O orçamento secreto é o maior desvio de recursos federais da História

               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

  

A declaração do governador do Maranhão, Flávio Dino – diga-se de passagem um dos gestores mais bem avaliados em todo país que está no segundo mandato, – apenas confirma o estrago que o orçamento secreto criado pelo governo Bolsonaro está fazendo ao país.

 “Quem deve, pagará pelo que fez.”

Essa frase acima também é dele na entrevista que concedeu ao TV 247, do site Brasil 247. Flávio Dino deixará o governo para ser candidato ao Senado e defende a candidatura de Lula.

Ao contrário de alguns petistas, Flávio Dino (PSB) não tem papas na língua quando o assunto é orçamento secreto. O orçamento secreto, cuja aprovação teve o voto decisivo do senador petista Rogério Carvalho, fez o PT publicar uma nota pública, porém nada mais aconteceu. Nem mesmo uma simples punição, quanto mais uma expulsão. Aliás, o blog lembrará que, por muito menos, o PT já expulsou parlamentares seríssimos, como Heloísa Helena, Luciana Genro, Babá e o sergipano João Fontes, que discordaram de algumas ações do governo Lula.

“Estamos vendo, aos olhos de todos, o maior desvio de dinheiro público da história brasileira. Este tal ‘orçamento secreto’ é o maior desvio de recursos federais da história brasileira. Nada chega perto disso”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), no programa “Sua Excelência, O Fato”, que foi ao ar ao vivo na TV 247 na 3ª feira 1º de março. “Não há escândalo narrado, de CPI de Anões, o que quiser botar, que chegue perto disso que está sendo feito com essas ditas emendas de relator, rachadinhas e seja lá mais o que for”, prosseguiu o governador.

“Qualquer governo sério e decente que vier depois disso tem que desmontar esse esquema”, prosseguiu Dino na conversa com os jornalistas Luís Costa Pinto e Eumano Silva. “Respeitadas, claro, as prerrogativas”, pontuou. “Lutarei, inclusive, para estar no Congresso Nacional. Mas, não para compactuar com roubalheira de dinheiro público. É isso o que está acontecendo, na cara de todo mundo”, disse.

 Cadê os petistas sérios de Sergipe? Cadê os petistas que honram o legado de Marcelo Déda? Ele jamais aceitaria calado o voto de Rogério que tornou-se o padrinho do orçamento secreto de Bolsonaro.

 Rogério Carvalho nunca terá a envergadura moral do professor Déda. “Quem deve, pagará pelo que fez”. A frase do governador Flávio Dino serve como uma luva para Rogério Carvalho.

 O blog continuará ao lado da democracia e da verdade, em respeito à memória do professor Déda.

  

Em tempo Alguém sabe informar porque apenas uma pequeníssima parte da imprensa de Sergipe tem coragem de tocar no voto de Rogério Carvalho que foi decisivo para o orçamento secreto de Bolsonaro? O blog vai continuar escrevendo sobre o assunto. Aliás, um petista de ocasião chegou a dizer que o orçamento secreto trará vultosos recursos estruturantes para Sergipe. Tá certo, o blog acredita apenas nos “estruturantes.”

 

 

Viralizou E viralizou nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp de Sergipe um texto publicado no Facebook do advogado, professor, poeta, articulista e membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas Luiz Eduardo Oliva. Segundo o autor da postagem, que teria participado da missa da quarta-feira de cinzas na Igreja Jesus Ressuscitado, cujo pároco é o famoso vigário-geral da arquidiocese de Aracaju, pe. Genário, mais conhecido como o chefinho sonso, “a Igreja sergipana parece totalmente dissociada do mundo miserável que vivemos.” Misericórdia. Leia na íntegra a postagem publicada conforme a conta do Facebook de Luiz Eduardo Oliva: https://www.facebook.com/100026262014101/posts/944829663069092/?d=n

Ainda existe?  Por onde andam os profetas do clero da arquidiocese de Aracaju? Que o arcebispo d. João Costa não é profeta todos já sabem. Mas onde estão os corajosos padres do clero sergipano? Como diz a música, “se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão.”

 

 

 

Diocese de Propriá: Jornada Diocesana de Pastoral Este espaço acompanha não só a Arquidiocese de Aracaju, com suas ações (boas ou ruins), mas também todos os que representam a Igreja Católica em Sergipe. A Diocese de Propriá, por exemplo, é diferente da Arquidiocese de Aracaju. A Jornada Diocesana de Pastoral, realizada no último sábado, 05, realizada no Espaço Ponteira do Sertão, em Glória, teve a participação de alguns amigos (inclusive um familiar) que relataram que o evento foi um exemplo de ação evangelizadora de uma Igreja voltada para o que o Papa Francisco prega.

Relatos Os relatos passados para este jornalista chamaram a atenção que lá, ao contrário daqui em Aracaju, não existe o chamado culto à personalidade, em que alguns fazem questão de colocarem suas enormes fotos em eventos. Os leigos que participaram não tiveram que pagar. Mesmo a Diocese sendo de poucos recursos ajuda quem pode. A Diocese é formada por mais de 20 municípios com dezenas de coordenadores em várias comunidades rurais. 

Gratidão: a maior riqueza No próximo evento este jornalista vai comparecer. Para isso pede aos coordenadores e responsáveis pela Diocese de Propriá que envie sempre informações para divulgação. Este espaço terá o maior prazer de divulgar uma Diocese que tem como maior gratidão a riqueza de seus leigos e não a ganância pelos recursos. Na Arquidiocese de Aracaju, o blog tem como leitores dezenas de padres, mas não pode enaltecê-los por conta da perseguição existente atualmente que acabará, com a colaboração da Embaixada do Vaticano em Brasília e a firmeza do Papa Francisco, ainda este ano, com certeza.

Esclarecimentos Sedurbs A respeito da nota ‘Atenção Sedurbs’, publicada na edição do blog do dia 07 de março do corrente ano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, por meio da Cehop, esclarece que a obra da urbanização da Orla Sul ainda está em andamento e que as empresas que estão executando os serviços são responsáveis por todos os reparos necessários após a conclusão, após uma vistoria técnica e minuciosa por técnicos da Cehop , sem nenhum ônus para o Estado.

Esclarecimentos Sedurbs II Ainda na mesma edição do blog, com relação aos ‘picolés de baiano’, a medida adotada serve para evitar que os motoristas façam o retorno no meio da via e utilizem as rótulas, que servem para tal fim. A Sedurbs ressalta que a implantação da rodovia foi baseada de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 Caixa Preta do Detran/SE: justiça determina que órgão divulgue as informações solicitadas por Georgeo Passos O deputado estadual Georgeo Passos comemorou a decisão da Justiça em  julgar procedente o objetivo do mandado de segurança que ele impetrou contra o Detran-Sergipe, ainda no ano de 2021. De acordo com o deputado, esse atitude foi tomada após o Detran não responder aos ofícios enviados pelo parlamentar. “Já faz muito tempo que nós queremos informações detalhadas sobre o Detran. Um órgão que tem uma verdadeira caixa preta e que arrecada por ano cerca de R$ 100 milhões em multas e taxas”.

Voto contra “Quando nós votamos contra o aumento de até 100% de algumas taxas do Detran e em seguida encabeçamos uma luta pela diminuição destas taxas, ainda em 2020, nós enviamos vários ofícios ao Detran solicitando informações sobre a arrecadação do órgão e nunca tivemos nenhuma resposta. A transparência é um direito do cidadão e por isso, eu enquanto cidadão e parlamentar resolvi impetrar essa ação depois de várias tentativas frustradas de conseguir as informações que eu precisava”.

Socorro: prefeito anuncia reajuste de 33,24% na tabela do piso dos professores Na manhã de ontem, 7, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, anunciou o reajuste de 33,24% na tabela do piso salarial dos professores da Educação Básica da rede municipal de ensino, conforme aumento definido pelo Governo Federal. O comunicado ocorreu durante o início da III Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto.

Importância dos professores “Pagamos o piso salarial dos professores desde 2017 porque sabemos a importância dos professores para o desenvolvimento da nossa Educação e para a nossa vida. Esse reajuste só não foi possível ano passado, por conta da lei do Governo Federal. Por não ter tido o reajuste do ano passado, o aumento deste ano foi bem maior. Sabemos que não será fácil, inclusive muitos municípios não terão condições de pagar, mas nós, da Prefeitura de Socorro, estamos assumindo essa responsabilidade. Vamos pagar o reajuste de 33,24% para todos os nossos professores, em total conformidade com a lei”, declarou o prefeito Padre Inaldo.

Prefeitura de Lagarto deixa de disponibilizar transporte escolar no povoado Caraíbas Fonte: O Bolo é Grande: O transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino, que é responsabilidade da Prefeitura de Lagarto, não está indo buscar os estudantes do Povoado Caraíbas. A denúncia foi feita por Rafaela, moradora do povoado, e estudante da Escola Municipal Adelina Maria de Santana Souza, nesta segunda-feira (7), durante o Programa Sergipe em Destaque,102.7 FM.

Relato “O ônibus tá sem passar, e quando a gente tenta falar com o secretário, eles (servidores da Secretaria Municipal de Educação) mandam a gente ir pra pista, esperar outro carro, de outro povoado, sendo que já está cheio, todo mundo caindo em cima de todo mundo. O ônibus escolar não está passando nem de manhã e nem à noite”, afirmou. Da Caraíbas até a pista que liga os povoados Brasília e Jenipapo, são mais de 5km, que os estudantes andam, inclusive, durante o período da noite. Mesmo assim, a prefeitura deixou de disponibilizar o veículo. Pais e estudantes pedem providências ao secretário Magson da Academia e à prefeita Hilda de Gustinho.

Estância recebe primeiro Curso de Residência Médica da Unit em Sergipe. “Dia histórico”, destacou o prefeito Mais um dia para ficar na história de Estância. Foi com essas palavras que o prefeito do município de Estância, Gilson Andrade (PSD), iniciou a saudação aos residentes da primeira turma do curso de Residência Médica da Unit no Estado de Sergipe. As palavras foram proferidas na solenidade de apresentação dos Cursos de Residência em Clínica Médica e em Ginecologia e Obstetrícia ocorrida, no Auditório da Universidade Tiradentes Campus Estância (Unit).

Luta em 2018 com a ajuda de André Moura A solenidade contou com a presença do reitor da Unit o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, Secretário Municipal da Saúde Lourival Júnior, Diretora da Unit Campus Estância Adriana Rocha e do coordenador do cursos de medicina Dr. Richard Cabral. “A cidade de Estância e o grupo Tiradentes fazem história no município, com a implantação do primeiro curso de Residência Médica, da Unit, no Estado de Sergipe. Essa luta iniciamos ainda em 2018, quando pleiteamos, com a ajuda do ex-deputado André Moura, o curso de Medicina junto ao MEC. A semente foi plantada em 2018, lutamos e conseguimos esse grande feito. Hoje já temos dois cursos de Residência Médica em funcionamento em Estância. Tenho certeza que esse curso permitirá que o município de Estância dê um salto de qualitativo no que tange a qualidade do atendimento. Parabéns Professor Uchôa pela sua visão, por acreditar na educação e por transformar a vida dos nossos sergipanos através da educação”, salientou o prefeito Gilson.

Orgulho “Estamos muito orgulhos de implantar o curso de Residência Médica em Estância. É imensurável os benefícios que esse curso vai prestar à sociedade de Estância, e possibilitará uma melhor qualificação para os nossos residentes. Posso afirmar com certeza que dentro de um ano esses alunos estarão em um nível muito mais elevado, trazendo profissionais muito mais qualificados para melhor atender a população”, expressou o professor Uchôa. O curso de Residência em Medicina da Família tem duração de dois anos, já o curso de Ginecologia e Obstetrícia tem duração de três anos. Sendo três residentes por cada área de atuação.

Privilégio Já o coordenador do Curso de Medicina Professor Richard fez questão enaltecer a singularidade do município de Estância nos aspectos culturais e pela posição estratégica da Universidade no ‘Quarteirão da Saúde’. “A Unit teve o privilégio de ser a instituição habilitada para a implantação do curso de Medicina. Um privilégio que poucos municípios têm, ter uma Faculdade de Medicina em uma Cidade Cultural e Histórica. Sem contar do ‘Quarteirão da Saúde’, formado por Universidade, Unidade de Saúde da Família, Hospital Regional e o Centro de Especialidades em Saúde. Isso possibilita uma formação completa e integral em todas as áreas, já que existe a possibilidade de contato com médicos, pacientes, gestores da saúde para ajudar a enriquecer ainda mais o curso”, enfatizou.

“É revoltante e de uma estupidez extrema”, diz senadora sobre declarações de deputado paulista sobre mulheres ucranianas A senadora Maria do Carmo Alves classificou como “estúpida e repugnante” a fala do deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val (Podemos/SP) que em áudio (vazado e) amplamente divulgado por diversos setores, agride a dignidade de mulheres ucranianas ao dizer que serem por pobres, são fáceis (de serem abusadas). Num trecho da conversa publicizada pelos mais diversos veículos de comunicação do mundo, o parlamentar, que é pré-candidato ao Governo de São Paulo, diz que “…são fáceis porque são pobres *(…) colei em dois grupos de mina e é inacreditável a facilidade. Quando acabar a guerra, vou voltar pra cá (…)”.

Repulsa Para a senadora, “o comportamento sexista do deputado deve ser repulsado por todos os segmentos, pois não se pode admitir em hipótese alguma esse tipo de conduta, sobretudo de alguém pago com recursos públicos e que tem o dever de representar bem o seu povo. É asqueroso pensar que esse indivíduo tenha ido para a Ucrânia, que vive um cenário de guerra, onde estão milhões de pessoas em situação de total fragilidade, e tudo o que ele consegue enxergar são a “pobreza e a facilidade” dessas mulheres. É, de fato, nojento”.

Expurgado da vida pública Maria do Carmo disse que Arthur, conhecido como “Mamãe Falei”, precisa se portar de forma decente e respeitosa. “A mulher não é objeto. Independente da condição social, ela precisa ser respeitada. A vulnerabilidade em que essas mulheres se encontram, tendo que deixar tudo para trás e sair sem destino e sem referência, é gritante”, disse a parlamentar sergipana, acrescentando que não há palavra que defina uma “pessoa que olha uma fila de refugiadas e, sem compaixão, só consegue enxergar a sexualidade delas e verbalizar os seus pensamentos doentios. “Pelo seu histórico de polêmica, esse rapaz demonstra a falta princípios e de valores éticos e morais e, portanto, precisa ser expurgado da vida pública”, concluiu.

Breno Garibalde solicita ampliação no horário de creches municipais  O vereador Breno Garibalde, atendendo a um pedido do grupo Mulheres em Movimento, protocolou uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju, solicitando à Secretaria Municipal de Educação que estude a possibilidade da ampliação do horário das creches municipais da capital. Segundo o parlamentar, é um pedido para que as mães não precisem abrir mão das suas jornadas de trabalho.

Necessidade “A presidente do grupo afirma que essa é uma necessidade de diversas mães, que trabalham até tarde e não têm com quem deixar seus filhos. Se uma creche fecha às 17h e a mãe sai do trabalho às 18h, como que ela faz para pegar essa criança, se não tiver ninguém para ajudar? E as mães que são técnicas de enfermagem, por exemplo, que às vezes têm plantões em horários opostos?”, explicou Breno. O vereador acredita que a ampliação do horário  é uma possibilidade, mas também reforça que está aberto para outras soluções para o problema. “Os empregadores precisam de uma mudança de mentalidade, dando condições para mães e pais criarem seus filhos com dignidade. O horário estendido é uma boa saída, mas também estamos abertos a outras propostas”, destaca Breno.

Aracaju: Lei de autoria do vereador Pr. Diego sobre saúde emocional e mental nas Escolas Municipais de Aracaju foi aprovada em 3° votação O vereador pastor Diego teve o projeto de lei 138/2021, aprovado em 3° votação, na última quinta-feira, 3, pela Câmara Municipal de Aracaju. O projeto, de sua autoria, trata da criação de um Programa Permanente de Desenvolvimento da Saúde Mental e Habilidades Socioemocionais, a ser desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Aracaju. 

Sanção O projeto foi aprovado pela Casa, deve ir para a redação final e, assim, passará pela sanção do prefeito. “Estamos confiantes na sanção e acreditamos que o mais rápido possível nós teremos esse Programa Emocional sendo desenvolvido nas Escolas Municipais de Educação”, disse animado. De acordo com o parlamentar, este é mais um projeto voltado à saúde emocional nas escolas. “Neste projeto teremos profissionais da área emocional, cuidando da saúde das crianças, adolescentes e todos que compõem o ambiente escolar”, afirmou o parlamentar. 

Estímulo às competições esportivas O superintendente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Gonçalves, recebeu a visita dos empresários Gunther Dantas e Fernando Cunha, que apresentaram dois projetos para a Fecomércio. Um sobre estímulo às competições esportivas nas categorias empresariais, já aplicado em outros estados, com sucesso e levando a chancela de um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, Elizeu Godoy, ex-jogador da seleção brasileira na década de 60 e comentarista esportivo na atualidade.

Campeonatos O projeto envolve campeonatos de futebol para as empresas das categorias representadas no estado. Além disso, também foi mostrado um projeto de comunicação visual que atua com o foco na segurança dos pedestres em Aracaju, por meio de placas publicitárias protetivas e orientadoras para as pessoas no trânsito.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Dia da Mulher será celebrado com lançamento de livro O dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, será comemorado em grande estilo, com o lançamento do Livro Mulheres que Inspiram Negócios, editado pela Artner Comunicação, idealizado pela comunicadora Crys Moura, com organização da Empresa Estratégia e apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O Livro relata experiências inspiradoras de mulheres que, com muita garra e coragem, superaram desafios e conseguiram vencer na arte de empreender, desenvolvendo negócios exitosos e consolidados no mercado sergipano. A obra contempla 15 histórias de mulheres empreendedoras que com sua força de pensar e agir incentivaram outras mulheres a conquistar seus espaços no mundo dos negócios, estimulando o empreendedorismo feminino no estado. A apresentação do livro foi feita pelo presidente da Federação do Comércio de Sergipe, Laércio Oliveira e o prefácio foi escrito empresário sergipano, Sandro Ataíde Moura, CEO da empresa NC Vigilância. O Lançamento acontecerá às 19hs, no salão festivo do Hotel Sesc Atalaia em Aracaju.

 

 

 

 

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

 

 

 

“Mulheres e educação ambiental: entre dualidades e posicionamentos” Hoje, 08, para comemorar e refletir no Dia Internacional da Mulher, a Sedrubs, através da Superintendência do Meio Ambiente, realizará um encontro com o tema: “Mulheres e educação ambiental: entre dualidades e posicionamentos” a partir das 9h. Aqui:

https://www.youtube.com/channel/UC3U8mdktky2yz2-ORSdhcnQ

 

OPINIÃO 

** DIA INTERNACIONAL DA MULHER **

“Mulher: uma das obras-primas da Mãe-natureza.” Clarkson Ramos Moura

Apesar do advento do III milênio, do século XXI, da Era Cristã, do curso da Idade Contemporânea, ainda assim remanesce uma superabundância de caricatos tipos humano-sociais, cujas racionalidade, sensibilidade, percepção e espiritualidade os aproximam mais do “homo rusticus” que do “homo sapiens sapiens”.

Por causa disso, exsurge a excessiva e hodierna presença dos moralistas, preceptores, preconceituosos, ignotos, messiânicos, fanáticos religiosos, dogmáticos, censores, “conselheiros-acacianos”, intolerantes, neonazistas, machões, supremacistas, patriarcalistas, fundamentalistas, “santos de pau oco” e “beatos fingidos”, os quais, por motivos óbvios, consideram o SEXO NÃO MASCULINO — FRÁGIL, HIPOSSUFICIENTE, DEPENDENTE, INFERIOR ETC. — a MULTIORIENTAÇÃO SEXUAL e a POLI-IDENTIDADE DE GÊNERO, respectivamente — DOENÇAS, TRANSTORNOS e DISTÚRBIOS, ANOMALIAS PSICOSSOCIAIS.

A diferença de potencialidade e efetividade entre os seres humanos, em função das SEXUALIDADE, ASSEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, CISSEXUALIDADE, de que são consistentes, seja na esfera biológico-afetiva, seja na órbita cognitivo-intelectual, seja no âmbito social-cultural, seja no domínio dinâmico-motor, só existe na “anatomia dos órgãos genitais” e nas “cabeças retrógradas” desses intrometidos mentores éticos de plantão.

Atualmente, a cada dia, resta mais comprovado o que as ciências humanas e naturais já tinham verificado experimentalmente: os seres humanos — independentemente da convencional dualidade de sexo biológico — são equivalentes e equipotentes entre si, em qualquer ramo, área, setor e domínio de atividade humana.

Tanto é assim, que, como declarado cientificista, estou, por elucidativo exemplo, contemplando e, por tabela, destacando a estatura intelectual e a amplitude cultural de duas predestinadas mulheres cujo legado fármaco-imunológico, no excepcional e candente momento da Humanidade ante a avassaladora e inexorável pandemia da Covid-19, traduz-se num indelével e histórico achado científico, que a voracidade do tempo não destrói, nem a falibilidade da memória humana esquece.

Em verdade — diga-se de bom lembrete — não fosse a genialidade zenital destas duas geniais biocientistas, dra. Sarah Gilbert, especialista e professora de virologia da conceituada Universidade de Oxford, na Inglaterra — a Mãe da Vacina da Astrazeneca — e dra. Katalin Karikó, bioquímica húngara, especializada e precursora no necanismo do “mRNA”, vice-presidente sênior da BioNTech, na Alemanha — a Mãe da Vacina Pfizer/BioNTech — a Biociência, a Biotecnologia e, principalmente, a Humanidade não estariam desfrutando da mais nova e revolucionária tecnologia de produção de hodiernos, nascituros e vincituros imunizantes, vacinas, contra os mais aterrorizantes, contagiosos, mutantes e letais vírus, já catalogados ou não, que coabitam, conosco, na Biosfera, nos infectam e nos ameaçam extingir a vida na Terra.

Portanto, não hesito em proclamar-me DEFENSOR confesso e juramentado do autêntico “FEMINISMO” e, por consequência lógica, da recém-reconhecida e remota “SORORIDADE”, das irrestritas “LIBERDADES PSICOSSOCIAL, AFETIVO-SEXUAL E COGNITIVO-IDEOLÓGICA” da MULHER em sua mais abrangente e vigente acepção ontológica.

A talho de foice, acrescento, sem qualquer tênue subsentido de machismo ou sexismo dissimulado, corroborar, de plano, a verdade axiomática da Sabedoria Popular: “Deus fez a mulher cheia de graças”. Por isso, admito-me declarado “GINECÓFILO” ou “FILÓGINO”, no sentido amplo de mulher, alhures, apontado.

Demais disso, parafraseando o genial escritor e sacerdote luso-brasileiro Padre Antônio Vieira, criador do neologismo “Mátria” (do latim “matre”, declinação de “Mater”: mãe), o qual disse e escreveu: “Se a Pátria deriva da Terra, que é a mãe que nos cria, havia-se de chamar Mátria.”; não hesito em com ele concordar e, doravante, proclamar: “Eu não tenho Pátria, senão “Mátria!”

Pois bem, o que de mais se possa e se queira dizer, a meu falível juízo, não passa de hipocrisia, mentira, ignorância e preconceito, Gente!

Aliás, mesmo que eu considere a “Mulher”, uma “obra-prima” do Evolucionismo, ou do Criacionismo, em todos os tempos; discordo veementemente da mera convenção político-social de instituir um só dia como data comemorativa de um fato histórico que — por sua magnitude — transcende à dimensão temporal.

Logo, compreendo que “todo dia é o Dia Universal da Mulher”, assim como – no ditado popular – “todo dia é dia de Índio”.

Em tempo, para que não se alegue que não falei das flores — pedindo-lhes vênia pela verdadeira e remansosa premissa de que “memoria hominis fragilis est” (a memória humana é frágil ou falível) — me atrevo a fazer uma concisa enumeração exemplificativa de pró-mulheres, de examulheres, de mulheraças, de divas, tanto de nacionalidade brasileira, quanto de nacionalidade estrangeira, cuja perfomance existencial as tornou e as torna cidadãs perenes e cosmopolitas:

Ei-las:

De nacionalidade brasileira: Maria Quitéria, Chica da Silva, Anita Garibaldi, Tarcila do Amaral, Bertha Lutz, Chiquinha Gonzaga, Ana Néri, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Zuzu Angel, Zilda Arns, Leila Diniz, Dalva de Oliveira, Clementina de Jesus, Clarice Lispector (naturalizada) Elis Regina, Janete Clair, Hebe Camargo, Maria da Penha, Beth Carvalho, Lucinha Araújo, Cidinha Campos, Bibi Ferreira, Raquel de Queiroz, Maria Ester Bueno, Fernanda Montenegro, Emilinha Borba, Marlene, Dona Ivone Lara, Aracy de Almeida, Marinês, Maysa, Luíza Erundina, Lélia Gonzalez, Jaqueline de Jesus, Ester Sabino, Mayana Zatz, Ticiane Santa Rita e Marina Caskey (biocientistas sergipanas), Marta, Hortência, Mãe Menininha do Gantois, Ruth Cardoso, Dilma Rousseff, Luíza Trajano, Marielle Franco, Elza Soares, Benedita da Silva, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Djamila Ribeiro, Jandira Feghali, Rita Lee, Zezé Mota, Alcione, Teresa Cristina etc.

De nacionalidade estrangeira: Rainha Cleópatra VII (egípcia), Imperadora Wu Zetian (chinesa), Imperadora Agnes de Poitou (romano-germânico), Rainha Tamar da Geórgia (georgiana), Rainha Isabel I de Castela (espanhola), Rainha Elisabeth I (inglesa, 1558-1603), Rainha Maria Stuart (escocesa, 1542-1567), Rainha Maria de Medici (francesa, 1610-1617), Rainha Anna da Áustria (francesa, 1643-1651), Cristina da Suécia (sueca), Madame Pompadour, conselheira secreta do Rei Luís XV; Catarina II (russa), Rainha Vitória (britânica, 1837-1901), Primeira-ministra Indira Gandhi (indiana, 1966-1984, foi assassinada), Primeira-ministra Golda Meir (israelense, 1969-1974), Presidente Isabel de Perón (argentina, 1974-1977), Primeira-ministra Margatet Thatcher, “A Dama de Ferro” (britânica, 1979-1990); Primeira-ministra Benazir Bhutto (paquistanesa, 1988-1999, foi assassinada), Presidente Michelle Bachelet (chilena, 2006-2010, 2014-2018), Presidente Cristina Kirchner (argentina, 2007-2015), Escritora,
Ativista Betty Friedan (estadunidense, autora do “best seller” A Mística Feminina, 1963), Filósofa Angela Davis (estadunidense), Princesa Lady Diana (britânica), Cientista e atriz Hedy Lamarr, “A Mãe da Telefonia Celular” (austríaca, radicada estadunidense), Atriz Marilyn Monroe (estadunidense), Cantora Whitney Houston, Matemática Katherine Johnson (estadunidense), Biocientista Katalin Karikó, “A Mãe da Vacina de mRNA” (húngara) Escritora Virginia Woolf (britânica), Filósofa Hannah Arendt (alemã de origem judaica), Cantora Lady Gaga (estadunidense), Cantora Diana Ross (estadunidense), Cantora Édith Piaf (francesa), Primeira-ministra Jacinda Ardern (neozelandesa), Primeira-ministra Angela Merkel (alemã), Vice-presidente Kamala Harris (estadunidense) etc.

O Feminismo, enquanto movimento e ideologia, sociais, políticos, culturais e históricos, tem como, dentre tantas outras, as quatro mais importantes, pioneiras e notórias protagonistas:

CHRISTINE DE PISAN, escritora francesa do século XIV, na obra “A Cidade das Mulheres”;

MARY WOLLSTONECRAFT, nas obras da escritora inglesa do século XVIII; e

SIMONE DE BEAUVOIR e BETTY FRIEDAN, em meados do século XX, com duas obras principais, “O Segundo Sexo” (1949) e “A Mística Feminina” (1963), respectivamente, de autorias de tais renomadas, consagradas e especializadas escritoras, cientistas e ativistas do Feminismo planetário.

Para rematar este sóbrio texto:

Parabéns! Mulheres, vivas ou extintas, de todos os biotipos, gêneros, de todas as cores, raças, crenças religiosas, orientações sexuais, convicções políticas e ideológicas, por serdes ou terdes sido nossa razão de ser!

Viva! a dignidade humana!

Salve! todas as Mulheres do Mundo, indistintamente!

Abaixo! o feminicídio!

Fora! todas as formas de violência contra as Mulheres!

PELO TWITTER

 

www.twitter.com/BlogdoNoblat Guerra semeia morte, destruição e miséria. Alguém discorda?. Invasão russa à Ucrânia provoca a maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (por Ricardo Noblat)

 

www.twitter.com/ThalesBrandao Algumas situações me incomodam no contexto da comunicação / assessoria de imprensa: 1) pedir para confirmar se uma postagem vai ser realmente publicada; 2) não ler o veículo e perguntar se a postagem foi realizada; 3) pedir diversos ajustes após publicação;

 

www.twitter.com/gilbertogil Vendo o panorama geral da minha vida, fiz tudo para ser quem sou, estar no lugar em que estou e sentir a vida de modo a estar em conformidade com ela. É o que sempre digo: a conformidade conforme a idade. Tenho a idade que tenho hoje e uma vida em conformidade com ela. #Gil80

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes: 

 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 

 

 

Frase do Dia

“Aplica-te a todo o instante com toda a atenção… para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos… e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada ação da tua vida como se fosse a última.” Marco Aurélio.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais