Negócio de bilhões

Uma fonte da Petrobras disse ao blog que já está tudo acertado para a estatal repassar à Vale uma área em Sergipe onde a mineradora tocará um novo projeto de potássio avaliado em 4 bilhões de dólares. Ainda segundo o informante, para o meganegócio ser concretizado, falta apenas a presidente Dilma Rousseff (PT) agendar sua vinda ao Estado assinar oficialmente o acordo entre as duas empresas. Pelo entendimento, para renovar a concessão da jazida de potássio tipo carnalita em Rosário do Catete, a Petrobras receberá em troca uma unidade de nitrogenados da Vale em Araucária (PR). Sacramentado mesmo o entendimento, a mineradora inicia o Projeto Carnalita, que deve gerar cinco mil empregos durante sua fase de implementação e outras 700 vagas permanentes quando entrar em operação. Resta aos sergipanos torcer para que tão importante investimento seja concretizado o quanto antes.

Notas de repúdio

As Executivas Estaduais do PT e do PMDB, além do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), publicaram ontem na imprensa local notas de repúdio contra o radialista Carlos Batalha. O comunicador é condenado por ter, em seu programa na TV Cidade, chamado o governador Marcelo Déda de ‘filho da puta’. “Ao insultar o governador de Sergipe, o radialista Carlos Batalha agride aos sergipanos, às nossas famílias”, diz a nota do PMDB. Já o PT afirma que “o fato ultrapassou todos os limites da ética jornalística”.

Cifrão democrático

Cerca de 200 mil dúzias de cervejas, outra quantidade enorme de refrigerantes, água mineral, bebidas quentes e muita comida. Estes ingredientes usados nos quatro dias do Pré-Caju contribuem para aquecer a economia sergipana. A festa democratiza o cifrão. Também faz parte dessa receita de sucesso a geração de cerca de 20 mil empregos diretos, a ocupação de toda a rede hoteleira de Aracaju e o aumento da procura pelos restaurantes, bares, taxis e lojas de artesanato. O evento, marcado para 19 a 22 de janeiro de 2012, deve movimentar algo em torno de R$ 12 milhões.

Ação política

A deputada estadual Ana Lúcia (PT) realiza nesta segunda-feira mais uma edição do Calçadão Popular. Será pela manhã no calçadão da rua João Pessoa, ali em frente à Caixa Econômica Federal. Com o tema ‘Educação Inclusiva’, o ato político contará com discursos e apresentação de corais formados por deficientes visuais. Prestigie!

Mulher de negócio

Estão abertas inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo é valorizar as histórias de empreendedoras que podem servir de exemplo para outras mulheres. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, nos pontos de atendimento do SEBRAE no Estado ou pela internet, no site www.se.sebrae.com.br. As vencedoras terão seus exemplos contados em forma de cursos, livro e vídeo.

SOS Samu

Sergipe voltou a ser citado negativamente pela grande imprensa nacional. O programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou que as ambulâncias do Samu estão em petição de miséria. A reportagem flagrou em Aracaju o pneu estepe de uma ambulância amarrado com ataduras. E esse não é o único problema. O veículo não tinha macaco nem chave de roda. “Se a viatura parar, onde parar fica”, comentou o condutor. Isso é vergonha.

Grana na mão

Os aposentados que recebem até um salário mínimo começam a receber o benefício referente a setembro nesta segunda-feira. O pagamento dos beneficiários que têm o cartão com o final 1, desconsiderando o dígito, continua até o dia 7 de outubro. Os segurados que recebem acima do salário mínimo e cujos cartões têm final 1 e 6 começam a receber no dia 3 de outubro.

Dia importante

Amanhã será um dia importante para todos os políticos que pretendem migrar para o embrionário PSD. É que um pedido de vista feito na última quinta-feira adiou para esta terça o exame pedido de registro do estatuto do novo partido. A preocupação dos políticos é com o tempo, pois quem pretende disputar as eleições de 2012 só têm até o próximo dia 7 para se filiar ao PSD. Temendo que a legenda não obtenha o registro, muita gente em Sergipe já tomou outro rumo político.

Vara nova

Está marcada para o dia 17 próximo a instalação da 7ª Vara do Trabalho de Aracaju. Segundo o desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, a previsão é que sejam instaladas na capital sergipana mais duas novas varas até o final de 2012. Para funcionamento das unidades, foram criados seis cargos de juízes, três cargos em comissão, 17 de analista judiciário e 12 de técnico judiciário.

Do baú político

Esta pérola está no livro “350 Histórias do Folclore Político”, do jornalista Sebastião Nery: Leite Neto, senador e chefe político, foi durante anos o dono dos governadores de Sergipe. O cara sentava lá, mas quem mandava era ele. Um Amador Aguiar sem Bradesco. Ficava em casa, tranqüilo, mandando bilhetinhos ao governador, que obedecia caninamente. Para evitar equívocos, combinou um código: o bilhete só era para valer quando os ii tivessem pontos. Pedido de nomeação com i sem ponto não valia. Era só para se livrar do pedido. Um dia, o coronel Acrísio Garcez, chefe político do interior, pediu uma nomeação. Leite Neto disse que não havia problema, fez o bilhete. O coronel tremeu de feliz e correu para o Palácio. No ônibus, abriu o envelope e levou um susto: “Mas que coisa! O doutor Leite Neto, senador, homem tão sabido, escreve sem pôr os pontos nos ii!” Tirou a caneta do bolso, pingou os pontinhos com cuidado, consertou tudo e entregou. O governador mandou nomear na hora. Leite Neto trocou o código.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais