O “Terceiro Turno” das Eleições

                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por Peterson Almeida Barbosa*

Sempre que se avizinha a data designada para a sessão de julgamento de qualquer Tribunal Eleitoral, a “rádio povo” tenta sintonizar a frequência daquela Corte para, de maneira maldosa e desfundada especular, desde a razão pela qual fora pautada para aquele dia até, por óbvio, sobre qual seria o voto do eminente relator, quando não já adivinhando o placar; fala-se até numa lenda urbana de repetidos seis a um … e se há uma derrotada neste contexto, esta é a nossa tão ultimamente combalida democracia, a qual, doente, precisa ser tratada, senão vamos aos números:

– Da redemocratização para cá tivemos dois processos de impeachment de Presidentes da República;

– Entre os anos de 2000 e 2007, nada mais nada menos que 623 detentores de mandatos eletivos foram cassados, sendo 4 governadores e vice-governadores. Registre-se ainda que, nas quatro últimas eleições, foram registrados processos de cassação nos 26 Estados da Federação, além do Distrito Federal, segundo dados do M.C.C.E. – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral;

– Já entre 2012 e 2016, o Brasil teve um Prefeito retirado do cargo a cada 8 dias, em 5% de nossos municípios tivemos um “terceiro turno” por conseguinte, com novas 279 eleições naquele período.

Não bastassem estes assombrosos números, 1/3 dos atuais membros do Congresso Nacional são réus em ações de improbidade administrativa, sendo 160 deputados federais e 38 senadores.
E como conceber 32 ideologias políticas?, já que é este o número de partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, e há tantos outros pendentes de registro, inclusive um certo Partido Corinthiano Brasileiro?!

“Tudo isto é fado, tudo isto é muito triste”, como diriam nossos patrícios, e faz-se premente, portanto, além de mais consciência política de nosso povo, uma ampla e profunda reforma política. Inegável que movimentos legislativos alvissareiros tem sido observados, em que pese tímidos, como, por exemplo, o fim das coligações nas eleições proporcionais, a cláusula de desempenho, as novéis federações partidárias, mudanças que são muito bem-vindas, eis que com o fito de fortalecer os programas e a fidelidade partidária, colocando à debalde as mal sinadas práticas fisiologistas.

D´outra banda, alguns pontos na legislação eleitoral são passíveis de crítica, a meu pesar, como, v.g., auditagens por demasiado naquilo que o que candidato pode e quando deve dizer regulando, na margem oposta, aquilo que o eleitor pode ouvir.

Diante deste cenário assaz tenebroso, o Judiciário, mormente o Eleitoral, cada vez mais tem sido instado a intervir, porém, é preciso que os doutos magistrados também deem o seu contributo para a mudança neste estado de coisas, conhecendo e respeitando os contornos desta ingerência, atuando sempre nos flancos, e apenas e tão somente “colaborando” no processo de formação da vontade popular, sabido que não há democracia sem voto, sem eleitor, não sendo a Justiça Eleitoral um votante privilegiado.

A arena política é o locus natural, adequado e legítimo para os players pelejarem pelos sufrágios de seus eleitores sempre orientados pela normalidade e legitimidade que deve reger todo o processo eleitoral. Ambientados neste quadrante é que aqueles que fazem o Judiciário Eleitoral devem vagar, dosando a mão para nem julgar o eleitor como alguém vulnerável, infantilizado ou que careça de uma espécie de curatela, nem tampouco criminalizar o político; e, mais importante, cientes que o protagonista de todo este processo é o primeiro.

A regra deve ser esta; evidente, no entanto, que em situações nas quais a legislação for mal ferida, como sói ocorrer por práticas abusivas de quaisquer dos disputantes, o Judiciário não só pode como deve ser acionado; quem ganha ou perde numa eleição é a Justiça quando não é feita, é a soberania popular quando numericamente manifestada nas urnas passa a ser utópica, contudo, que esta seja uma exceção, tendo-se em mente que a vontade popular deve ser sempre respeitada, e apenas incomumente contrariada, para o bem de nossa democracia participativa.

Insisto no império da lei, e longe de mim criticar as decisões justas e imparciais de nossos magistrados, todavia, uma eventual judicialização das eleições faz pairar o fantasma do ativismo judicial, e causa arrepios pensar que possamos nos fazer de rogados ao silêncio ensurdecedor que ecoa das urnas.

A festejada Lei de Ficha Limpa promoveu importante alteração legislativa ao passar a exigir não mais a proporcionalidade senão a gravidade da conduta, a qual, doravante, passou a importar mais que o resultado. A questão processual foi, destarte, resolvida, mas não tornou menos excepcional a desconstituição do resultado do pleito, que deve passar ao largo de excessivos moralismos eleitorais.

Gravidade é antônimo de bagatela, de sorte que o número de cidadãos atingidos deve ser levado em conta em comparação com o contingente, além, de certo, o quociente eleitoral exigido para a eleição, ou, ainda, a diferença de votos entre os colocados nas eleições majoritárias.

Cassações de mandato devem ser a ultima ratio, anular eleições não pode ser algo banal, a democracia infere que a vontade da maioria tenha prevalência, governos são escolhidos pelo povo não por juízes contra majoritariamente insultando a sacrossanta soberania popular, “ao argumento retórico e fictício de preservá-la”, nas precisas palavras de Ruy Espíndola.

Ao Judiciário Eleitoral deve caber máxima cautela, autocontenção para atuar neste campo que deve ser sempre simétrico e nada inclinado; é saber que a democracia exige dele que não invada o espaço da política. É sofismático imaginar que um sistema de justiça eficaz ou que proteja valores constitucionais-eleitorais tenha por régua o número de candidatos que torna inelegíveis.

Os organismos de governança eleitoral verdadeiramente triunfarão “quando passem a enfrentar a metade dos processos com pedidos impugnativos que, atualmente, inundam os vastos espaços dos seus escaninhos”, nas ordinariamente lúcidas palavras do mestre Frederico Alvim.

Que chegue logo o dia em que não mais tenhamos “terceiro turno” em nossos pleitos, que a população se desintonize do Judiciário Eleitoral com a certeza que a sua vontade livre e desimpedida prevaleceu, para a salvaguarda de nossa democracia.

Que assim seja!

* Peterson Almeida Barbosa é Promotor de Justiça, Mestre em Direitos Humanos, Especialista em Direito Eleitoral, Coordenador de Direito Eleitoral da Escola Superior do MP-SE, membro da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política, autor de livros e artigos jurídicos. Contato: petersonab@hotmail.com

 


01/06: Oitavo dia do Assassinato Genivaldo. Placar da Impunidade será diário até que os responsáveis sejam processados  e punidos exemplarmente. Este pequeno espaço fará a parte dele. Faça a sua Também! Justiça por Genivaldo!

 

 

 

 


Jogando pedras na casa dos outros com telhado de vidro Parece brincadeira, mas tem uma “otoridade” em Sergipe del Rey que passa mais tempo de restaurante e restaurante, de shopping em shopping, procurando quem convencer a votar no presidente de extrema-direita do que cumprir suas funções. A “otoridade” já foi até punida por “conversar” demais e ainda continua mesmo tendo o nome vinculando a uma “transação” financeira para lá de estranha. E continua jogando pedras na casa dos outros com um telhado de vidro pra lá de vulnerável. Algo Que Quem é abordado sai correndo doido para tomar um banho e lavar a alma nas águas do Velho Chico.


Praça Augustinho Alves de Souza: é preciso que a Emsurb faça a capinagem do local E a praça Augustinho Alves de Souza, localizada na bifurcação das ruas Guarapari e Icaraí (no fundo do Palácio de Veraneio), necessita de uma atenção maior da Emsurb para realização da capinação como também da podagem das árvores. Por outro lado, a comunidade vive na expectativa que a Prefeitura realize uma reforma na praça que nunca recebeu melhorias em 30 anos de existência.

