Orla AJU: favela na praia e ocupação em estacionamento. Omissão PMA!

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


No feudo chamado Sergipe Del Rey é assim: quando é de interesse coletivo poucas autoridades cumprem com suas obrigações. A maioria fecha os olhos para agradar a velha politicagem. Aracaju, que já foi a capital da qualidade de vida, hoje, não tem mobilidade e o principal cartão postal, agora administrado pela Prefeitura, está bem pior: uma faixa da areia da praia virou uma favela e um estacionamento uma área de ocupação.

Na Passarela do Caranguejo, um dos pontos mais frequentados pelos sergipanos e turistas, o estacionamento – diga-se de passagem o único público naquela parte da orla – está sendo ocupado por food trucks e barracas com a complacência e a omissão do prefeito Edvaldo Nogueira. No inicio da noite, a maioria dos foods trucks, achando pouco tomarem o espaço do estacionamento, colocam mesas e bancos por todo o lado. O estacionamento está reduzido a poucos carros, aqueles que chegam cedo.

E lá embaixo, na areia da praia, as barracas se proliferaram de todos os tipos e gostos. Uma verdadeira favela a céu aberto. Bem definiu o fotojornalista César de Oliveira pelas redes sociais: “Essa é a situação da antiga praia da Cinelândia, hoje “favelândia”, um dos locais mais agradáveis antigamente e que agora se transformou num lugar horrível, uma verdadeira Babel. Espero que ainda dê tempo de corrigir esse erro absurdo e que os órgãos responsáveis chamem o feito à ordem.”

O blog não tem o mesmo otimismo do colega fotojornalista. A parte do estacionamento, o blog vem alertando há muito tempo e todo mês chega mais um food truck ou barraca. Vão acabar criando uma associação (se já não criaram, como fizeram há anos quando ocuparam parte do estacionamento em frente aos lagos da orla) e a Prefeitura vai ceder o espaço público tirando o único estacionamento público daquela área da orla.

No feudo chamado Sergipe Del Rey, o espaço público é privado com a conivência dos gestores. Num lugar sério não limpavam o estacionamento, mas também processavam os gestores por omissão administrativa.

Porém, recorrer a quem? Parece que todos dizem “amém” ao sistema feudal.


Água marrom em Tobias Barreto: equipe da Deso foi no bairro e abriu hidrômetros. Problema causado por rompimento na adutora A assessoria de comunicação da Deso informou ontem que equipes da Deso foram em várias casas onde abriram os hidrômetros conforme um dos vídeos enviados abaixo. O problema foi por conta de um rompimento da adutora na região e enquanto o reparo não é feito a água e a areia fica transitando. O problema foi corrigido e o abastecimento de água foi normalizado no Bairro Santa Rita. Os moradores agradecem o atendimento da Deso para solucionar o problema o mais rápido possível.

 

 

Nitinho ressalta trabalho na área do turismo do empresário Wilson Santos O pronunciamento do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), NItinho (PSD) na Sessão remota de ontem, 16, foi para ressaltar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo empresário e professor Wilson Santos. “Não o conheço bem, mas sou um grande admirador do seu trabalho e sua coragem”, acrescentou.

Título de cidadania De acordo com o parlamentar, o empresário pretende explorar o turismo náutico e rural no estado, construindo um empreendimento na região do município de Itaporanga D’ Ajuda, próximo a praia da Caueira, podendo tanto chegar de carro como também em embarcações. “Em um tempo de crise no nosso turismo por causa da pandemia, é preciso ter muita coragem para criar um novo ponto turístico no estado”, parabenizou. Pela admiração ao empresário, Nitinho disse que irá dar entrada na CMA no Título de Cidadania Aracajuana para Wilson Santos. “É preciso também enaltecer os seus colaboradores, ninguém faz um bom trabalho sozinho”, pontuou.

Missão Abrape Em seu discurso, Nitinho falou também da “Missão Abrape” realizada em Brasília na semana passada e teve como representante da Casa Parlamentar, o vereador Fabiano Oliveira (PP). Ainda de acordo com Nitinho, muitos produtores de eventos e pessoas ligadas ao turismo do estado foram à capital federal para conseguir recursos para esses dois setores que tanto sofrem com a pandemia.
                                                   
Obras em Indiaroba O deputado estadual Luciano Pimentel esteve recentemente no município de Indiaroba e, ao lado do prefeito Adinaldo Nascimento, visitou obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura, a exemplo da reforma do estádio municipal e da pavimentação de ruas. “Com essas obras, Adinaldo mostra que sua gestão está preocupada com o desenvolvimento da cidade e irá trabalhar para garantir mais qualidade de vida para população”, destacou o parlamentar.

Rota do Engenho Sempre preocupado em alavancar o turismo em Sergipe, o deputado esteve também no trecho da Rota do Engenho, um roteiro turístico idealizado pelo empresário Fábio Dickson, que contempla os munícipios da Região Centro-Sul, Estância, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhi) e que conta a história dos engenhos da região na época do Brasil colônia.

Reserva do Barão Luciano Pimentel esteve no engenho São Félix e também o engenho Priapú, localizado na Fazenda Priapú, onde acompanhou todo processo de produção da cachaça artesanal “Reserva do Barão”. Durante a visita o deputado estava acompanhado de Luciano Pimentel Júnior; do prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, e de sua esposa Cleide Santos; do empresário Fábio Dickson e de Patrícia Cunha (Rota do Engenho) e do vereador de Indiaroba, Ginaldo Lessa.

Reserva do Barão II Do blog: a cachaça Reserva do Barão é, sem dúvida, a melhor cachaça produzida em Sergipe. Além da garrafa tradicional a Reserva do Barão tinha também uma numa garrafa de porcelana (preta ou branca), que servia para presentear os apreciadores de cachaça. Essa de porcelana não tem mais no mercado e, segundo os vendedores, foi por conta do preço caro da embalagem. Uma dica: vale à pena retornar, mesmo que seja mais cara. O titular deste espaço presentou por várias vezes para amigos no Brasil e no exterior. Uma garrafa que fica guardada por toda vida.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Quem será o líder do prefeito no legislativo de Aracaju? Do leitor: “Até esta terça-feira de Carnaval o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, não comunicou ao Poder Legislativo quem será o seu líder. Existe a perspectiva de que o Vereador Isac Silveira(PDT) seja o escolhido. Já em relação a Secretaria Municipal de Governo o Prefeito tenta convencer Jorginho Araújo a retornar ao cargo, com o apoio de Fábio Mitidieri.”

INFORME DO SINTER-SE Durante o meu primeiro mandato à frente do SINTER-SE, solicitei da EMDAGRO a minha cessão para o sindicato com 50% da jornada de trabalho, baseado no artigo 278 da Constituição Estadual que permite a solicitação em termos de 50% ou 100%. Como eu tinha um compromisso forte com as famílias rurais da Colônia Treze, no município de Lagarto (SE), solicitei o afastamento de apenas 50%, para continuar dando assistência técnica a elas. Para este segundo mandato que iniciou em 01 de janeiro de 2021, solicitei a renovação da cessão e, para minha surpresa, a EMDAGRO elaborou uma portaria me colocando 100% à disposição do SINTER-SE, direito que não foi solicitado e nem é a minha pretensão. Encaminhei um novo ofício à EMDAGRO, informando que havia ocorrido um lapso na elaboração da Portaria. Recebi como resposta um outro ofício dizendo que não foi um lapso e confirmando a minha liberação em termos de 100%. Assim sendo, informo a quem interessar, que continuarei reclamando deste ato arbitrário, em busca da aplicação da Constituição Estadual, garantindo o Estado Democrático de Direito. Paulo Alves Filho, Presidente do SINTER-SE.


Torto arado: um livro comovente que traz a herança dos clássicos. Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra. Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato. Compre na Amazon.

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Amanhã, 18, às 19h: Democracia, os rumos do país e das instituições  Amanhã, 18, às 19h, uma live com uma mente brilhante do Brasil, Eduardo Moreira, engenheiro civil pela PUC/RJ; estudou economia na Universidade da Califórnia em San Diego e Screenwriting (roteiro) na Academia de Cinema de Nova York; escreveu 10 livros e em 2012 foi recebido e homenageado pela Rainha Elizabeth II. Eduardo Moreira vem se destacando na participação deste tipo de debate, conversando com outros expoentes do Brasil, principalmente no campo mais progressista. A live será coordenada por Jefferson Carvalho, advogado especialista em direito eleitoral e presidente da Comissão Eleitoral da OAB/SE. Vale à pena acompanhar: https://www.instagram.com/jeffersonfdecfilho/    ;  https://www.instagram.com/eduardomoreirareal/e do canal do YouTube Jefferson Carvalho Filho.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



OPINIÃO

O PODER FISCALIZADOR DA EDILIDADE E A PRÁTICA ARBITRÁRIA DO PRETENSO PODER Por Josevanda Mendonça Franco*

Vivemos em um Estado de Direito caracterizado pela condição institucional e jurídica, na qual cada um e todos são submetidos ao império da lei. Assim dito, é imprescindível que o respeito aos diplomas legais e aos direitos fundamentais, faça parte do compromisso de todos os cidadãos, inclusive dos que exercem o poder público, igualmente subordinados aos procedimentos jurídicos, legislativos e administrativos.

Ainda estarrecida com as imagens da invasão a uma das unidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de Nossa Senhora do Socorro, por integrantes do legislativo municipal acompanhados de asseclas, recorro a memória tentando encontrar, nos meus mais de 30 anos de dedicação à defesa dos direitos da criança e do adolescente, algum registro de tamanha violação, desrespeito, insolência e ilicitude.

A prática fiscalizadora se insere entre as atribuições do legislativo municipal. Entretanto, no episódio da invasão à entidade de acolhimento, é observada a ignorância explicita do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, no seu artigo 95, limita a fiscalização de entidades de atendimento, governamentais e não-governamentais, ao Judiciário, ao Ministério Público e aos Conselhos Tutelares.

Ao apontar quem detém tal poder, almejou o legislador, impedir práticas de atos abusadores e dominados de interesses espúrios como o culminado com a incursão na entidade de acolhimento e, antes que qualquer explicação fantasiosa a essa atitude anômala e descabida seja manifestada pelos violadores, recorro a análise do pensamento filosófico e ao ordenamento jurídico brasileiro, para afirmar com veemência que OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS.

A ninguém é dado o direito de violar a lei, e somente os que cometem crimes são contrários às normas. Nada justifica a adoção de “medidas drásticas” quando vivemos em um Estado de Direito. Violar uma entidade de acolhimento de crianças e adolescentes é investir contra todo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), é, de forma inexorável, tornar pública a ignorância, o desrespeito e o desprezo pelas instituições que integram o SGD e seus operadores.

Exacerbando a minha indignação, comprovo e registro o penhorado trabalho desenvolvido, no âmbito da Assistência Social, no município de Nossa Senhora do Socorro, focado no cumprimento das disposições legais e no profundo apreço ao atendimento pautado na garantia dos requisitos asseguradores dos Diretos Humanos.

Os profissionais e as instituições da Assistência Social devem ser respeitados!


• Historiadora, especialista em Educação e em Direitos da Criança e do Adolescente; por dois mandatos
exerceu a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); foi
articuladora estadual junto ao Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
exerceu a assessoria de Planejamento da Fundação Renascer do Estado de Sergipe; atuou como assessora da
Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (CIJ); é conselheira
municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro.


OPINIÃO

Pomada Minâncora. Por Antônio Samarone, médico sanitarista. http://blogdesamarone.blogspot.com/

Mamãe usava a pomada Minâncora como uma panaceia, servia para feridas, eczemas, inflamações, assaduras, pele ressecada, brotoeja, boqueira, sovaqueira, unheiro, perebas, coceiras, frieiras, cravos e espinhas.

A pomada Minâncora não servia para as frieiras contraídas em que pisasse em “cama de sapo”. Nunca soube as razões. Eu morria de medo de pisar em “cama de sapo” e “espinho de cobra”. Esse último aleijava.

As frieiras contraídas em “cama de sapo”, causavam uma coceira prazerosa, sublime, em especial entre os dedos dos pés. Um pé coçava o outro. Uma frieira Indicada para quem tem insônia. O limite é começar a sangrar, para não sujar os lençóis. O tratamento era feito com cinza de mata rato, aqueles charutos populares.

Acho que os sapos não fazem mais camas, dormem em rede.

A exclusiva fórmula da pomada Minâncora era composta por um agente secativo Óxido de Zinco, um agente antisséptico Cloreto de Benzalcônio, uma substância analgésica Cânfora e um emoliente Óleo Mineral, para preservar as essências.

A pomada Minâncora saiu de moda, junto com a Emulsão de Scott, Biotônico Fontoura, instantina, leite de magnésia, óleo de rícino, pó de sulfanilamida, violeta genciana, elixir paregórico, mercúrio cromo, neocid pó e uvilon.

Era a farmácia básica em minha casa.



PELO TWITTER

www.twitter.com/andrearoeirap O sagui-pigmeu, menor macaquinho do mundo, vive na Amazônia e nunca incomodou ninguém.


 

www.twitter.com/BernardoMF Três estadistas no traço do @CacoGalhardo



www.twitter.com/hilde_angel Mussolini terminou morto e pendurado de cabeça pra baixo.


Siga Blog Cláudio Nunes:                     

Instragram

 Facebook

 Twitter

 


Frase do Dia
“Duas vezes se morre:
Primeiro na carne, depois no nome.
Os nomes, embora mais resistentes do que a carne, rendem-se ao poder destruidor do tempo, como as lápides.” Manuel Bandeira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais