No ritmo de axé

0

No ritmo de axé

 

A sucessão estadual e as possíveis coligações proporcionais saíram dos bastidores para serem discutidas em pleno corredor da folia. De quinta-feira até ontem, políticos das mais variadas matizes arriscaram palpites, analisaram prováveis acordos e, naturalmente, enviaram pesados torpedos na direção dos adversários. Aboletados nos luxuosos camarotes do Pré-Caju ou no chão da avenida, os pré-candidatos aproveitaram os espaços entre uma banda e outra de axé music para avaliar como estão de popularidade. Claro que nada ficou definido, mas muito do que foi conversado durante a prévia servirá como parâmetro na hora da onça beber água, o que só deverá acontecer depois do carnaval. Até lá, dessa horta política se colherá pouco ou quase nada que não seja abobrinha.

 

Mudança na lei

 

Os proprietários de imóveis e os inquilinos que pagam o aluguel em dia contarão com mais garantias em lei. Entram em vigor nesta segunda-feira as modificações na Lei do Inquilinato. Caracterizada pelo maior rigor com os inadimplentes e mais agilidade nos despejos, a nova legislação poderá resultar em aluguéis mais baratos. A principal mudança está na velocidade dos despejos, cujo tempo médio deve cair de 14 meses para sete meses.

 

Economia aquecida

 

A demanda por crédito para investimento, que começou a se recuperar no pós-crise a partir de outubro, continua forte em janeiro. A tendência surpreendeu os bancos, porque janeiro costuma ser um mês de queda de negócios, em razão das férias. Os dados do BNDES comprovam a inflexão. Em dezembro, o saldo da carteira do banco avançou consideráveis 4,5%. Nos últimos três meses do ano passado, os desembolsos subiram 9% em relação ao mesmo período de 2008. E o ritmo de janeiro indica continuidade.

 

Dinheiro no bolso

 

O INSS inicia hoje o pagamento aos aposentados e pensionistas. Nesta segunda-feira, recebem aqueles que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando- se o dígito. O Instituto já distribuiu à rede bancária o calendário de pagamentos de 2010, que deverá ser fixado em local visível para que os beneficiários fiquem atentos às datas do pagamento a cada mês. Eles também podem se informar sobre a data do saque por meio da Central 135.

Morrem mais

 

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta para um problema antigo, mas que ainda faz parte do nosso cotidiano. Os jovens continuam a morrer principalmente por causa externas – homicídios e acidentes de trânsito. E as principais vítimas são os homens. Segundo o Ipea, entre 2003 e 2005, a taxa de mortalidade média de jovens de 20 a 24 anos foi de 261,8 por cada 100 mil habitantes no caso dos homens.

 

O perigo do sal

 

Uma pitada de sal aqui, outra ali, e aos poucos se chega facilmente a 12g ou 14g por dia, quase seis vezes a quantidade que o nosso corpo pede. Segundo matéria publicada hoje em O Globo, o resultado desse abuso é a retenção de água nos vasos, aumento de pressão arterial e maior risco de infarto e acidente vascular cerebral (derrame). Com o hábito frequente de comer fora de casa, o abuso de sal de cozinha piora. Algumas pessoas nem experimentam a comida e já saem colocando sal.

 

Novo prefeito

 

Desde sábado passado, Aracaju tem um novo prefeito. É o vice Sílvio Santos (PT), que assumiu o comando do Executivo aracajuano em lugar de Edvaldo Nogueira (PC do B), que saiu de férias até o próximo dia 8. A transmissão de cargo aconteceu na Prefeitura e Sílvio prometeu dar continuidade a todas as ações da Prefeitura e a tudo o que o prefeito estabeleceu como prioridade para a cidade.

 

Alimento caro

 

Dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostraram uma alta de 0,81% do preço dos produtos alimentícios em janeiro deste ano, ante uma taxa de 0,17% em dezembro do ano passado. De acordo com o IBGE, foram altos os aumentos verificados em produtos alimentícios mais sensíveis a problemas climáticos. Este é o caso das hortaliças (+12,40%) e dos pescados (+3,66%).

 

Perícia médica  

 

A Fundação Unimed realizará o 2º módulo da Pós Graduação em Perícia Médica, em Aracaju, no próximo dia 5. Para os interessados em fazer o curso, ainda é possível se inscrever. A Fundação informa que a nota do 1º módulo poderá ser obtida com trabalho produzido virtualmente. O curso visa preparar o médico para atuar em perícia nas áreas judicial, previdenciária, administrativa e securitária. O público alvo são os profissionais graduados em Medicina.

 

Motorista orientado

 

Os postos de combustíveis que comercializam gás natural veicular (GNV) receberam da Sergás banners, displays e folders para distribuir com os donos de veículos que possuem kits de gás. Esta fase da campanha visa orientar o motorista a fazer a conta do consumo de combustível. Para tanto, a Sergás disponibilizou o site www.sergipegas.com.br e um simulador digital e interativo, onde o usuário poderá comprovar que o GNV é mais econômico que os demais combustíveis. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais