Natal sem presentes

Este deverá ser o Natal mais triste já vivido pelos servidores estaduais. A categoria chega ao final do ano sem receber o 13º salário no dia 20 deste mês, e na dúvida se o governo pagará, no dia 11 de janeiro, a folha de pessoal referente a dezembro. A quebradeira dos funcionários públicos agravará ainda mais a crise do comércio sergipano. Os empresários apostavam no pagamento do 13º para aquecer as vendas dos presentes de Natal e garantir a realização das tradicionais confraternizações, nos bares e restaurantes. Sem dinheiro, nada feito! Resta ao servidor lamentar a situação vexatória em que lhe colocou o Executivo, que passou o ano choramingando e não se preparou, nem mesmo, para pagar o 13º salário dos servidores, um direito sagrado que, ao que consta, jamais deixou de ser pago em dia. É lastimável que a incompetência dos burocratas do governo, incapazes de apresentar alternativas contra a crise, tenha levado o Estado a esta bancarrota.

Férias

Deputados estaduais e vereadores encerram as atividades parlamentares no início desta semana. As últimas sessões plenárias serão para aprovar os orçamentos do Estado e dos municípios para 2016. No caso dos deputados, eles devem votar, ainda, o projeto do governo concedendo aos servidores um abono de 12% para cobrir as despesas com o empréstimo bancário equivalente ao 13º salário. Depois disso, só retornam ao batente após o Carnaval!

Prepare o bolso

Os serviços de telecomunicações ficarão mais caros para os sergipanos. É que, a partir do próximo dia 1º, o governo estadual vai aumentar em 2 pontos percentuais a alíquota do ICMS. A justificativa para o aumento é que o governo precisa atenuar a crise das finanças públicas. Outros nove estados também aprovaram reajustes idênticos ao que será cobrado por Sergipe.

Dia de posse

Hoje é dia de festa no Tribunal de Contas de Sergipe. Logo mais às 10h, será empossada a nova diretoria daquela Corte para o biênio 2016/17. O conselheiro Clóvis Barbosa será empossado presidente do TCE, tendo como vice Susana Azevedo e como corregedor-geral Luiz Augusto Ribeiro. Os conselheiros Carlos Pinna e Carlos Alberto Sobral tomam posse, respectivamente, como ouvidor-geral e diretor da Escola de Contas.

Ligação truncada

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), telefonou para o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB). Foi na sexta-feira à tarde. O líder sergipano não pode atender, mas retornou a ligação posteriormente. Aí foi Temer quem não atendeu. Depois disso não se falaram mais. No sábado, Jackson gravou um vídeo manifestando apoio à presidente Dilma (PT) e em defesa da preservação da democracia e do estado de direito. A informação é do blog Primeira Mão.

Fracassou

Os defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) cansaram de protestos. Por conta disso, apenas alguns gatos pingados compareceram ontem, à manifestação realizada no calçadão do bairro Treze de Julho, em Aracaju. Em sua grande maioria, os opositores da petista preferiram os bares da capital onde, entre uma cerveja gelada e um saboroso caranguejo, descia a madeira em Dilma e no PT. Ô, vidão!

Não funciona

Quem pretende resolver alguma coisa hoje na Justiça sergipana deve remarcar para outra data. É que, por conta do Dia Nacional do Ministério Público, o Tribunal de Justiça decretou recesso forense neste 14 de dezembro. O TJ informa que os prazos processuais ficam prorrogados para amanhã (15).

Bota fora

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) votará pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele disse ao portal Universo Político que antes de se decidir pensou, conversou com pessoas de todas as classes sociais e colocou o Brasil em primeiro lugar. Segundo parlamentar sergipano, o sentimento que se sente no país, “do Oiapoque ao Chuí, é um só: o nome da crise é Dilma”. Misericórdia!

Festa natalina

A Assembleia realiza nesta segunda-feira, sua confraternização natalina. Às 19h, acontece a apresentação do Coral do Legislativo e da Orquestra Sinfônica de Itabaiana. Amanhã, após a sessão parlamentar, será realizado um culto ecumênico. Para a próxima quinta-feira, está prevista a encenação do Auto de Natal. Será a partir das 17h, na Escola do Legislativo.

Debandada

O Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Simpol) está convidando os filiados a comparecerem, nesta segunda-feira, na sede da entidade para discutir a transferência das contas do Banese para outros bancos. A portabilidade está sendo proposta como forma de protesto ao governo estadual, que está pagando os salários no dia 11 do mês seguinte ao trabalhado e, agora, promete parcelar o 13º salário em seis parcelas.

Recorte de jornal

Publicado no jornal A Tribuna, em 17 de agosto de 1931

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais