As aventuras de um consumidor no Brasil O som e a garantia estendida que não foi contratada A história de hoje conta a aventura de Consuminho para cancelar a garantia estendida a qual ele não contratou. Aproximava-se o aniversário do pai e Consuminho, que pesquisava preço de aparelho de som, comprou para dar de presente, um som que lhe foi ofertado através de um encarte. O preço informado era de R$199,00(cento e noventa e nove reais). Quando Consuminho deu o presente de aniversário ao seu pai, o som não funcionou. No dia seguinte Consuminho foi até a loja exigir a troca do produto por outro semelhante, em perfeito estado de funcionamento. O gerente orientou Consuminho a procurar a assistência técnica, mas, Consuminho mostrou o Código de Defesa do Consumidor e argumentou que o produto tinha saído da loja com defeito, razão pela qual a loja era obrigada a trocar por outro imediatamente. Ao entregar a nota fiscal ao gerente para trocar o produto, Consuminho percebeu que o preço do som era R$120,00(cento e vinte reais) e que R$79,00(setenta e nove reais) referia-se a um ano de garantia estendida. Então solicitou ao gerente a restituição do valor referente à garantia estendida, haja vista que não tinha interesse em adquiri-la. Diante da recusa do gerente em restituir o valor, Consuminho trocou o som e foi para casa. No outro dia Consuminho solicitou por escrito na loja a restituição do valor, mas o gerente disse que o procedimento da empresa não permitia o funcionário receber solicitação do consumidor por escrito. Assim, Consuminho anotou o nome do gerente e registrou uma ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor para que fosse investigada a prática de crime contra as relações de consumo. Consuminho também enviou carta à loja, pelos Correios, com via Aviso de Recebimento solicitando a restituição de valores. Registrou ainda uma reclamação no procon. Na delegacia, a loja restituiu a Consuminho o valor referente à garantia estendida. O inquérito será enviado à Justiça, pois Consuminho foi induzido a erro, além do fato de que outras pessoas também foram e continuam sendo enganadas. Agora Consuminho não compra mais naquela loja e conta o fato para todas as pessoas que conhece, isto, para evitar que elas venham a ser vítimas da loja. Faça você também como Consuminho e exerça o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.
Comentários