O dia em que o Brasil foi as urnas

O domingo foi dia de eleições gerais, que movimentou a população de todo o Brasil rumo aos locais onde havia recepção dos votos tomados eletronicamente. Aqui em Sergipe foi uma votação tranquila, embora tivesse ocorrido a prisão de pelo menos 35 pessoas que faziam boca de urna que, para quem não sabe, é crime. Nada de muito grave. Foi uma eleição “britânica”, isto é, começou exatamente as 8h da manhã e terminou exatamente as 17h. Não houve, em nenhum momento, necessidade da presença da Polícia, em nenhuma sessão eleitoral, para acalmar os ânimos de eleitores exaltados. Bom assim, não?

Algumas ruas do bairro São José amanheceram, no sábado que antecedeu o dia das eleições, “forradas” por folhetos de acusações terríveis ao candidato ao Senado, Jackson Barreto, na chapa liderada pelo governador Belivaldo Chagas. Suspeita-se que os folhetos foram jogados na madrugada de sábado para fazer efeito já na manhã de sábado. Mas, a tarde havia poucos folhetos nas ruas. Ao que seja do nosso conhecimento, esses folhetos foram jogados apenas nas ruas do Bairro São José.

O jornalista Ancelmo Góes, o sergipano de Frei Paulo que é estrela do jornal “O Globo” é de opinião que a crise atual vivida pelo brasileiro, vai avançar durante o ano de 2019. Mesmo que haja um governo forte, eleito pelo povo, a recessão vai ser mais forte do que ele. ”Esta é a maior recessão vivida pela Republica brasileira, logo não vai ser fácil debelá-la com facilidade”. Ele emitiu sua opinião durante a cobertura das eleições, pelo canal Globo News, no domingo à tarde, e Amcelmo Goes era um dos convidados.

O Estado ainda dispõe de um saldo de R$ 63 milhões de reais na conta dos recursos do Proinveste, aquele empréstimo feito há uns cinco anos atrás e que foi usado pelo governo para a concretização de obras. Um total de R 257.274.928,91 já foram liberados até agora. Mas, atenção estes números não estão atualizados. Na verdade, eles são de dezembro de 2017.

Nenhum servidor público, contratado pela Prefeitura de Itabaiana, será demitido depois das eleições de domingo. Quem garante é o subprocurador do Município, dr. Lucas Cardinali. “O Prefeito seguirá a mesma ológica do passado. Mesmo a lei autorizando a dispensa desses profissionais contratados antes do prazo final do contrate, existe um interesse público em sua contratação e um compromisso pessoal do prefeito que já se comprometeu a cumprir os contratos até o final, ou seja, 31 de dezembro de 2018. O subprocurador garantiu que no próximo ano haverá novo concurso público para preenchimento das vagas existentes.

Foi em Renan Calheiros, o chefão das Alagoas, que o Senador Antônio Carlos Valadares se inspirou para lançar o filho, Valadares Filho, como candidato a governador. Lá em Alagoas, Renan fez do filho mais velho, Renanzinho Filho, governador do Estado e agora patrocinou a reeleição dele. Como Renan, Antônio Carlos Valadares foi para a reeleição do Senado pela quarta vez e quer fazer do filho, Valadares Filho, Governador do Estado de qualquer jeito.

O Banco do Brasil anunciou que vai zerar as taxas de custódia para quem aplica no Tesouro Direto e em papéis de renda fixa, como Certificados Recebíveis Imobiliários, Certificados de Recebíveis do Agronegócio e Debêntures. Além disso, a taxa de carregamento para os clientes que investem em planos de previdência PGBL, e VGBL também será zerada, tanto para aplicações quanto para resgates. As novas condições valem para todos os clientes que possuem estes produtos, alcançando o estoque de aplicações e também os novos negócios.

As eleições, como se sabe, são uma caixinha de surpresa. E, coimo não poderia deixar de ser diferente, também nestas eleições de 2018, as surpresas começaram a aparecer tão logo começou a apuração. Por exemplo, em Minas Gerais, as surpresas foram duas: o atual Governador Fernando Pimentel perdeu as eleições e a ex–Presidente Dilma Rousseff, sempre apontada como futura senadora, amargou um nada honroso quarto lugar.

Grande decepção nas urnas foi Marina Silva: ficou atrás até de um candidato excêntrico como Cabo Daciolo. Ela teve menos de um por cento dos votos válidos.

A Polícia Federal detectou 278 crimes eleitorais, durante as eleições de domingo. Não é muito, mas também não é pouco.

Valadares Filho vai para o segundo turno com o governador Belivaldo Chagas que começou sua trajetória profissional sendo “quebra-faca” da família Valadares. Agora teve praticamente o dobro dos votos do filhote do Senador Valadares. Agora decepção mesmo foi a votação de Eduardo Amorim. Será que ele agora pendura as chuteiras ou ainda vai tentar ser Prefeito de Aracaju nas próximas eleições?

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais