Usar emojis nas conversas pelos aplicativos e redes sociais é uma prática comum na internet. Quando não se sabe o que escrever ou precisa resumir uma frase são os emojis que salvam o emissor da mensagem.
A popularidade e a influência desses símbolos são tão importantes na comunicação que, em 2015, o Oxford Dictionary escolheu um emoji como ‘A Palavra do Ano’, devido à sua ‘significância cultural’.
Atualmente, existem umas 3.600 variações de emojis disponíveis e de acordo com a Unicode Consortium, empresa responsável por sua padronização e catalogação em todo o mundo, 92% das pessoas que estão na internet usam esses ícones.
Apresentados pela Unicode em setembro de 2021, 37 novos símbolos foram adicionados ao iPhone (no iOS 15.4) no último mês de março. Esta atualização inclui a figura de um homem grávido, de uma pessoa de gênero neutro, aperto de mãos onde o usuário pode escolher o tom de cada indivíduo, mãos fazendo o símbolo de coração, entre tantas outras.
Além de ajudar na comunicação textual, demonstrando o que a pessoa está pensando ou sentindo naquele momento, estes novos emojis também visam uma maior diversidade.
E estas adaptações só contribuem para o aumento da usabilidade, como confirma a pesquisa do Emojipedia de 2021. Ela revela um aumento de 25% no uso dos ícones, comparado com estudos de 2020 e 2019. E os emojis de coração e das carinhas sorrindo continuaram a ser os mais usados em 2021.
No entanto, é importante lembrar que o significado de alguns ícones pode ter interpretação diferente para os usuários. Entre os exemplos pode-se citar, o emoji de mãos juntas. Muitas vezes ele é interpretado como cumprimento (quando duas pessoas batem as mãos no alto, o famoso ‘toque aqui’), mas na verdade a organização explica que seu sentido original é de agradecimento ou oração. Esta dificuldade na interpretação pode ser pior tendo em vista que os emojis para os sistemas iOS, Android e Windows Phone não são iguais.
Estratégias de marketing
Com a grande aceitação, não demorou para muitas empresas utilizarem os emojis como estratégias de marketing do seu negócio, com o objetivo de aumentar taxas de conversões, cliques e engajamento.
O principal ponto é humanizar a marca, construindo um vínculo emocional com o consumidor, uma vez que os emojis ajudam a demonstrar afinidade de forma simples e rápida.
Cientistas descobriram que, ao olharmos para um emoji sorrindo, as partes acionadas em nosso cérebro constituem as mesmas ativadas quando vemos um rosto humano também sorrir. Fora isso, os emojis são uma linguagem global, compreendidos independentemente do idioma falado.
Algumas empesas já utilizaram emojis também em publicidades, a exemplo do banco Itaú que os trouxe em um single da campanha. Foram alguns vídeos curtos como este abaixo, o que gerou mais de 5 milhões de visualizações e diversos elogios.
Um fator que torna um negócio identificável é a forma como se exerce a comunicação. Além da escrita, as expressões usadas e a escolha dos emojis também fazem diferença. Para exemplificar de forma superficial: o Nubank não vai usar um emoji de coração rosa ou vermelho, mas sim um emoji de coração roxo; já o banco Inter dará preferência à cor laranja.
Sendo assim, a moderação, o público-alvo e o momento que a marca está “vivendo” irão decidir se a inserção desses símbolos será válida em cada negócio. Caso decida usar, pesquise os emojis que estão em alta dentro do seu segmento e escolha aqueles que melhor contextualizam com sua marca, com a mensagem e com seu público.