Uma dúvida muito frequente entre quem está começando a mexer com o Google Analytics é: o que significa, exatamente, o termo “not provided”, exibido em diversos pontos dos relatórios gerados através da ferramenta? E olhe que ele aparece bastante!
“Em outubro de 2011, o Google alterou sua política de privacidade. Ele deixou de exibir as palavras-chave de origem de todos os usuários logados em suas contas, sejam elas Gmail, Youtube… Enfim, todas as contas Google”, explica Wagner Marchioro, gestor de Projetos da agência digital CreativeBizz.
Com isto, acaba sendo criado um desafio extra para os profissionais de Marketing Digital. Isto porque os resultados apresentados acabam sendo parciais, o que limita (e muito) o universo de análise dos especialistas, na hora de direcionar ações estratégicas para a escolhe de palavras-chave.
“Sem os dados desses usuários, não temos como saber, com exatidão, quais são as palavras-chave que mais convertem, quais as que trazem mais acesso ou quais que podem ser otimizadas”, ressalta.