As aventuras de um consumidor no Brasil O pagamento do financiamento e a baixa do gravame A história de hoje conta a aventura de Consuminho para exigir do banco a baixa do gravame após quitação antecipada do financiamento do seu carro. Consuminho queria comprar um carro novo, para isso precisava vender o seu antigo. Assim, quitou o financiamento e vendeu o veículo. A pessoa a qual comprou o seu carro teve o financiamento aprovado pelo mesmo banco onde Consuminho havia financiado. Assim, o dinheiro decorrente do empréstimo contraído pelo comprador do carro de Consuminho foi prometido por este para entrada no pagamento do veículo novo adquirido. A pessoa que comprou o carro de Consuminho queria utilizar o veículo como táxi, uma vez que o carro já tinha o kit de gás. Ocorre que passados mais de 15 dias o banco não deu baixa no gravame e assim não liberou o dinheiro decorrente do financiamento, impedindo o comprador de retirar a licença para táxi e Consuminho de pagar o valor de entrada no novo veículo adquirido. Desesperado, Consuminho ligava para o call center do banco que se limitava a informar que não entendia a razão de o gravame não ter sido baixado, e orientava a esperar. A essa altura, o comprador do carro já questionava se Consuminho realmente havia quitado o veículo uma vez que o banco não tinha liberado o dinheiro do financiamento por conta do gravame ainda existente. Inconformado, Consuminho foi consultar o Código de defesa do Consumidor e descobriu que o fornecedor é obrigado a retificar imediatamente as informações existentes sobre o consumidor em seu cadastro, as quais tenha conhecimento. Assim Consuminho solicitou por escrito ao gerente do banco a retificação da informação. Diante da recusa do gerente em receber a solicitação, Consuminho anotou o nome dele e registrou uma ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor, com fundamento na dificuldade de acesso a dado cadastral criada pelo gerente. Como estava com muita pressa, uma vez que o comprador já queria desistir da compra, Consuminho enviou para o banco, via fax, uma notificação com cópia anexa do comprovante do pagamento e do boletim de ocorrência, solicitando a baixa imediata do gravame sob pena de crime. Após o fax, no mesmo dia foi feita a baixa do gravame. Consuminho descobriu o quanto é importante ler o Código de Defesa do Consumidor, fazer as solicitações de forma adequada e adotar os procedimentos corretos, a exemplo de registrar a ocorrência na delegacia de Defesa do Consumidor. Faça você também como Consuminho e exerça o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.
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