País está em Chamas e André traz ministro de Temer a SE para anunciar festas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É caro leitor, quando o titular deste espaço escreve que Sergipe Del Rey é um caso aparte no país alguns não acreditam. Enquanto o país está

paralisado, pegando fogo com manifestações por todos os cantos, um ministro de Temer vem a Sergipe para anunciar dinheiro para festas.  O ministro da Cultura, Sérgio Leitão, assinará hoje convênios para realização dos festejos juninos.

O país está praticamente parado há dois dias e o líder do governo Temer deveria ajudar numa saída para a crise. Aliás, o governo Temer foi alertado há mais de uma semana para o problema e ficou esperando em berço esplêndido o caos ser instalado.

Em várias cidades do país não faltam apenas combustíveis, falta comida, principalmente legumes, verduras e frutas. É o efeito cascata. Hoje, em Sergipe, a UFS suspendeu as aulas. E em nota o Tribunal de Justiça anunciou a suspensão do expediente.

Ou seja, o ministro do presidente que está destruindo e levando o país ao caos vem anunciar festas para tentar diminuir a rejeição de André Moura e alavancar a candidatura ao Senado.

É aguardar! A certeza apenas que o  Brasil está em chamas e em Sergipe Del Rey o líder de Temer traz um ministro para anunciar festas. Cuidado para a fogueira não cair, não ter tempo de pulá-la e acabar se queimando totalmente.

A frase “pão e circo para o povo”, dita há muito tempo pelo imperador romano Vespasiano, quando da construção do Coliseu é uma realidade em Sergipe.

Sem interesse eleitoral Depois de dois anos do governo Temer, onde Jackson Barreto não fez oposição, ontem, 24, ele começou a criticar pelas redes sociais por conta da greve dos caminhoneiros. Ainda bem que não tem interesse eleitoral…

Combustíveis: governos estaduais têm que fazer a parte. Com apoio da Alese, Jackson aumentou alíquota para 29% a partir de 2017. BA é 28%
Neste momento é preciso também cobrar dos governos estaduais a parte deles na cobrança do ICMS. Em Sergipe, em 2016, o governo enviou e os deputados aprovaram um aumento de 1% na alíquota do ICMS para o álcool e gasolina a partir de 2017. Na Bahia, o ICMS é de 28%. Em  Sergipe o ICMS é de 29%, a justificativa do governo que 2% são do fundo da pobreza.

Anotem: Banese, atraso de pagamento aos empresários e o “adiantamento” com taxas extorsivas. O blog analisará nos próximos dias.

TJSE Nota: Suspensão de Expediente nesta sexta, 25/05 Devido às dificuldades de deslocamento em vias e rodovias do Estado e às notícias sobre a irregularidade de abastecimento de combustíveis, prejudicando o acesso de servidores e partes processuais aos Fóruns, o Tribunal de Justiça de Sergipe suspende o expediente em todas as suas unidades nesta sexta-feira, 25/05, ficando suspensos os prazos processuais.           

Reunião dos estudantes de medicina ontem,24, na UFS. 

“Se vocês pensa que nois fomos embora, nóis enganemos vocês. Fingimos que fomos e vortemos, oi nóis aqui traveis” De Antônio Samarone: “Eu que já me sentia derrotado quanto aos SUS, recebi uma transfusão de ânimo hoje pela manhã na UFS. Os estudantes da área da saúde estavam lá, dispostos para defender uma medicina pública e de boa qualidade. Estavam guiados pelo sentimento de justiça e solidariedade, querendo construir um Brasil melhor. Renovei as minhas esperanças…”

Dois importantes registros de Pinna no TCE: volta do JB e falecimento de Alberto Dines O conselheiro Carlos Pinna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), registrou no Pleno ontem, 24, a volta da versão impressa do Jornal do Brasil, "um importante órgão de imprensa que havia adormecido por muitos anos", comentou. Na mesma ocasião, Pinna lamentou o falecimento do jornalista Alberto Dines, ícone do jornalismo brasileiro, que foi editor-chefe do JB por mais de 10 anos.

Oposição à ditadura militar Fundado em 1891 e referência durante mais de um século, com destaque por sua oposição à ditadura militar, o Jornal do Brasil foi difundido de forma exclusiva na internet nos últimos oito anos. "É importante que se faça esse registro da restauração do JB em homenagem à imprensa brasileira", afirmou o conselheiro, homenageando ainda o jornalista responsável por uma profunda reformulação que levou o jornal a se consolidar na vanguarda da imprensa nacional.

Configuração moderna "Alberto Dines deu a configuração moderna que nos habituamos a ver; seu falecimento é o ponto de tristeza diante da alegria de ver o Jornal reeditado", acrescentou Pinna. Diretor do programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, Dines faleceu na última terça-feira, 22, aos 86 anos.

Irmãos Rochadel E ontem, dia 24, numa solenidade bastante concorrida, no plenário da Assembleia Legislativa, o Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público e ex-Procurador-Geral do MP de Sergipe, o promotor Orlando Rochadel, e a sua irmã, a jornalista Cristina 

Justa homenagem ontem, 24, na Alese. 

Rochadel, foram, merecidamente, homenageados pelo Poder Legislativo de Sergipe, recebendo, respectivamente, a “Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar” e o “Título de Cidadania Sergipana”.

Irmãos Rochadel II Entre os presentes se encontravam os Desembargadores Césario Siqueira Neto, Presidente do TJ, e Luiz Mendonça; o Procurador-Geral de Justiça, José Rony Almeida, vários Procuradores e Promotores, membros do Tribunal de Contas, o Defensor-Geral Público, advogados, Militares, o ex-Governador Albano Franco, o empresário Luciano Barreto, deputados, deputadas, familiares, amigos e muitos servidores públicos.

Irmãos Rochadel III Também estavam presentes o Secretário José Carlos Felizola, representando o governador Belivaldo Chagas, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, e o ex-Governador Jackson Barreto, que, para refrescar a memória do povo sergipano, foi o pior governador da história de Sergipe. Ambos foram os menos ovacionados e friamente saudados, mostrando claramente a indiferença do povo para com um grupo político que arruinou com a economia do Estado e maltratou o servidor público. Pelo visto uma clara reação dos servidores públicos que lá estavam presentes!

Irmãos Rochadel IV Os irmãos Rochadel, o Promotor Orlando e a jornalista Cristina, ficaram muito emocionados com a homenagem e fizeram os discursos pautados pela palavra “gratidão”.  O titular deste blog reitera que foi uma justa homenagem do Legislativo sergipano.

Fecomércio concede Comenda José Ramos de Moraes No próximo dia 30 de maio, no Hotel Sesc Atalaia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE) fará a entrega da Comenda José Ramos de Moraes, a mais importante outorga da instituição. Desta vez, serão homenageados os empresários Messias Peixoto e Francisco Pimentel Franco.

Menção Honrosa No mesmo evento, o empresário Henrique Brandão receberá uma Menção Honrosa. A Comenda foi realizada pela primeira vez em 1987 e, desde então, diversas personalidades já foram agraciadas, a exemplo de Jouberto Uchôa, Dom Lessa, José Raimundo dos Santos e Walker Carvalho.

Guarda civil e polícia apreendem armas e munições na zona rural de Maruim Por volta das 21h, da quarta-feira, 23, a Guarda Civil de Maruim atendeu uma solicitação de um morador do Povoado Oiteiros, localizado a 5 km da sede municipal. De acordo com um morador, dois homens realizaram assalto montados em um cavalo. Policiais militares e civis também foram acionados e trabalharam em conjunto na operação.

Presença Apesar do atendimento imediato à solicitação do morador, os guardas e os policiais não conseguiram prender os indivíduos. De acordo com chefe da Guarda Civil de Maruim, Valfrides Viana, os assaltantes fugiram pelos canaviais, quando perceberam a presença da corporação. “Ao perceber a presença das viaturas, os indivíduos fugiram, mas deixaram pelo caminho as armas utilizadas no assalto e munições, que estavam dentro de uma bolsa. Foram apreendidas duas espingardas calibre 28 e munições”, contou Valfrides Viana.

Investigações Moradores relataram aos guardas municipais, que os dois indivíduos chegaram a roubar um aparelho celular de um senhor, que encontrava-se em um local ermo. A comunidade possui diversas residências afastadas da zona central do povoado, que é cercado por canavial. A polícia continuará as investigações para tentar identificar os indivíduos, que praticaram o assalto na zona rural do município de Maruim.

Entidade promove capacitação para cuidadores do doente de Alzheimer As inscrições estão abertas para os interessados em participar do ‘12º Curso de Capacitação para Cuidadores do Doente do Alzheimer e Doenças Similares’, que é promovido pela Associação Brasileira de Alzheimer, regional Sergipe (Abraz/SE). O curso ocorrerá no Campus Centro da Universidade Tiradentes (Unit), localizado à rua Lagarto, em Aracaju. As aulas acontecerão dois dias da semana: sextas-feiras (das 19h às 22h) e sábados (9h ao meio-dia).

Valor O valor do material didático que será utilizado é de R$ 220,00 e o público-alvo, de acordo com os organizadores, é composto por familiares, cuidadores, estudantes das áreas de saúde e afins. As inscrições podem ser feitas na sede da Abraz, localizada no Centro Médico Odontológico, sala 403, na praça Tobias Barreto. Para participar, o interessado tem que apresentar originais (e cópias) da carteira de identidade, CPF e de um comprovante de residência. Mais informações sobre o curso através dos telefones: (79) 3042-2056 e 99975-8256.

Dia da Mata Atlântica  Nesta sexta-feira, 25, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF), promoverá uma vasta programação para celebrar o Dia da Mata Atlântica, oficialmente comemorado no dia 27 de maio.

Programação Às 7h, tem início o Ecociclo (passeio ciclístico), saindo da Praça do Amparo, no Centro do município de Capela. Às 9h tem a abertura do evento no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, em Capela. Logo em seguida, palestra da professora Daniela Theodoro, da Universidade Federal de Sergipe, sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) e da participação dos Conselhos Consultivos destas UCs. Próximo das 10h, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, empossará os membros do Conselho da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata do Cipó. Depois, haverá o encerramento com apresentação cultural.

Ameaças de extinção A Mata Atlântica é uma vegetação protegida e em todo país vem sofrendo graves ameaças de extinção. Abriga várias espécies de fauna e flora, como também protege várias nascentes de rios importantes, a exemplo do rio Siriri, cuja nascente é protegida pela Arie Mata do Cipó, unidade de conservação gerida pela Semarh. Além da Arie Mata do Cipó, a Semarh possui outras unidades de conservação no bioma da Mata Atlântica, a APA Morro do Urubu, APA Litoral SUL e o RVS Mata do Junco, que tem o Título de Posto Avançado da Mata Atlântica, único no Estado.                                                                                                                                                                                                                            

Nosso grande encontro! Sucesso de público e crítica, um show para sentir e cantar junto, dessa vez o palco escolhido foi o do aconchegante “Brothers Club.”  Inspirados no álbum “O Grande Encontro” (álbum conjunto dos cantores Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, lançado em 1996 e gravado ao vivo em julho de 1996 no Canecão, no Rio de Janeiro), artistas sergipanos apresentarão ao grande público uma releitura músico-poética dessa reunião antológica, presenteando também a plateia com canções autorais e versos sentidos que dialogam com o universo lúdico dod grandes Mestres em foco, nasce assim: Nosso Grande Encontro.

Convergência Trata-se de uma convergência criativa entre cinco compositores premiados – Amanda Cunha, Bruna Ribeiro, Carlos Heitor Mendonça, J Victor Fernandes e Paulinho Araújo – com particularidades bem definidas, mas, com a marca de terem os homenageados como grandes referências. Será uma noite especial, um percurso inusitado por grandes canções da Música Popular Brasileira. E hoje, 25, no Brothers Club. Couvert R$ 20,00.

Campanha ‘Adoção de Estimação’ acontece neste sábado no RioMar Aracaju  Amanhã, 26 o RioMar Shopping promove mais uma ação do bem com a realização da 9ª edição da campanha ‘Adoção de Estimação’. Das 15 às 19 horas, cerca de 25 animais, entre cães e gatos, adultos e filhotes estarão à espera de um novo lar e um dono amoroso.  Nesta edição, o evento terá a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa) como parceira.

Responsabilidade A Adasfa mantém um abrigo que acolhe cães e gatos abandonados ou que se encontram nas ruas. Todos os animais para adoção são vacinados, vermifugados e os adultos, ainda, castrados.  Para adotar, o tutor precisa ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e assinar termo de responsabilidade. A Adasfa aceita doações de ração para cães e gatos, arroz para cães, remédios, material de limpeza e hospitalar, além de toalhas e lençóis usados.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Novo Guarda Prisional  As 100 vagas criadas em concurso público para Guarda de Segurança do Sistema Prisional em Sergipe estão amparadas na lei 294/2017, sancionada pelo governo do Estado em setembro do ano passado após uma intensa reivindicação da categoria. Além de abrir novas vagas, cria um sistema de progressão automática na carreira, anseio antigo dos guardas prisionais e que poderão, logo após o estágio probatório progredir para uma remuneração de R$ R$ 4.457,86 (já considerando os adicionais assegurados em lei). As inscrições para o concurso seguem até o dia 6 de junho no http://www.ibade.org.br

De Jefferson da Silva Costa (Guarda Prisional/Graduado em Saneamento Ambiental/Graduando em Eng. de Petróleo) acerca a nota acima que foi republicada hoje porque o link foi incorretamente ontem: “A lei aprovada em 2017 relativa à carreira prisional foi elaborada `a revelia dos interesses da categoria, que rejeitou em assembleia a proposta por apenas representar a consolidação de prejuízos decorrentes da não reposição da inflação, assim como, não abranger a promoção de Guardas que esperam há 15 anos por progressão na carreira, que deveria ter ocorrido ao completarem 3 anos de serviço. Pelo exposto, a lei citada por ser ter sido elaborada de forma unilateral (governo), além de não resolver os prejuízos decorrentes da incompetência e desídia governamental, ainda asseverou a indignação da categoria pelo descaso e mentiras dispensadas  como sempre pelo atual desgoverno do Estado.”

Justiça do Trabalho determina que Estado coloque extintores em presídios Pelo zap: A pedido do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), do  assessor jurídico do Sindpen, Arício Andrade dias, extintores para todas as unidades prisionais de Sergipe. A liminar também obriga a compra de coletes balísticos e fardamentos completos a todos os agentes penitenciários ativos do sistema prisional sergipano. Leia toda matéria em: http://sindpen-se.org.br/conteudo/1231/justica-do-trabalho-determina-que-estado-coloque-extintores-em-presidios

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DESABAFEI SIM E ENCERRANDO O ASSUNTO – Kitty Lima pelo Facebook:

“Desabafo de quem não concorda com a forma como as coisas são conduzidas no Executivo e no Legislativo municipal.

Não vejo problema algum em não ter minha assinatura nos projetos que acredito, defendo e que são aprovados na Câmara, mas que se reconheça o trabalho que venho desenvolvendo na Casa!!!

Ontem e hoje alguns colegas vereadores me criticaram por usar o termo "baba ovo", ameaçando inclusive de me submeter ao Conselho de Ética.
Agora eu me pergunto: qual a diferença entre "puxa-saco", "bancada do amém" e o termo que utilizei ontem? Estes dois são ditos corriqueiramente no plenário da Câmara, principalmente por vereadores!! Mas por que quando eu, uma mulher, utilizo uma expressão similar fazem todo esse alarde?

Não vejo necessidade de se gastar tanto tempo com isto, sendo que há muitos projetos e discussões importantes para a população para serem debatidos!”

O discurso na Câmara de Aracaju:

ARTIGO

O Centenário de João Cardoso (1918 – 2018) por Antonio Samarone.

Numa manhã chuvosa, lá para os idos de 1981, recém-chegado da residência médica em Saúde Pública, (“sem parentes importantes e vindo do interior”), bati na porta do velho reitor João Cardoso. Fui recebido num pequeno apartamento, com fidalguia, generosidade e atenção, como se fosse

 um velho amigo. Tinha sido apenas seu aluno. Contei os meus sonhos e dificuldades, e ele me ouviu pacientemente. Em Aracaju há seis meses, morando de favor no Leite Neto, eu precisava trabalhar. Ali eu entendi o que me contavam sobre ele, um homem carinhoso com os angustiados.

Conheci o João Cardoso que na juventude tinha sido simpatizante do Partido Comunista. Torcedor do América, no Rio de janeiro. Um agnóstico convicto. Amigo íntimo dos arcebispos Dom José Vicente Távora e Dom Hélder Câmara. João Cardoso foi exemplo de equilíbrio e conciliação. Pediatra, especializado em puericultura, amigo irmão dos colegas José Machado de Souza e Sílvio Santana. João Cardoso era desprovido de ambições materiais.

Fui seu aluno de Saúde Pública, onde ouvi pela primeira vez um conceito abrangente de Saúde, e da sua relação com a economia. Ele pregava a racionalização da atenção à saúde pela via do planejamento. “A demanda é infinita e os recursos limitados. Administrar é definir prioridades”. Era essa a sua lição de João Cardoso. Um professor de cultura enciclopédica. Um erudito humilde. Em minha curiosidade juvenil, perguntei-lhe certa ocasião o que era homeopatia. Ouvi quase uma conferência com resposta. Reconheço a sua influência na escolha de minha especialização.

João Cardoso foi o primeiro reitor da UFS, entre 1968 e 1972. Logo após o AI -5 e o 477. Tempos sombrios. A pressão do comando militar do Leste foi intensa, para que ele expulsasse os estudantes considerados comunistas. E não eram poucos. Ele abriu a investigação e engavetou. Recebeu pressão para prejudicar alguns professores, entre eles Luiz Rabelo Leite, Gonçalo Rollemberg e Silvério Fontes, mas João Cardoso resistiu. Chegou a enfartar, por conta das pressões, mas não cedeu. Na prática, merecia o título de magnífico.

Entre os estudantes visados pelos militares citava-se João Augusto Gama da Silva, Wellington da Mota Paixão, Benedito de Figueiredo, Moacyr Soares da Mota, Abelardo Silva de Souza, Wellington Dantas Mangueira Marques, Jackson Barreto, Jonas da Silva Amaral, Antonio Jacintho Filho e Francisco Varela. Entre outros.

Nas comemorações de sete de setembro de 1970, no palanque do desfile militar em Aracaju, o General Abdon Sena, comandante da 6ª Região Militar, fez cobranças públicas ao reitor João Cardoso, chamando-o de ingênuo, e exigindo providências contra os subversivos, que segundo ele, infestava a universidade em Sergipe.

João Cardoso foi intimado a comparecer na Bahia, no prazo de quinze dias, levando a comprovação do cumprimento das exigências militares, para a expulsão dos subversivos. João decidiu que não se dobraria, marcou a audiência para dizer não, e deixou instruções com o advogado da UFS, Stefânio de Farias Alves: se até amanhã eu não entrar em contato, distribua uma nota com a imprensa dizendo que o reitor de Sergipe está preso.

No final da gestão como reitor, pela firmeza, habilidade e competência como exerceu a difícil missão, João Cardoso foi convidado pelo Ministro da Educação, Jarbas Passarinho, para continuar no cargo, por mais um mandato. João Cardoso respondeu de pronto: – Ministro, não fica bem, nem para mim nem para o senhor. E agradeceu!

Entrei na UFS em 1974, não alcancei João Cardoso como reitor, mas recebi os cuidados de Antonia Edurvalina Nascimento. A assistente social dona Durvalina, que cuidava dos meninos pobres das repúblicas universitárias, nome pomposo para as casas que nos abrigava. Muitos conheceram João Cardoso através de Durvalina, sua auxiliar por muitos anos.

Muitos estudantes carentes se tornaram professores de biologia, física, química, matemática, por intermediação dela, no período que João Cardoso foi Secretário de Educação do Estado, no Governo de Paulo Barreto. Naquele tempo podia. Pela intervenção de Durvalina, eu me tornei professor do Arquidiocesano, o que viabilizou a minha permanência no curso de medicina.

João Cardoso do Nascimento Junior era um humanista por formação e caráter. Lembro-me que ele citava com frequência, em latim, uma frase famosa de Publius Terentius, insígnia do humanismo: “Homo sum: nihil humani a me alienum puto”. Por coincidência, frase também citada por Karl Marx e Machado de Assis. João Cardoso, envelheceu e morreu entre os livros.

Mais textos: https://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Do ex-prefeito e secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama após leitura do texto de Samarone: "Parabéns, Samarone! Me formei em direito graças a coragem do nosso reitor. Retifico, nós formamos. A Espanha teve seu grande reitor na figura de Miguel de Unamuno que reagiu à violência franquista. Sergipe e o Brasil tiveram João Cardoso do Nascimento Júnior. É bom lembrar que a UFS foi a única universidade pública que não fez nenhuma expulsão, ao contrario, recebeu dois expulsos da UFBA: Noraldino e Nilo Jaguar.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/joaocorrrea Em todo país filas intermináveis nos postos de combustível. Todos esperando pacificamente sem reclamar . Nunca vi isso . O povo está apoiando os caminhoneiros.

www.twitter.com/BernardoMF Alckmin tentou transformar o limão da prisão de Azeredo em limonada. Só daria certo se ele não protegesse o aliado de ser expulso do PSDB.

www.twitter.com/clovis_silveira Chato é pensar que você conheceu uma pessoa legal, e depois descobrir que ela é exatamente igual as outras!

Frase do Dia
“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.” Desmond Tutu.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais