, da Rede, pré-candidato ao Senado, postou um vídeo discordando da aliança do partido com o PSB e que, como o Estatuto da Rede permite, lançará a sua candidatura independente ao Senado.

Nota do PDT “A posição do PDT em Sergipe tem sido objeto de muitas explanações da imprensa e nas mídias sociais; muitas delas sem o menor fundo de verdade. O PDT é um partido que tem história; e pelo respeito ao nosso partido, aos nossos filiados e aos sergipanos, esclarecemos que: por solicitação, e não por determinação, da direção nacional do PDT, iremos aguardar as composições nacionais. O objetivo é o fortalecimento da pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência da República, fato que já foi comunicado ao governador Belivaldo Chagas, a quem devemos respeito e atenção pela relação política que construímos. Portanto, não se trata de indecisão, indefinição, leilão ou sabedoria, como alguns tentam transmitir de forma maldosa. Somos defensores de partidos fortes e pregamos a fidelidade partidária. Fora essa informação, só existem meras especulações.”

Fiscalização de outorga de água O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, esteve reunido ontem, 10, com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende.

Acordo de cooperação Em pauta, um acordo de cooperação técnica que será assinado futuramente para uma maior fiscalização das outorgas para uso de água, que são emitidas pela Semarh. O objetivo é fortalecer, ainda mais, os serviços voltados para a sociedade e para a preservação desse bem natural e escasso. 

Aracaju: TJSE mantém fim das faixas exclusivas para ônibus A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por unanimidade, negou provimento a Apelação Cível, impetrada pela SMTT e pelo Setransp, mantendo decisão do juízo da 12ª Vara Cível que determinou a retirada das placas de sinalização indicativa de faixas exclusivas de ônibus em todas as vias de Aracaju, proibindo a sinalização de exclusividade de faixa para ônibus até que sejam iniciadas e concluídas as obras públicas para viabilizar a implantação do sistema BRT, abrangendo a construção de novos terminais e as demais intervenções viárias planejadas pela Administração Municipal.

Adequação viária dos corredores Em seu voto, o Relator, Desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, afirmou que a implantação de faixas azuis contínuas e placas de exclusividade para ônibus sem a efetiva adequação viária dos 11 (onze) corredores que vão compor o sistema BRT, criou um clima de incerteza e insegurança jurídica que afligiu os motoristas de automóveis particulares, táxis, caminhões e motocicletas que trafegam pelas vias de Aracaju, o que gerou inúmeros congestionamentos. 

Obras estruturantes  “Embora os apelantes (SMTT e Setransp) afirmem que a implantação das chamadas ‘faixas exclusivas’ não pertine apenas à implantação do sistema BRT, verifica-se que o motivo determinante para a colocação de placas de sinalização e faixas exclusivas de ônibus, é a futura implantação do referido sistema de transporte. Neste sentido, deveria, primeiramente, providenciar as obras estruturantes do BRT, para depois se delimitar as faixas exclusivas a serem utilizadas”, explicou. 

Livro “Contabilidade Eleitoral” do CFC Em tempos de intensos movimentos em prol da transparência e do controle social, que têm levado ao combate à corrupção, principalmente na

Elson Amorim é um dos autores do livro “Contabilidade Eleitoral” do CFC (Foto Tatianne Melo)

política, as boas práticas nos financiamentos e nos gastos das campanhas, mais do que nunca, serão imprescindíveis para os futuros candidatos e partidos nas eleições deste ano. É pensando justamente nisso que, enquanto membro da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contabilista Elson Amorim – radicado em Sergipe – participou, recentemente, da autoria coletiva do livro digital “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”.

 Orientação Lançado oficialmente no mês de junho, em Brasília, durante o evento “Seminário sobre Financiamento de Campanha e Prestações de Contas Eleitorais”, promovido pelo CFC junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o livro tem como foco orientar os candidatos, os partidos e os profissionais de contabilidade que acompanharão as prestações de contas e os financiamentos das campanhas, visando a melhoria na qualidade de tais procedimentos.

 Coautores Além de Elson Amorim, o livro teve a coautoria dos profissionais contábeis João Altair Caetano dos Santos, coordenador; Irene Silva Oliveira; Décio Vicente Galdino Cardin; Eron Júnior Vieira Pessoa; Guilherme Valderedo Barbosa Guimarães; Rodrigo Kich; Alexandre Di Pietra – todos membros da Comissão Eleitoral do CFC. O livro  pode ser acessado gratuitamente por todos os profissionais contábeis, candidatos e demais interessados no tema, no portal do CFC.

Forró dos Artistas  Amanhã, 12, a partir das 20h30, acontecerá no Iate Clube de Aracaju um grande evento musical de caráter beneficente, que contará com a presença de vários artistas e bandas sergipanas de diferentes gêneros, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para o tratamento de Erivaldinho que luta contra um câncer.

Forró dos Artistas II O “Forró dos Artistas” reunirá nomes como Amorosa, Balança Eu, Calcinha Preta,  César Silva, Cid, Cintura Fina, Danielzinho, Dedé & Forró Brasil, Edu Guerra, Erivaldo de Carira, França, João da Passarada, Julinho, Lene Hall, Lourinho do Acordeon, Luanzinho, Os Três Moleques, Thais Nogueira, Tiago Lavine, Virgínia Fontes, Xande e Nanda e Zueirões do Forró. A entrada para a festa custa R$ 40 e pode ser adquirida na Casa do Artista, localizada na Rua Laranjeiras, Centro de Aracaju.

Ressaca de Forró do Espaço Dela´s Lounge, sexta-feira, 13 Na sexta feira – 13 de julho, a partir das 21h44min24s, Aracaju será palco da Ressaca de Forró do Espaço Dela’s Lounge, ponto efervescente de baladas alternativas, situado à Av. Carlos Gomes, nº 12, Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju/SE. A festa será abrilhantada pela estrela Priscila Carolynne com a participação especial de May Passos, a sensação do momento, uma das ex Xamego de Menina.

Ingressos Os ingressos individuais custam R$10, à venda antecipada no próprio local e na Loja Hábyto. Vendas também online na plataforma Sympla. No local, haverá comidas e bebidas diversas à venda para consumação.  Cartões de crédito e débito serão aceitos durante o evento. Realização da Empresa Promotora de Eventos By Ellen – Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017 – MEI em Sergipe e da J. A. Produções, parceiras no Espaço Dela’s Lounge. +INFO: (79) 99972-6372 / 99110-1497 / 3303-8754.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Asa Branca Distribuidora em Socorro: local degradante para motoristas esperarem as mercadorias  O vídeo abaixo não precisa de palavras, mostra o local degradante e insalubre que os motoristas são submetidos enquanto esperam para receberem cargas na Asa Branca Distribuidora em Nossa Senhora do Socorro. Pelos relatos, os motoristas têm que sentar num banco de cimento dividindo o local com cachorros que comem e dormem no local, inclusive com comidas para os cães e baratas pelo chão. Os banheiros também estão em péssimos estados. Um absurdo, para uma empresa que fatura muito em Sergipe e deveria propiciar um local digno para os motoristas. Veja:

Abandono da Prefeitura de Aracaju no Bairro Ponto Novo Pelo zap, Ricardo Luis: “A prefeitura deveria dar mais atenção a essa região. São luzes queimadas dos postes, praças mal conservadas, algumas loteadas, ruas esburacadas pela Deso e entrada principal que é a Rua José Vicente, está esburacadas e cheias de remendos mal feitos pela Deso e a prefeitura não fiscaliza, essa rua precisa ser refeita. Depois quando é nas eleições, vem com a cara de Quenga arrependida pedindo voto.”

Farra dos cargos na PMA Pelo zap: Não é só na assistência social que tem altos cargos. Quem quiser acessar o Portal da Transparência da PMA. ficará de queixo caído com os altos salários pagos pela Emurb, Emsurb, e outras empresas e secretarias da prefeitura. Tem servidor do TJ/SE, governo do Estado, requisitados para essas empresas por puro apadrinhamento político embolsando salários acima de 10, 12, 15 mil reais. Tem até um parente do ex-governador Jackson Barreto derrubando míseros R$ 21.257,82. Se o MP, Deotap, Gaego, fizerem uma visitinha lá no portal vai encontrar servidor “servindo” na prefeitura e no TCE ao mesmo tempo, na SEED e na Secom. Não haveria aí uma incompatibilidade de horários com acúmulo de cargos? Mas infelizmente em Sergipe Del Rey tudo pode acontecer.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 ARTIGO

 Cem anos da gripe espanhola em Sergipe por Antônio Samarone

 Em 20 de outubro de 1918, aportou em Aracaju o Vapor Itapacy, com seis pessoas infectadas pela gripe espanhola. Os enfermos foram encaminhados ao Lazareto, para a devida quarentena, dois morreram. Em 04 de novembro, a gripe tinha se espalhado pelo estado. Foi a nossa última epidemia, a se manifestar de forma pestilencial.

 O Governo em pânico apressou-se em constituir uma equipe médica, para enfrentar a Peste. Octaviano Melo, diretor da Saúde Pública, e Pimentel Franco, diretor da Assistência Pública, enviaram convites para todos os médicos do estado. Aceitaram a convocação os dr. Álvaro Teles, Berillo Leite, Jessé Fontes, Carlos Menezes, Silva Melo, Alexandre Freire e Eronides de Carvalho. Rejeitaram a missão Augusto Leite e Helvécio Andrade, alegando falta de tempo. Pela falta de médicos, o Governo foi obrigado a comissionar farmacêuticos.

 Augusto Leite respondeu desta forma a convocação da Saúde Pública: “Em resposta ao vosso oficio, cumpre-me dizer-vos que não é possível acudir o vosso apelo, pois a orientação e distribuição dos trabalhos impostos, por essa Diretoria, aos profissionais, não se coadunam com os meus encargos de médico do hospital Santa Izabel e com os meus serviços, agora redobrados, de clínico nesta capital.” 

Como os recursos do Departamento de Saúde Pública eram insuficientes para enfrentar a Peste de gripe espanhola, a sociedade mobilizou-se para ajudar. Destacaram-se nesse combate a Loja Maçônica Cotinguiba, Associação Comercial, Escola Salesiana, Hospital Santa Izabel, Asilo Rio Branco, as fabricas Sergipe Industrial e Confiança.

 Na falta de médicos, o padre Abílio Mendes montou um posto de atendimento na farmácia de Cesartina Regis, no bairro Santo Antônio. O estado entrou em pânico com a gravidade da gripe. No início de 1919, em menos de quatro meses, já haviam sido registrados 25.910 casos de gripe espanhola em Sergipe, com 997 óbitos. As duas cidades mais atingidas foram Aracaju, com 229 óbitos; e Itabaiana, com 120 óbitos. A gripe espanhola dizimou a população em Sergipe, com todas as características de uma Peste. Foi a última.

 ESPORTES

 Delegação Sergipana conquista primeiro lugar geral em campeonato nacional de Karatê-Dô Caratecas de todo o Brasil se encontraram dos dias 05 a 07 de julho em Aracaju para a disputa do I Campeonato Nacional Superliga de Karatê-Dô. A competição foi realizada no ginásio do SESI, no conjunto Augusto Franco e reuniu atletas de estados como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Pernambuco, entre outros.

 Primeiro lugar Anfitriã do evento, a delegação sergipana composta por 125 atletas fez bonito

Parceria e trabalho do SESI foi homenageado pelos dirigentes do karatê em Sergipe.

na competição e conquistou o primeiro lugar geral com 67 medalhas de ouro, 49 de prata e 34 de bronze, totalizando 150 medalhas. Em segundo lugar ficou o estado do Maranhão, terceiro Rio de Janeiro, quarto Distrito Federal e em quinto lugar Pernambuco.

 Projetos sociais Um dos destaques da delegação sergipana é que muitos atletas fazem parte de projetos sociais como o Samurai e Fumaça Zero. O Projeto Fumaça Zero, por exemplo, parceria da Polícia Militar do Estado de Sergipe com o Serviço Social da Indústria (SESI) de Sergipe tem ganhado destaque pelo excelente desempenho dos atletas. Atualmente, com a ajuda de voluntários e parceiros como o SESI, uma média de 800 crianças e jovens são atendidos em 13 polos espalhados pela cidade.

Homenagem 70 anos SESI Sergipe Na oportunidade, foi feita uma homenagem ao SESI Sergipe que completou este ano 70 anos de grandes atividades em prol do desenvolvimento do estado, sempre cumprindo seu papel de transformar vidas e desenvolver cada vez mais a indústria. Parceira do evento, a instituição apoia vários projetos sociais que incentivam a prática de esporte, em especial, o Karatê. O superintendente do SESI aqui no estado, Acrizio Souza, esteve presente para receber as homenagens e prestigiar o evento.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 AMESE cobra de diversos órgãos inspeção técnica das instalações do Presídio Militar de Sergipe

 Na manhã de hoje, 10 de julho, o presidente da ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DO ESTADO DE SERGIPE, Sargento Jorge Vieira, protocolou ofício a diversos órgãos solicitando inspeção técnica nas instalações físicas do Presídio Militar do Estado de Sergipe – PRESMIL.

Nesta unidade prisional se encontram custodiados policiais e bombeiros militares, além de policiais de outras forças e militares das forças armadas.

A solicitação teve origem nas seguidas denúncias vinculadas na imprensa acerca das condições precárias da instalação desta unidade prisional. Recentemente, um pedaço da laje interna cedeu em um dos corredores e, por pouco, nenhum servidor militar, custodiado, familiar ou profissional do direito que poderia estar no local foram vitimados.

Há pouco tempo a AMESE oficiou o juiz-auditor militar sobre as condições de risco de desabamento da marquise do presídio. O juiz acatou o requerimento da AMESE e o despachou para a Polícia Militar para que dê início à obra de reforma tão somente desta demanda.

Porém, em visita realizada recentemente ao Presídio Militar, a diretoria da AMESE constatou diversas avarias aparentes na estrutura física do prédio, que já possui mais de 50 (cinquenta) anos e que nunca passou por uma reforma desde a cessão para a Polícia Militar.

Foram oficiados os seguintes órgãos para que se verifique se as instalações físicas do PRESMIL possuem condições de segurança ou apresentam risco de desabamento: o Conselho Regional de Engenharia – CREA/SE,  a Defesa Civil estadual e a Defesa Civil municipal.

A AMESE espera que estes órgãos se empenhem em verificar as reais condições da unidade prisional, prevenindo acidente e preservando a vida de todos que se encontram frequentando aquele ambiente.

 

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/elberbatalha Questionamento do jornalista @BlogClaudioNun em sua coluna hoje bastante pertinente! Por que Edvaldo Nogueira tem tanto medo que se investigue os contratos do LIXO EM ARACAJU a ponto de mandar acabar com a CPI DO LIXO NA CMA? Fique essa pergunta para reflexão…

 www.twitter.com/jgprates Futebol é política. Na Copa, a geopolítica de guerras étnicas está à flor da pele. Mas a dona FIFA, instituição política das mais sujas do mundo, aplica sanções a todos os jogadores e profissionais que se manifestam politicamente.

 www.twitter.com/luizguiprado  Uma sociedade que se aborrece com bebês sendo amamentados em público e acha normal crianças se alimentarem em latas de lixo é uma sociedade doente.

 www.twitter.com/Juninhope08  Enquanto nos deliciávamos nas nossas 5 estrelas, a Europa e o mundo queria através do trabalho, entender nosso domínio. Em poucos anos nos engoliram,  humilharam principalmente nossos clubes locais. E Parreira disse: A CBF é o Brasil que deu certo ! política/futebol/Brasil? Ok?

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O eleitor precisa entender que é o principal protagonista de uma eleição democrática. E não votar, anular o voto ou votar em branco ajudará ao poder econômico e o eleitor continuará sendo mero coadjuvante.” Cláudio Nunes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais