O povo é o ponto imutável da democracia

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do advogado e engenheiro agrônomo Ailton Rocha:                                                                                                                                                

No Brasil vivemos numa democracia indireta, em que o povo através do voto escolhe os seus representantes.  Neste sentido, é preciso que o eleitor tenha amplo acesso às informações sobre os candidatos para uma decisão livre e consciente, pois não se realiza liberdade em condições de não liberdade.

Este ano foi restringido o tempo de propaganda eleitoral, numa demonstração clara de que o nosso sistema eleitoral requer aperfeiçoamentos. Vejamos o exemplo dos Estados Unidos em que as prévias e as convenções partidárias são amplamente divulgadas pela mídia. Aliás, é mais fácil conhecer a plataforma política dos candidatos americanos Tio Sam do que as dos nossos candidatos brasileiros Tupiniquins.

Ou será que os nossos representantes são escolhidos em mesa de negociação partidária e o povo é utilizado apenas como massa de manobra, a ponto de nos fazer acreditar em salvadores da pátria ou de uma ilusão verde-oliva?

Como bem disse Erasmo de Roterdã: "O hábito tem o poder de superar coisas assustadoras". Acorda Brasil!

Governo estadual fez festa para anunciar a retomada da obra do Centro de Convenções há 20 dias. Não tem ninguém trabalhando no local E o blog sugere às emissoras de rádio e televisão que envie, hoje, equipes para verificar se a obra de reforma do Centro de Convenções (no DIA em Aracaju) foi mesmo retomada como anunciou o governador Belivaldo Chagas no último dia 21 de maio. Foi feita uma festa e propaganda nas redes de televisão. Quem passa no local não enxerga um trabalhador na área…

As empresas de vigilância terceirizadas  que prestam serviços nas escolas estaduais  de Sergipe suspenderão serviços a partir do dia 20. Quatro faturas em atraso E os serviços realizados pelas empresas de vigilância terceirizadas na rede estadual de Sergipe serão paralisados a partir do dia 20. São quatro faturas em atraso e as empresas não têm condições de continuarem com seus colaboradores prestando serviços. Os vigilantes, além de cuidarem das portarias, cuidam do patrimônio, mantém a ordem e ajudam muito os diretores. 

Sobre comentários dos leitores Para deixar claro: mesmo não concordando com os atos de alguns políticos e tendo uma posição ideológica clara, sem nunca esconder dos leitores, o titular deste espaço não autorizará comentário depreciativos com agressões pessoais a qualquer pessoa ou candidato.

Missa de 7º Dia – A família de Cleovansóstenes Pereira de Aguiar convida amigos e familiares para a Missa de Sétimo Dia, que será celebrada em intenção da sua alma, nesta quarta-feira, 13 de junho, às 19h30, na Igreja Jesus Ressuscitado. Por mais este ato de fé e solidariedade cristã, a família antecipa os agradecimentos.

Executiva Nacional do PT determinou suspensões das alianças nos Estados. Mesmo assim Belivaldo diz que vai convidar Eliane para ser vice. Como? Se ela sozinha não pode aceitar E o governador Belivaldo disse que vai convidar Eliane Aquino para ser sua candidata a vice. Como assim? Se ela sozinha não pode aceitar. O blog acha que Belivaldo quis dizer que convidará o PT para indicar o vice. Isso se tiver muita habilidade para não parecer uma afronta às candidaturas já lançadas pelo partido do professor Dudu e de Joel Almeida. Se não for assim, acredita-se que haverá reação pública. E ignorou também a nota da Executiva Nacional do PT que suspendeu as negociações para alianças nos estados. Os encontros estaduais da legenda foram adiados para o fim de julho, depois da reunião do diretório nacional, prevista para os dias 21 e 22 daquele mês. A prioridade absoluta é a eleição de Lula à Presidência da República.

Belivaldo diz que Heleno é do time de Temer. Esquece que ele é do PSD que apoia Temer “Heleno Silva é do time de Temer, a partir do momento que ele se abraçou com André Moura e Eduardo Amorim nós não temos mais nenhuma discussão sobre as duas vagas para o senado”. A declaração de Belivaldo no programa de George Magalhães na FAN FM tem uma grande contradição: ele está esquecendo que  Jackson Barreto é do MDB e portanto correligionário de Temer, ou seja, muito mais que aliado. E que o próprio Belivaldo era do MDB, partido de Temer, até quatro meses atrás. E que depois mudou-se para o PSD, que dá sustentação ao governo Temer com o presidente do partido, Kassab, num ministério. Eita memória curta…

Esmiuçando grandes prefeituras E o blog recebeu informações que prefeitos de algumas grandes prefeituras do interior ainda não se atentaram à Operação Caça-Fantasmas e continuam com a mesma prática. Na região Centro-Sul tem muita gente que mora em Aracaju que não sabe nem chegar ao município, quanto mais na Prefeitura. É aguardar…

Carlito diz que enriquecimento de Jony e Heleno é suspeito Site da FAN: Em entrevista aos radialistas George Magalhães e Narcizo Machado ontem, 11, o vereador de Aracaju Carlito Alves (PRB) “abriu o verbo” e fez várias acusações aos seus ex-correligionários, Jony Marcos (PRB) e Heleno Silva (PRB). Os três integravam o quadro de pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, mas há algum tempo Carlito Alves vem informando à imprensa que tanto Heleno quanto Jony são ingratos e demonstrado que a relação amistosa dos três foi deixada de lado.

Patrimônio O vereador disse ainda que os dois ex-pastores estão aumentando o patrimônio de forma inexplicável. Carlito pediu que Jony e Heleno expliquem de onde tem saído o dinheiro para os investimentos que os dois têm feito. “Jony está rico, tem uma fazenda no Mato Grosso do Sul, no nome da irmã dele, um açougue no nome da mãe e Heleno segue na mesma linha. Os dois não tinham nada e hoje estão ricos”, afirmou Carlito.

Alckmin participa de coletiva e palestra em Sergipe Dando segmento à agenda do pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), em Sergipe, o pré-candidato ao governo do estado de Sergipe, o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) esteve ao lado do presidenciável durante coletiva à imprensa local; em visita à sede do Partido da Social Democracia Brasileira de Sergipe (PSDB-SE); e por fim, em palestra concedida no evento ‘Almoço com Negócios’, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Essa agenda aconteceu na manhã e tarde de ontem, 11.

Transparência Em coletiva e palestra, Alckmin disse ter vindo até Sergipe para ouvir o povo, e se lançar como o pré-candidato da mudança e transparência absoluta. “Precisamos do novo para mudar e não para ficar da forma atrasada que estamos, e durante tantos anos. Acredito que nesse ano aconteça uma eleição de chegada e resistência, por isso é hora de percorrer o Brasil, ouvir a população, ver os problemas para ter o melhor programa para o que o País possa retomar o que interessa, que é o emprego”, destacou.

Alckmin em Itabaiana Na visita que fez a Itabaiana, o pré-candidato Geraldo Alckmin foi recepcionado pela deputada Maria Mendonça na residência dela.  Durante o encontro, a parlamentar apresentou ao ex-governador de São Paulo demandas do Estado, especialmente em relação à carência de planejamento estratégico e investimentos nas áreas da saúde e segurança pública. “O pré-candidato Geraldo Alckmin não tergiversou aos nossos questionamentos e demonstrou que tem respostas claras porque conhece e está sensível aos problemas do nosso Estado”, destacou Maria Mendonça, que também aproveitou a visita do presidenciável para compartilhar peculiaridades da Festa dos Caminhoneiros, maior manifestação cultural e religiosa do município serrano, celebrada esta semana.

Cautela e sapiência O pré-candidato ao governo de Sergipe, Eduardo Amorim, disse ter um perfil muito parecido com Alckmin, e frisou ainda que, além de médicos, com especialidade em anestesiologia, e ainda por serem da mesma sigla partidária, eles agem e conduzem a vida política com muita cautela e sapiência. “O amigo Geraldo é um homem preparado. Foi governador por quatro mandatos, sua larga experiência auxiliou o desenvolvimento de melhorias do estado de São Paulo, isso para nós é de grande importância. Tenho certeza que saímos muito mais alimentados em conhecimento, com suas experiências e propostas, do que entramos”, comemorou Eduardo.

Partido Verde confirma Aliança com o PMN No Encontro Estadual do PV realizado na sexta-feira, 08, Reynaldo Nunes, pré-candidato ao Senado em 2018, fundador e presidente do PV, comunicou a posição política da sigla nestas eleições. A aliança com o Partido da Mobilização Nacional foi confirmada e o resultado, a chapa-limpa continua com Milton Andrade candidato ao cargo de governador e seus proporcionais.

Multinacional de tecnologia instala regional em Sergipe Com 15 anos na indústria de TI (Tecnologia da Informação), e clientes como Itaú, Casas Bahia, Marisa, Riachuelo, Santander, Telefônica e Walmart usando seus serviços de excelência , a ViviTech possui soluções de tecnologia de pagamentos com Blockchain, processos criativos com Design Thinking, Fábrica de Software, Cloud Computing, User Experience e agora com a máquina POS da ViViPay.

Nordeste Sediada em Boca Raton, Miami (EUA), a ViVi amplia sua atuação na América Latina com a instalação da sua segunda regional, agora no Estado de Sergipe. A primeira regional está instalada em São Paulo. Daqui, a empresa buscará atender todo mercado do Nordeste com soluções inovadoras e modelos de negócios repensados para a realidade do país e da região, como Cartões de débito Mastercard pré-pago para população de baixa renda.

Cadeia lojista Para o presidente da ViVi no Brasil, Gesley Marciano, a instalação dessa regional no nordeste vai beneficiar toda cadeia lojista. “As tarifas para uso de cartões em nossas máquinas, por exemplos, são muito competitivas, e a nossa perspectiva é que o nordeste seja a mola propulsora para que a ViVi imprima sua atuação no Brasil”.

Marco tecnológico  “A chegada da ViVi em Aracaju é um marco tecnológico pra Sergipe” explica Lívio Carvalho, diretor de projetos para América Latina, e completa “o nordeste do Brasil terá, de uma multinacional de tecnologia, a atenção que sempre mereceu e talvez nunca tenha alcançado. A ViViTech também terá uma base em Maceió ainda esse semestre”.

ESPECIAL

Segurança pública é prioridade, mas retirar de programas sociais e educativos não vale. É preciso fortalecer a parceria com o Sistema S para a inclusão educativa e social  por Cláudio Nunes 

Desde o mês passado que tramita no Congresso Nacional anteprojeto de lei elaborado por um grupo de juristas e entregue pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aos presidentes dos dois poderes legislativos. O anteprojeto trata de modificações na legislação penal e processual penal, com o combate à criminalidade organizada e propõe também a criação de novas fontes de recursos para o combate à criminalidade. Entre elas, a destinação de 25% das contribuições arrecadadas pelo Sistema S, como por exemplo, em Sergipe, a Federação de Agricultura, a Fecomércio, a FIES e o Sebrae, que englobam todos os serviços sociais.

O Sistema S em Sergipe realizou um café da manhã, ontem, 11, com empresários e a bancada federal para mostrar a importância dos projetos sociais e educativos e pedir o apoio dos parlamentares para que encontrem outra forma de fortalecer o fundo da segurança pública. Pela agenda corrida esta semana em Brasília, apenas os deputados Laércio Oliveira e o líder do governo Temer, André Moura, compareceram ao evento. Foram passados vídeos dos projetos e programas do Sistema S, que mostram que a contribuição para a educação e para a formação profissional é importante também no combate à criminalidade.

Ao invés de retirar recursos do Sistema S, o governo federal deveria ampliar uma parceria com o setor, para projetos de inserção da educação em comunidades de risco. Na semana passada, em um seminário realizado em Aracaju, Jorge Melguizo, jornalista e consultor, mostrou como Medellín, na Colômbia, cidade que ficou conhecida por ser o berço natal de Pablo Escobar, mudou através da parceria do governo com entidades semelhantes a do Sistema S no Brasil, combatendo o tráfico inserindo escolas, bibliotecas, cursos de recreação e preparando a futura geração para à nova visão. Ou seja, quando a geração antiga do tráfico passou a nova, por conta da inserção e interação com projetos educativos e sociais, já tinha outra mentalidade e não o tráfico como única alternativa.

No café da manhã, o líder do governo, André Moura, deixou clara que a posição dele em Brasília e em Sergipe é contra a retirada dos 25% do Sistema S e garantiu fortalecer a luta ao lado de Laércio Oliveira e os outros parlamentares para que se encontre para fortalecer o fundo da segurança pública sem penalizar o sistema S. O certo é que o Sistema S, como por exemplo, o Sebrae, realizam programas e projetos de sucesso graças a uma gestão eficiente. Cada um do Sistema S tem consciência do seu papel de investimento no contexto social e econômico.

Os dirigentes do Sistema S de todo o país devem aproveitar este momento de debate para mostrar não só os programas e projetos atuais, mas propor uma parceria como a que faz hoje Medellín, um exemplo de cidade modelo na área educacional bem longe das manchetes da cidade violenta que vivia e respirava o tráfico de drogas.

O governo deve ver o Sistema S não como um concorrente, mas um aliado para reduzir as desigualdades sociais e combater a insegurança através de atividades de educação e de recreação que insiram as crianças e jovens desde cedo para que tenham outro caminho a seguir e não apenas o da violência.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                        

Dia 16, sábado, mais uma edição do Sarau no Coreto em Monte Alegre 

Sarau do Coreto Pelo zap: “No próximo sábado, 16/06/18, haverá a 12ª edição do Sarau no Coreto em Monte Alegre de Sergipe.  Nesta edição  o tema será "Meio ambiente: preservar e cuidar". O Sarau é organizado pela população local. Esperamos todos os munícipes e vizinhos.”

Nota de Pesar Do presidente do PT, Rogério Carvalho: “É com muito pesar que recebo a triste notícia do falecimento de dona Lourdes, mãe do companheiro, deputado federal, João Daniel. Ela parte deixando-nos muitas lições de amor ao próximo, ética e humanidade, um exemplo de luta nos movimentos sociais. A Deus pedimos também que dê a dona Lourdes o merecido repouso eterno em seu reino."

Papo Correria virou Papo Reto Pelo zap: “O atual governador do Estado de Sergipe além de não ter autonomia de gestão (JB ainda é o titular), está fazendo uma linha de comunicação CTRL C + CTRL V. É isso mesmo, se já não bastasse copiar o slogan “Sergipe Mais Forte” do pré-candidato ao Senado de Temer, André Moura, o gov. Belivaldo está agora copiando o governador da Bahia. O programa Papo Correria do governador Rui Costa virou o genérico Papo Reto, até que tem público, mas é sempre muito repetitivo e o titular do executivo não tem nenhum carisma. Criatividade zero. Vamos esperar a próxima jogada de marketing (copiado).”                                                                                              

Cavalgada em Estância

                                                                                      

Cavalgada em Estância: povo fez por contra própria por conta de proibição do MPE Pelo zap: “A foto mostra que a cavalgada de Estância foi realizada mesmo com a proibição através do MPE. O povo fez por conta própria com sucesso com cerca de mil cavalos e um mini trio. Agora querem proibir até que se solte buscapé no São João, mesmo com um abaixo assinado dos moradores apoiando, na Rua Getúlio Vargas. Um absurdo querem acabar com a tradição cultural de quase 100 anos.

Por conta de demissões de 40 trabalhadores na Maratá adiado Forró do Sindisa E pelas redes sociais o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Suco, Amidos, Cerveja, Refrigerantes e Afins (Sindisa), Artur Oliveira informou que o 19º Forró do sindicato que seria realizado no próximo domingo, 17, foi transferido  para o dia 01 de julho em decorrência das demissões que aconteceram na fábrica Maratá. Foram 40 demissões. Estão confirmadas para o forró: Fábio d’Estancia, Fabinho e Forró chinelo dela e Lourinho do acordeom.”

COREN-SE DE PORTAS ABERTAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COREN-SE EM RESPOSTA A VEICULAÇÃO DA NOTA DE RENÚNCIA DO TESOUREIRO DESTA AUTARQUIA FEDERAL

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), em resposta à carta de renúncia e às afirmações anunciadas pelo até então tesoureiro desta Autarquia Federal, expostas em rede social divulgada nesta sexta-feira, dia 08 de junho, vem a público esclarecer:

1) Em momento algum a atual Gestão se esqueceu do seu slogan de  campanha e dos ideais trilhados, conforme texto apresentado pelo tesoureiro em nota;

2) A gestão, que iniciou em janeiro de 2018, vem enfrentando diversas dificuldades administrativas e, ainda assim, fazendo uma gestão cautelosa e minuciosa, buscando fortalecer as bandeiras de luta da enfermagem sergipana;

3) Em relação ao auxílio-representação, o Coren-SE reduziu drasticamente o pagamento em relação aos anos anteriores. É possível verificar a série histórica quanto a este tema através do link da transparência no próprio sítio eletrônico do conselho (http://ouvidoria.cofen.gov.br/coren-se/transparencia/ ); );

4) O modelo utilizado por este Conselho é o mesmo adotado em todos os  regionais do país que compõe o sistema Cofen/Conselhos Regionais, seguindo as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem nº 470/2015, nº 491/2015 e decisão Coren-SE nº 04/2017;

5) As contas do Coren-SE foram aprovadas, conforme as resoluções citadas acima, pelo Cofen e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o qual considerou a regulamentação do Cofen um modelo a ser seguido pelos demais Conselhos de classe no país;

6) O Conselho segue firme em seu propósito de assegurar uma Autarquia  mais ativa, combativa e destemida, na luta por uma assistência de Enfermagem de qualidade. Nesse intuito, conseguimos congregar as entidades mais representativas e importantes da enfermagem Sergipana;

7) Sendo assim, estamos de PORTAS ABERTAS a todos os profissionais da  Enfermagem e à sociedade sergipana. Todos os pagamentos, contratos e licitações estão divulgados em nossa plataforma na internet.

Acompanhe, colabore! Faça parte dessa gestão que também é de todos os seus inscritos. Essa é a gestão de uma enfermagem renovada, transparente e comprometida com os anseios da classe.

Gláucia Valença
Assessora de Comunicação DRT 1330/SE
Coren-SE

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes Quem gosta de coisas chocantes na rede poderia experimentar por os dedos molhados em uma tomada da rede elétrica e não sair por aí ofendendo aos que lhe são  diferentes..

www.twitter.com/clovis_silveira Quando você diz a verdade não  perde amigos, são só os interesseiros que se afastam de você!.

Siga Blog Cláudio Nunes:

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.” Albert Einstein. O que se vê hoje no Brasil é uma veneração do mensageiro do fascismo e do preconceito.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais