Operação Cajueiro: resgate da Verdade

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Importante iniciativa do governador Jackson Barreto (PMDB) em solicitar ao ministro da defesa, Celso Amorim, a inclusão do 28º. Batalhão de Caçadores na lista dos estabelecimentos a serem investigados pela Comissão da Verdade, no que concerne aos ‘abusos em dependências militares', no período do Regime Militar.

A Operação Cajueiro, já citada por várias vezes neste espaço, foi um dos últimos atos da ditadura em 1976, com a prisão de diversos sergipanos. Todos levados para as dependências do 28º BC onde muitos foram torturados, alguns, como Milton Coleho, ficaram com sequelas para toda a vida. A 6.º Região Militar, que incluía Sergipe, era comandada pelo general Fiúza de Castro, um defensor declarado da tortura e o 28 BC comandado por Osman de Melo e Silva.

Foram presos e responderam inquérito na Operação Cajueiro, em 1976,  tem Marcelio Bomfim, Jackson Sá, Cerivaldo Lima, Milton Coelho, Francisco Gomes, Delmo Naziazeno, João Francisco, Edson Sales, Edgar Odilon, Antonio Bitencourt, Faustino Alves, Virgilio de Oliveira, Asclepiades José, José Soares, Luiz Mário, Pedro Hilário, Jackson Barreto, Antonio Goes, o Goisinho e Rosalvo Alexandre. Alguns conhecidos, outros anônimos cujas famílias foram traumatizadas, mas por outro lado seus familiares têm orgulho da honra, do caráter e da luta deles pela redemocratização no Brasil.

Naquele ano Jackson Barreto era deputado federal, não foi preso e torturado, mas respondeu inquérito militar e ajudou os amigos presos eseus familiares.

No livro “Operação Cajueiro – A repressão aos comunistas em Sergipe”, que teve como professor-orientador o jornalista Alan Barreto Silva, um dos presos, Wellington Mangueira relatou sobre o pau de arara e os choques:

“O corpo todo treme. Você não pode se defender. E a sensação maior do choque é que eu tinha medo de enrolar a língua. E uma luz acende no cérebro, uma estrela. Sensação pior é a permanência no pau de arara, quando os caras pingam uma gota de água no seu nariz. Você sufoca, como se estivesse no oceano.” Sobre os choques: “Quando aplicado na glande, o organismo reage de tal forma que ela recua, é só com uma agulha de crochê seria possível localizá-la. Até hoje carrego uma marca.”

O pedido de Jackson é um pedido pela verdade. Que a Comissão da Verdade possa revelar toda verdade e seus torturadores. A história de Sergipe agradece.

Agradecimentos
O titular deste espaço agradece os diversos comentários, e-mails e telefonemas recebidos ontem, 04, pelo artigo antecipando a decisão do prefeito João Alves Filho em continuar na Prefeitura de Aracaju. Faz parte do trabalho e quem conhece este espaço sabe que não ficaria em mais palavras. Foi uma análise cuidadosa que deu certo e com alguns trechos parecidos com o discurso de João sobre a decisão.

Coerência
Pelo twitter, o senador Valadares parabenizou João Alves pela decisão: O prefeito João Alves foi coerente em sua decisão. Em janeiro ele me disse em almoço na Atalaia Nova que nunca havia deixado nada pela metade.No histórico da carreira política João Alves Filho não há um só ato de renúncia de mandato eletivo para ser candidato a outro cargo.

Machado na disputa
Com a decisão de João, o vice, José Carlos Machado será candidato a deputado federal. Machado já foi deputado federal por vários mandatos e com o apoio de João não terá dificuldades para ser eleito pelo PSDB.

Angélica foge pela tangente, ou melhor, pela garagem
Lamentável a presidente da Al, Angélica Guimarães ter fugido do oficial de Justiça na última sexta-feira. Segundo um servidor da AL, quando foi informada da presença do oficial a deputada foi para a garagem. Lamentável o Legislativo de Sergipe nunca foi motivo de tanta chacota. O prazo para aprovação do ProRedes é até o dia 11.

Entidades querem evitar posse de Angélica no TCE
Tudo que está sendo divulgado na mídia nos últimos dias está servindo de base para entidades para ingressarem com uma ação para evitar a posse de Angélica no TCE. De início querem a suspensão da nomeação pelo governador Jackson. Na ação as entidades vão mostrar que as atitudes dela depõe contra a posição de um conselheiro que deve ser ética e de respeito aos poderes.

Deputados aprovam Plano de Cargos Carreira e Salário
Infonet: Os deputados estaduais aprovaram na manhã da sexta-feira, 4, os projetos do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores públicos. Também foi aprovado um projeto da Mesa Diretora visando conceder reajuste salarial aos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Sergipe, de 5%.

Emendas
O PCCV para os servidores públicos civis da Administração Geral da Administração Pública Estadual Direta, Autarquias e Fundações Públicas do Poder Executivo e recebeu duas emendas da deputada Ana Lúcia e outros parlamentares que assinaram o requerimento.

Outros
Também foram aprovados os Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos para os Servidores Públicos Civis do Grupo Ocupacional de Engenharia e Arquitetura e para os Servidores Públicos Civis do Grupo Ocupacional da Saúde, integrantes da Administração Pública Estadual Direta, Autarquias e Fundações Públicas do Poder Executivo Estadual.

No ponto
A cada lançamento de obra ou solenidade de inauguração, o governador Jackson Barreto tem inaugurado um estilo que casa bem com a população e os profissionais de imprensa. Ele chega rigorosamente ou com poucos minutos de atraso às solenidades. Na sexta, em Nossa Senhora das Dores, JB chegou na hora marcada: 9h30min.

Obras
Outra iniciativa de Jackson Barreto agrada em cheio aos prefeitos, lideranças políticas e a população beneficiada quando do lançamento das ordens de serviços. JB chama o empreiteiro da obra, o faz usar o microfone e o transforma em ator coadjuvante do ato. Simples: faz com que o construtor diga o dia exato em que a obra começará logo após assinar a ordem de serviço. O povo gosta.

Gilson Doria assume interinamente a SEEL
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer tem como interino o funcionário de carreira, professor Gilson Doria. Ele foi anunciado aos servidores em reunião com o ex-secretário Maurício Pimentel que fará a transição da pasta.

Sergipanos participam de eventos no Rio de Janeiro e São Paulo
Missão técnica formada por quatro empresas ligadas a Rede Petro Sergipe estará participando de 8 a 11 de abril de dois grandes eventos ligados ao segmento Petróleo e Gás, a Petro Brasil 2014, que acontece em Niterói, e a Santos Offshore, em São Paulo. Os sergipanos estão interessados em ter acesso a novos conhecimentos tecnológicos e conquistar novas parcerias comerciais.

Parceria
Para Ana Nunes, gestora do projeto Petróleo e Gás, fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Petrobras, é importante que os empresários do Estado participem desses eventos nacionais e internacionais. “Além de trocar experiências com empresas de outros estados e até de outros países, os empreendedores podem realizar parcerias e participar das rodadas de negócios”, destaca a gestora do projeto pelo Sebrae.

Missão
As empresas de Sergipe presentes na missão atuam nos segmentos de prestação de serviços de limpeza e conservação pedrial, elaboração de projetos e prestação de serviços de engenharia de gás, avaliação, treinamento e consultoria em controle de poços petrolíferos, inovação e tecnologia.

Exemplo
Um dos integrantes da missão é o empresário Williames Amorim, que possui um empreendimento que atua no ramo de prestação de serviços de limpeza e conservação pedrial. “O que mais motiva participar desses eventos é a divulgação da marca. Em todas as feiras que estive, sempre retornei com novidades, seja de um novo fornecedor, uma nova parceria firmada, fora as informações tecnológicas que temos acesso. Sempre nesses eventos tenho conseguido bons parceiros”, alerta.

Agenda
Assembleia Legislativa aprova o plano de cargos e vencimentos apresentado pelo governo estadual. O prefeito João Alves Filho resolve permanecer na PMA até o final do mandato. Começa agora a etapa da formação das coligações partidárias. Os Estados Unidos devem exportar mais etanol que o Brasil. A Justiça quer que a Petrobras explique os critérios usados para fixar majoração de preço da gasolina. A ONU afirma que o vazamento de Fukushima não deve aumentar casos de câncer. Os brasileiros compraram 68 smartphones por minuto em 2013. Inaugurada em Las Vegas a maior roda gigante do mundo, com 167 metros.

Curtas
AGU DÁ PARECER CONTRA NOVO ÍNDICE DE CORREÇÃO DO FGTS. /// DILMA TERÁ QUATRO PALANQUES NAS ELEIÇÕES NO RIO DE JANEIRO, AFIRMA LINDBERGH. /// GARCIA MARQUEZ DEVE DEIXAR HOSPITAL NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. /// BRASIL E PERU AUMENTAM LUTA CONTRA O NARCOTRÁFICO NA FRONTEIRA. /// BRASIL E SUÉCIA VOLTAM A DISCUTIR EMPRÉSTIMO DE CAÇAS À FAB. /// EM MINAS GERAIS, ANASTASIA RENUNCIA PARA COORDENAR A CAMPANHA DE ÁECIO NEVES. /// IPEA ERRA: 26 E NÃO 65 POR CENTO ACHAM QUE ROUPA JUSTIFIQUE ATAQUE A MULHERES. /// CÂMARA DOS DEPUTADOS NEGA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ PARA GENOÍNO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

FIFA pune o Barcelona
O Barcelona sofre punição imposta pela FIFA por causa de negócios ilegais com menores estrangeiros.

Flamengo e Vasco iniciam decisão
Primeiro jogo será amanhã, domingo, às 16 horas, no Maracanã.

Santos encara o Ituano
Já em São Paulo, o Santos terá pela frente o Ituano. Começa, também, a decisão do campeonato paulista.

Classificação
Na quarta-feira, o Flamengo enfrentará o Leon, no Maracanã, pela Libertadores, com chances de classificação.

Crise interna
Momento político no Fluminense é crítico. O clima não é bom entre o presidente do clube e o presidente da empresa patrocinadora.

Uruguai
O presidente uruguaio, José Mujica, voltou atrás e jogos de futebol no país voltarão a ter a presença da polícia. A proibição motivou a renúncia de vários dirigentes.

Certame sergipano
Os quatro jogos da décima rodada serão realizados hoje. Três deles à tarde e um à noite. Amadense X Estanciano, Socorrense X Sergipe e Lagarto X Coritiba jogarão às 16 horas. Já Itabaiana X Canindé acontecerá às 20,15 horas, no Presidente Médici.

PELO TWITTER

‏www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco) Com Jesus, a vida encontra a sua plenitude. Com Ele, é mais fácil encontrar o sentido de tudo. (EG 266)

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Sou contra a mudança da Lei de Anistia. Ela foi importante para a redemocratização pacífica do País.

www.twitter.com/zeehsoares  Há uma espécie de magia em arrumar as malas, por mais próximo que seja o destino, por mais breve que seja a estadia.

www.twitter.com/braynerr     Na minha opinião todas as pesquisas são direcionadas. Quem a financia só publica se os resultados forem bons

ARTIGO

A AMAS e o Autismo por Ailton Francisco da Rocha*

A primeira associação sergipana de autismo, a AMAS – Associação de Amigos do Autista em Sergipe, fundada em 20 de julho de 1987 é uma entidade civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública estadual em 05 de abril de 1990 pela Lei nº 2797, com sede à Rua Péricles Vieira de Azevedo, nº 1812, Bairro Coroa do Meio, Aracaju/SE, que tem por finalidade prestar apoio assistencial, promover e incentivar pesquisas e estudos sobre o autismo, bem como desenvolver programas de amparo, ajuda, adaptação, reabilitação e integração social entre outras. Atualmente conta com 11 (onze) funcionários e 13 (treze) alunos.

A Constituição Brasileira estabelece em seu artigo 5º os direitos e garantias individuais de cada cidadão, brasileiro ou estrangeiro, partindo do princípio fundamental de que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Da mesma forma, estabelece a Constituição que a educação é dever do Estado que deve garantir, dentre outras coisas, o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino” (art.208, III, e §§).

Do mesmo modo, a Lei nº 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe de uma forma geral, sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Relativamente à educação, em seu artigo 54, III, assegura à criança e ao adolescente portador de deficiência, atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

O Estatuto é uma consequência natural da Constituição de 1988 e através dele rompeu se, em boa hora, com a doutrina da situação irregular (admitida pelo Código de Menores   Lei n.º 6.697/79) para, em sintonia com diplomas internacionais que tinham como característica fundamental a nobreza e dignidade do ser humano criança, tais como a Declaração de Genebra (1924), a Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas (1948), o Pacto de São José da Costa Rica (1969) dentre outros, abordar a questão da criança como prioridade absoluta, e a sua proteção como um dever da família, da sociedade e do Estado.

Este regramento ordinário decorre da vinculação a ele estabelecida pelo constituinte através do art. 227 de nossa Carta Política que atribui à família, à sociedade e ao Estado o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, dentre outros, o direito à vida, à saúde e à educação, além de colocá los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violação, crueldade e opressão.

A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (NY, 2007), promulgada pelo Estado Brasileiro pelo Decreto nº 6.949 em 25/08/09, resultou numa mudança paradigmática das condutas oferecidas às pessoas com deficiência, elegendo a acessibilidade como ponto central para a garantia dos direitos individuais. A Convenção, em seu artigo 1º, afirma que a pessoa com deficiência é aquela que “têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Desde então, o Estado brasileiro tem buscado, por meio da formulação de políticas públicas, garantir a autonomia; a ampliação do acesso à saúde; à educação; ao trabalho, entre outros, com objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência.

Em consonância com a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, o governo brasileiro instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (Lei nº 12.764 de 27/12/12).

Esse processo é resultado da luta de movimentos sociais, entre os quais entidades e associações de pais de pessoas com transtornos do espectro do autismo que, passo a passo, vêm conquistando direitos e, no campo da saúde, ajudando a construir equidade e integralidade nos cuidados das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo.

A Lei nº 12.764/2012 no seu Art. 3º estabelece os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista: a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde.

A participação da comunidade na formulação, implantação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas constitui um dos mecanismos centrais para a garantia da execução dessa política, de acordo com os atuais preceitos legais, políticos e pedagógicos que asseguram às pessoas com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.

A formação dos profissionais da educação possibilitará a construção de conhecimento para práticas educacionais que propiciem o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista e a sua inclusão no mercado de trabalho remete ao princípio da política de inclusão escolar das pessoas com deficiência, cuja finalidade é assegurar o acesso à educação em todos os níveis, etapas e modalidades, promovendo as condições para sua inserção educacional, profissional e social.

Atualmente, leis como as citadas anteriormente protegem os portadores do transtorno do espectro autista do preconceito e o mundo inteiro comemora, em 2 de abril, o dia da Conscientização do Autismo, vestindo-se de azul e iluminando na mesma cor os edifícios e monumentos; todavia  é preciso que o poder público faça muito mais, principalmente apoiando as associações formadas pelos pais de pessoas autistas nos aspectos gerenciais, jurídicos, contábeis, sociais e pedagógicos.

As associações formadas pelos pais de pessoas autistas são indispensáveis para a inclusão social, pois com os requisitos da lei, tem legitimidade junto com o Ministério Público de pleitear direitos consagrados na Constituição Federal e nas leis infraconstitucionais.

*engenheiro, advogado e sócio efetivo da AMAS. E-mail:http://ailtonadv.rocha@gmail.com

ARTIGO

Reflexão por Edgard Menezes*

Oficiais e praças trabalham juntos, o respeito tem que ser mútuo, muitos oficiais tem um pensamento moderno, não temos que ser inimigos.

Mas uma coisa tá provado, eles podem não entrar na briga quando o assunto é salário, com raras exceções preferem ficar na moita e aguardar que nós praças resolvamos tudo. Mas quando se trata de promoções não pensam duas vezes e não pensam em mais ninguém, os caras se unem.

Nunca vi tantos oficiais juntos, nem em formatura, nunca tinha visto tantas viaturas paradas na frente da ALESE em horário de expediente, como vi nesses dois dias, mas com certeza não fizeram falta para a população, pois naquele momento o que importava era promover para motivar os agentes do Estado, bom, pelo menos parte deles.

Agora foi que caiu minha ficha, eu não fui preso porque peguei meu carro particular, e utilizei minha hora de almoço para levar minha contribuição para o projeto da PM, eu fui preso porque fui contra a forma que o projeto foi concebido e contra a desproporcionalidade de promoções ente praças e oficiais, na verdade eu já desconfiava disso, mas hoje tive certeza quando o deputado capitão Samuel falou em plenário, em alto e bom tom, " O sargento Edgard, foi preso por ser contra esse projeto".

Quando eu olhei tantos oficiais fardados, na ALESE em pleno expediente e vi tantas viaturas paradas na praça, Fausto Cardoso, pensei comigo mesmo, " Não é que Samuel tem razão", fiquem com Deus, abraços.

*cidadão brasileiro

DO LEITOR

João e Jackson:- “brincando de bola de gude”.
Por Messias Gonçalves: “Para desespero dos irmãos Amorim e talvez de Gilmar Carvalho, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ao dizer que ficará com o “mais” preparado, já avisou que estará com Jackson Barreto. Pois segundo o seu genro Mendonça Prado, que deverá compor a chapa majoritária com Jackson, Mendonça e Rogério, a chapa está formada. Já o “outro”, fantoche de “Mister Bim.”, não tem a mínima chance. João que ouviu a família para essa primeira decisão, com certeza não mudará quanto à segunda. Ou seja. Não esquecerá os conflitos familiares que afastam de muitos anos as relações.
João prefeito e Jackson governador, Aracaju só terá a ganhar. Já imaginaram Jackson e dona Maria mais uma vez juntos, em beneficio dos povos mais carentes da nossa Aracaju.  E enquanto isso, lá do outro lado, André Pirambu Juarez Moura, e, mais alguns………, fazendoo que?
Sei não. Só sei que é assim, como dizia João grilo, do Alto da Compadecida. João e Jackson, desde meninos, jogando marraio. Ou bola de gude. A intenção demonstrar de que apoiará o mais preparado, já descarta Valadares, que é considerado um dos piores governadores da história deste estado, tanto que não logrou êxito quando tentou a prefeitura e o seu retorno ao governo do estado. Exímio freqüentador da Atalaia Nova.
Quanto ao senador Amorim, segundo o seu próprio genro e atual deputado federal, Mendonça Prado, que fora demitido da condição de secretário de estado da saúde, por incompetência administrativa, e que o próprio João Alves havia testado e reprovado, não tem a mínima condição de receber o seu apoio. Neste momento, a preocupação desse grupo é encontrar alguém que assuma uma desastrosa candidatura ao governo, para preservar Eduardo Amorim de um vexame eleitoral de uma derrota não planejada lá em 2002, quando o seu irmão sonhou imaginou esse sonho, transformado agora em tragédia. Ainda bem.
Enquanto isso volta a mina lembrança, a eleição de Valadares em 1986, quando João e Jackson já militavam juntos. Para os que estão chegando agora, respeitem as divisas e se coloquem nos seus lugares. Enquanto os irmãos Mister Bin estão desesperados, João e Jackson estão lembrando como desde pequenos já brincavam de bolas de gude.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"Os maiores inimigos da liberdade não são os que a oprimem, são os que as deturpam."

Vincenzo Gioberti, filósofo e político italiano, nasceu em 05 de Abril de 1801 e morreu em 1852

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais