Ninguém é santo

0

O eleitor precisa ficar atento para não ser surpreendido pela avalanche de acusações que surgirá na próxima campanha eleitoral. Preocupados unicamente em conquistar votos, os candidatos a cargos eletivos – claro que há exceções – devem lançar todo tipo de ataques contra os adversários. Entre as insinuações, a mais comum é a denúncia de compras de votos, através de distribuição de favores. Contudo, o eleitor atento logo perceberá que tudo não passa de brigas pelo domínio dos currais eleitorais. Como nunca estão fundamentadas, as denúncias só servem para desgastar politicamente o acusado. Tanto isso é verdade que a Justiça Eleitoral nunca valoriza muito tais calúnias, pois aprendeu, ao longo do tempo, que no saco de gatos de uma campanha eleitoral ninguém é santo. Muito pelo contrário, nesse jogo bruto da política o que existe mesmo é cobra engolindo cobra.

 

Ventania

 

A forte ventania que atingiu Aracaju ontem à noite também causou estragos e sustos fora de Sergipe. Segundo o Jornal do Commercio de hoje, ventos de até 51 km/h deixaram sem energia, ontem à tarde, áreas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço, além de ter provocado queda de árvores e placas.

 

Providências

 

Auxiliares do prefeito Edvaldo Nogueira (PT) se reúnem hoje com a imprensa para informar as ações emergenciais que foram tomadas ontem após a forte ventania que atingiu Aracaju. Os ventos chegaram a 66,6 km/hora e destelharam casas, derrubaram muros e fizeram tombar árvores, placas, antenas parabólicas, out-doors e front lights. Estarão na coletiva os integrantes do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura.

 

Vendendo bem

 

As vendas de combustíveis (álcool, gasolina comum, GLP e óleo diesel) em Sergipe tiveram um aumento de 11,11% em dezembro do ano passado, ante o mês de novembro. No 12º mês de 2009 foram vendidos no Estado 65,48 mil metros cúbicos de combustíveis, o que significa dizer que em relação ao mesmo mês de 2008 as vendas aumentaram 15,06%. No acumulado de janeiro a dezembro de 2009, comparado com o mesmo período de 2008, as vendas de combustíveis em Sergipe cresceram 6,08%.

 

Contra a raiva

 

Você sabia que o Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju disponibiliza gratuitamente doses da vacina contra a raiva para cães e gatos? Pois é. O Centro funciona, de segunda a sexta, na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, bairro Capucho (próximo ao prédio da Justiça Federal). A vacina é importante para evitar que os animais fiquem doentes e transmitam o virus da raiva aos humanos através de mordidas, lambidas ou arranhões. A raiva é uma doença infecciosa aguda que se afeta o sistema nervoso e é fatal.

 

Livre escolha

Veja que coisa legal: não é mais obrigatório aceitar o seguro da instituição em que foi tomado o empréstimo para o financiamento habitacional. As financiadoras, agora, estão obrigadas a dar duas opções de seguro habitacional ao consumidor e ainda aceitar uma terceira, caso o cliente queira fazer uma cotação por conta própria. Neste último caso, o mutuário terá de pagar até R$ 100 de taxa. O seguro contratado deverá cobrir, no mínimo, morte e invalidez do mutuário e danos físicos ao imóvel.

Crise vermelha

 

Desorientada com mais uma derrota e encandeada pela ‘lanterna’ que carrega no campeonato, a diretoria do Sergipe dispensou ontem nove jogadores. A péssima fase do clube vermelhinho também irritou a torcida, que está distribuindo adesivos pedindo a cabeça do presidente Motinha. Pelo andar da carruagem, qualquer hora dessa o Sergipe acaba seu departamento de futebol e voltará a investir em outro esporte. Duvida?

 

Campanha salarial

A primeira assembleia dos jornalistas de Sergipe em 2010, fechou a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial deste ano. Além de reajuste linear de 12,5%, os coleguinhas vão para a mesa de negociações com mais 11 itens na pauta. Entre eles estão os reajustes do percentual das horas-extras e de auxílio-refeição, assistência médica e odontológica obrigatórias e o controle da jornada de trabalho.

Sedex lento

 

Quem depende da rapidez do Sedex para enviar documentos a outros estados está ferrado. Desde o último dia 11, um volume postado pelo Sedex em Sergipe está levando 48 horas, em média, para chegar ao destinatário. Segundo o pessoal dos Correios, a lentidão é causada por problemas no tráfego aéreo de Aracaju para outras capitais brasileiras. Para se ter uma idéia, uma carta registrada não chega ao destino em menos de oito dias. Que horror!

 

Mais empregos

 

A geração de empregos em Sergipe no último mês de janeiro superou as demissões. Segundo levantamento do Dieese, no primeiro mês de 2010 foram contratados no Estado 7.434 trabalhadores e demitidos 6.140, resultando em um saldo positivo de 1.294 novos postos de trabalho. Os setores que tiveram os maiores saldos em janeiro deste ano foram construção civil (559 empregos ou +1,94%), indústria de transformação (316 empregos ou +0,83%), serviços (304 empregos ou +0,35%), comércio (24 empregos ou +0,05%), agropecuária (seis empregos ou +0,05%).

 

Posse de Dutra

 

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, tomará posse hoje à noite em Brasília. Ontem, durante a abertura do Encontro Nacional do Partido, ele destacou a vitalidade política demonstrada pelo PT na realização do PED 2009, quando 518 mil filiados participaram da eleição das direções partidárias, o que coloca o partido como uma das grandes forças políticas no mundo. Dutra enfatizou também a coerência política do partido nestes 30 anos de sua fundação. “O mundo mudou, o Brasil mudou e o PT também mudou, mas jamais abandonou os princípios que nortearam a sua criação nos anos 80”, afirmou.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários