Oscar 2014

Fonte da Imagem: http://oscar.go.com/

Andreza Maynard
Pós-doutoranda em História pela UFRJ
Integrante do GET/UFS/CNPq

O Oscar é a maior premiação do cinema mundial. A ideia partiu de Louis B. Mayer, chefe de um dos principais estúdios cinematográficos, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). A palavra “Oscar” se refere tanto à festa, quanto à estatueta que é oferecida aos vencedores.

A estatueta do Oscar foi confeccionada sob a supervisão do diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons, e seu formato tem mudado um pouco a cada ano, desde que foi lançada em 1928. A estatueta é simplificação da figura nua de um cavaleiro, que carrega uma espada e está em pé sobre um carretel de filme. Com 34 cm de altura, a estatueta banhada em ouro é ambicionada por vários profissionais envolvidos com a produção de filmes desde 1929, quando ocorreu a primeira edição do Oscar.

Em 2014 a cerimônia, cuja anfitriã será a apresentadora Ellen DeGeneres, deve ocorrer no dia 2 de março, no teatro Dolby, em Hollywood (Califórnia/Estados Unidos). Desde 1953 o evento recebe a cobertura da televisão. Este ano o Oscar será transmitido pelo canal ABC nos Estados Unidos. No Brasil a transmissão ao vivo será realizada pela TNT, um canal pago. Em função do carnaval, a rede Globo exibirá uma versão gravada e editada do evento. Este ano o Oscar vai homenagear filmes de super-heróis, além de premiar os indicados nas 24 categorias, dentre as principais e secundárias.

Embora os filmes “Trapaça” (American Huster) e “Gravidade” (Gravity) tenham recebido 10 indicações cada um, não se pode afirmar que tais produções levem a estatueta pelo melhor filme. Foi-se o tempo em que as apostas eram certeiras. No ano passado “Lincoln” (de Steven Spielberg) teve 12 indicações, mas apenas o ator Daniel Day-Lewis e a produção de arte ganharam Oscar.

Além das estatuetas, uma das principais marcas da festa é o tapete vermelho, por onde desfilam os principais nomes da cinematografia contemporânea. Além dos convidados, personalidades do mundo da música, das artes em geral, políticos, estão aqueles que se envolveram diretamente com os filmes, a exemplo de escritores e diretores. Mas os holofotes normalmente estão focados nos principais atores e atrizes norte-americanos. Os astros e estrelas desfilam ternos impecáveis, vestidos deslumbrantes, cabelos e maquiagem que parecem tornar aqueles seres pertencentes a um mundo mágico. Todo o glamour do cinema é maximizado nesse momento.

Tipicamente os prêmios mais especulados são os que vão para as categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor roteiro adaptado. Sem diminuir a importância da cerimônia, cabe pontuar que se trata de uma premiação que foi pensada para contemplar a produção fílmica norte-americana. A indústria cinematográfica hollywoodiana se enraizou por vários países, imprimindo gostos estéticos, preferências por atores e atrizes, por gêneros e temas apresentados segundo uma ótica específica.

A consagração das “melhores” películas do mundo produzidas nos Estados Unidos cria expectativas nas plateias que veem a cerimônia da premiação pela TV e acessam as notícias sobre os vencedores na internet. Não demora até que os filmes mais premiados logo sejam procurados pelo público. Assim, a premiação do Oscar contribui para a consolidação dos filmes estadunidenses no mercado cinematográfico mundial.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais