O PT, o céu e o inferno

Texto de Fernando Rodrigues publicado na FSP de ontem, 29, que merece uma reflexão: Todos os levantamentos eleitorais mostram um possível avanço consistente do PT na eleição do próximo domingo. A sigla de Lula pode pular dos 411 prefeitos conquistados em 2004 para algo entre 600 e 700. Nas 79 cidades grandes (26 capitais e 53 municípios com mais de 200 mil eleitores), os 18 eleitos de quatro anos atrás devem ir a 25.

 

Mas há várias pedras separando os petistas do céu eleitoral. Se algumas vitórias emblemáticas não se confirmarem, a leitura da vitória do PT virá com ressalvas na segunda-feira que vem. Há três capitais mais relevantes para os petistas do ponto de vista político: São Paulo, Salvador e Porto Alegre. No caso paulistano, Marta Suplicy está perigosamente no mesmo patamar de exatos quatro anos atrás: cerca de 35% das intenções de voto. Sua rejeição de 30% continua inquebrantável. Naquela oportunidade, ela foi ao segundo turno e acabou sendo derrotada pelo tucano José Serra.

 

Em Porto Alegre, o PT corre o risco de ser excluído do segundo turno pela primeira vez. Seria outra prova da incapacidade do partido para dissipar a má impressão de suas administrações passadas no Sul. Finalmente, em Salvador os lulistas comandam o Estado e sonhavam alto com o domínio da política soteropolitana. Mas não está clara ainda a possibilidade de vitória.

 

Tudo somado, a legenda mais bem sucedida no Brasil não enfrenta um caminho suave. Só uma coisa é certa: ninguém mais tira do PT uma marca histórica: desde o fim da ditadura militar, em 1985, trata-se da única sigla de grande porte cujo número total de prefeitos eleitos sempre é maior a cada eleição.

 

Nepotismo vale para Conselhos?

Pergunta para algum técnico do governo do Estado responder: A regra do nepotismo vale para os conselhos? Este jornalista acha que sim, mas na duvida faz o questionamento. A pergunta tem sentido: tem parentes de secretários em alguns conselhos, ontem este espaço recebeu o nome de um sobrinho.

 

Disputa acirrada na coligação PSDB/PDT

Na coligação PSDB/PDT está acirrada a disputa pelas possíveis três vagas. Do lado do PDT tem Ivaldo José, Fábio Mitidieri, Daniela Fortes e Matos. Já no lado do PSDB tem Miriam Ribeiro, Kennedy Fonseca e Pedrinho Barreto. Este último realizou uma carreata no último domingo tendo como a presença o empresário, Ricardo Franco, filho de Albano Franco.

 

Justiça Eleitoral de olho em Umbaúba

Atendendo a diversas denúncias de compra de voto a Justiça Eleitoral intensificou a fiscalização no município de Umbaúba. O candidato que tem o nome Jorge Rico, está colocando na prática seu sobrenome para o eleitorado. E mais: há oito dias chegou de mala e cuia em Umbaúba, Jorge Menezes, que vem “convencendo” eleitores a mudarem seus votos. As provas (inclusive com gravação) serão entregues a Justiça Eleitoral.

 

Pesquisa encomendada…

Uma pesquisa encomendada está para ser divulgada sobre a eleição em Umbaúba. O blog já recebeu detalhes da negociação e está “somando” os fatos para uma divulgação mais ampla. Tem gente que em Aracaju critica a compra de voto, mas em Umbaúba defende com unhas e dentes o candidato que está tentando comprar tudo. Mas isso é assunto para depois da eleição, quando muita coisa vai mudar em Sergipe…

 

Carreata de Edvaldo  prejudica  concurso

No último domingo, 28 de setembro, por volta das 11 horas da manhã, o Ministério Público Eleitoral foi contactado por uma das coordenadoras do Concurso da Petrobras. A coordenadora Maria Aparecida Oliveira Correia entrou em contato com o promotor eleitoral da 36ª Zona Marcílio de Siqueira Pinto com a queixa de que uma carreata do candidato a prefeito Edvaldo Nogueira estaria comprometendo a realização do concurso. Nas dependências da Faculdade Pio Décimo, situada na Av. Tancredo Neves, um dos locais de aplicação da prova, os candidatos tiveram muita dificuldade para se concentrar no exame devido aos carros de som que se concentraram na entrada da instituição de ensino superior. Segundo a denúncia, o evento político atrapalhou o andamento do concurso de tal maneira que quase provocou a sua suspensão. A infração cometida fere a Resolução Eleitoral nº 22.718/2008, já que a propaganda eleitoral sonora deve respeitar uma distância mínima de 200 metros dos estabelecimentos de ensino. A coordenadora enviará ainda ao MPE/SE um comunicado escrito relatando, com detalhes, o ocorrido. Assim que receber o documento a Promotoria da 36ª Zona Eleitoral ajuizará representação em desfavor da coligação, solicitando a punição cabível pela prática da conduta vedada. (ASN).

 

Edvaldo vai ao debate da TV Sergipe

Em reunião com a coordenação política da campanha do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) na última segunda-feira, dia 22 de setembro, ficou decidido que o candidato só participaria de apenas dois debates durante o processo eleitoral, sendo um em TV aberta e outro em TV fechada – portanto, o da TV Cidade, ocorrido semana passada (25) e o da TV Sergipe, marcado para esta quinta-feira, dia 02 de outubro.

 

Presença de Déda é importante em Santo Amaro

No município de Santo Amaro a disputa está acirrada entre o atual prefeito, Ivaldo, do DEM, e o candidato da oposição, Chileno, do PRB. O governador Marcelo Déda deve ir a cidade ainda esta semana para ajudar a campanha de Chileno. Os aliados do prefeito soltaram na cidade o boato que o governador não irá porque já acertou um acordo com Ivaldo para 2010. É mole!

 

Constrangimento para Albano

Na Barra dos Coqueiros, Albano e João Alves estão no mesmo palanque. Na semana passada, ao participar de um ato de apoio a candidatura de Gilson dos Anjos, João Alves Filho discursou ao lado de Albano. Disse João: “Vamos vencer  aqui e lá, em Aracaju”. Albano, ao lado, baixou a cabeça… 

 

Ministério Público Eleitoral institui plantão para denúncias

O procurador regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes e o promotor eleitoral da 36ª Zona Marcílio de Siqueira Pinto reuniram-se  na sede da Procuradoria da República, com o coronel da Polícia Militar Genário dos Santos, coordenador do policiamento das eleições. Eles acertaram detalhes sobre o efetivo de policiais que ficarão, já a partir de hoje, à disposição do Ministério Público Eleitoral em Sergipe (MPE/SE). A Procuradoria Regional Eleitoral instituiu um plantão de 24 horas para receber denúncias de compra de votos e outras irregularidades eleitorais praticadas na capital. Durante o dia, inclusive no sábado e no domingo das eleições, as denúncias poderão ser feitas na sede da Procuradoria da República em Sergipe, localizada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Bairro 13 de Julho ou através dos telefones 3234-3740 e 9978-3997. Durante a noite, o plantão é no telefone 9978-3997. (Ascom/MPF).

 

Pré-Estréia Orquestra dos Meninos I

Rodado inteiramente em Sergipe, o filme “Orquestra dos Meninos” também escolheu o estado para sua pré-estréia, que aconteceu ontem no Cinermark. O filme se baseia no drama real do maestro Mozart, interpretado pelo ator Murilo Rosa. O maestro foi acusado injustamente de ter seqüestrado um dos seus alunos da Orquestra Sinfônica do Agreste. O grupo, formado por crianças carentes da cidade de São Caetano, em Pernambuco, e o trabalho do professor eram conhecidos nacionalmente. Além dos atores Othon Bastos e Priscilla Fantin, o longa contou com a participação de atores sergipanos, como Orlando Vieira. Aracaju, São Cristóvão, Santo Amaro e Laranjeiras foram palcos para as filmagens.

 

Pré-Estréia Orquestra dos Meninos II

O Governo investiu mais de R$ 150 mil na produção e lançamento do filme. De acordo com a produtora, Gláucia Camargos, a participação dos sergipanos na produção foi fundamental para o sucesso do projeto. “Eu quero que vocês se apropriem muito desse produto cultural porque a responsabilidade do povo desse Estado e a cooperação para que esse produto fosse realizado foi incansável, extraordinária”, disse. O diretor do filme, Paulo Thiago, falou sobre a viabilidade do filme. “Nunca me esqueço que foram exatamente estes nomes que viabilizaram o projeto: Marcelo Déda e José Eduardo Dutra”, disse o diretor se referindo à época em que Déda era prefeito e Dutra, presidente da Petroras. Em 2007, o Governo investiu R$ 770 mil na produção de “O Senhor do Labirinto”, que conta a história do sergipano Arthur Bispo do Rosário.

 

Contra fatos em Itabaiana não há argumentos

O blog teve acesso a documentos que comprovam o tamanho da dívida deixada pelo ex-prefeito de Itabaiana e gostaria de questionar à assessoria dele onde foi parar essa fortuna. Primeiramente o blog  possui todos os documentos que comprovam esta denúncia, a qual ultrapassa 22 milhões de reais de dívida e por isso duvida que responderão a esta questão. Logo abaixo todos poderão constatar o tamanho do rombo. Energisa: mais de 1 milhão e 200 mil reais; Deso: quase 700 mil reais; Tribunal de Justiça: 500 mil reais; Não pagamento do salários do servidores: 1 milhão e 700 mil reais; INSS: 17 milhões de reais. Tem outras dívidas com a operadora Vivo, a Telemar e outros, se quiserem o blog todos os documentos. Mas, ainda há um fato pior, por causa da dívida de mais de 22 milhões de reais, que o ex-prefeito de Itabaiana deixou e outros erros da administração dele, o município está deixando de receber mais de 48 milhões de reais através de convênios com o governo Federal. É isso mesmo, mais de 48 milhões de reais. Faça os cálculos do que poderia ser feito em Itabaiana com toda esta fortuna. Se o ex-prefeito não pagou, onde foi parar esse dinheiro, hein? O incrível é que ainda há pessoas que acreditam no pedido de desculpas do ex-prefeito. Os piores cegos são aqueles que não querem ver.

 

Péssimo atendimento no Açaí da Tia Augusta

Antes elogiado por muitos o Açaí da Tia Augusta vem caindo no conceito dos aracajuanos pelo péssimo atendimento. A unidade da 13 de Julho, em frente ao Iate Clube é a que recebe mais reclamações. Lá, tem vários itens no cardápio, mas alguns deles só saem se a responsável pela cozinha estiver de bom humor. Por exemplo, um cliente, na semana passada foi duas vezes no local e pediu o suco de cupuaçu, recebeu a informação que tinha a fruta, mas não iria “parar” de fazer os pedidos com açaí. O mesmo com algum sanduíche que não for de frango. E todo que o cliente pediu estava no cardápio.          Um absurdo! Depois reclamam quando receberem uma multa por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor. É só aguardar…

 

Relações EUA-Brasil continuam a ganhar força

Artigo de Clifford Sobel (embaixador dos Estados Unidos no Brasil), publicado na FSP:  “O inverno no Brasil coincide com o verão nos Estados Unidos, tempo de férias e lazer, quando o ritmo agitado da vida diminui para muitas pessoas. Mas, em termos de relações EUA-Brasil, neste ano aconteceu o contrário, pois nossas excelentes relações bilaterais continuaram a ganhar impulso com um fluxo constante de visitantes. Nossa temporada “calma” começou em julho, com a visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim, aos Estados Unidos para reuniões produtivas com as autoridades de Defesa americanas. O tema das discussões foi a cooperação cada vez mais estreita do Brasil com os EUA em segurança e incluiu reuniões com o secretário da Defesa, a secretária de Estado e o assessor de Segurança Nacional. Agosto teve a visita da administradora da Usaid (agência dos EUA para desenvolvimento internacional), Henrietta Fore, ao Brasil para enfatizar a importância de nossa parceria forte e crescente. Em São Paulo, ela se encontrou com mais de 50 empresas americanas que participam do Grupo +Unidos, aliança de responsabilidade social corporativa apoiada pela Embaixada dos EUA, para destacar a importância de parcerias público-privadas no tratamento de questões de desenvolvimento global e na promoção da prosperidade econômica.

 

Sergipe é citado no artigo do embaixador

Trecho do artigo que cita Sergipe: “Em Salvador, Fore assinou um memorando de entendimento com o governo da Bahia para a ampliação de um programa de empregabilidade e aprendizagem de inglês para jovens e discutiu a expansão do programa com os governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Marcelo Déda (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia). Em Manaus, Fore e o governador do Amazonas, Eduardo Braga, assinaram um memorando de entendimento para cooperação no controle da malária. O secretário de Segurança Interna dos EUA, Michael Chertoff, também veio ao Brasil para se encontrar com vários interlocutores do governo e do setor privado no Rio de Janeiro e em Brasília. Objetivo: discutir questões como proteção de infra-estrutura fundamental, segurança da cadeia de fornecimento e as formas como essas questões se relacionam com a segurança econômica e nacional. A parceria EUA-Brasil em energia foi um dos aspectos mais visíveis das nossas relações bilaterais desde a assinatura do memorando de entendimento sobre cooperação em biocombustíveis durante a visita do presidente Bush a São Paulo em março de 2007. O subsecretário de Energia dos EUA em exercício, Jeffrey Kupfer, veio ao Brasil em agosto para promover agenda mútua para o aumento da segurança energética global”.

 

Governador empossa novos servidores nesta terça-feira

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, dará posse na próxima terça-feira, 30, às 9hs, a 399 aprovados no concurso para preenchimento de vagas do Quadro Geral de Pessoal do Poder Executivo. O novos servidores vão assumir cargos nas Secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Administração (Sead). A solenidade será realizada no Hotel Parque dos Coqueiros, localizado à rua Francisco Rabelo Leite Neto, 1075, bairro Atalaia. Dos aprovados convocados, 138 desempenharão a função de oficial administrativo, 100 de vigilantes, 130 de merendeiro escolar e 31 de executor de serviços básicos. Do total de 399 recém-contratados, 333 serão servidores da SEED e 66 da Sead. Os novos servidores foram aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em outubro de 2007 para o provimento de 3.437 vagas nas Secretarias da Educação e da Administração. Até o momento, já foram empossados 1.421 candidatos. Todos os esforços estão sendo aplicados para garantir que até dezembro deste ano os outros 1,6 mil servidores, aproximadamente, sejam convocados para assumir suas funções. (ASN).

 

Comemoração aos 12 anos de fundação no TTB I

O Conjunto de Música Antiga Renantique realiza um concerto especial para comemorar os 12 anos de fundação. O evento acontece na quarta-feira (08/10), no Teatro Tobias Barreto, às 20h, com entrada franca. O concerto irá homenagear o luthier Passos, da cidade de São Cristóvão. O grupo é o pioneiro na pesquisa, prática e divulgação da música Medieval e Renascentista no estado de Sergipe, abrangendo um repertório que vai do século XI ao século XVIII. Possui estrutura de um broken consort renascentista, com combinações de vários instrumentos de famílias diferentes (cordas, sopro e percussão), cópias autênticas de instrumentos da Idade Média e Renascença.

 

Comemoração aos 12 anos de fundação no TTB II

Segundo o Emanuel Vasconcellos, diretor artístico do Renantique, esses doze anos de grupo é uma demonstração que Sergipe tem um público que gosta de música antiga e o sucesso é resultado de um constante trabalho de pesquisa musical. “Apesar de ser um grupo que não faz músicas regionais, da cultura sergipana, nós trazemos em algumas canções todo o legado dos nossos colonizadores”, enfatizou.O grupo vai apresentar um repertório com músicas que vão século X ao século XVI, canções da Idade Média e Renascença: música de Danças Medievais e Renascentistas, músicas do tempo das Cruzadas, Cantigas de Santa Maria do rei Afonso X, música do Troubadours e Trouvéres, Carmina Burana, música Elizabetana, música da Corte de Henrique VIII, música do teatro de Shakespeare, música Franco-Flamenga do século XV, música ibérica do século XVI, música do Trecento Italiano, canções francesas do século XVI e do Livro Vermelho de Montsserrat. Integram o Renantique: Emanuel Vasconcelos (alaúde), Marcus Éverson (flautas e baixo), Pedro Marcelo (percussão), Gustavo Adolfo (viola de gambá), Ednei Arnon (tenor), Vera Guimarães (contralto) e Juliana Almeida (soprano).

 

Mostra Aracaju 2008 será aberta dia 22/10

Será aberta no dia 22 de outubro e segue até 23 de novembro a 6ª Edição da MOSTRA ARACAJU. O evento acontece desta vez em um imóvel localizado na avenida Beira Mar, nº 2.186, no bairro Atalaia (vizinho ao Palácio de Veraneio do Governo do Estado). Considerado o maior evento de Design, Arquitetura e Paisagismo do Estado de Sergipe, a mostra vai contar com um total de trinta ambientes, que serão criados por 53 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. O espaço escolhido para sediar o evento possui localização privilegiada de frente para a Coroa do Apicum e guarda uma paisagem significativa, marco na história de Aracaju. Construído no topo de uma duna, o imóvel é uma das primeiras casas de veraneio de Sergipe. Desfruta de uma visão excepcional e esconde lembranças de um passado glorioso da elite sergipana. Com certeza, esse ambiente, caracterizado por uma rica geografia e carregado de simbolismos, criará uma atmosfera envolvente onde serão apresentadas as novas tendências da arquitetura e do design em Sergipe. De acordo com a coordenadora da MOSTRA ARACAJU, Mercês Souza, nesta edição o evento terá como tema central a preservação do meio ambiente. “Repense, Reduza, Recicle e Reuse, são os quatro “R”s” a serem trabalhados pelos profissionais ao escolherem os materiais renováveis e recicláveis de cada um dos ambientes da mostra”, afirma.

 

Novo número do BNB para portadores especiais

O Banco do Nordeste informa o seu novo número para atendimento gratuito de pessoas com deficiência auditiva ou da fala. Para ligações locais, o acesso deverá ser feito pelo número (9090) 3295-3030 e para outras localidades: 90 xx 85 3295 3030. Implantado desde o mês de fevereiro, o serviço permite que  esses  portadores de  necessidades especiais obtenham informações sobre as linhas de crédito e outros produtos oferecidos pelo BNB , podendo registrar ainda  suas sugestões, reclamações  e críticas. Para ter acesso, o cliente deve efetuar a ligação de telefone adaptado com um dispositivo de telecomunicações para surdos, o TDD (Telecommunications Device for the Deaf). O serviço funcionará paralelamente ao 0800 728 3030,   telefone que disponibiliza as opções de saldo e extratos via fax, emissão de boletos e outros serviços para os demais clientes do Banco. (Ascom/BNB).

 

Incisões no tempo

Estará em cartaz, a partir de amanhã, dia 30 de setembro, a exposição “Incisões no Tempo” que reúne trabalhos em xilogravuras de 23 alunos do artista plástico Elias Santos, que retrata a imaginação de cada um deles, expressando na madeira a criatividade individual, sem tema nem imagens pré-concebidas. A inauguração de “Incisões no Tempo” acontecerá às 19h30min da próxima terça-feira e fica em cartaz até o dia 17 de outubro, das 9 às 19 horas, na Galeria Jenner Augusto (Espaço Cultural Semear Petrobras), na Rua Vila Cristina, 148, Bairro São José, na capital.

 

DO LEITOR

 

Juiz proíbe showmício em Japaratuba I

Do leitor Hugo: “Venho através deste manifestar total apoio e parabenizar a atitude forte e coerente do juiz eleitoral da comarca de Japaratuba. No dia de ontem, 28, durante o evento “Prata folia”, promovido anualmente pelo poder publico municipal daquela cidade, a candidata “Lara moura”, com o ardil de um de seus eleitores e pai de um candidato a vereador, decidiu promover “festa de 15 anos – debutante”, colocando toldos e estrutura para show nas margens da rodovias estadual que liga o povoado São José à sede do município de Japaratuba. Ocorre que no local da “festa de debutante”, além da figura de André Moura, deputado estadual e parente da candidata supramencionada, afixaram cartazes políticos desta, afrontando totalmente a lei eleitoral e deixando clara a intenção da realização de um showmício e conseqüentemente um possível confronto entre eleitores dos candidatos opostos (Lara moura x Hélio sobral)”.

 

Juiz proíbe showmício em Japaratuba II

Continua o leitor: “O juiz da comarca, no topo de sua sapiência e bem como da sapiência do promotor de justiça, expediu liminar para a delegada da cidade, que com celeridade e diligencia, com seus subordinados policiais civis e contando com o apoio incontestável de policiais militares que lá trabalham, destinou-se ao local e, sob “filmagens” do deputado André Moura e outros partidários, Impediu a realização do “showmício camuflado de festa de debutante” e recolheu a prova do crime eleitoral ou seja, os cartazes da candidata Lara moura. Atitudes destas, idealizadas por parte do judiciário e cumpridas fielmente por integrantes da força publica policial nos fazem acreditar, ainda, em homens e mulheres aplicadores da legislação, sem temor aos chamados “poderosos”. Assisti diretamente da ação e sinto-me no direito de tecer tais elogios, pois há muito no serviço publico policial não via uma atitude de maneira concisa e consciente. Parabéns ao juiz Salvino e a delegada de Japaratuba. Tais feitos deveriam ficar constados em suas fichas funcionais”.

 

Sobre Monte Alegre

Do leitor Carlos Alexandre: “O município de Monte Alegre de Sergipe, distante a 146 km da Capital no último dia 25 foi o palco de mais um comício de demagogia e hipocrisia por parte do grupo do Sr. Osmar Farias, que apóia o candidato Tonhão, pois fizeram uso das palavras para iludir o povo carente dizendo que irá construir postos de saúde em cada comunidade do município. Sabe-se que essa é uma mentira muito feia, pois quando este grupo administrou deixou a saúde, a educação, o saneamento básico, a assistência social, a segurança e as obras em péssimos estados e hoje querem vir com um discurso de menino bom. É só lembrar do pagamento atrasado dos funcionários e do comércio em crise no ano de 2004. O povo desse município não quer voltar ao atraso e nem tão pouco dá espaço aos políticos que querem brincar com o sentimento do povo. Ainda no comício o candidato a vereador Junior Farias, filho de Osmar Farias, fez uso das lágrimas para constranger e apelar ao povo que deposite seu voto em sua pessoa, mas é bom o povo lembrar que candidatos assim na realidade não pensa no coletivo e sim no individual. Espero que o eleitor não queira voltar ao atraso e nem tão pouco eleger pessoas que não têm nenhum compromisso com a população”.

 

Denúncia de incitação a violência I

Da Leitora Ubiravalda Carvalho: “Acima de qualquer disputa política, denuncismos e outras provocações típicas desse período eleitoral, tenho que usar esse espaço democrático para denunciar uma tentativa de homicídio, a depredação de um carro particular, e uma invasão a domicílio incitados pelo candidato a prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha – 12, durante a sua caminhada realizada na cidade ontem (28/9) pela manhã no Alto da Divinéia: 12:30 – Ao passar em frente a um reduto repleto de bandeiras com o número 40,  claramente povoado por eleitores do candidato a vereador Pai Bira e do candidato a prefeito Armando Batalha, Alex simplesmente bradou ao microfone: “Olha gente aquela casa é do 40 vamos vaiar!”; 12:32Se os ataques parassem por aí, nada teria passado de mera provocação entre duas “torcidas” adversárias no campo das idéias. Mas você imagine o que são milhares de pessoas, no calor de uma disputa eleitoral acirrada, sendo irresponsavelmente incitadas a agredirem com palavras um pequeno grupo de adversários políticos. É uma senha para a desordem e a agressão gratuita, e foi o que aconteceu em seguida; 12:33 – Despido de qualquer responsabilidade, o candidato Alex Rocha-12 insistiu na provocação e bradou algo que incitava a massa de mais de 1.000 pessoas a “invadir” a “casa do 40”. Nesse momento um homem passou a agredir com bandeiras o candidato a vereador Pai Bira, e nós, como familiares, tivemos que apartar a briga rapidamente para que o caso não tomasse proporções maiores”.

 

Denúncia de incitação a violência II

Continua a leitora: “Como mãe de família, fiquei estarrecida ao ver centenas de pessoas virem para cima de minha casa, na qual ocupava apenas a calçada acompanhada de alguns familiares, e assisti impotente a tentativa de invasão de jovens, homens mulheres e crianças, tentando arrancar as bandeiras de minha casa e agredir meus familiares. Para piorar, um motorista visivelmente bêbado dirigindo um FIAT PALIO de cor cinza metálico e de placa HXZ3800-ARACAJU-SE, e coagido pelo incentivo à guerra de Alex Rocha, acelerou o carro na contramão da avenida principal do Alto da Divinéia, e passou por cima de um jovem e de uma menina de 18 anos. Como se não bastasse, o indivíduo ainda arremessou o carro no veículo do meu irmão, que, por ser candidato a vereador do partido de Armando Batalha, tinha seu carro todo plotado com o número dele. O carro ficou com a porta amassada e a menina deu entrada no hospital com Probabilidade de que alguns órgãos vitais tenham sido atingidos. Como prova ficamos com o retrovisor do carro dele e fotos e o exame e laudo médico. 13:23 – O mais surpreendente disso tudo é que, ao nos dirigirmos à delegacia para darmos queixa dos crimes cometidos nessa ação incentivada irresponsavelmente por Alex Rocha – 12, como tentativa de homicídio, invasão à minha residência, e o dano provocado no carro do meu irmão, fomos informados pelo policial que fazia plantão naquele momento, que mais de 10 ocorrências do mesmo tipo já haviam sido informadas naquele instante, mas a polícia nada podia fazer por que se tratavam de atitudes “de política”. Sem mais, espero que esse meu desabafo cidadão não seja em vão, e que as pessoas se conscientizem que o debate político não pode ultrapassar os campos das idéias, e que candidatos de qualquer partido que incentivem a violência devem ser severamente punidos pelos órgãos competentes”.

 

Ainda sobre São Cristovão

Do leitor Carlos: “Minha casa aqui em São Cristovão, fica localizada na rua principal da cidade. Ela é “privilegiada” quando o assunto é carreatas e passeatas de candidatos em época de eleição. Durante a semana os carros de som dos dois candidatos anunciaram duas grandes passeatas que iriam acontecer nesse final de semana. A do candidato 40 (Armando Batalha) seria realizada no sábado(ontem) 15:00h. A do candidato 12 (Alex Rocha) seria relizada hoje (domingo) as 9:00h. Durante a semana eu fiquei na expectativa de qual dos candidatos faria a maior das passeatas. Ontem observei a do candidato 40 e fiquei decepcionado, uma verdadeira negação. Achei que para o poderio econômico que tem, o Armando Batalha massacraria. Engano puro. A mais ou menos três horas atrás, dei uma saída de casa para um passeio com meus filhos. A cidade estava vestida de 12. É como se a cidade tivesse parada. Eu comecei a ficar impressionado, olhe que eu não me impressiono fácil com esse tipo de coisa. Voltei prá casa e esperei a passeata passar, queria fazer uma comparação. Prezado Cláudio, moro aqui em São Cristovão há quase 20 anos, nunca assistir tanta gente em uma passeata política. Amigo, é como diz o ditado “quando o povo quer, ninguém domina”. Hoje, sinceramente, não ficarei surpreso se o candidato 12, vencer com certa tranqüilidade a eleição do próximo domingo.

 

Sobre Anselmo “o homem de palavra” de Glória I

De um leitor: “Este mesmo candidato a vereador, que agrediu o jornalista mencionado no blog, já possuiu sim cargos públicos. Se não me engano três vezes vereador, e presidente da Câmara. Em uma delas, como presidente da Câmara, assumiu a prefeitura de Glória  pelo “abandono” do cargo do prefeito a época, renunciando ao cargo por fatos agora apurados e sentenciados pelo Poder Judiciário (cerca de R$ 3 milhões em verbas estaduais e federais), Sérgio oliveira, hoje novamente candidato a prefeito, na mesma chapa de Anselmo Correia. Na época da renuncia de Sérgio Oliveira da prefeitura, o seu vice-prefeito, tinha falecido pouco antes da mesma, então com vaga no cargo, Anselmo assumiu o cargo por mais ou menos 5 meses, se não estou enganado, e no último mês de mandato, após a derrota do mesmo nas eleições de 2003, para o atual prefeito Israel, conhecido por Zico, Anselmo não pagou a folha salarial referente ao mês de dezembro, destinando toda a verba para obras e aquisições para seu próprio patrimônio, como fazendas, bois, caminhões…Como  o mesmo disse “deixe que o próximo prefeito paga”.

 

Sobre Anselmo “o homem de palavra” de Glória I

Continua o leitor: “Não só ele como familiares estão desesperados. No domingo dia 22/10, teve carreata, da chapa contraria a de Sérgio Oliveira, e com grande chance de Anselmo perder o posto de vereador mais votado da cidade (pois é, mesmo assim ainda Anselmo é muito bem votado!! Pasme), para Júnior Gazeta, a mãe de Anselmo estava puxando a força as praguinhas coladas no peito das pessoas que participava da carreata de Aparecido, candidato e principal adversário de Sérgio Oliveira. Não causa surpresa a nenhum cidadão gloriense as atitudes colocadas por esse ótimo blog, que nas preeminência de eleições torna-se mais quente do que forno industrial”.

 

Eita que eles tão aperreados

Do leitor Danilo:Estou lhe escrevendo porque estou inconformado com algo que vi. É inacreditável e está aí para todos verem. Justo agora que eu já estava sentindo pena de Almeida pelo vexame que está prestes a dar nas eleições. É que eu escutei a musica do “eita que eles tão aperreados” e pra minha surpresa quem estava cantando era o carro de som de Almeida. Ora, todo mundo sabe muito bem que quem canta essa musica é quem está arrasando nas intenções de voto e não quem está sendo arrasado. É como se o sujeito  em meio a uma briga ficasse de baixo do seu oponente tendo seu rosto severamente socado e dissesse “iu, iu, iu, vai ficar com a mão doendo”. Depois acha ruim ser rotulado de Rolando Lero”.

 

Declarações dos candidatos

Ainda do leitor: “Outra coisa é a piada que está as respectivas declarações de bens dos candidatos (à disposição no site do TRE). Tudo subvalorizado. Onde que um Tucsson ano 2007, portanto último modelo, pertencente a Mendonça, vale 23 mil reais? Sendo que um novo custa 70 mil. E onde que a mansão de Almeida vale R$ 770 mil? Aquela casa, não precisa ser entendido de valor de imóveis para saber que ela vale no mínimo o dobro. E Edvaldo será que ele só tem mesmo R$ 200 mil de patrimônio?”

 

Itabaianense mostra a sua cara I

Da leitora Josefa de Carvalho: “Quando uma criança nasce os familiares e amigos logo afirmam é a cara do pai ou é a cara da mãe, mas todos sentem orgulho daquela carinha, que seja parecida com um ou com o outro. Na política, a cidade tem a cara de quem administra, se é limpa ou suja, e depende de todos nós qual a cara que queremos para Itabaiana. Chegou a hora de o itabaianense sair de casa, ir às urnas e mostrar sua cara para defender e votar a favor da honestidade, da decência, da responsabilidade na administração pública, afirmando em alto e bom som que é um cidadão inteligente, sério, responsável, trabalhador e cristão e que não aceita, não concorda e não permitirá o retorno do atraso, do arrocho, da esperteza, da mentira e da falta de compromisso com a maioria da população.          No dia 5 de outubro mostre a sua cara e diga não a corrupção, pois quem é honesto vota pela honestidade com o dinheiro público; quem é responsável vota pela responsabilidade na administração pública; quem é digno vota pela dignidade dos funcionários públicos; quem é consciente vota pela razão e não pela paixão; quem é inteligente vota pelo futuro promissor de seus filhos, netos, irmãos e sobrinhos; quem é cristão vota pelo respeito e igualdade de todos os cidadãos”.

 

Itabaianense mostra a sua cara II

Continua a leitora Joseda de Carvalho: “Reafirme o seu compromisso com o desenvolvimento de Itabaiana, não se omita, não se esconda, não se intimide, não se silencie; como disse Luther King “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.” Se você é bom não permita, não concorde, não deixe uma minoria voltar a comandar os destinos do município, a favor de uma elite e seus apadrinhados em detrimento da maioria esmagadora da população itabaianense, que precisa de um administrador responsável e que valorize toda a coletividade. Alguns séculos atrás, o filósofo Sócrates afirmou: “Três coisas precisam os homens: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara.”; como é esta frase é atual e os itabaianenses precisam refleti-la para poder decidir o destino de todos nós nesta eleição. A cidade é a cara de quem governa e de quem vive nela. Como você vai querer a cara de Itabaiana para o futuro de seus filhos e netos, com a cara do desenvolvimento ou a cara do atraso? Com a palavra e o voto, os bons itabaianenses”.     

 

Política nas igrejas evangélicas

E-mail recebido: “Sou leitor assíduo do seu blog e venho observando incomodado a manipulação política dos fiéis das igrejas evangélicas. Pessoas que, como eu, freqüentam as igrejas buscando alimentar a sua fé são tidas como voto garantido por candidatos que, em nome de Deus, aliam-se aos pastores para se elegerem. Muitos não percebem que estão sendo manipulados e “de coração contrito” acabam votando nos candidatos e elegendo-os “para a glória de Deus”.   A verdade é que Deus passa muito longe desse apoio político, cujo principal objetivo é favorecer os pastores e seus familiares com cargos de comissão. Alguns deles sequer chegam a trabalhar em troca do salário que recebem mensalmente. Há casos em que os pastores dizem que os fiéis que não votarem em seu candidato serão condenados às labaredas infernais. Outros, mais sutis, afirmam que a igreja necessita de representantes nos poderes executivo e legislativo para viabilização de seus projetos e construções. O curioso é que depois da eleição os candidatos desaparecem e as igrejas continuam sua obra sem ajuda política. O próprio Jesus Cristo fez uma limpeza do templo quando viu que as pessoas estavam utilizando o local separado para adoração para comercializarem toda sorte de produtos. Hoje a fé dos inocentes é deliberadamente mercadejada por aqueles que deveriam protegê-la. Por isso resolvi escrever-te e pedir que utilize do alcance do seu blog para alertar os fiéis sobre isso. Não quero ser identificado para não ser perseguido e afastado do meu ciclo fraternal, por isso autorizo-o a compilar esse comentário com suas palavras, caso concorde e deseje fazê-lo”.

                                                 

Frase do Dia

“Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas.” Tom Jobim.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais