Olhe a Navalha…

Sabe aquela personagem do Zorra Total , no “plim-plim”, o Patrick ? Então, o mote dele é “Olhe a faca” – cai prá dentro prá tu ver. Aqui em Sergipe ele faria sucesso neste momento, por conta da demora da Assembléia em votar o projeto da deputada Ana Lúcia, que pretende a nulidade da nomeação de Flávio Conceição para o Tribunal de Contas. Seria o “Olhe a Navalha”.

 

Na verdade, todos estão torcendo para “engavetar” literalmente o projeto de Ana Lúcia. Muitos leitores criticam a entrevista do governador Marcelo Déda, publicada na última sexta-feira, onde ele manifestou seu apoio a Clóvis Barbosa, mas ao mesmo tempo não demonstrou que pretende mover uma palha para que sua bancada aprove a proposta de Ana Lúcia.

E não adianta o governador dizer que não se intromete em outro poder. Ora, todo mundo sabe que a nomeação de Flávio foi fruto de um acordo com  o empresário Amorim e sua bancada em troca da eleição de Ulices para presidir o Legislativo. Ou seja, não adianta o governador demonstrar “pena” de Clóvis mais ficar sem agir.

É preciso neste momento que o governador encarne o espírito de estadista de fato e de direito. Defender o bom direito não apenas na teoria, mas na prática, comandando seus liderados para a batalha. Como Winston Churchill, durante a guerra em 1940: “…Defenderemos nossa ilha a qualquer custo. Lutaremos nos pontos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas…Jamais nos renderemos”. O que levou ao filósofo da Oxford, Isaiah Berlin, observar que Churchill idealizou seus cidadãos “com tanta intensidade que no final eles se aproximaram do ideal dele e começaram a ver em si próprios como eles os via…”

Falta ao governador Marcelo Déda “idealizar” a sua bancada para a necessidade de engajamento de fato neste governo. Para isso é preciso mostrar que o governo está acima dos interesses particulares e, principalmente acima das pressões. E a proposta tem que ter votação aberta para a sociedade sergipana saber quem é quem em Sergipe. Quem deve a cabeça… E aí  volta ironia com o personagem Patrick, do Zorra Total…Olhe a Navalha…

Global Service: dois meses de atraso

O blog vem recebendo e-mails de funcionários da empresa Global Service que atua nos CEAC`s. Os funcionários reclamam que estão há dois mesmes de atraso nos salários. Agora denunciam também que estão correndo o risco de terem cortados seus cartões de vale-transporte. Tem funcionário fazendo a popular “vaquinha” para ajudar os outros.

 

Sindicância com R2

O Blog “cantou” a pedra ontem, 28, sobre a sindicância aberta na PM para apurar o episódio envolvendo o coronel Iunes. Ficou encarregado da sindicância, o coronel Ramos, que por mera coincidência também é R2.

 

“Afastado” do cargo I

Pelas entrevistas concedidas a cúpula da SSP parece que ainda não percebeu a gravidade do caso envolvendo o coronel Iunes e a repercussão negativa junto a sociedade sergipana. Alguns membros insistem em dizer que ele pediu para ser afastado. Dão a entender que ele poderá retornar depois da sindicância. Então é melhor nem sair, porque o resultado todo mundo já sabe…

 

Afastado do cargo II

Chama a atenção também que estes membros da cúpula da PM querem mostrar que o coronel Iunes só deixou o comando da Capital porque pediu. Ou seja, se não pedisse ficaria normalmente. Será que o governador assistiu a todo o episódio calado? Será que ele aceitaria (ou aceitará) o retorno de Iunes ao cargo ou a outro comando no governo dele? Sobre este cargo ainda tem um dado interessante, que está sendo apurado. É grave e deixará por terra os argumentos de uma das partes…Cárcere privado é ou não crime?

 

Direitos Humanos

Aliás sobre o episódio, onde tentam desqualificar o estudante por praticar “jiu-jítsu” é preciso lembrar que há dois anos, Sergipe aderiu ao plano nacional de combate a tortura. Foi realizada até uma solenidade. O plano consiste inicialmente na criação e instalação de um Comitê estadual, coisa que nunca ocorreu. Este comitê deveria ser criado pelo governo, mas capitaneado pela secretaria de justiça, mas não se crê que lá eles saibam o significado das palavras direitos humanos. Vergonhoso para um estado governado por um petista, comprometido com a erradicação dessa prática nefasta.

 

Veículos sem identificação

Estão pensando que vão vencer este jornalista pelo cansaço. São diversos veículos da SSP sem identificação, prática que tinha acabado com o comando de Pericles e o secretário Kércio Pinto. Não adianta. Ontem mesmo este jornalista flagrou dois veículos, mas ambos não tinham identificação. O jeito será tirar foto agora e enviar diariamente para o governador…

 

Raymundo Luiz: 80 anos

Transcorreu ontem, 28, o aniversário de um dos mais completos profissionais do rádio e do jornalismo de Sergipe: Raymundo Luiz, que comemorou, junto aos seus familiares, 80 anos bem vividos. Raymundo Luiz foi comentarista esportivo, chefe de equipe, diretor dos Associados em Aracaju, Secretário de Imprensa em vários governos e assessor de Imprensa da AL. Militante ativo do Lions Club, foi atleta e dirigente desportivo. Implantou a TV Alese, atuou na televisão e para completar, foi, durante muitos anos, funcionário do Banco do Brasil.

 

Barcos poluindo o rio Poxim I

De quem é a responsabilidade dos antigos barcos que foram leiloados pelo governo do Estado e estão há vários meses aportados em uma marina localizada na Avenida Beira Mar bem em frente a Embrapa? Os barcos ficam atrás do manguezal, por isso pouca gente que passa pela avenida percebe. Mas pelo lado do RioMar, pela ponte, dá para olhar pelo lado direito.

 

Barcos poluindo o rio Poxim II

De quem é a responsabilidade para fiscalizar estes barcos? O problema é que eles estão se deteriorando e poluindo o rio. Já houve vazamentos de óleo combustível. E pelo jeito vão se acabar naquele local, com um amontoado de ferro velho, correndo o risco de causar sérios acidentes com os pescadores e freqüentadores do local.

 

Simpósio na Alese I

Os 20 anos da promulgação da Constituição Sergipana em 1989 serão lembrados pela Assembleia Legislativa. Os parlamentares que elaboraram a Constituição Estadual serão homenageados com uma placa e com uma sessão especial que será realizada na mesma data da promulgação, 5 de outubro. O legislativo realizará ainda o simpósio “Constituição de Sergipe: 20 anos construindo cidadania”.

 

Simpósio na Alese II

Autor do requerimento que propôs as homenagens e a sessão especial, o presidente da Assembleia, deputado estadual Ulices Andrade, afirma que a passagem dos 20 anos de promulgação da Constituição é um fato que merece amplo destaque devido ao papel inovador da Assembleia Estadual Constituinte. “Será um evento de extrema importância histórica. Não poderíamos deixar a data passar em branco”, observou.

 

Escândalo artificial I

O governador Marcelo Déda classificou como ‘escândalo artificial’ as declarações que estão sendo dadas pela oposição sobre a lei que regula as contratações temporárias. “Para contratação temporária, a constituição exigia uma série de requisitos que a lei sergipana não tinha. O TJ-SE considerou inconstitucional a lei que existia – a mesma que foi usada até cansar no governo anterior. Na época deputado estadual, Belivaldo Chagas denunciou várias vezes as quase 6 mil contratações temporárias na época de eleição’, explicou Déda.

 

Escândalo artificial II

“Mandamos uma lei moralizadora para estabelecer as condições temporárias na forma como manda a constituição. Quiseram criar um escândalo artificial, mobilizando crianças de escolas públicas e saindo com um panfleto enganando o povo trabalhador. Isso não é nem política, é zombar da miséria alheia. Isso não é oposição, é atraso que não vai voltar mais nunca. Sergipe quer respeito, dignidade, honestidade e eles não têm nenhuma dessas características para oferecer aos sergipanos”, criticou o governador.

 

TCE na TV

O presidente do Tribunal de Contas Reinaldo Moura dá mais um passo na implantação da sua nova e arejada política de comunicação social. Estreou na última sexta-feira, 25, o programa semanal TCE NA TV produzido pela sua assessoria de imprensa e veiculado na Tv Alese. O programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho é uma bem elaborada revista eletrônica com notícias, reportagens, entrevistas, informações técnicas e um balanço atualizado das ações de fiscalização e controle realizadas pelo tribunal. Um bom sinal dos novos tempos lá pelas bandas do TCE.

 

JB passa a perna em Tânia em Laranjeiras

Em Laranjeiras há muito tempo a atual prefeita apóia Tânia Soares como candidata a deputada estadual. Mas desta vez, com o aval de Jackson Barreto, o filho da prefeita, Zezinho Sobral será candidato. Sobrou para Tânia Soares. Será que o PCdoB vai dar o troco em Aracaju?

 

Bosco Costa pode deixar  o PDT

Nos bastidores da política de Sergipe comenta-se que Ulices Andrade está aperreado nos últimos dias porque o ex-deputado Bosco Costa deve deixar o partido. O problema é que nos bastidores comenta-se que Ulices já acertou para o PDT (leia-se ele) a vaga no TC. Para isso não brigará por uma baga na chapa majoritária. Bosco Costa não gostou e pode ir…sabe para onde? Para o PR…

 

Sergipe em SP I

Na próxima quarta-feira, 30, o Governo do Estado vai apresentar o seminário ‘Sergipe: Oportunidades de Investimento’ para empresários de diversos segmentos da indústria e do turismo. A apresentação acontece na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) em parceria com o jornal Valor Econômico. No seminário, o Governo se concentra em atrair investimentos e apresentar as vocações naturais e potencialidades industriais, turísticas, econômicas e sociais do Estado. Além disso, a apresentação dará ênfase também às empresas que já investiram no Estado e estão tendo sucesso.

 

Sergipe em SP II

Durante o evento, será lançada ainda a publicação Revista Valor Sergipe, da série Valor Estados. Editorialmente, o material é 100% focado no Estado. São cerca de 60 páginas com uma tiragem de 65 mil exemplares. A revista será encartada para todos os assinantes do Jornal Valor Econômico – que somam cerca de 60 mil. Quem vai abrir o seminário é o próprio governador Marcelo Déda, que vai trabalhar o tema ‘Planejamento e Infraestrutura para o desenvolvimento’. “Vamos mostrar aos empresários de todo o país no maior centro econômico do Brasil como o Estado de Sergipe tem se transformado num excelente local para investir, como tem se preparado para os desafios do futuro e conquistado seu desenvolvimento”, disse Déda.

                                                                                                                                  

Posse concorrida

Foi concorrida a posse de Alexandre Padilha, como ministro de Relações Institucionais, ontem em Brasilia, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. De Sergipe, o governador Marcelo Déda, o senador Valadares, os secretários Márcio Macedo, Rogério Carvalho e Pedro Lopes e o prefeito de Umbaúba, professor Anderson. Padilha, que era secretário de Assuntos Federativos, assume a vaga deixada por José Múcio, indicado para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Na foto ao lado, o novo ministro com o prefeito Anderson. Os dois foram contemporâneos na diretoria da União Nacional dos Estudantes – UNE.

 

Comentários não publicados

Este espaço não tem censura. Sempre publica e-mails e comentários enviados pelos leitores. Mas ontem, 28, não publicou vários deles sobre o episódio envolvendo o coronel Iunes. Por uma razão: o comentário deste jornalista foi duro, mas não atingiu a honra e a dignidade de ninguém, já os comentários que não foram publicados tinham palavrões dirigidos as pessoas envolvidas. O debate e o contraditório é respeitado, desde que não extrapole o limite da honra das pessoas.

 

Petrobras e Coplag realizam projeto paisagístico na UFS

As áreas localizadas entre os prédios das didáticas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram transformadas em ambientes de agradável convivência. As ações fazem parte do projeto de paisagismo Caminho Fértil, realizado pela Petrobras – através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE) – em parceria com a Coplag – Consultoria, Planejamento e Projetos Agropecuários, empresa júnior da UFS. A solenidade de inauguração das áreas acontece na didática I, hoje, 29, às 16h, com a presença do gerente geral da Fafen-SE, Carlos Pacheco, e do reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

Conferência Estadual de Saúde

A Unidade Estadual da CASSI e seu Conselho de Usuários farão realizar, no próximo dia 24 de outubro, tendo como local o auditório do Sindicato dos Bancários, mais uma Conferência Estadual de Saúde. O gerente da unidade CASSI de nosso Estado, Natanael Dantas Soares, informou que está tudo programado e que este ano prevê-se uma participação maior de associados, opinião que é compartilhada pela coordenadora do Conselho de Usuários, Maria da Pureza Sobrinha. O presidente da CASSI, Sérgio Riede e o diretor de saúde, Douglas Scortegagna estarão presentes na oportunidade desse importante conclave. Além dos funcionários da ativa, aposentados e pensionistas, também os integrantes do plano Saúde Família deverão participar do referido evento.

 

Semana do Aposentado

A turma de aposentados e pensionistas do BB terá, ainda este mês, outra movimentada atividade. Trata-se da Sexta Semana dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, que será aberta no dia 27, com um ato religioso e café da manhã. O encerramento será no dia 31 de outubro, sábado, na AABB Aracaju, quando será oferecido um churrasco aos participantes e convidados. Além do próprio BB, diversas outras entidades estarão apoiando a VI Semana: AABB, AFABB, AAFBB, ANABB, Sindicato dos Bancários e COOPERFORTE. Da programação constam atividades artísticas, culturais, sociais e também uma visita ao Canyon do rio São Francisco, segundo informações prestadas pelo coordenador da comissão organizadora, Carlos Ubiratã Cury de Menezes, que é, de outra parte, vice-presidente financeiro da AABB Aracaju.

 

Pensar o Sergipe

Será realizado no dia 24 de outubro, a partir das 08h30 no auditório da Multserv, situado à rua Frei Paulo, 199, em frente ao Colégio Graccho, o fórum “Pensar o Sergipe”. Evento idealizado por um grupo de torcedores e conselheiros do Sergipe que tem como objetivo discutir e elaborar um documento para ser divulgado a toda a sociedade sergipana sobre planos e metas para desenvolvimento e administração profissional do nosso clube. Por isso, todos os que amam, querem o bem do Sergipe e podem contribuir de alguma forma estão convidados. A coordenação estará a cargo de Wellington Santana, economista funcionário da SEMAR. Informações ligar 9974-1811 Antonio Gonçalves.

 

Aniversário do Subway: promoção especial

Comemorando um ano de existência da SUBWAY/Shopping Jardins, a Franquia SUBWAY/Aracaju promoverá uma super promoção de aniversário: 20% de desconto nos sanduíches de 15 cm; Mas é somente nesta quarta-feira, dia 30 de setembro ? você não pode perder! E com o mesmo sucesso, já está funcionando desde o 1º.  semestre deste ano a Subway/Unit, inclusive com a super novidade dos saborosos pratos de festa. Em breve, a Subway/Petrox, localizada em frente à antiga Boite do Augustu`s, estará abrindo suas portas e com horário diferenciado. Para quem adora curtir uma balada, agora terá a opção de um lanche gostoso e saudável para repor as energias e continuar em forma!

 

Stanza entrega residencial em Caruaru I

A Stanza, marca do segmento econômico da Construtora Celi, realizou a entrega do Residencial Victória, em Caruaru, Pernambuco. E as entregas das chaves já iniciaram e os clientes já poderão desfrutar dos imóveis com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de área de lazer. Emocionados, os moradores comemoraram a conquista da casa própria e ficaram muito satisfeitos com o resultado final.

 

Stanza entrega residencial em Caruaru II

O Residencial Victória foi lançado em 2008 e fica no Loteamento Residencial Maria Auxiliadora II, no bairro de mesmo nome, em Caruaru. Sucesso total de aceitação do público, a Stanza chegou em Caruaru para proporcionar a possibilidade das pessoas adquirirem seu primeiro empreendimento em uma boa localização, com qualidade e que atendam às expectativas financeiras. Além de proporcionar empreendimentos versáteis, econômicos e charmosos, Stanza é uma iniciativa que se alinha à pontualidade, a solidez e a qualidade que somente a Celi tem.

 

DO LEITOR

 

Interdito do Bradesco e Banese não proíbem greve em Sergipe

 

Por Meirivone Ferreira de Aragão (*)

 

É importante esclarecer aos bancários que os interditos proibitórios não podem proibir a realização da greve e nem das manifestações pacíficas pelos bancários. O teor das liminares concedidas aqui em Sergipe para o BRADESCO e o BANESE impede apenas que seja vedado o acesso à porta do Banco, seja para clientes ou empregados, mas diz que a greve é um direito constitucional! Assim, todas as manifestações como faixas, cartazes, carro de som, animação, distribuição de panfletos e diálogos explicativos com os bancários e a população estão liberados, desde que a porta do banco fique aberta e os que não foram convencidos possam entrar. É preciso que a categoria reaja, demonstrando aos Bancos que a greve continua, sem comparecer ao trabalho e sem tentar entrar nas agências, porque esse direito não é sequer abalado pela existência dos interditos.

 

Banese – O direito de greve é constitucionalmente garantido, assim como o direito à livre iniciativa e à propriedade. Por esta razão o exercício de tais direitos deve-se operar harmonicamente sem que haja prejuízo para a sociedade, os empregados e os empregadores. Estes foram a inspiração da elaboração da Lei 7.783/89 que regulamentou a direito de greve. (…) “Defiro parcialmente a liminar, a fim de determinar ao sindicato reclamado que se abstenha de praticar atos perturbadores da posse sobre as agências do autor, nominadas nos documentos trazidos juntamente com a inicial, não podendo impedir a entrada e saída de empregados para o trabalho, clientes, aplicadores e usuários em geral, ficando também vedada a colocação de veículos, cavaletes, correntes, cadeados ou outros objetos que possam impedir a entrada de pessoas naqueles imóveis, sob pena de violação da garantia constitucional de liberdade de locomoção e pagamento de multa diária no importe de R$ 20.000,00, revertida em favor da parte contrária.” (Gilvânia Oliveira de Rezende – Juíza do Trabalho).

 

Bradesco – O direito de greve é um dos meios essenciais e mais eficientes à disposição dos trabalhadores e de suas organizações para promover e defender seus interesses econômicos e sociais da categoria. O Objetivo da greve reside na interrupção da prestação de serviços pelos trabalhadores, criando um fato social propício à abertura de negociação coletiva, que, em última análise, poderá garantir melhores condições de trabalho aos trabalhadores. No entanto, o exercício desse direito deve ser vivenciado de maneira não abusiva. São dois bens jurídicos tuteladas: a greve e a propriedade.

 

(…) “Concedo a liminar inaudita altera pars, determinando que o sindicato demandado retire imediatamente todos os materiais, objetos e equipamentos, tais como faixas, cadeiras, correntes, cavaletes, piquetes, barricadas e outros, que impeçam a entrada e saída de empregados, prestadores de serviços, dirigentes, clientes ou qualquer outra pessoa que queira adentrar às agências do Bradesco e no prédio da diretora do mesmo banco, sob pena de pagamento de multa de R$ 20.000,00 por dia de descumprimento.” (Flávia Moreira Guimarães Pessoa – Juíza do Trabalho).  Assim, essas liminares dizem apenas o que já existe na Lei de Greve, não sendo causa para o retorno ao trabalho. Caso os bancos usem dos interditos para pressionar ou ameaçar os trabalhadores a entrarem nas agências, denunciem ao Sindicato, pois esta é uma atitude que agride as determinações da Lei de Greve – nº 7.783, de 28 de junho de 1989: Artigo 6º – São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos: I – o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve; II – a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento. § 1º – Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.

 

§ 2º – É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento. § 3º – As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.

 

O sucesso da Campanha Salarial de 2009 depende da consciência de cada bancário e bancária, que deve aderir ao movimento usando o método que foi praticado por Gandhi – forma não violenta de protesto como meio de revolução, em resposta ao pedido feito pelos bancos de uso da força policial para reprimir o movimento grevista. Devem mostrar aos banqueiros que, independentemente de qualquer interdito, polícia é para quem precisa de polícia e trabalhador precisa é ser tratado com dignidade, não com violência!  (*) Meirivone Ferreira de Aragão é assessora jurídica do SEEB/SE

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade”. Winston Churchill.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais