OS NOVOS TEMPOS: A CONVIVÊNCIA DAS GERAÇÕES X E Y NAS EMPRESAS.(*) Nos últimos 10 anos a “bolha da Internet” provocou mudanças fantásticas em todo o mundo; por este motivo a Humanidade está passando por uma revolução fantástica e sem precedentes na sua história. O que parece, numa primeira análise, é que o mundo ficou menor, as notícias – boas ou más – se espalham como um raio, as pessoas podem fazer negócios e discutir estando a milhares de quilômetros uma das outras, da mesma forma já é possível morar em um determinado local e contratar serviços a milhares de quilômetros, reuniões à distância, aulas à distância, acesso às bibliotecas virtuais e por ai vai. Se por um lado isto de certa forma facilita a vida de muitas pessoas, existe também um preço a ser considerado e que parece que está sendo muito caro: a falta de contato entre as pessoas. Portanto, o que se acredita é que as conversas à distância, as salas de “bate papo” virtuais e muitas outras ações virtuais, têm feito com que as pessoas percam a sensibilidade das relações presenciais e que deixem de perceber como é importante uma conversa “olho no olho”. Isso tem feito com que a falta de comunicação entre as pessoas, principalmente, nas organizações tenha chegado a níveis muito altos e preocupantes. Um exemplo que presenciei: uma pessoa, que convive mesma sala de trabalho oito horas por dia envia um e-mail para outra parceira de sal e que está aniversariando naquele dia. Por outro lado, há também uma realidade que não pode deixar de ser considerada que para milhões e milhões de pessoas a internet tem sido uma poderosa e fantástica ferramenta de ajuda ao trabalho, ao estudo, ao negócio, à diversão e às pesquisas. Pessoas que tem a habilidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo: falar ao telefone, escrever e-mails, baixar músicas e filmes na internet, conversar com várias pessoas nos programas de bate papo, ler jornais nos sites e ao mesmo tempo escrever um relatório sobre um projeto de trabalho. Este grupo é chamado por “Geração[1] Y”, ou seja, são pessoas que nasceram no final da década de 70 até o início da década de 90, que têm idade entre 16 e 29 anos e, portanto, estão ligados à internet desde que nasceram e que, muitas vezes, possuem habilidades tecnológicas que superam às das gerações anteriores. Essa geração foi precedida por duas gerações de características bastante diferenciadas: a geração que foi chamada de “Baby Boomers” constituída por indivíduos que nasceram entre 1946 e 1965 e a “Geração X” constituída por indivíduos que nasceram entre 1966 e 1975, Quadro1. A geração dos “Baby Boomers” é formada por pessoas que nasceram logo após a Segunda Guerra Mundial e que tinham como ideal de vida atuar na reconstrução do mundo. Com essa fixação, praticamente inconsciente, traduziam essa ansiedade tornando o seu dia de vida apenas focado no trabalho intenso e contínuo, dia e noite. Para os “Baby Boomers” o trabalho era encarado como a coisa mais importante do mundo e, por sua vez, o emprego era a sua identidade. Muitos deles construíram grandes empresas e estão no topo dos altos cargos dessas companhias ainda hoje. Trata-se de uma geração que foi orientada pelos seus pais a preservar o emprego, a buscar um emprego garantido e seguro, para ficarem nele até o dia da aposentadoria. Hoje em dia, muito desses indivíduos, já aposentáveis teimam em continuar na empresa, porque estão tão acostumados ao trabalho que não conseguem se ver em outro cenário de atuação. Quadro 1 – AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS X Y Ano de Nascimento 1946-1964 1965 – 1978 1979 – 1992 Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é…. A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 8 anos Depois da geração dos “Baby Boomers” veio a “Geração “X”, juntamente no momento em que aconteceu o Movimento Hippie e a Revolução Sexual e, por esse motivo, esses indivíduos apresentam uma característica forte de pregar a paz e a liberdade. Um fato novo para essa geração foi que as mulheres começaram a chegar ao mercado de trabalho e, como resultado, não tinham mais todo o tempo do mundo para cuidar da casa e dos filhos. Outros aspectos importantes dessa geração era o de ficar muito tempo nas empresas, mas, ao mesmo tempo foi uma geração que sofreu muito com a instabilidade econômica mundial, as fusões de empresas e o medo do desemprego. Por outro lado, como herdeiros dos “Baby Boomers” essa geração tinha por objetivos copiar o modelo de trabalho dos seus pais. A “Geração Y” por sua vez foi criada por babás ou então chegou muito cedo às creches, escolinhas e maternal; portanto foi uma geração criada à frente da televisão com pais ausentes por força do trabalho ou omissos. Por conta dessa experiência essa geração tornou-se bastante exigente quanto ao seu trabalho e à qualidade de sua vida. O cenário de trabalho dessa geração é bastante variado, pois é possível encontrar simultaneamente os workholics, worklovers e profissionais estressados e, bem como, aqueles indivíduos que priorizam a qualidade de vida e tratam de deixar no seu dia horários específicos para o seu lazer. Assim sendo, da mesma forma que é possível se encontrar jovens com 25 anos que já se encontram extremamente bem sucedidos nas suas carreiras profissionais, encontramos outros que ainda não amadureceram e vivem às custas dos seus pais. Quadro 2 – GERAÇÃO Y x GERAÇÃO X GERAÇÃO X GERAÇÃO Y Variáveis Motivações Variáveis Motivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da Internet Responsabilidades e desafios crescentes. Bolha da Internet Trabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de Setembro Liderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável. No Quadro 2 estão apresentadas as principais variáveis e motivações das Geração Y e Geração X. Um fato a se considerar é que em quase todos os jovens dessa geração uma característica predominante e forte: o egoísmo. Portanto, a “Geração Y” tem como ponto forte a priorização dos seus interesses e dificilmente abre mão de satisfazer um desejo pessoal em detrimento a um emprego. Logo, trabalhar no que gosta e fazer diferente é o que é fundamental para eles, além disto, fazer uma boa gestão do seu tempo, priorizar a excelência e a consciência ambiental são também aspectos muito importantes para os indivíduos dessa geração. Para serem atraídos para uma determinada empresa precisam estar certos que conceitos como criatividade, estrutura horizontal, democracia, flexibilidade e grandes desafios serão conceitos que estarão presentes e vivenciados no seu dia a dia. Outro aspecto bastante importante a ser considerado é que a sua relação com as empresas que trabalham é estritamente profissional, estarão nelas enquanto as mesmas permitirem que os seus projetos profissionais possam ser atendidos e quando isso não acontecer mudarão de empresa como quem muda de camisa. Esse é um comportamento totalmente diferente dos seus pais e avos, que eram fiéis às empresas nas quais trabalhavam e buscavam o tempo todo a estabilidade no trabalho. Portanto, trabalhar toda uma vida em uma única empresa é uma coisa que não passa de forma alguma pela cabeça desses jovens, pois a fidelidade deles é com o seu projeto de vida e nunca com a empresa. Quando percebem que a empresa na qual estão trabalhando não irá lhes permitir crescer profissionalmente, pois não está lhes oferecendo os desafios que esperam encontrar não irão pensar duas vezes em mudar de emprego, sem o menor constrangimento. Por este motivo, estão mais atraídos por empresas jovens, ou que tenham espírito jovem que nasceram na mesma época que eles e por esse motivo têm os mesmos valores. O fato de lidarem com muita informação que está disponível na internet e, por outro lado, atropelados pela pressa constante que é uma característica dessa geração, esses jovens da atualidade se especializaram – em sua maioria – em generalidades, pois de tudo sabem um pouquinho e por esse motivo não possuem conhecimento aprofundado, muito menos se interessam por isto. A causa disto poderá estar associada ao fato de não terem muita paciência para lidar com nada que demande muito tempo. Portanto, ao chegarem às organizações, esses jovens muitas vezes se chocam com o que vêm, pois querem mudanças rápidas e, na maioria das vezes entram em conflitos abertos ou velados com os integrantes da “Geração X”, a qual por sua vez acredita que os jovens são difíceis de serem tratados. Logo o que se espera é que os integrantes das duas gerações em evidência entendam que são dois grupos com vantagens e desvantagens, mas que podem se transformar . [1] Uma “geração”se caracteriza por um ciclo de 25 anos. Porque esse é o tempo necessário para crescer, casar e se reproduzir.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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