Os municípios estão sendo lesados de novo

O deputado Georgeo Passos, na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, voltou a fazer denuncia da maior gravidade, como já ocorreu o ano passado. Ele disse que o Governo do Estado não está repassando aos municípios os 25% do que o Estado arrecada com o ICMs mensalmente para os municípios sergipanos. O ano passado foi constatado um desvio de cem milhões de reais, que ora é objeto de uma ação na Justiça. O Secretário da Fazenda da época, o hoje Secretário da Educação Josué Modesto dos Passos Subrinho, comprometeu-se a regularizar a situação garantindo que tal fato não voltaria a se repetir. Mas o Secretário da Fazenda atual está fazendo tudo igualzinho ao Governo anterior. Tanto que só este ano os municípios deixaram de receber, até agora, 40 milhões de reais. O Deputado Georgeo Passos diz que até entende a difícil situação econômica do Estado, mas os municípios também tem responsabilidade nas áreas de educação, saúde e segurança e que o imposto que lhes é surrupiado termina fazendo muito falta. “Quem começou esta prática nefasta foi o Governador Jackson Barreto que agora tem prosseguimento com Belivaldo Chagas”. O deputado pretende não dar trégua ao governo, até que a situação se resolva.

Não adianta tempo de serviço

Na mesma sessão, a deputada Ana Lúcia mostrou, com tabelas porque o Sintese apoia os professores que ontem, 12 de junho, fizeram greve de advertência. Ela mostrou que professores que  têm 32 anos de serviço no  magistério, os que têm 26 anos de magistério e o professor que entrou este ano   ganham o mesmo salário. “São R$ 2.455,35 brutos não importa o tempo de serviço que os separa. Tudo isso ocorre porque o Governo do Estado resolveu ignorar  a carreira dos professores e a situação está ficando cada dia mais crítica”. Quem entrou no magistério há 32 anos  e aquele que entrou agora, recebe também  o mesmo valor de gratificação de Regência de classe, isto é, R$ 982,14. A deputada Ana Lúcia teve ontem apenas oito minutos para explicar aos parlamentares, a defasagem  da tabela de vencimentos dos professores.

Detran diz que não é com ele

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) manda notícias  – o que é ótimo, é sinal de que está vivo. A Assessoria de Imprensa do órgão informa que no caso das sucessivas batidas no entroncamento das ruas Guilhermino Rezende e  Moacir Rabelo Leite, no bairro São José, conforme registrado aqui há poucos dias, não é com ela. A responsabilidade é da SMTT. Porque o trânsito na Capital é municipalizado.

Rotary homenageia jornalista João Oliva Alves

O Rotary Clube de Aracaju Norte prestou significativa homenagem ao jornalista João Oliva Alves. Aos 95anos de idade, chegando nas próximas semanas a 96 anos, João Oliva é o mais antigo jornalista do Estado ainda vivo. Lúcido, só agora a voz começa a lhe fugir. A homenagem consistiu na entrega da Comenda Carlos Melo, cuja denominação é uma homenagem,k por seu turno, aquele que foi Presidente do Clube e é pai de muitos rotarianos, como Carlos Melo Filho, Carlos Magalhães, entre outros. Acompanhado dos filhos Terezinha Oliva, historiadora e Luiz Eduardo Oliva,  professor e jornalista. João Oliva Alves foi vivamente aplaudido pelos rotarianos que estavam presentes no almoço festivo da 2ª feira.  Nascido em 1922, João Oliva ingressou na vida pública em 1941. Atuou em todos os jornais que circularam na cidade e foi Secretário de Imprensa do Governo  de Seixas Dória. O rotariano Carlos Magalhães fez uma saudação especial a João Oliva. Lembrou que quando veio de Propriá para morar em Aracaju, Aracaju só tinha calçamento a paralelepípedos até a rua Arauá e João já era uma figura humana extraordinária. Falou também sobre Carlos Melo, seu pai, que dá nome à Comenda recebida por João Oliva e que era um rotariano de escol. Em nome do jornalista João Oliva falou o seu filho, Luis Eduardo, numa prosa cheia de bom humor e ótimas revelações.  Luiz Eduardo foi convidado, pelo futuro presidente do Clube, Jorge Carvalho Nascimento, que toma no próximo dia 3 de julho, a retornar ao Clube ao qual já pertenceu no que foi muito aplaudido. O último a falar foi  o Presidente do Clube, Sr. Ravisson que após congratular-se com o jornalista João Oliva Alves, anunciou que na próxima reunião fará a prestação de contas de sua administração.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais