P/ alguns: legitimidade do governador JB

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos dias cresceram as notas e especulações com o intuito de tentar jogar o governador licenciado Marcelo Déda contra o governador em exercício Jackson Barreto. Aliás, no primeiro governo Déda, quando ele teve que se ausentar por cerca de dois meses e o então vice, Belivaldo Chagas assumiu foi a mesma coisa. Gente do próprio governo, tentando agradar, começa a trabalhar para inviabilizar a administração.

Agora o problema é pior. Não é só na parte administrativa, mas na área política. Tem gente plantando notas questionando a legitimidade do governador em exercício. Não é falta de conhecimento não. É politicagem e falta do que fazer. Principalmente alguns parasitas.

Todos torcem para que o governador Marcelo Déda se recupere plenamente e retorne ao comando do governo estadual. E com força total para fazer as mudanças necessárias, já que muitos estão em cargos comissionados, mas o comprometimento é com o grupo da oposição.

E esses mesmos parasitas esquecem que na impossibilidade do governador Marcelo Deda não retornar ao comando por mais algumas semanas, Jackson Barreto é o legitimo governador. Com poderes para tomar as decisões necessárias.

Em todos os locais e inaugurações que vai, Jackson Barreto fala o nome de Marcelo Déda por diversas vezes. Jamais ele deixará de ter gratidão ao governador, independente de assumir o governo ou não, com a possibilidade de Déda ser candidato em 2014.

Agora, quem conhece Jackson Barreto, não sabe como ele está aguentando sem “chutar o pau da barraca”, ao ver que muitos no governo estão comandando ações que só beneficiam a oposição.

Twitter e Facebook
A equipe ComSensoWeb está concluindo o seu novo sistema exclusivo para o monitoramento das mídias sociais. No segundo semestre, os seus clientes, que já possuem o melhor clipping de Sergipe, vão poder contar com o acompanhamento das notícias relacionadas do Twitter e do Facebook.

Rosário: licitação será aberta hoje para locar carros velhos
Quem conhece licitação sabe que editais para locação de veículos para órgãos públicos, como por exemplo, prefeituras pedem carros novos e no caso de ônibus, no máximo cinco anos de uso. Porém, a Prefeitura de Rosário do Catete, uma das mais ricas de Sergipe, resolveu realizar uma licitação – que será aberta hoje – para locar veículos para diversas áreas, como educação, saúde e até gabinete do prefeito, dando 15 anos de uso dos veículos.

MPE está de olho
Imagine caro leitor, licitar ônibus com 15 anos de uso para alunos da rede educacional. Não cheira estranho? Muito estranho. Será que o prefeito vai utilizar um veículo com 15 anos de uso? É claro que não! Está direcionada para alguém. E o Ministério Público já tem conhecimento. É só a ponta do iceberg e o blog continuará apurando. É só aguardar o resultado da licitação.

Pirambu: coleta de lixo será retomada hoje
O município de Pirambu terá retomado hoje,14, a coleta do lixo. Mesmo com o problema da falta de dotação orçamentária, por conta da intransigência da maioria dos vereadores, em reunião ontem,13, a empresa responsável pelo serviço atendeu o apelo e o compromisso do prefeito Elio Martins.

Força tarefa
Hoje será realizada uma grande força tarefa, com vários veículos para que a cidade volte o mais breve de tempo à normalidade na área da limpeza urbana.  E o blog relembra: oposição é necessária em qualquer parlamento, mas radicalismo pessoal não serve para nada e quem perde mais não é o administrador, mas toda população.

Atitude dos vereadores repercute na AL
Na Assembleia Legislativa, o deputado Zeca da Silva (PSC) lamentou o comportamento da maioria dos vereadores do município que engessam os trabalhos do prefeito Élio Martins. Segundo o parlamentar, a prefeitura tem verba suficiente para desenvolver os trabalhos que o município precisa, mas os vereadores não estão dando o apoio necessário. "Ao contrário. Prejudicam não apenas um setor, mas toda a sociedade", afirmou.

Falta bom senso
"Agora, Élio Martins terá a autorização apenas 30% do orçamento para realizar todas as necessidades do município. E dentro de 60 dias ele terá que pleitear mais 30%. Está faltando bom senso entre os vereadores e responsabilidade com a população pirambuense", conclui.

Justiça seja feita! Aruana: Famílias de vítimas de acidente fazem ato no MPE.
O blog acredita que a tragédia que aconteceu no último final de semana no bairro Aruana por conta da imprudência do condutor do veículo Pajero não será mais um caso de impunidade em Sergipe. Leia matéria do portal Infonet sobre manifestação das famílias das vítimas.  Em: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=145464

Motorista desrespeita sinal e quase atropela motociclista
É uma constante. Parece que a SMTT não pune mais os motoristas. Ontem, 14, às 9h05, o ônibus da empresa Tropical, prefixo 4309, placa NJ-7358, passou o sinal vermelho em frente ao restaurante Miguel (sentido praia/centro) e por pouco não atropelou um motociclista que teve que frear, mesmo com o sinal verde para ele.

Tirando sono
A condenação do prefeito de Nossa Senhora das Dores, Fernando Lima (18 meses de cadeia) vem tirando o sono do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo. É que ele também responde pelo crime de apropriação indébita, no caso que mais de 200 servidores foram ao Ministério Público Estadual e denunciaram.

Declaração
O líder do prefeito Leo, de Campo do Brito, vereador Claudiano (PSB) ocupou a tribuna da Câmara para dizer que todo radialista é fofoqueiro. É uma pena que ele não explicou foi o motivo da ex-secretária de saúde e prima do prefeito, quis dizer quando entregou o cargo “aqui eu não fico, o CPF que está na receita é o meu”. Será que o líder consegue explicar?

Elogio
A coordenadora do Sintese em Itabaiana, professora Rita Santos elogiou  (aleluia) o prefeito Valmir de Francisquinho por pagar o salário da categoria sempre no dia 22 de cada mês. A categoria só não é simpática a secretária.

Trabalho
Parabéns ao major Chaves e a todos que fazem o 3º Batalhão da PM em Itabaiana. O trabalho que foi desenvolvido durante a festa do caminhoneiro foi destacado por toda comunidade. Quase zero de ocorrência.  O major Chaves esteve na linha de frente todas as noites. Um exemplo a ser seguido na PM/SE.

Japaratuba: compromisso com legado do padre Gerard
Ao conceder entrevista hoje, 14, no telejornal Bom dia Sergipe (TV Sergipe) o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral (PDMB) reafirmou compromisso com os projetos do padre Gerard, falecido há poucas semanas. Ele destacou dois pontos principais com a aplicação de recursos nas áreas da saúde e educação.

Saúde e educação
Segundo o prefeito, somente na área da saúde são aplicados 26,6% dos recursos. E na área educacional além da estrutura para os estudantes, inclusive os universários com ônibus, os professores recebem o piso nacional. “Logo na primeira reunião o padre Gerar foi claro dizendo, vocês vão receber o piso nacional”, disse, afirmando que o compromisso está sendo cumprido. “Além da valorização da cultura, fortalecendo nossas tradições que são muitas”, explicou.

Qualificação da mão de obra. Projeto Sal Gema
O prefeito disse que em contato com o secretário do Desenvolvimento, Sauminio, que é de Japaratuba, está tentando levar empresas para o município. “Estamos também focando em cursos profissionalizantes, já que a Vale vai implantar o projeto Sal Gema é precisará de mão de obra qualificada. Precisamos qualificar nos jovens”, disse.

Ginásio polivalente
Em audiência com o governador em exercício, Hélio Sobral explicou que conseguiu um ginásio polivalente para o município e já está em andamento na Prefeitura o projeto executivo. “Conseguimos também regularizar nossas certidões fiscais e agora já podemos realizar obras, como por exemplo, concluir a obra do mercado municipal”, disse, afirmando que em 60 dias o mercado será entregue a população.

João Alves Filho recebe alta médica
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que encontrava-se em recuperação após cirurgia no Hospital Sírio Libanês (São Paulo), recebeu alta médica ontem, 13. Na segunda-feira, 17, João Alves irá fazer novos exames e deve retornar a Aracaju no dia seguinte.

AL:Gualberto não pretende retornar a liderança
Nas últimas semanas, alguns deputados da bancada de situação na Assembleia Legislativa têm manifestado publicamente o desejo de ver o deputado Francisco Gualberto (PT) voltar à liderança do governo naquela Casa. Atualmente, o posto é ocupado pelo deputado Gustinho Ribeiro (PSD), e por conta disso Gualberto agradece muito o desejo expresso dos colegas de parlamento, mas avisa que não alimenta a intenção de voltar à liderança. “A discussão da liderança não está em pauta neste momento. Fico envaidecido, no bom sentido, mas temos várias outras questões a discutir no âmbito do governo”, esquiva-se Gualberto, que liderou o governo do início de 2007 ao final de 2012.

Segrase abre negociação com gráficos
A diretoria da Segrase – estatal que edita o Diário Oficial, uma das poucas empresas independentes do Tesouro do Estado, abriu as negociações salariais com a diretoria do Sindicato dos Gráficos de Sergipe. Os sindicalistas se encontraram com o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, e sabe-se antecipadamente que qualquer que venha a ser o percentual acordado para o aumento salarial dos servidores da empresa nada influenciará na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, isto em decorrência de ser a Segrase uma empresa ter seus recursos financeiros.

Socorro prorroga festas nos conjunto Jardim e Parque dos Faróis
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro informa que foi  necessário prorrogar as festividades do São João do Conjunto Jardim e do Parque dos Faróis, que aconteceriam nos dias 23 e 24, uma vez que a Polícia Militar informou que não há condições de disponibilizar efetivo para essas localidades, visto que já possuíam outros eventos previamente programados.

Policiamento
Torna-se impossível a realização de qualquer evento sem a participação do policiamento Militar. Em respeito à população, as festividades de São João do Parque dos Faróis e do Conjunto Jardim acontecerão em julho com toda estrutura e o compromisso da Prefeitura em promover o lazer e entretenimento associados à segurança das pessoas que participam da festa.

Série de inaugurações no Médio sertão
Nesta sexta-feira, 14, o governador em exercício, Jackson Barreto, fará  mais uma maratona de inaugurações no interior do estado. São obras nas áreas da saúde, educação e infraestrutura que irão ocorrer nos municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Graccho Cardoso, Itabi, Canhoba e Aquidabã, todos localizados no Médio Sertão sergipano.

Inaugurações
A partir das 9h30, em Nossa Senhora das Dores, município situado a 72 km de Aracaju, Jackson Barreto inaugurará a Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Adalula da Costa, que está localizada na avenida Paulo Vasconcelos, s/n, entrada da cidade. Em seguida, Jackson visitará as obras da quadra de esportes do Colégio Estadual General Calazans, localizado na rua Desembargador Humberto de Diniz Sobra, nº 250, Centro.

Inaugurações II
As famílias de Graccho Cardoso, município localizado a 77 km da capital, também serão beneficiadas com a inauguração da Clínica de Saúde da Família N. Sra. da Piedade, que está localizada na rua da Glória, s/n. Ainda no final da manhã, a partir das 11h30, o Governo de Sergipe entregará à população de Itabi, município distante 138 km da capital, a Clínica de Saúde da Família Regina Ferreira da Silva, no Povoado Mata. Na sequência, está prevista ainda a inauguração da quadra de esportes do povoado Mata, que fica anexo à CSF.

Rodovia Ulisses Gomes de Andrade
Retomando a programação de inaugurações no período da tarde, Jackson inaugurará a rodovia Ulisses Gomes de Andrade, a SE 160, no município de Canhoba, distante 124 km de Aracaju. Encerrando o calendário de inaugurações, Jackson Barreto segue até o município de Aquidabã, situado a 98 km da capital, onde entregará a rodovia Ulisses Gomes de Andrade, a SE 160. As obras realizadas nos municípios do Médio Sertão sergipano comprovam o trabalho do Governo do Estado a serviço do povo sergipano.

Papel da AACC em prol de crianças cardiopatas
Em Pronunciamento na Assembleia legislativa, a deputada Maria Mendonça lembrou do  Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, comemorado em 12 de junho.A parlamentar disse que se trata de um tema que pede responsabilidade e compromisso dos agentes públicos com a criança cardiopata, e com os seus familiares. "Nosso papel é legislar e garantir direitos na construção da cidadania e dignidade humana. O Estado é um ente público que tem o dever de assegurar políticas e garantir respeito ao ser humano, garantir sua integridade, sua paz e seu desenvolvimento", disse.

Conscientização
O Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita é uma conquista da Associação de Assistência à Criança Congênita (AACC) Pequenos Corações, uma organização sem fins lucrativos que apoia famílias de crianças com problemas de coração congênitos.A deputada lembrou que a cardiopatia congênita é uma anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando o órgão se forma. Atualmente, uma a cada cem crianças nascidas tem algum defeito no coração, porém em algumas delas isso só é descoberto anos mais tarde.

Direito à vida
Em seu discurso, Maria Mendonça disse que milhares de crianças clamam por direito à vida e o poder público precisa fazer sua parte. A deputada mostrou aos colegas um vídeo que revelou o nível de compromisso da AACC Pequenos Corações com a causa das crianças cardiopatas, mostrando o papel importante dos médicos e dos familiares que dividem a angústia de enfrentar a doença.

Exemplo
"Um problema que poderia ser contornado com políticas públicas de saúde. Esse tema que trato hoje vitimou minha família, meu irmão Chiquinho foi vítima de uma cardiopatia congênita, se tivesse sido diagnosticado cedo estaria conosco, podendo cuidar de sua filha e nos dando a alegria de seu convívio. Minha família estaria completa e meus pais seriam poupados dessa dor que é enterrar um filho, contrariando a ordem natural da vida".

Vereadora destaca honradez do jornalista Ivan Valença
Na tarde de ontem, 13, vereadora Lucimara Passos (PCdoB) iniciou sua fala na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) prestando solidariedade ao jornalista Ivan Valença em virtude das ofensas proferidas pelo vereador Agamenon Sobral. "Ivan é um profissional com uma história de trabalho séria e respeitada. No lugar de agredir, devemos buscar aprender com o acúmulo de suas experiências e respeitar seus longos anos de estrada, pelo menos foi assim que aprendi em casa", disse Lucimara.

Solidariedade
Outros vereadores também foram solidários ao jornalista após o mesmo ser alvo de chacota e de acusações como 'mentiroso' por parte do parlamentar que não gostou das observações que Ivan fez em sua coluna em um jornal impresso da capital.

Estande da Rede Petrogas Sergipe é destaque
O estande da Rede Petrogas Sergipe na Brasil Offshore, realizada em Macaé – RJ no período de 11 a 14 de junho, está sendo bastante visitado. O principal motivo são os produtos e serviços com inovação tecnológica expostos pelas oito empresas que participam do evento.  Os empreendimentos são assistidos pelo projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pela Petrobras e Sebrae.

Produtos diferenciados
Quem visita a Rede Petro Sergipe encontra produtos diferenciados, que se destacam pela qualidade e eficiência. Um bom exemplo é a peça sigmalip, que é um pistão acoplado por fusão na borracha de poliuretano ppf, com alta resistência. “O primeiro diferencial é o fato de ser produzido em Aracaju. Essa peça em teste de campo obteve resultados superiores aos similares no mercado, com alta qualidade e eficácia, trabalhando com qualquer tipo de fluido”, explica o empresário Yhuri Tojal.

hexacoptero
Outro produto que tem chamado atenção é o hexacoptero, helicóptero com seis hélices, que se destaca por ser muito estável e com sistema de segurança para fazer inspeção industrial, com 20 minutos de autonomia. Segundo o empresário Tiago Faierstein, o equipamento está sendo bem avaliado pelo centro de pesquisa da Petrobras em Sergipe. “A equipe da Petrobras aprovou o equipamento e está nos ajudando a desenvolver novas tecnologias que agreguem valor ao produto. Temos prestados bons serviços para grandes empresas e a cada dia novos clientes ficam interessados em trabalhar conosco”, destaca Tiago.

Detector de gás
O estande de Sergipe também está expondo um detector de gás que serve para medir a concentração dos gases na superfície dos poços de petróleo. “O diferencial é que o equipamento funciona via rádio, sem a utilização de cabos, enviando os dados em tempo real para a central de controle. Com isso ganhamos em velocidade e no fator segurança, pois evita qualquer tipo de vazamento de gás dentro da cabine”, orienta o empreendedor Cleto Bernadino.

Estre promove I Torneio de Futebol
Com o objetivo de promover maior integração com os moradores da cidade de Rosário do Catete, interior de Sergipe, a Estre Ambiental realizou na manhã do último dia 9 de junho, na área verde do Aterro Sanitário, o I Torneio de Futebol.

100 participantes
O torneio foi disputado por diversos times, formado por cerca de 100 participantes. “A Estre veio para somar com o município de Rosário do Catete, não só na geração de receitas, através de impostos, mas também com a promoção de eventos que agreguem lazer a população”, afirma o gerente comercial da Estre Ambiental em Sergipe, Frederico Lima. Após as competições, em um espírito de confraternização, os rosarenses participaram de delicioso churrasco.

Alberto Jorge
O jornalista Alberto Jorge a convite do apresentador Ludwig Oliveira estará estreando um quadro de entrevista no

Ludwig e Alberto Jorge: parceria no Programa Entre Amigos.

Programa Entre Amigos e com uma proposta de entrevistas quentes e impactantes, onde trará em seu bojo uma forma diferente de abordagem, aguardem, em breves dias sua estreia será anunciada.

Vídeo Histórico
Eleição de 1985 para prefeito de Aracaju que tinha como candidatos: Gilton Garcia, Jackson Barreto, Marcelo Deda e Nélson Araújo. O então vereador de Aquidabã pelo PDS Ludwig Oliveira participa do horário eleitoral gratuito e pede voto para o candidato da "Aliança Democrática" Jackson Barreto. Clique no link e veja quais os aliados de Jackson Barreto nesta ocasião.

Em:https://.youtube.com/watch?v=TCYDzmo4V_k

Bandeira do Brasil na Praça da Bandeira
No período que aflora o sentimento nacionalista (infelizmente para muitos esse sentimento só aparece com a Seleção Brasileira), bem que o órgão responsável pela bandeira do Brasil na Praça da Bandeira, em Aracaju, poderia trocar a atual que encontra-se rasgada.

La Taberna. Uma nova opção no bairro Cirurgia
Inaugurada há pouco tempo a Pizzaria e chopperia La Taberna, no bairro Cirurgia é uma nova opção para os moradores

da região. Quem gosta de uma comida com qualidade e preço justo não pode deixar de experimentar. Uma variedade de sabores de pizzas, além de tapiocas e o tradicional açaí. Fica na Rua de Maruim, 1.400, esquina com Riachão. E quem desejar receber na residência é só ligar: (79) 3214 – 89-78.

Espaço Chica Chaves e Copa das Confederações
O Espaço Chica Chaves, pilotada pelo empresário Ricardo Franco,   vai inovar. Para atrair clientes amigos para assistirem aos jogos do Brasil na Copa de 2014, será iniciado, neste sábado, um projeto-piloto, justamente na estreia do Brasil contra o Japão, na Copa das Confederações. Será colocado  um enorme telão de LED, cuja estrutura fica em cima de um caminhão, para que os torcedores não percam nenhum detalhe da partida.

Uma excelente opção
O empresário quer reunir cerca de 150 pessoas para assistirem, não só o futebol, mas curtirem o ambiente agradável do Espaço Chica Chaves. O jogo vai começar  às 16 horas, mas às 15, a banda de pagode “Feito para você” fará a festa. Além de música, os torcedores poderão beber o chopp da Brahma, comer churrasquinho, acarajé  entre outras delícias da culinária. Independente do resultado do jogo – que, claro, todos torcem pela vitória do Brasil – logo depois da partida, o grupo de pagode entra em ação até ás 20 horas.Certamente uma excelente opção em Aracaju para assistir o jogo Brasil e Japão.

Forró Pé de Serra no Cabanas Bar, na praia da Costa
Todos os sábados, a partir das 17h tem o autêntico forró pé de serra no Cabanas Bar localizado na Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros. A organização é do proprietário, o conhecido “Bigode”.

Agenda
14 DE JUNHO – Hoje é o dia MUNDIAL DA DOAÇÃO DE SANGUE e também o dia do SOLISTA. Doar sangue é um ato de solidariedade, de amor ao próximo. FRASE – “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” – Levítico, 19.18.

Curtas
MILHARES PROTESTAM CONTRA AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO. /// REPÓRTER DA GLOBO DEIXA MANIFESTAÇÃO ESCOLTADO PELA POLÍCIA MILITAR. /// ESTADOS UNIDOS ACUSAM REGIME DE ASSAD DE USAR ARMAS QUÍMICAS NA SÍRIA. /// CBF REPUDIA DECLARAÇÃO OFENSIVA DE NETO. /// 70 MANIFESTANTES SÃO PRESOS EM SÃO PAULO. /// NO CHILE, ESTUDANTES E POLICIAIS ENTRAM EM CHOQUE. /// MINISTRO DA JUSTIÇA OFERECE AJUDA AOS PODERES PÚBLICOS EM SÃO PAULO. /// ATENTADO CONTRA A DEMOCRACIA: PARLAMENTO MUNICIPAL DE ARACAJU NÃO POSSUI COMISSÃO DE ÉTICA. /// CTB REALIZA PRIMEIRO CONGRESSO ESTADUAL HOJE E AMANHÃ. /// AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS SEDIARÁ O ENCONTRO DOS TRABALHADORES FILIADOS À CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL. /// DIEESE APONTA: ARACAJU TEM A CESTA BÁSICA MAIS BARATA. /// CATÓLICOS FESTEJAM O DIA DE SANTO ANTÔNIO. /// FESTEJOS DO SANTO CASAMENTEIRO ABREM  O CICLO JUNINO, QUE AINDA TEM O SÃO JOÃO E O SÃO PEDRO. /// CPI DA DESO FOI CONGELADA, NA CMA. /// MENDONÇA E ROGÉRIO DIGLADIAM-SE, ANTECIPANDO ELEIÇÕES PARA O SENADO. /// TRABALHADORES DENUNCIAM: PL 4330 É GOLPE. /// CRESCE REJEIÇÃO A HADDAD EM SÃO PAULO. /// BOLSA DE VALORES CAI E DÓLAR SOBE. ECONOMIA INSTÁVEL PREOCUPA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Apoio incontestável
O governo Déda, principalmente em seu segundo mandato (2010/2014), tem sido alvo de muitas críticas. Algumas justas, outras absolutamente injustas. É preciso levar em conta o cenário que cerca esta segunda fase da administração estadual sob o comando do jovem líder político de Simão Dias, testado e aprovado em vários momentos e em diversas situações. Esta coluna é esportiva. Assim, queremos limitar este comentário ao segmento esporte, ao qual Marcelo Déda nunca negou apoio. Pelo contrário. Contando com o dinâmico secretário Maurício Pimentel, foram inúmeras as iniciativas na área do esporte que podem ser catalogadas de forma positiva. O trabalho desenvolvido na Secretaria de Esporte e Lazer ultrapassou, em muito, o chamado “feijão com arroz”: apoio às federações, ajuda para participação em competições fora do Estado e outras desse tipo. São três, na modesta opinião desta coluna, as realizações que merecem um destaque especial: o esforço em busca de inclusão social pelo esporte, a escola de esportes e a reforma do Batistão, finalmente já iniciada. O esporte é um instrumento de fundamental importância no processo de inclusão social, voltado, primordialmente, para os jovens filhos de pais carentes. Dentro das limitações, especialmente no segundo período do governo Déda, a inclusão social tem sido trabalhada de forma intensa. A obra mais importante, do ponto de vista educativo, é, sem dúvida, a escola de esportes do Santa Maria, elogiada por todos quantos a visitam e servindo de modelo para todo o país. A propósito, mais duas unidades da espécie estão para ser implantadas, uma no Santos Dumont, nesta capital, e a segunda na cidade de Malhador, no interior sergipano. Finalmente, a reforma do Estádio Estadual Lourival Baptista, construído em 1969, portanto há 44 anos, é outra obra de extraordinária importância, contemplando o futebol, o esporte mais popular do país. O fechamento do Batistão por um período de 15 meses será plenamente recompensado quando de sua reabertura, provavelmente em setembro do próximo ano. O secretário Maurício Pimentel é um dos mais eficientes do atual governo. Demonstrando dedicação pelo que faz e uma capacidade enorme de aglutinar pessoas, o referido dirigente público deverá ser mantido no cargo, com méritos. Mas como em política tudo é possível, há comentários segundo os quais o PSD está pleiteando uma secretaria de Estado, com a prioridade número um sendo justamente a pasta de MP. MP não de Ministério Público ou Medida Provisória, mas de Maurício Pimentel.

Um quarto de século
No próximo ano, o presidente Carivaldo de Souza, da FSF, vai completar 25 anos de mandatos consecutivos. Levando-se em conta que a mentora sergipana foi fundada em 1926, ao final do atual mandato de Carivaldo, ela terá 88 anos. Uma conta fácil mostra que Carivaldo, sem contar uma nova e bastante provável reeleição, terá comandado a FSF por um quarto de século, sendo o dirigente que mais tempo ocupou o cargo de presidente. Comenta-se que há a possibilidade de uma candidatura de Milton Dantas, o Miltinho, com o apoio de Carivaldo. Mas, pelo menos por enquanto, parece que o desportista Carivaldo de Souza pretende mesmo concorrer, mais uma vez.

Roberto Silva
Em contato com o presidente da ACDS – Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe, este informou à coluna que as eleições daquela entidade serão realizadas em maio de 2014. Já o próximo Congresso Brasileiro de Cronistas Desportivos terá lugar em março do próximo ano. Roberto Silva é membro do Conselho Fiscal da ABRACE. Por ser o mais velho integrante do colegiado, exerce a função de presidente.

Time de futebol
A equipe da ACDS já fez dois amistosos, neste ano de 2013. Venceu o quadro do Tanque Novo, de Riachão do Dantas, por 3 X 2 e empatou com uma seleção de Itabi, por 0 X 0.  Os próximos jogos acontecerão em Poço Verde e Ilha das Flores.

O rádio por dentro
Roberto Silva ingressou no rádio esportivo sergipano em 1971, colaborando com o programa do “brasa” Geraldo Chagas, na Rádio Jornal. Tem, portanto, 42 anos de carreira radiofônica. Em 1975, um fato inusitado: o repórter “nacional e internacional” atuou, simultaneamente, em três emissoras. Foram elas: Cultura, Difusora e Liberdade. Seu ingresso no rádio deu-se logo após servir como recruta, no 28 BC Roberto Silva também é jornalista profissional. Na televisão, atuou nos canais 4 (Sergipe) e 8 (Atalaia). Na ACDS, sucedeu o radialista e jornalista Jailton Santana, atualmente vereador em Aracaju.

Pagando mico no rádio
Este é o título do livro escrito por Antonio Barbosa, veterano radialista esportivo, um dos mais experientes narradores esportivos do Estado. A edição é da SEGRASE, dentro do programa que visa a estimular os escritores da terra. Trata-se de uma coletânea de “causos” que são relatados por Barbosa, com seu conhecido estilo irreverente. O lançamento da obra vai acontecer no próximo dia 18 de julho, das 17 às 21 horas, no Museu da Gente Sergipana.

Mário Cabral
O festejado escritor sergipano que viveu grande parte de sua existência na Bahia, dedica um capítulo especial ao esporte sergipano em seu livro “ROTEIRO DE ARACAJU”, publicado pela primeira vez em 1948. O livro é uma delícia, a exemplo do que ocorre com os de autoria do memorialista Murillo Melins.

Indefinição
A junta diretiva que comanda o Sergipe deverá permanecer à frente do clube rubro até o final do ano. As decisões são sempre tomadas pela maioria dos seus integrantes, num louvável estilo democrático. Uma decisão importante está para ser tomada. É a que diz respeito ao local dos jogos da equipe válidos pela série D do campeonato brasileiro, após a Copa das Confederações. Até agora, a maioria parece estar propensa a optar pelo estádio Fernando França, em Carmópolis. Esse é um típico exemplo de assunto “interna corporis”.

Garrancho
É que quebra panela. É o que diz o dito popular. A Portuguesa de Desportos derrotou o Fluminense,  impedindo o tricolor carioca de assumir a liderança do brasileirão, o que ocorreria em caso de vitória do time comandado por Abel Braga.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Todo líder tem que saber quando e como chegar, quem avança o sinal ou demora a passar, corre riscos que podem custar a liderança! BOM DIA!

www.twitter.com/FranciscoPippio Melhor um passarinho na mão, se for para ensiná-lo a voar, na companhia dos outros dois que já estão voando.

www.twitter.com/salesneto1  Esses negócios que estão pipocando por ai, marketing multinível, é bem parecido com aquelas pirâmides do passado. Ou estou enganado?

www.twitter.com/esmeraldoleal  Dia dos namorados passou. Algo mudou na sua vida? Não. Então prepara o cartão de crédito para comprar no próximo dia de alguma COISA.

www.twitter.com/WalterCosta_aju  Bom dia!!!  "Bajuladores são mercenários pagos a peso de ouro"

www.twitter.com/riltonmorais Querido Santo Antônio, não sacrifique os homens só pra agradar as mulheres. Deixe os solteiros em paz.# e condene os casados.

DO LEITOR

Caçamba de entulho retorna a rua Guilhermino Resende. Cadê a fiscalização?
Do leitor Elisanio de S Cardoso: “O papa entulho da Guilhermino Resende voltou – e eu que achava que havia sido tomada alguma providência! Ledo engano. Ele apenas estava cheio e foi trocado por outro. Ontem à noite, em meio ao caos do trânsito naquele trecho, liguei para a SMTT. Um cordial supervisor me informou que não é da alçada da SMTT, e sim da EMSURB, a fiscalização e punição. E confirmou que é ilegal a colocação deles em via pública – quem executa a obra tem que prover espaço na própria obra se quiser utilizar os papa entulhos. Então, agora, com a palavra a EMSURB! O pobre cidadão continua a esperar providências das autoridades constituídas”.

A redução da maioridade penal
Do leitor Antônio Edilson Cardoso: “Pegando carona numa frase que você utilizou esta semana, ‘é mais fácil encontrar um jabuti na copa de uma árvore, do que ver uma legítima reivindicação popular ser atendida. Tome-se, como exemplo, um assunto em voga que é a redução da maioridade penal. A sociedade não foi atrás deste assunto, mas este veio ao encontro da sociedade, em razão dos inúmeros crimes praticados por “menores de idade”, crimes estes cada vez mais violentos e cruéis e que não encontram no ECA´ uma punição correspondente.  Diante de tamanha onde de violência, que, diga-se de passagem, não começou agora e não é uma onda passageira, há hoje um justo  clamor social pela redução da maioridade penal. Mas toda vez que este assunto ganha corpo, aparece a ‘turma do deixa disso’, composta por alguns ‘sábios iluminados,’ de ‘espírito elevado e humanista’, que repetem frases do tipo:   “isto não resolverá nada”; “precisamos é investir em educação e em políticas sociais”; “vamos lotar a cadeia com nossas crianças” “salvem nossas crianças”, e todo um blá, blá, blá às vezes religioso, às vezes ideológico. Gostaria de saber se algum destes “iluminados” teria coragem de repetir estas bobagens olhando nos olhos do pai da dentista que foi queimada viva,  ou do pai do estudante que foi assassinado na porta de casa, mesmo depois de entregar o celular, crimes que ocorreram em São Paulo, mas que chocaram todo o país. É fácil falar que se trata de “casos isolados”, assim como é fácil não sentir a dor alheia. É claro que nosso país necessita urgentemente aperfeiçoar suas  políticas sociais e de educação, e estas, no longo prazo, reduzirão os índices de criminalidade. Mas só o fim da impunidade implicará numa redução imediata, que é o clamor social. Então porque não mandar para a cadeia ao menos os  latrocidas, homicidas, traficantes e estupradores  com dezesseis anos ou mais,  e endurecer as mediadas socioeducativas para os que tiverem idade inferior? Ou devemos apenas esperar que as “ políticas públicas” possam surtir efeito, daqui a vinte ou trinta anos ou, mais fácil, esperar o jabuti descer da arvore? Um abraço!”

Parabéns Jackson Barreto
Do Messias Gonçalves: “Os servidores públicos do estado de Sergipe, de um modo geral, tinham na gestão do governador Marcelo Déda, que é do partido dos trabalhadores, uma grande esperança de que ele solucionaria o problema de defasagem salarial, que perdura há muitos anos. É uma piada para quem não conhece quanto recebem médicos, engenheiros, administradores, técnicos, oficiais administrativos, vigilantes, merendeiras e os demais.
Muito dos servidores já tem idade e tempo para se aposentarem mais não o fazem, justamente porque na ativa, ainda podem perceber diárias e outras vantagens que não levam quando se aposentam.
É inegável que o governador Marcelo Déda, priorizou algumas poucas categorias. Mas, a grande maioria dos barnabés continua esquecida. Há cerca de três anos, o governado do estado promoveu através de uma empresa especializada, estudos para colocar em prática o tão sonhado plano de cargos e salários, objetivando corrigir essas distorções.
Até hoje não foi enviado para a assembléia legislativa para apreciação e posterior votação. Chegamos em junho de 2013, e nem mesmo a correção salarial anual foi anunciada. Os funcionários estão sem saber o quanto terão de aumento neste ano. Ai vem os técnicos dizendo que devido a LRF, o estado se encontra no limite prudencial.
Em conversa com alguns sindicatos, descobre-se o que todo mundo sabia. O estado está nesta condição, porque “paga” aos aposentados do MP, TCE, AL e TJ/SE. Tiram dinheiro que poderia dar uma melhor condição de vida e dignidade para os verdadeiros donos do dinheiro, que são os funcionários da administração direta e indireta do estado, para cobrir despesas de outros órgãos e poder.
Visando corrigir e adequar as finanças estaduais, até para que possa enviar o tal plano de cargos e salários, o vice-governador deu inicio a uma rodada de reuniões com os envolvidos, objetivando encontrar uma solução que venha beneficiar os seus servidores num futuro próximo.
É com o sacrifício dos barnabés que o governo de Sergipe paga vultosas aposentadorias, quando quem tem o dever e a obrigação são esses órgãos e poderes. Parabéns Jackson Barreto. Você com essa atitude, só engrandece o seu passado de luta, alicerçando o presente, para que colha os frutos no futuro”.

Desperdício com dinheiro público
De um leitor devidamente identificado: “O que vc acha, caro Cláudio Nunes de um carro oficial, do Tribunal de Contas, ficar

no dia 12 de junho (Dia dos namorados), na hora do almoço, ficar esperando o Excelentíssimo conselheiro almoçar tranqüilamente no Restaurante Divino, na Treze de julho, e o motorista deixar, por mais de uma hora os dois vidros abertos, com ar condicionado ligado e o carro ligado, tudo isso pago pelos trouxas contribuintes….meu amigo, somente não cite meu nome se vc quiser postar, pois aqui todos perseguem, um abraço…. A foto ao lado comprova o fato…”

ARTIGO

Segurança pública, soluções e mecanicismo  por Eduardo Marcelo S. Rocha*

No início do século passado os estudos de Taylor e Fayol deram origem  à Administração Científica. Propunha ser o trabalho algo objetivo, possível de ser segmentado e, após análise minuciosa, estabelecido o melhor meio de desempenhá-lo. Nesse diapasão, até os movimentos do trabalhador foram esmiuçados, de modo a lhes exigir absoluta precisão e  apontar a única “maneira certa” de executar suas tarefas. Este enfoque mostrou-se oportuno em algumas funções de menor complexidade e com maior controle de variáveis e do ambiente.

Mas restaram muitas críticas, pois o trabalhador era visto  como uma simples engrenagem, como uma máquina, como essencialmente preguiçosos e desconsiderando totalmente o elemento humano. Charles Chaplin faz uma abordagem do tema em seu filme ?Tempos modernos?( https://.youtube.com/watch?v=uN6QPRqNhFk).

Para esta vertente mecanicista, como nos ensina Chiavenatto, os empregados "são essencialmente instrumentos passivos, capazes de executar o trabalho e receber ordens, mas sem poder de iniciativa e sem exercerem influência provida de qualquer significado".

Em pleno século XXI é muito perigoso para uma organização entender seus integrantes como simples peças ou engrenagens, deixando de considerar seus aspectos mais pessoais/humanos.

Pois bem, na segunda feira última um comentário neste blog foi objeto de repercussão favorável, sendo ele conceitualmente mecanicista, com todo o simplismo e reducionismo inerente.

Nele, a problemática da segurança pública foi reduzida ao binômio homens e viaturas. Esta análise  desconsidera tanto a complexidade de tais problemas quanto a do ser humano e social que a integra.

O mais grave não é nem a afirmação nem o apoio que recebeu em sua repercussão, mas a constatação que em nosso país, desde há muito, é essa visão que impera na área.

Vemos na imprensa que investimentos em segurança pública resumem-se (e repetem-se sistematicamente) ao trinômio Viatura + colete + Arma. Ainda assim, coincidência ou não, o crime  cresce a olhos vistos, ano a ano.

Nem vamos abordar o tema salário, Maslow e Herzberg constataram, ainda no início do século passado, que salário não é motivador, apesar de ser um potente desmotivador ou gerador de insatisfação.

O que nos importa é o fato de já estar na hora considerar o elemento humano na definição das políticas de segurança pública. São anos e anos gastando-se fortunas com armas, viaturas e coletes sem resultados tangíveis, sem números que apontem a efetividade das políticas de segurança em nosso país – salvo raras exceções.

Se existe problema na gestão de recursos humanos e materiais, como sugere o comentário, que se faça a detecção, a correção e se atribua responsabilidade a quem de direito. Mas buscar um aspecto – dos mais simples – e pô-lo como “o problema” que inviabiliza toda a segurança pública, parece pouco enriquecer o debate e ajudar de fato. Por melhor que seja o carro, por melhor que seja a arma e o colete mesmo se tendo efetivo suficiente, o homem pouco produzirá se insatisfeito. Precisamos ajustar o foco, problemas complexos exigem soluções à altura.

*Capitão PM e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Nota de Solidariedade ao jornalista Ivan Valença

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe – SINDIJOR – vem prestar publicamente solidariedade ao jornalista Ivan Valença, que foi vítima de agressões verbais, no último dia 12 de junho, em plena tribuna da Câmara de Vereadores de Aracaju, pelo parlamentar Agamenon Sobral, do Partido Progressista – PP, ao discordar de uma nota publicada pelo jornalista em sua coluna, no Jornal da Cidade.

Ao mesmo tempo, repudiamos a ação do vereador que, como membro de uma casa legislativa e representante eleito pelos aracajuanos, deveria dar o exemplo, por estar vereador numa Casa plural onde, presume-se, seja espaço de debates e de ideias. Sendo assim, não deviria usar a tribuna da maneira que usou, para discordar do texto do jornalista de forma agressiva e preconceituosa, atingindo não só o profissional, mas toda uma categoria e também a população idosa, ao reputar à idade do jornalista, que é um idoso, o motivo por estar produzindo supostas inverdades em sua coluna, presumindo, no seu raciocínio, que o mesmo já não pode ser jornalista. Um disparate sem tamanho, ainda mais se tratando de um profissional que lida com informação e saber, que só se enriquecem e se aprofundam com a maturidade.

Infelizmente, tem sido recorrente em nosso estado a agressão aos profissionais da comunicação, em especial a jornalistas. Atualmente vivemos em um estado democrático de direito onde a liberdade de expressão deve ser assegurada e a integridade dos profissionais de comunicação garantida. Alguns empresários e políticos sergipanos têm dado maus exemplos, pois, ao se sentirem atingidos pelos textos de algum jornalista que não comunga das suas ideias e pretensões, acham-se no direito de agredi-lo e até ameaçá-lo.

O vereador Agamenon Sobral tem chamado a atenção da sociedade aracajuana e sergipana ao usar da tribuna, em várias oportunidades, para clamar, com fervor e saudosismo, pelo retorno da ditadura militar, que perseguiu, torturou e matou brasileiros no período de 1964 a 1985, e também para agredir trabalhadores em luta por melhores condições de trabalho e de salário, a exemplo das suas maldosas intervenções na Câmara de Vereadores para destratar a luta dos professores da rede estadual e da rede municipal de Aracaju e dos médicos.

Qualquer pessoa tem o direito de discordar e solicitar a correção de quaisquer informações publicadas ou veiculadas nos meios de comunicação do nosso Estado, mas isso não pode ser feito através da violência verbal, gratuita e preconceituosa. Tal ação não se coaduna com o atual momento democrático em que nosso país vive.
Aracaju, 13 de junho de 2013

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases  do Dia
“Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar”.

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado”.

Che Guevara, médico e revolucionário argentino, nasceu em 14 de Junho de 1928 e morreu em 1967.

“Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!”. Martinho Lutero. Homenagem do blog ao Dia Mundial do Doador de Sangue, hoje, 14/06.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais