O eclipse de uma rede social

Caroline de Alencar Barbosa
Graduanda em História pela Universidade Federal de Sergipe.
Integrante do GET (Grupo de Estudos do Tempo Presente)
Orientador: Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard
Bolsista voluntária PIBIC.
e-mail: caroline@getempo.org

Criado em janeiro de 2004 por Orkut Büyükkökten, que nomeou a rede social, o Orkut se configurava como um espaço de trocas de mensagens, depoimentos, fotos e recados. Nas comunidades os usuários manifestavam seus interesses em comum de todos os gêneros e pessoas de diversas partes do mundo se conectavam. O Orkut chegou a ser considerada a maior rede social do Brasil.

Ao final do mês de junho o Google anunciou que, após dez anos de existência, o Orkut tem seu fim decretado para o dia 30 de setembro de 2014. Apesar de já ser considerada pelos adeptos do Facebook como “falecida”, a rede social ainda agregava alguns usuários, que não se adequaram ao formato do Facebook e decidiram manter suas contas no Orkut. Os mesmos já procuram outras formas de se relacionar via internet, migrando para outros sites.

A partir desse anúncio percebemos que toda rede social tem seus pontos de ascensão, mas também de abandono. Mesmo os espaços em rede mais acessados e “conceituados” podem ter seus fins decretados com o advento a cada vez mais frequente de novos ambientes virtuais.

Sites de relações pessoais via web como Myspace (que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs) ou Formspring (que permite que os usuários recebam perguntas de outros internautas ou não cadastradas) já deixaram de ser de uso habitual, dando lugar ao Tumblr (plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos”), e ao Instagram (rede social gratuita para compartilhamento de fotos e vídeos).

Nesse sentido podemos pensar que o ato de fechar uma rede social é decretar o fim do acesso a um tipo de fonte histórica, pois na conta de quaisquer indivíduos era possível ver o que aconteceu em suas vidas nos anos em que eles (as) estiveram ativos.

As comunidades nos mostram os perfis de interesses conforme os anos passavam, alguns depoimentos apresentam as relações pessoais mais íntimas. É o fim de uma década de trocas de informações e interesses e com isso perdemos milhares de dados, que para os estudos presentes da era digital poderiam ser válidos à análise e comparação com outras redes sociais.

Assim, com o fim dessa era digital, o Orkut deixará muitos usuários saudosos, até mesmo os que já tinham abandonados suas contas, os GIFS, os scraps, os depoimentos, as comunidades, os tão cobiçados fãs e a curiosidade dos “visitantes recentes” deixarão uma marca em todos que tiveram no Orkut seu primeiro contato com as redes sociais e até mesmo com a internet.

O GET-UFS realiza atividades de intercâmbio apoiados pela FACEPE através de Auxílio à Pesquisador Visitante junto ao GEHSCAL, Grupo de Estudos Históricos Socioculturais da América Latina na linha de História do Tempo Presente (UPE). O GET também é apoiado  pela FAPITEC através do  Edital FAPITEC/SE /FUNTEC/CNPq N° 04/2011- Programa Primeiros Projetos (PPP).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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