Papa pede comunicação a serviço do “encontro”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Jéssica Marçal, redação Canção Nova – O Vaticano divulgou, na quinta-feira, 23, em coletiva de imprensa, a mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema da mensagem, conforme já havia sido anunciado, é “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

No texto, o Santo Padre faz referência ao contexto paradoxal da globalização e dos progressos tecnológicos. Ao mesmo tempo em que há uma interligação sempre maior entre os homens, permanecem divisões, como a distância “escandalosa” entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres.

Francisco adotou a parábola do Bom Samaritano para explicar como a comunicação pode estar a serviço da cultura do encontro. “Na realidade, quem comunica se faz próximo. E o bom samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto ao lado da estrada (…) Comunicar significa tomar consciência de que somos humanos, filhos de Deus”.

Para promover a proximidade humana, o Papa fala do auxílio dos mass media (meios de comunicação de massa). “A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass media podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias, em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes”.

Embora existam limitações, o Papa diz que estas não justificam uma rejeição aos mass media, mas recordam que a comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica. Ele lembra ainda que não basta estar conectado ao ambiente digital, mas a conexão precisa ser acompanhada pelo encontro verdadeiro.

O Santo Padre não deixou de falar da relação da Igreja com o ambiente digital. Segundo ele, abrir as portas da Igreja significa abri-las também ao ambiente digital, para que o Evangelho possa ir ao encontro de todos.

“É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo. Uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos”.

Em Itabaiana, Prefeitura entrega atas de licitações ao TCE, ao MPE e a PF
Alguém imagina que ao participar de uma licitação para vender remédios, a empresa conceda 100% no desconto. Ou seja, o remédio ficaria de graça para a Prefeitura? Alguém acredita? Pois bem, em Itabaiana tem empresa que participou da licitação dando 100% com o único intuito de prejudicar e atrapalhar a administração. As atas foram entregues pela Prefeitura ontem, 22, ao TCE e ao MPE. E na segunda-feira, entregarão a Polícia Federal, já que tratam-se de recursos federais.

Alguém com o intuito de prejudicar
Está claro o intuito de prejudicar a administração, não só na área de remédio, mas também na área da merenda escolar. As atas foram entregues e os nomes dos envolvidos. Basta a Polícia Federal quebrar o sigilo telefônico para descobrir os verdadeiros mentores. Ninguém duvide: tudo por conta do ano eleitoral.

Visita
O superintendente regional da Codevasf, Said Schoucair, fez uma visita institucional ao novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Clóvis Barbosa. Acompanhado do chefe de Gabinete da Codevasf, Antônio Porfírio, Said Schoucair desejou sucesso ao conselheiro Clóvis Barbosa em sua gestão à frente do órgão.

Medidas
Said Schoucair aproveitou a ocasião para parabenizar o presidente do Tribunal de Contas do Estado pelas ações que vem sendo adotadas em sua gestão. “As medidas tomadas vêm no sentido de moralizar o serviço público, em total respeito às leis e à Constituição. São ações necessárias para a modernização daquele órgão”, afirmou o superintendente regional da Codevasf.

Reforma da Delegacia de Muribeca
A Procuradoria-Geral do Estado emitiu parecer favorável ao termo de cooperação e edital de licitação na modalidade tomada de preços para a contratação de empresa especializada na execução da reforma e ampliação da Delegacia de Muribeca/SE.De acordo com a procuradora alocada na Procuradoria Especial dos Atos e Contratos Administrativos, Patrícia Maria Amorim pessoa, a minuta traz objeto, vigência, obrigações, rescisão e publicação, atendendo aos requisitos mínimos para determinar a legalidade do ato.

Sanções
Segundo a Procuradora: “convém chamar a atenção para a possibilidade de aplicação de sanções de natureza política, civil, pecuniária e penal, em caso de malversação da verba pública, decorrentes de improbidade administrativa, a partir da Lei nº429/92, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal, complementada pela Lei n°10.028/2000, que criou novos tipos penais (crimes contra as finanças públicas), de modo a tornar mais efetivos os princípios constitucionais da Administração Pública”, registrou.

Orçamento
Por fim, o valor orçado para a obra é, aproximadamente, R$407.201,73 (quatrocentos e sete mil, duzentos e um reais e setenta e três centavos). A reforma da Delegacia é objeto do Projeto Sergipe Cidades do Governo do Estado.

GBarbosa oferece Carona da Alegria durante o Fest Verão
O GBarbosa também entrou no clima da folia e patrocina a maior prévia carnavalesca do estado, o Fest Verão. De acordo com o gerente de Marketing Thiago Donald, o GBarbosa faz questão de mostrar seu compromisso com o desenvolvimento da cultura e da economia locais. “Para este ano, nossos clientes já podem começar a se preparar com as incríveis ofertas e ações promocionais que estamos desenvolvendo para tornar o Fest Verão uma experiência única, e começar o esquenta desde já”, garante Thiago.

Patrocinadora oficial da festa, a rede varejista levará os foliões com segurança
Apoiando a segunda edição do evento, que já entrou no calendário de festas de Sergipe, o GBarbosa é parceiro das festividades de Sergipe, como o São João e as prévias carnavalescas. “O GBarbosa é Sergipano e não pode deixar de apoiar, patrocinar e enriquecer a cultura do estado. Sempre presente nas maiores festas daqui, o público pode se certificar de que o GBarbosa está cada vez mais presente no seu dia-a-dia com as melhores ofertas, promoções e eventos, fomentando parcerias que são vitais para o desenvolvimento econômico e cultural do estado”, acrescenta o Diretor Geral da Bandeira, Ivo Benderoth.

Carona da Alegria
A novidade deste ano fica por conta da Carona da Alegria. O GBarbosa preparou uma ação imperdível para os clientes: na compra de oito pacotes de cerveja Schin 350 ml, o cliente ganha um ingresso para curtir o Fest Verão mais uma Carona da Alegria com direito a um acompanhante. Portanto, além da entrada individual na festa, o cliente garante carona para ir ao evento. A ação acontece no Hiper GBarbosa Sul e vai até o sábado, 23, das 9h às 19h, ou até esgotarem os ingressos. A concentração antes da festa será no estacionamento da loja, a partir das 19h.

No Dia do Carteiro, Correios comemoram 353 anos
Nesta segunda-feira (25), os Correios comemoram 353 anos de serviço postal no Brasil. Na mesma data também é celebrado o Dia do Carteiro, profissional símbolo da empresa e principal responsável pelo alto conceito da estatal junto à população. Na última pesquisa nacional, realizada pelo Instituto NC Pinheiro, os Correios ficaram entre as instituições de maior credibilidade dos brasileiros, alcançando o 2º lugar com 92,3%, ficando atrás apenas da Família.

Prestígio
“Nosso prestígio perante a sociedade se deve, principalmente, ao trabalho dos carteiros e carteiras que estão em constante contato com as pessoas, entregando não apenas cartas e encomendas, mas sonhos e sorrisos”, destaca o presidente dos Correios, Giovanni Queiroz.Atualmente, os carteiros representam mais de 50% do efetivo total da empresa: são mais de 60 mil profissionais comprometidos com essa atividade no Brasil que, juntos, entregam mais de 8 bilhões de cartas e encomendas por ano.

Patrono
O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.

DO LEITOR                                                                                                                                               

Carros nas areias da praia ao lado do estacionamento da Passarela do Caranguejo. SMTT passa e não faz nada
E-mail recebido: “Como você pode ver nestas fotos, os motoristas perderam totalmente o respeito pela SMTT. Agora estes donos das praias estão disputando com os banhistas os espaçoS destinado a quem vai à praia. Qualquer hora e dia da semana, você vê carros estacionados na areia da praia, aqui na região da Passarela do Caranguejo. Vale ressaltar que constantemente os carros da SMTT circulam por aqui e nada fazem ao ver os carros na areia da praia.”

Paciente em maca na frente do Nestor Piva por muito tempo
E-mail recebido: “Na madrugada de hoje, 22 (sexta-feira), eu me deparei com algo ímpar. Uma maca em frente ao Hospital

 Municipal Nestor Piva. Fui abordar a família do convalescente para saber qual motivo para ele estar na maca em frente ao hospital. A resposta que obtive dos familiares foi que ele estava de alta e aguardava o transporte.Mas o mais curioso foi o fato de uma maca, do hospital,  com paciente esperando na entrada principal, o fato me fez passar na entrada principal, cheguei a imaginar o pior. Afinal de contas a saúde gerida pela PMA vai de mal a pior!”

NOTA PÚBLICA –Associação dos Participantes Ativos, Assistidos, Pensionistas e Aposentados do Banco do Estado de Sergipe S.A. e suas coligadas – APABANESE

                             O BANESE E BANESE CARD EM MANCHETES

No decorrer da semana, o Banese e o Banese Card  foram manchetes na mídia sergipana de fatos relacionados à terceirização de serviços e até venda do Banese Card.
A Apabanese, no cumprimento do seu Estatuto, procurou apurar a verdade dos fatos e constatou que muitas mudanças estão ocorrendo no Banese Card, denominação do cartão de crédito do banco, administrado pelo SEAC – Sergipe Administração de Cartões e Serviços Ltda, tendo como quotistas a Casse – Caixa de Assistência dos Empregados do Banese com 95%  e o Banco do Estado de Sergipe S/A, com os demais 5%.
Nos últimos anos o Seac vem registrando grandes prejuízos, resultados estes refletindo principalmente na nossa Caixa de Assistência, sem quaisquer explicações de como um cartão de crédito cobrando juros astronômicos vem dando prejuízo.
No dia  11 de outubro de 2015,  o Conselho de Administração do Banese em sua reunião deliberou, por unanimidade dos presentes autorizar a Diretoria Executiva do Banco a fazer uma aporte de capital no Seac no valor de R$ 96.000.000,00 e delegar  poderes para os dirigentes do Seac para os atos que se fizerem necessários. Ficou decidido também que o Seac deixa de ser Companhia Limitada e passa a Sociedade Anônima com Capital Fechado e autoriza a subscrição de 220.000 ações nominativas e 470.000 preferenciais , todas nominativas e sem valor nominal.
Quanto ao quotista majoritário, as decisões foram tomadas pelo Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência que é composto de 5 membros, sendo 3 indicados pelo Banese e 2 eleitos pelos sócios da Caixa, decisões estas que deveriam ser deliberadas em Assembleia Geral dos Associados que é a instância superior e sem o controle do Patrocinador Instituidor (Banese).
Anterior a estas medidas, no dia 07 de agosto de 2015, o Seac firma contrato com a Sicol,
empresa de cobrança, para recuperação de crédito, sem licitação, pois trata-se de empresa privada, mas, com capital público.
Com relação a venda do Banese Card, associamos essa notícia ao fato do Seac ter passado de limitada para S/A de capital fechado, com a possibilidade das ações serem vendidas a grandes grupos, pois se esse não fosse o objetivo, não haveria necessidade dessa mudança.
A Apabanese objetivando resguardar o patrimônio público e a não privatização do capital público, alerta as autoridades para essas decisões tomadas pelo Banese e Seac, quanto a sua legalidade, como também a apuração dos prejuízos do Seac nos últimos anos, pois tentamos e nos foi negada a documentação.

                                          Aracaju-Se, 22 de janeiro de 2016
                                 
                                                 Coordenação Executiva
                                                  

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Não a democracia efetiva sem um verdadeiro critico.”Pierre Bourdieu, sociólogo francês, morreu em 23 de Janeiro de 2002.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais