As aventuras de um consumidor no Brasil
O chuveiro elétrico que desliga sozinho durante o banho
A história de hoje conta a aventura de Consuminho ao exigir da loja e do fabricante a imediata troca do chuveiro elétrico, vez que na caixa foi entregue um modelo diferente do vendido.
Há algum tempo Consuminho procurava um chuveiro elétrico para a sua casa que estava em reforma. Após pesquisar bastante concluiu pela compra de um modelo grande e com controle de temperatura fixado na parede. Era um modelo relativamente caro se comparado com outros tipos vendidos no mercado.
Consuminho foi a uma loja, viu o modelo e por coincidência estava em promoção pelo preço de R$177,00 (cento e setenta e sete reais). O preço de mercado estava em torno de R$234,00(duzentos e trinta e quatro reais). Ao ver o modelo que era o último na prateleira, não teve dúvida: pegou e dirigiu-se ao caixa.
No caixa teve a primeira surpresa: o código de barras acusou o valor de R$214,00(duzentos e catorze reais). Consuminho argumentou que o preço na prateleira estava R$177,00(cento e setenta e sete reais) e tratou de segurar logo a etiqueta. O gerente foi chamado e explicou que o preço estava errado. Disse que era um funcionário novo que estava fazendo tudo errado naquele dia. Consuminho agradeceu a explicação, disse que iria levar o chuveiro por aquele preço e caso a loja se recusasse a cumprir o que prometeu iria telefonar para a polícia, pois se tratava de uma oferta enganosa a qual estava enganando as pessoas.
Diante da resistência do gerente, Consuminho mostrou o Código de Defesa do Consumidor que obriga o fornecedor a cumprir a oferta prometida. O gerente autorizou a venda pelo menor preço.
Durante o banho Consuminho percebeu que após alguns minutos o chuveiro desligava sozinho. Sem entender o que acontecia chamou o eletricista que após analisar minuciosamente o chuveiro percebeu tratar-se de uma função time existente naquele aparelho.
Consuminho leu todas as informações na caixa e não viu nenhuma explicação sobre aquela função. Ao entrar em contato com a assistência técnica ouviu que o modelo que estava dentro da caixa era diferente do que ele havia comprado. Reclamou na loja, mas o gerente lhe disse que aquele era a última peça e não podia fazer nada, pois não se tratava de defeito do chuveiro e sim de descuido de Consuminho que não o examinou direito antes de comprá-lo.
Consuminho enviou uma carta para a fábrica e outra para a loja exigindo a imediata troca do produto, vez que a loja tinha vendido um e entregado outro. Sem resposta, registrou uma reclamação no Procon que também não adiantou nada. Registrou ainda uma ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor para investigar a prática de crime contra as relações de consumo.
Somente na justiça é que a loja e o fabricante compareceram a audiência de conciliação e entregaram outro chuveiro a Consuminho sem a função time. Ficou acertado ainda que a própria assistência técnica enviaria alguém para fazer a instalação.
Agora quando Consuminho vai comprar algum produto, risca aquela loja e aquele fabricante do seu rol de opções. Acredita que se todos fizerem assim, eles passarão a respeitar os direitos dos consumidores.
Faça você também como Consuminho e exija sempre o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.