As aventuras de um consumidor no Brasil O DVD e a quebra da expectativa A história de conta a aventura de Consuminho para exigir a troca do DVD tendo em vista que o modelo o qual comprou para possibilitar a sua neta assistir filmes, só reconhecia mídia importada, fato que só percebeu três meses depois da compra, quando sua neta foi passar as férias na sua casa. Consuminho tem 67 anos de idade, é aposentado e adora a sua neta de sete anos, para quem procura fazer tudo para agradar, observadas as suas limitações financeiras. A neta de Consuminho adora assistir filmes de desenho animado e como Consuminho não tinha condições de contratar os serviços de uma TV fechada ou mesmo comprar uma antena parabólica, resolveu comprar um DVD parcelado em 04 parcelas de R$70,00(setenta reais) no cartão de crédito. A compra foi feita no mês de maio, devido a uma promoção do dia das mães, mas Consuminho só abriu o DVD para fazer uso no mês de julho quando sua neta foi passar as férias com ele. Feliz da vida Consuminho mostrou para a sua neta o DVD, disse que havia se associado a uma locadora grande e que a partir daquele dia as férias seriam mais divertidas, pois ela iria assistir a muitos filmes de desenho animado. Após preparar uma típica sessão de cinema, com muita pipoca e refrigerante, Consuminho e a neta, ansiosos para assistirem ao filme, tiveram quebrada toda a expectativa daquele momento mágico. O aparelho simplesmente não conseguiu fazer a leitura do filme. Sem jeito, Consuminho pediu desculpas e falou que era a primeira vez que ligava o aparelho. A neta percebendo o desapontamento do avô disse: fique triste não. Conte uma história para mim enquanto comemos pipoca. Vou adorar! Consuminho não conseguia disfarçar o seu desapontamento. No outro dia foi cedo até a loja, mas foi orientado pelo funcionário a procurar a assistência técnica onde foi informada que o aparelho não apresentava problema, a questão é que ele não reconhecia mídia nacional, apenas as importadas e dessa forma, não passaria todos os filmes. Diante da notícia, Consuminho foi até a loja solicitar a troca do aparelho por um que fizesse a leitura de filmes, independentemente da mídia nacional ou importada, mas ouviu do gerente que não podia fazer nada, afinal de contas, não era problema do aparelho e ainda que fosse já havia passado o prazo de reclamação. Indignado, Consuminho procurou o Código de Defesa do Consumidor e descobriu que o fornecedor é obrigado a cumprir o que promete, bem como a informar o consumidor sobre todos os detalhes relevantes do produto. Assim, se tinha comprado um DVD para ver todos os tipos de filme, era dever da loja lhe entregar um aparelho que fosse capaz de ler tanto a mídia nacional quanto a importada. Percebendo que a loja não iria resolver o problema, Consuminho fez uma reclamação no Procon e como lá também não foi resolvido, reclamou no Juizado Especial Cível. Na justiça compareceram Consuminho desacompanhado de advogado, a loja, a administradora de cartão de crédito e o fabricante do aparelho DVD, estes, acompanhados de advogado. Consuminho alegou que havia feito o pagamento de 03 parcelas e que restava ainda pagar a última parcela. Falou ainda que só comprou o aparelho por causa de sua neta e ainda assim, porque não tinha condições de contratar o serviço de uma TV fechada. Na audiência, ficou acordado o seguinte: a loja deu um novo DVD sem as limitações de leitura de mídia; o fabricante pagou uma indenização de R$3.900,00(três mil e novecentos reais); a administradora de cartão de crédito cancelou a cobrança da última parcela e o(a) magistrado(a) fez com que todos pedissem desculpas a Consuminho. Faça você também como Consuminho e exija o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.
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