 

 

 

Vereador Marcos Oliveira: “Querem impedir um filho de marchante de ser governador” Na próxima quinta-feira, 2, deverá ser julgado no pleno do TSE o recurso da defesa do ex-prefeito de Itabaiana e pré-candidato ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL). Uma ação eleitoral pede a sua inexigibilidade por suposto abuso de poder político na Inauguração de obras do povoado Carrilho em 2018. Na opinião do vereador e presidente da Câmara de Itabaiana, Marcos Oliveira, seria uma enorme injustiça e uma grande decepção para o povo de Sergipe caso uma decisão final fosse contrária ao recurso.

Coragem “Quem não conhece Itabaiana e o processo pode até ter dúvidas sobre o que realmente pesa contra Valmir. Mas a denúncia nada mais é que usar a cor azul do brasão nas obras do município. Aliás, antes de Valmir, Itabaiana era laranja, e nunca denunciaram”, critica o parlamentar. Marcos lembra que o povoado Carrilho, antes de Valmir assumir como prefeito, era uma região com constantes denúncias de exploração do trabalho infantil devido à torragem da castanha. “Valmir foi o único prefeito que teve coragem de mudar aquela situação. Reformou a escola, construiu praça com quadra esportiva, pavimentou com asfalto as ruas e fez uma creche que atende 120 crianças em tempo integral. A realidade lá agora é outra. É isso que precisa ser mostrado”, afirma.

Projeto do governo do Estado enviado a Alese instituirá o Programa de incentivo a intercâmbio O Governo de Estado enviou à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei que visa instituir o Programa de Internacionalização da Rede Pública de Ensino, o ‘Sergipe no Mundo’. O projeto deverá ser desenvolvido por meio da Seduc, e tem como objetivo fomentar a internacionalização da educação básica de alunos do ensino médio da Rede Estadual.

Outras línguas “A ação visa promover o rendimento escolar, o contato dos nossos estudantes com experiências em outros países e compartilhamento de conhecimento em outras línguas entre os estudantes do ensino médio da Rede Estadual, estimulando, dessa forma o fortalecimento e a difusão de conhecimento”, destacou o governador Belivaldo Chagas, em carta encaminhada à Alese. A proposta prevê que os estudantes selecionados por meio edital de chamamento público recebam tanto auxílio financeiro para custear as despesas iniciais, quanto bolsa mensal de manutenção pelo período de até seis meses.

Laércio visita o presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP), esteve na manhã da terça-feira, 31, visitando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a convite do presidente interino, Fabiano Oliveira (PP). Laércio estava acompanhado dos deputados estaduais Capitão Samuel e Luciano Pimentel, além do prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza, e do pré-candidato Lúcio Flávio.

Condução Laércio cumprimentou servidores e parlamentares, visitou o plenário, elogiou as novas instalações da Casa e parabenizou Fabiano Oliveira pela condução dos trabalhos. “Além de rever a Câmara de Vereadores e cumprimentar seus membros, vim trazer o abraço progressista para o nosso vereador Fabiano Oliveira, reiterar nosso apoio e dizer que a gente tem muito orgulho por tudo que ele representa para nosso agrupamento político”, afirmou Laércio. O deputado também destacou a representatividade do vereador Pastor Diego. “A representação municipal, junto à sociedade aracajuana, está em muito boas mãos com o trabalho desse vereador maravilhoso, que é Fabiano Oliveira, assim como o pastor Diego, outro progressista aqui presente, que juntos representam o nosso partido. Portanto, foi um dia de muita alegria”, comentou Laércio.

Referência O presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju, Fabiano Oliveira, disse que Laércio é uma referência nacional. Ele destacou a presença dos deputados estaduais do partido, além de ressaltar a união do grupo. “Foi uma honra para o parlamento municipal ser prestigiado por nosso presidente, Laércio Oliveira, além dos deputados estaduais Capitão Samuel e Luciano Pimentel, e o prefeito Marcel, ambos progressistas”, frisou. “Hoje a Câmara Municipal de Aracaju tem dois representantes do Partido Progressista e isso demonstra a nossa união. É o trabalho em conjunto para o bem comum, atendendo as demandas do dia a dia dos cidadãos aracajuanos. A gente sente orgulho de ver um partido tão organizado e preparado para representar a sociedade e os anseios da população”, finalizou Fabiano Oliveira.

Academia de Letras de Aracaju elege novos Imortais Na última terça, 31/05, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) finalizou os processos de escolha de seus novos membros efetivos, que passam a ocupar vagas surgidas em virtude da mudança de condição acadêmica de seus antigos ocupantes.Para a cadeira n° 04, cuja patrona é a memorialista Aurélia Dias Rollemberg, foi eleita a historiadora Andreza Santos Cruz Maynard, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora de temas como os cinemas de Aracaju e os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial em Sergipe. 

Academia de Letras de Aracaju elege novos Imortais II A cadeira n° 08, que tem como patrono o maestro Leozírio Guimarães, passa a ser ocupada pela professora Renata Ferreira Costa Bonifácio, professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora da área de Filologia e Linguística, com importantes trabalhos sobre práticas sociais de escrita e memória histórica e cultural. Por fim, a cadeira n° 17, patroneada pelo escritor Silvio Romero, será ocupada pelo teólogo e escritor Alexandre de Jesus dos Prazeres, que desenvolve estudos sobre religião e sociedade, diálogos antirreligiosos e estudos sociais na contemporaneidade, com atuação destacada em eventos e projetos em prol da diversidade no Estado de Sergipe. Os novos acadêmicos serão empossados posteriormente, em sessões especiais, onde será realizado o elogio aos patronos das cadeiras, mantendo-se a tradição de celebrar a memória e os feitos destes intelectuais, além de já participarem das ações culturais promovidas pela ALA.

Itabaiana recebe última Oficina Regionalizada do CRESS Sergipe Encerrando as atividades do mês do/a Assistente Social, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou na manhã desta terça-feira (31), a quinta e última Oficina Regionalizada. O evento foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Itabaiana, e faz parte da programação do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe.O conselheiro e vice-presidente do CRESS, Wallison Hipólito, fez a abertura do evento. Participaram da mesa de abertura a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher; o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa; a secretária de Desenvolvimento Social de Itabaiana, Osanir Costa; e a assistente social de Itabaiana, Lucineide Maciel.

Fiscalização O palestrante desta oficina foi Paulo Félix, doutor em Serviço Social (UFRJ), docente do DSS/PROSS/UFS, e vice-presidente da ABEPSS/NE, que abordou o tema: “Condições Éticas/técnicas e Projeto Ético-Político: Desafios na sua defesa no cotidiano do trabalho profissional”. Durante a abertura, a presidente Dora Rosa destacou as principais ações realizadas pelo CRESS-SE, a exemplo da intensificação da fiscalização no interior do estado, da entrega dos Documentos de Identificação Profissional (DIPs), da manutenção do valor da anuidade por dois anos consecutivos e da realização do concurso público. 

Importância Dora Rosa também reforçou a importância do papel do/a assistente social e a falta de valorização profissional. “A Assistência Social lutou muito para ser considerada uma política pública, porque sempre foi entendida pelos gestores como uma política feita de qualquer jeito, por ser voltada para os mais necessitados. Se você vai para outras áreas onde estão inseridos os assistentes sociais, a exemplo da saúde e da educação, é a mesma miséria, falta de recursos, de políticas públicas. Não tem uma política pública que tenha condições de atender dignamente a população e, na maioria das vezes, quem atende é o assistente social, por isso que ele é tão mal remunerado, porque para muitos governantes se está atendendo aos pobres não precisa de qualificação”, explicou.

Valorização O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, destacou em sua fala a importância de valorizar os/as assistentes sociais. “Importância muito grande para nosso município estar sediando esta Oficina promovida pelo CRESS-SE. Uma palestra importante com Dr. Paulo Felix para capacitar não só as/os assistentes sociais de Itabaiana, mas também dos demais municípios da região. A gente acredita nas políticas públicas e só com os assistentes sociais é que podemos conquistar e idealizar mais políticas públicas para nosso município, nosso estado e nosso país. Por isso, é muito importante a valorização destes profissionais”, destacou o prefeito.  “Não me recordo de Itabaiana ter sediado um evento como este voltado para os assistentes sociais e em homenagem a eles. Parabenizo a gestão do CRESS e quero agradecer por terem escolhido Itabaiana, sabemos a importância disso. A gente enfrenta várias dificuldades no dia a dia por conta do desmonte das políticas sociais e por muitas vezes nossa profissão ser preterida e porque, às vezes, nossa categoria se deixa enfraquecer”, afirmou Luzineide Maciel, assistente social de Itabaiana, mais conhecida como Meirinha.

Interiorização O palestrante também parabenizou o CRESS-SE por esse processo de interiorização das ações do Conselho. “Falo isso com muita tranquilidade porque já fui da gestão do CRESS e conheço um pouco da realidade e dificuldades que o Regional tem em implementar este tipo de ação. A nossa gestão, por exemplo, teve dificuldade de realizar esse processo de interiorização. Por isso, parabenizo a atual gestão por ter assumido esse compromisso como prioridade, o que certamente traz um retorno significativo e faz com que a categoria entenda a importância daquilo que anualmente a gente deposita em relação ao tributo, mas que, ao mesmo tempo, é uma necessidade que o CRESS, enquanto autarquia, tem de manutenção dos seus serviços, das ações de orientação e fiscalização do exercício das prerrogativas da categoria, além de ações como esta de caráter pedagógico e de formação continuada que certamente contribuem de modo significativo para a qualidade dos serviços prestados pela nossa categoria”.

Condições Durante a palestra, o Prof. Dr. Paulo Félix citou ainda as principais condições éticas e técnicas e sobre o projeto ético-político da profissão. “É essencial discutir os desafios da nossa profissão e reconhecer a nossa profissão inscrita na divisão social técnica do trabalho, portanto uma especialização do trabalho coletivo. Ou seja, quando se fala em planos de cargos e carreiras muito já se avançou, mas muito ainda precisa melhorar. Essas profissões dependem principalmente das condições de trabalho e não apenas da mera vontade ou esforço do profissional em desenvolver um bom trabalho”, explicou. Também estiveram presentes as conselheiras do CRESS Kátia Cristina, Izabel Almeida e Natália Dalto. Além dos/as assistentes sociais de Itabaiana, participaram da oficina profissionais de Ribeirópolis, Moita Bonita, Pinhão, Frei Paulo, Campo do Brito, São Domingos e Macambira.

Diretoria do Centro de Convenções AM Malls prestigia lançamento do Calendário de Eventos de negócios em Sergipe A diretora do Centro de Convenções AM Malls, Rafaella Mamede, prestigiou na terça-feira, 31, o lançamento do calendário do segundo semestre de eventos de negócios da Câmara Empresarial de Promotores de Feiras e Eventos de Negócios 2022. A ação faz parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), em parceria com o Sebrae. Na ocasião, foi apresentado o anúncio de parcerias com entidades sergipanas, oportunidade em que houve a assinatura de acordo comercial com o grupo AM Malls, como também com parcerias para o estímulo do setor de eventos.

Retomada A diretora do Centro de Convenções fala com alegria sobre a retomada dos eventos. “É um momento muito oportuno, pois estamos conseguindo voltar a realizar eventos em Sergipe. No segundo semestre serão mais de 21 eventos sendo realizados no estado e quatro deles serão no nosso espaço. Por isso, é um dia bastante especial para a gente. Desejo que venham muitos outros eventos e que esse acordo que iremos assinar aqui, seja realmente um ponta pé em uma história que será longa e próspera das Feiras e Eventos de Negócios 2022”, pontuou Rafaella Mamede. Dentro de 21 eventos a serem realizados no início do próximo semestre, quatro serão executados no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, com uma ampla estrutura, ótima localização e conforto para os empresários que irão expor, quanto para os visitantes que participarão dos eventos no local.

Iran apela para que Seduc solucione problema de funcionamento do Colégio Estadual Santos Dumont O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do Psol, relatou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã dea terça-feira, 31, a visita de trabalho que fez ao Colégio Estadual Santos Dumont, localizado no bairro Aeroporto, em face dos graves problemas enfrentados naquela unidade de ensino e pela falta de solução por parte da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

Reforma se arrasta desde 2021 De acordo com Iran, diante de uma reforma que se arrasta desde setembro de 2021, os professores estão ministrando aulas na quadra de esportes da escola e utilizando, assim como os estudantes e demais funcionários, banheiros químicos para satisfazer as necessidades fisiológicas; entre outros problemas. “Quero me somar aos meus colegas professores, aos alunos e aos pais de alunos e fazer um apelo ao secretário de Estado de Educação: que ele procure, com a urgência que o caso requer, alternativas para solucionar aquele problema”, solicitou o deputado.

Sem condições “Eles estão sem nenhuma condição de desempenhar adequadamente o seu efetivo trabalho e com a responsabilidade que lhes é incumbida na formação dos alunos que frequentam aquela escola. E isso numa unidade que vem sendo anunciada há bastante tempo como escola de tempo integral, e a sua tão anunciada reforma não se concretizou até o momento”, lamentou o parlamentar, que é membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alese.

Cirurgia de desartrodese é realizada com sucesso no Hospital Primavera O Hospital Primavera vem se consolidando em procedimentos cirúrgicos. No dia 26/05, a equipe formada pelos ortopedistas, Dr. Eduardo Góis, Dr. Fagner Prado e Dr. André Carvalho, realizaram com sucesso uma desartrodese com reconstrução articular do quadril, em um paciente de 66 anos, considerado um procedimento de alta complexidade. A cirurgia ortopédica de reconstrução articular substitui as articulações naturais comprometidas por um modelo mecânico (prótese), que reproduz os movimentos biológicos com a mesma eficiência e com grande melhora do quadro álgico.

Consequência O ortopedista do Hospital Primavera, Dr.Eduardo Góis, ressalta que a perda da mobilidade articular tem como consequência biomecânica, cargas compensatórias excessivas nas articulações adjacentes que provocam alterações degenerativas sintomáticas, em particular da coluna lombar, joelho homolateral e do quadril contralateral. Além disso, os pacientes ficam limitados por ter a articulação rígida. “A desartrodese melhora muito o quadro funcional do paciente, alivia dores e permite o retorno às atividades habituais”, concluiu.
Estimativa No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com dores em articulações do quadril e, provavelmente, tenham artrite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos são atingidos por doenças reumáticas. Por isso, o diagnóstico precoce deste tipo de lesão é importante para a eficácia durante o tratamento.

 

Sergipe se destaca ao promover uma das maiores campanhas sobre transtornos alimentares no Brasil Amanhã, 02, será celebrado o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, o movimento que tem se fortalecido nos últimos anos, terá um mês especial em Sergipe com uma programação que contará com conteúdos nas redes sociais, lives, ações no rádio e na TV, almoço com médicos na Sociedade Médica de Sergipe, Somese, parceria com a Associação Sergipana de Psiquiatria para apresentação de filme com discussão sobre o tema, além de outdoors informativos espalhados pela cidade de Aracaju. O tema deste ano será “Cuidar dos Cuidadores”, a fim de destacar a importância daqueles que cuidam das pessoas que sofrem com o transtorno alimentar (pais, avós, parceiros/cônjuges, amigos, dentre outros). A organização da campanha é da Psiquiatra Dra. Ana Raquel, Especialista em Transtornos Alimentares e CEO da Clínica Physis.

Relevância da campanha Em entrevista, a médica falou sobre a relevância do estado na campanha nacional. “Sergipe está se colocando na vanguarda desta discussão oferecendo informações importantes para esclarecer sobre essas doenças e reduzir o preconceito e estigma em torno da busca por tratamento especializado. A motivação da Clínica Physis é a nossa vocação em acolher estes adolescentes e adultos, além de pais e cuidadores, que sofrem com anorexia, bulimia ou compulsão alimentar. Queremos oferecer atendimento de excelência para os sergipanos e suas famílias”, explica.

Fatores Segundo a médica, essas doenças têm fatores de risco e fatores mantenedores do adoecimento. “Nosso objetivo é que as pessoas obtenham informações e ajuda de qualidade, pois isso faz toda a diferença na prevenção do adoecimento mental. Porém, uma vez instalado o transtorno alimentar é necessário que a pessoa receba tratamento com profissionais especializados nesta abordagem”, finaliza. Para conferir as ações da campanha, o público pode acompanhar a programação através do Instagram https://www.instagram.com/physissaudearacaju/ e para conhecer mais sobre tratamentos para transtornos alimentares ligue ou envie WhatsApp para: (79) 9 9659-1133.

Curso de Francês Intensivo. Faça um módulo de francês em apenas um mês! As matrículas estão abertas para o Curso de Francês Intensivo, cujas aulas iniciam no dia 4 e seguem até o dia 28 de julho. As aulas acontecem de forma presencial, na Aliança Francesa, ou online, através de uma plataforma interativa. O curso é direcionado a alunos totalmente iniciantes. São turmas de 4 encontros semanais com 2h30 de aula, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h ou das 18h30 às 21h. Matricule-se já e garanta o desconto de 10%! Você também pode participar de uma aula experimental para concorrer a uma bolsa de estudos. Para concorrer à bolsa, é importante participar da aula! Para se inscrever ou obter mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas  ou entre em contato pelos números 79 98877-7904 | 98877-7905 | 98877-7906.
Para falar diretamente conosco pelo WhatsApp, clique no link abaixo:
https://api.whatsapp.com/send/?phone=5579988777904&text&app_absent=0


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Venha participar da FESTA JUNINA da família médica sergipana!
Sexta-feira, dia 03 de JUNHO, a partir das 21h, na Churrascaria Paisano, uma super organização espera por você, sua família e amigos.
ATRAÇÕES: MIMI DO ACORDEON – PAULA BRASIL – E PARTICIPAÇÃO ESPCIAL DEDÉ BRASIL
LOCAL : CHURRASCARIA PAISANO
DATA : 03/06/2022
HORA: 21H
MESA: R$300,00 / SÓCIO ADIMPLENTE R$250,00 / INDIVIDUAL R$100,00
NFOMAÇÕES E COMPRA DAS MESAS SECRETARIA DA SOMESE!!
(79) 3211-0719 / (79) 98815-0525


PELO TWITTER

www.twitter.com/minc_rj Um absurdo a insensibilidade do presidente com esse assassinato cruel. Genivaldo não era bandido! Bandido são os milicianos que Bolsovírus apoia, os garimpeiros que assassinam povos indígenas e os torturadores da ditadura louvados por ele. Justiça por Genivaldo!


www.twitter.com/emicida Gigante & eterno. Obrigado Milton Gonçalves!

 

 

 

 

 



www.twitter.com/JoseRollemberg O grande mestre Zelão das Asas, de O Bem-Amado, a maior de todas as novelas brasileiras, cuja cena final é dele. Descanse em paz

www.twitter.com/pedalmario Fico me perguntando: O que as pessoas mais santas, tradicionais, virtuosas, com conhecimento profundo de teologia, magistério, história da igreja, tradição estão fazendo no Twitter ao invés de estarem nos seminários? E por que elas nunca tem foto e se escondem atrás de pseudônimos?



Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“A intolerância irracional de muitos escusa ou justifica a hipocrisia ou dissimulação de alguns.” Marquês de Maricá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ouça e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-05/dom-leonardo-amazonia-nao-foi-esquecida-pelo-papa.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais