Nossa comida,nosso veneno.Bolsonaro:mais agrotóxicos q Europa 8 anos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governo da família Bolsonaro está batendo recordes em pouco mais de 200 dias. Pena que não são recordes que o brasileiro pode comemorar, pelo contrário, são recordes que assustam e chocam parte da sociedade consciente. Depois do alto índice do desmatamento na Amazônia, o governo bateu um novo recorde: em 200 dias, Brasil liberou mais agrotóxicos que a União Europeia em oito anos, segundo o site Brasil de Fato. Cerca de 290 agrotóxicos. Esse volume (1,45 agrotóxico por dia) de aprovações é inédito e preocupante!

Agrotóxicos são substâncias fabricadas para extermínio da vida – de plantas, insetos ou outros agentes naturais indesejados. Portanto, são chamadas de “biocidas” e podem causar adoecimento, conforme explicou o pesquisador Cleber Folgado em entrevista recente ao Brasil de Fato sobre o tema.

Além de acender um alerta para o que o brasileiro está consumindo, a liberação assustadora de agrotóxicos não afeta apenas a saúde coletiva, afeta também a natureza, principalmente os ecossistemas naturais. Além da exposição excessiva dos trabalhadores rurais a uma série de venenos.

Nossa comida, nosso veneno. O mal é o que entra pela boca do homem. E a família Bolsonaro mostra que a preocupação é maior em liberar venenos para satisfazer o lucro em detrimento da vida.

 

Sociedade vigilante A sociedade deve ficar vigilante para a sessão do próximo dia 20 da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Trata-se de uma análise inédita do TJ de uma decisão que o próprio Tribunal já havia tomado por unanimidade.

Sociedade vigilante II No dia 9 de julho, os 3 desembargadores negaram os embargos de declaração da Emsurb, que deveria retirar a Torre da coleta e colocar a 1ª colocada na licitação, a empresa Tecnal, que apresentou uma proposta mais barata.

Sociedade vigilante III Porém, 10 dias após a decisão, o TJ publicou despacho reabrindo o mesmo julgamento. O que se espera é que o resultado não mude, pois ficou claro que não há razão para manter uma empresa que cobra mais caro pelo serviço.

Fala tudo, JB. Fala tudo, Zezinho! Por João Fontes ex-deputado federal:
“Amigos, estamos acompanhando com muita curiosidade essa briga de Jackson Barreto X Zezinho Guimarães. Dois amigos dos velhos tempos. Tristes dias…. Como gostaríamos da Delação Premiada de Zezinho para contar tudo sobre o ‘Cheque Elétrico’ no ano de 1998, como insinuou o Ex-Superintendente da SMTT ontem no programa do jornalista Gilmar Carvalho! Como gostaríamos que JB contasse tudo sobre a passagem do MDB pelo poder em Sergipe. Como gostaríamos de saber sobre a relação do MDB com as empresas que encontraram facilidades para construir Aracaju de forma totalmente desordenada. Como gostaríamos de saber da relação da PMA com as empresas de ônibus. Os preço das passagens!Como gostaríamos de saber porque exala tanto fedor no lixo de Aju. Por que a Torre de Babel levará muito pouca gente para o Céu? Em 1998, na sacristia da comunidade das Irmãs Terezinhas, ao lado da Igreja do Santo Antônio, um jovem sonhador revelou para o bispo Dom Lessa o funcionamento do Mecanismo na PMA de Aju. Estavam presentes nessa confissão coletiva: João Gama, Evandro de Sena, Zezinho Guimarães, Jorge Carvalho e o saudoso engenheiro da Energipe, Cláudio Messias Barreto. Dom Lessa saiu da reunião convencido de que precisaria intensificar as orações para tirar muita gente dos caminhos do Capeta!”

Solidariedade é ficar preso também E aquele ex-governador que entrou para a história de Sergipe como o pior de todos os tempos – e olha que Belivaldo está fazendo de tudo para tirá-lo o título – bradou que “Se Lula sair da cadeia ele será candidato em 2020.” Eitá, se é tão solidário assim porque não arranja uma vaga nos presídios superlotados que deixou para ficar por algum tempo?

“Pelos Tribunais Superiores suposta absolvição do ex-conselheiro ainda não é definitiva”, diz Clóvis Barbosa Bastante esclarecedora do ponto de vista jurídico a entrevista do conselheiro do TCE/SE, Clóvis Barbosa publicada no Jornal da Cidade do fim de semana, concedida ao jornalista Max Augusto. Questionado sobre qual conselheiro deve sair se Flávio Conceição retornar ao órgão, Clóvis alertou que “seja na lei ou pelo entendimento dos Tribunais Superiores, isso não é possível neste momento, pois a suposta absolvição do ex-conselheiro ainda não é definitiva.”

Conselheiros vitalícios Clóvis lembrou ainda que “todos os atuais conselheiros são vitalícios, ou seja, somente podem sair do cargo por decisão judicial que não caiba recurso, e desde que tenha cometido alguma infração no exercício de suas funções, o que não aconteceu.”

Mais novo no cargo Clóvis ainda advertiu: “e caso se entenda por mitigar a garantia constitucional de vitaliciedade – o que não concordamos – a legislação aplicável aos servidores federais (e subsidiariamente aos magistrados) é clara no sentido de que o mais novo no cargo deve sair e, na verdade, atualmente eu sou o mais antigo dos conselheiros a ocupar o cargo por indicação da Assembleia.”

Blog está de olho: é preciso desnudar o TCE partidário E a sociedade sergipana quer e o blog não se furtará a desnudar o TCE partidário. É esperar se vai acontecer o que alguns apostam nos bastidores: Seria uma das propaladas e contestada “aberração jurídica.”

Sala escura Deu em Adiberto de Souza: “Quebra a cara quem vai à Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju, e tenta visitar a Sala Marcelo Déda. Fechado desde sua inauguração, o espaço foi criado por lei estadual para conservar e expor e memória do acervo pessoal e literário do saudoso ex-governador. Como perguntar não ofende, alguém sabe quando a Sala Marcelo Déda será aberta à visitação pública? Marminino.”

Barra: Alysson Souza teve conversa boa com o SD Ninguém se surpreenda se o vice-prefeito da Barra dos Coqueiros, Alysson Souza se filiar ao Solidariedade (SD). É porque estão noticiando que ele pode ir para o PDT ou o Cidadania, mas nos últimos dias ele teve uma conversa excelente com integrantes do Solidariedade. Alysson vem sendo procurado por muitos porque está em primeiro lugar nas pesquisas e tem um índice de rejeição muito baixo.

André continua no ritmo de entrega de máquinas Desde o ano passado que André Moura, hoje ex-deputado, faz entregas de diversos tipos de máquinas, através das emendas parlamentares, para quase todos os municípios sergipanos. Na sexta-feira, 02, esteve no município de São Francisco , onde entregou um caminhão coletor de lixo e 20 forrageiras para beneficiar os pequenos agricultores. Muitos prefeitos foram injustos com André no ano passado…

PRB definirá rumos em Aracaju no próximo mês  Uma importante liderança do PRB informou que logo no início de setembro o partido vai decidir os rumos que tomará nas próximas eleições para Prefeito em Aracaju.

PT atrapalha aliança com Edvaldo, diz Laércio O deputado federal Laércio Oliveira (PP), disse que o PT atrapalha mais do que ajuda, numa futura aliança de apoio a tentativa de reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B). A afirmação foi durante entrevista ao jornalista e radialista, no programa Espaço Livre, na 103 FM. Confirmando sua intenção de se candidatar a governador de Sergipe, em 2022, Laércio reafirmou apoio a Edvaldo que, segundo ele, faz uma grande administração e garantiu que o Partido dos Trabalhadores não está em condições de impor nada. ” Para ele, sem o PT, as chances de vitória de Edvaldo são maiores.

Turismo em Sergipe: ABIH lançará campanha Amanhã, 06, às 7h30, no Radisson Hotel em Aracaju a  Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SE) apresentará para a imprensa uma campanha publicitária voltada à importância e fortalecimento do Turismo em Sergipe. Também serão apresentados os números e a análise do atual quadro do setor no Estado, com perspectivas para o 2º semestre de 2019.

Edvaldo destaca unidade do bloco governista Enquanto o aliado Laércio diz que o PT atrapalha,  o prefeito Edvaldo Nogueira defendeu a manutenção da unidade do bloco governista nas futuras disputas eleitorais. Em entrevista à rádio Nova Brasil FM, o gestor municipal disse que a união dos partidos aliados foi fundamental para a sua vitória em 2016 em Aracaju e para a reeleição do governador Belivaldo Chagas no ano passado.

Grupo sólido “O nosso bloco político, que hoje está no Governo de Sergipe e na Prefeitura de

Foto Ana Lícia Menezes/Secom/PMA

Aracaju, é vitorioso. Isso porque é um grupo forte, sólido, que tem unidade de ação. Então acho que vale a máxima do futebol: em time que está ganhando não se mexe. Defendo que nos mantenhamos unidos, que trabalhemos pelo fortalecimento do bloco”, afirmou.

Edvaldo diz que não vê motivo rompimento do PT Edvaldo voltou a declarar que não vê motivo para um rompimento da parte do PT. “Não tenho nenhuma justificativa para acreditar que nossa aliança vai se romper. Somos aliados e estamos juntos desde 1989”, frisou ele, relembrando que foi vice-prefeito de Marcelo Déda nas eleições de 2000 e 2004. “Fui leal a Déda e isto se apresentou de maneira muito nítida quando ele renunciou à Prefeitura para disputar o governo do Estado. Ele mesmo disse, à época, que nunca viu tamanha lealdade”.

Sem problemas Edvaldo também refutou que haja qualquer desentendimento com a vice-governadora Eliane Aquino. “Não existe nenhum problema na minha relação com Eliane. Tenho respeito, admiração e carinho por ela. Sempre que há necessidade, nos encontramos. Não mudou nada do que era nossa relação. O que mudou foi que ela estava ali ao meu lado na Prefeitura e agora ela está como vice-governadora”, esclareceu.

Agência da Receita Federal em Itabaiana mudará de endereço A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju (DRF/AJU) informa que a Agência da Receita Federal em Itabaiana (SE) terá novo local de funcionamento a partir de hoje, 05 de agosto. A Agência estará sediada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), situado no Shopping Peixoto – Av. José Amâncio Bispo, 5419, Bairro Miguel Teles de Mendonça, Itabaiana – SE, e continua responsável pela circunscrição dos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Canindé do São Francisco, Carira, Cumbe, Feira Nova, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Porto da Folha, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.

INSS Deu no Valor: O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, em caráter de urgência, contra a União e o INSS para que, em até 45 dias, recrutem temporariamente agentes públicos em número suficiente para suprir as demandas acumuladas há mais de 60 dias no órgão de seguridade social. Além do recrutamento de mão de obra temporária, o MPF pede que seja realizado concurso para provimento de cargos efetivos vagos e que o INSS seja obrigado a informar mensalmente o tempo de análise dos pedidos recebidos. Segundo o MPF, conforme dados do governo, em julho de 2019 o quadro de servidores do INSS possuía mais de 19 mil cargos de técnicos e analistas vagos e cerca de 4.721 servidores com direito à aposentadoria.

SES divulga calendário da Brigada Itinerante de Combate à Dengue das próximas semanas A Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou o calendário da Brigada Itinerante de Combate à Dengue relativo às próximas semanas. Hoje, 5 e amanhã, 6, os agentes estarão em Salgado, quarta e quinta, 7 e 8, em Malhador, já na sexta-feira, 9, em Malhada dos Bois. Os trabalhos continuarão na segunda, terça e quarta-feira, 12, 13 e 14 em Itabaiana, quinta e Sexta-feira, 15 e 16 será a vez de São Domingos. A Força-tarefa tem o objetivo de eliminar os criadouros para impedir o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti e reduzir assim a incidência das Arboviroses.

Mais 50 agentes A partir de hoje, 5, a Brigada contará com mais 50 agentes, somados aos profissionais já em campo, totalizam 100. A força-tarefa do governo do Estado, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), foi criada para apoiar os municípios que estão em situação de alto e médio risco de infestação do mosquito causador da Dengue, Zica e Chikungunya.

Trabalho das prefeituras A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, destaca que embora a Brigada esteja empenhada em controlar o vetor, os agentes municipais devem continuar os trabalhos para resultados satisfatórios. “O objetivo da brigada é controlar o vetor, e assim diminuir o índice, fazendo com que caia o percentual, e consequentemente, não tenha novos casos. Mas para isso acontecer, é importante destacar que após a passagem da Brigada pelo município, o agente municipal continue. A Brigada Itinerante passa, vai para outro município, mas quem fica são os agentes municipais”, enfatiza.                                                     

56 Expocaf – Exposição de Veículos Antigos  O Clube de Veículos Antigos de Aracaju realiza no próximo sábado, dia 10, a 56 Expocaf (Exposição de Veículos Antigos).O evento que deve contar com a participação de mais de 50 veículos, terá início a partir das 15 horas e acontecerá na Orla de Atalaia, no estacionamento do Oceanário. Para ter acesso basta levar um quilo de alimento não perecível, que será distribuído com as famílias carentes das Mangabeiras.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                            

Inovação é o combustível para o progresso das empresas O Sebraetec é uma forma rápida e econômica de levar inovação para o seu pequeno negócio, pois oferece o acesso a diversos serviços tecnológicos que são subsidiados pelo Sebrae. Conheça todos os detalhes aqui.

 

 

VIDA LONGA é um quadro do programa ENTRE AMIGOS, do professor Ludwig, onde o Dr. Cláudio Neves (Geriatra/Gerontólogo) trás informações sobre a sua saúde. Tema abordado: OBESIDADE E CÂNCER. Assista:

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

(Cap. IV) Sergipe Antigo. (Ciri-gy-pe – rio dos siris). Por Antônio Samarone

Um Sergipe pouco conhecido (1501 a 1530) – Presença dos franceses.

A expedição portuguesa de 1501 encontrou em Sergipe os Tupinambás, que dominavam todo o litoral, com 36 aldeias e uma população estimadas em 40 mil índios. Mais para o sertão, encontraram em menor número os kiriris, Boimés, karapotós, Aramurus e os kaxagós. Sebrão Sobrinho incluiu os Guajajaras, no território de Itabaiana.

A primeira descrição portuguesa dos índios está na carta de Pero Vaz Caminha: “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.”

No início, o Rei Dom Manoel (1495 – 1521), o venturoso, não se interessou pelo Brasil, não possuía nem metais preciosos nem especiarias. Demorou a ocupação do vasto território, apenas algumas expedições de reconhecimento. Portugal priorizava a consolidação de outras possessões marítimas, sobretudo na Índia.

Valendo-se do abandono, os franceses estabeleceram um comercio regular de pau-brasil com os índios. Neste período, a Terra de Santa Cruz foi um paraíso de degredados e piratas. Em Sergipe, além das relações comerciais, franceses e tupinambás firmaram relações de parceria e amizade, desde 1504.

Em Sergipe, os Tupinambás foram aliados dos Franceses, chamados de “mair”; e devotavam profundo ódio aos portugueses, chamados de “pero”.

Cândido Mendes de Almeida, em seu artigo “Os primitivos povoadores”, revista do IHGB, edição de 1877, informou que a primeira expedição de reconhecimento da terra descoberta em 1501 (Américo Vespúcio), ancorou por cinco dias na enseada de um rio com uma densa mata de canafístula ou cássia (tapyra-coynana) em suas margens. Pela descrição, Mendes acreditou tratar-se do rio Irapiranga dos tupinambá, denominando-o rio Canafístula ou Cássia.

No decorrer do século XVI, em decorrência das dificuldades de navegação em sua enseada, obrigando que as embarcações, para reduzirem o peso, tivesse que eliminar alguns tonéis (barris). O rio passou denominar-se de Vaza Barris.

Nas expedições seguintes Sergipe foi ignorado. Em 1503, ocorreu a expedição comandada por Gonçalves Coelho. Em 1516 e 1526, ocorreram mais duas expedições, comandadas por Cristóvão Jacques, visando proteger as costas brasileiras dos franceses.

Visando proteger as Terras do brasil, em 03 de dezembro de 1530, el Rei D. João III enviou uma armada, com 400 homens, comandada por Martins Afonso de Souza. Em 11 de março de 1532, a esquadra chegou ao Rio São Francisco, não deu atenção ao território sergipano e em 13 de março, dava entrada na baia de todos os santos. Fundaram a primeira vila portuguesa no Brasil, São Vicente. Iniciava-se a colonização portuguesa na América.

Diogo Alvares Correia (Caramuru – homem de fogo) chegou às costa brasileira por volta de 1510. Caramuru, faleceu em 05 de outubro de 1557, na Povoação do Pereira, sendo sepultado no Mosteiro de Jesus, colégio e igreja da Companhia de Jesus.

Não encontrei registros da presença de portugueses em Sergipe entre 1501 (expedição de Américo Vespúcio) e 1530 (expedição de Martim Afonso de Souza). Os Tupinambás de Sergipe mantiveram plena relação de amizade e comércio com os franceses.

Em seu diário de navegação, Pero Martins de Souza (1531) relata uma batalha naval entre os Caetés de Alagoas, em suas Igaraçus (canoas grandes) de piripiri; e os Tupinambás do lado de Sergipe, em suas canoas de tronco escavados das grandes árvores, envolvendo mais de seis mil guerreiros e cem embarcações de cada lado.

Segundo Moacyr Soares Pereira, em sua igaraçús de piri-piri, nas águas do rio e do mar, os destemidos Caetés da margem esquerda do São Francisco guerreavam os Tupinambás da margem oposta sergipana, do litoral baiano e da própria Bahia de Todos os Santos. Os seus contrários deviam empregar nas lutas as canoas de tronco escavado das grandes árvores.

Entre as 26 aldeias Tupinambás situadas no território de Sergipe havia harmonia e cooperação entre elas, talvez tenha sido a causa principal do retardo da conquista dessa região e o fator de coesão do território, levando a constituição da chamada Capitania de Sergipe Del Rey, depois província e estado independentes.

RUAS DE ARACAJU – NOMES TÍPICOS- texto de Rubens Chaves.

Fonte: CHAVES, Rubens Sabino Ribeiro. Aracaju pra onde você vai? Aracaju: Edição do Autor, 2004. Enviado pelo leitor e amigo Baronto:

RUA DO CAVALO MORTO – Atual Rua de Propriá.
RUA DO CACHORRO ASSADO – Atual Rua General Chaves – Bairro São José.
BECO DO CANTAGALO – Ladeira que liga a Colina do Santo Antônio ao Mané Preto.
BECO BATINA DO PADRE – Atual Rua São Francisco – Bairro Santo Antônio.
RUA DO CAJUEIRO – Atual Rua de Japaratuba.
RUA BAIXA DA ÉGUA – Atual Avenida Gentil Tavares.
RUA DAS AMENDOAS – Atual Avenida Confiança – Bairro Brasília.
RUA DO ARAME – Ligava o Bairro Santo Antônio ao Bairro Industrial.
RUA DO ALECRIM – Bairro Industrial.
RUA DAS ALMAS – Atual Rua Dom Quirino.
RUA DO CARRO QUEBRADO – Atual Rua Zaqueu Brandão e adjacências.
BECO DO ALECRIM – Ligando a Rua Lagarto a Rua Simão Dias.
RUA BURACO DO CAJU – Atual Rua do Espírito Santo.
BECO DO PUNHAL – Atual Rua Nestor Sampaio – Bairro Ponto Novo.
RUA DA CONCILIAÇÃO – Atual Rua Itabaianinha.
RUA DOS MÚSICOS – Atual Rua Pacatuba.
RUA DO CANTO ESCURO – Atual Rua Campos.
RUA DO CAGA EM PÉ – Atual Campo do Brito – Devido à presença de Cansanção.
RUA DARCILENA – Atual Rua Cedro. Em homenagem às Senhoras Darcy e Helena, esposas de Getúlio Vargas e Augusto Maynard, respectivamente.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gugachacra Em comício, Trump promete acabar com a epidemia de Aids e curar câncer infantil

www.twitter.com/clovis_silveira Se prometeu algo, mantenha a sua palavra. isso é importante para o seu caráter, e importante para alguém que acredita em você!

www.twitter.com/higorfb Ultimamente tô me sentindo rico, só tô frequentando lugares caríssimos….posto de gasolina, supermercado, farmácia…..

www.twitter.com/@ayres_britto VOLTAGEM
Quando se mata um vaga-lume,
Um só vagalume que seja,
O abajur da ternura por um momento se apaga.
A Vida perde em voltagem.

www.twitter.com/jsantana61 Se as consequências de um governo insano recaíssem apenas sobre os … que o elegeram, seria até divertido. Mas cá estamos nós outros tendo que pagar um preço, que pode se tornar impagável, por um desatino que não cometemos e que não cansamos de avisar.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Hélder Câmara.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais