Partidos e a fidelidade obrigatória:federações irão vingar no Brasil?

                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Até o presente momento, apenas o PT, através do pré-candidato a presidente Lula, tenta de forma mais consistente formar uma federação de Partidos que, entre outros pontos, obriga o mínimo de quatro anos de filiação de cada partido e a abrangência nacional.

Mesmo assim, a federação sonhada pelo PT não saiu do papel, como também a do PSDB com o Cidadania – anunciada na semana passada – além de outros partidos que conversam entre si, mas nenhum deles apresentaram formalmente ao TSE a concretização da federação.

Embora pareça que seja um caminho bom para o fortalecimento de alguns Partidos, a maioria sobrevive numa pasta sob o comando de uma liderança que troca de apoios eleitorais em troca de cargos e tudo mais. O Brasil tem mais de 30 Partidos registrados e outras dezenas em formação. É um território livre para a barganha eleitoral.

Pelo conceito, a federação partidária tem que ser algo mais duradouro com o compromisso firmado no mínimo de quatro anos, sob pena de punição dos Partidos, e para os políticos a perda dos respectivos mandatos em caso de mudança partidária.

Parece que o pré-candidato a presidente Lula, caso seja eleito, enxerga a federação como uma maneira de eleger uma bancada forte no Congresso Nacional. Não se pode chamar de “esquerda” essa federação que o PT tenta com o PSB, PCdoB e PV. O projeto de Lula é, no máximo, de centro. É só lembrar a política econômica implantada por ele que não difere da política neoliberal do PSDB.

A verdade é que, após o fim das coligações proporcionais, o jogo eleitoral mudou muito para alguns Partidos que concentravam seus votos, como por exemplo, numa só candidatura a deputado federal e se elegia por conta dos votos dos outros deputados da coligação. A federação, na prática, ajudará a retornar este modelo de coligação entre os partidos da referida federação.

Os pequenos Partidos, que amargaram muito na última eleição municipal pela falta de coligação, vislumbram a federação como uma tábua de salvação. Porém, as “lideranças” que comandam estes Partidos sabem que o remédio amargo da federação que pode salvá-los é que a fidelidade obrigatória de quatro anos acaba com o poder de barganha de eleição em eleição. E aí as vidas destas “lideranças” ficarão mais difíceis… É aguardar.

 

 

Data palíndromo 22 02 2022: místicos falam em abertura de portal Muitos místicos acreditam que hoje – 22.02.2022 – o número marcará a abertura de um portal cheio de significados e energia, mas também se trata de uma data palíndromo – número ou palavra que permanece igual, quando lida de trás pra frente. O “fenômeno”, também conhecido como capicua, é raro: só acontecerá mais uma vez neste século, nesta terça, 22 de fevereiro de 2022 (22). Depois, só quem estiver vivo em 21 de dezembro de 2112 (12) poderá presenciar novamente. A primeira data palíndromo do século 21 foi em 20 de fevereiro de 2002 (02). Aqui: https://www.sonoticiaboa.com.br/2022/02/19/data-palindromo-22-02-2022-semana-misticos-portal

Advertência O blog faz uma importante advertência ao clero da arquidiocese de Aracaju: você que é membro do clero e se cala por mero oportunismo ao não defender os seus companheiros de batina, lembre-se que a próxima vítima poderá ser você. Numa relação de interesse, quando não tiver mais nada a ofertar, você será descartado como os demais. Quem só pensa em dinheiro não está preocupado com a pessoa humana.

 


Aracaju sem gestão: Galerias de arte abandonadas. Palácio Inácio Barbosa abandonado quando deveria virar um museu Ontem, 21, circulou pelas redes sociais o vídeo abaixo feito por um cidadão mostrando o abandono da galaria Álvaro Santos, em pleno centro da cidade. Ao lado da galeria tem também o Palácio Inácio Barbosa que deveria virar um museu. Porém, Inácio Barbosa é só lembrando no aniversário da cidade para a politicagem como será neste ano eleitoral em 17 de março. Tem também a galeria da Orla de Atalaia que está também abandonada e foi construída no governo João Alves. Só um lembrete: naquela época, o governador colocou o nome da filha, Ana Alves. Hoje não pode mais. É reformar e mudar para um nome de um artista local, já falecido.


Sabatina na Academia Sergipana de Letras. Já pensou se tivesse uma sabatina p/ entrar na ASL? Sobre os escritores históricos de Sergipe? Vixe Maria, a academia familiar não iria aguentar! Hoje, a academia – com raríssimas exceções, inclusive alguns imortais insatisfeitos que não aparecem mais – são parentes de todos os tipos, mulher, sobrinha, primo, filho. E os livros? Deixe para lá. A Academia era para discutir cultura em todas as suas formas, como está se abrindo a Academia Brasileira de Letras. Discutem tudo, menos cultura em Sergipe.

João Daniel diz que defende transparência no orçamento público. Certo, então não apoia o senador petista que deu o voto decisivo para o orçamento secreto de Bolsonaro? Em resposta a uma tuitada do blog sobre o “orçamento para poucos” do senador Rogério Carvalho, o deputado federal, João Daniel (PT) escreveu: “Sempre defendi e defenderei transparência e orçamento público com participação da população. Aliás, foi o PT @LulaOficial quem mais garantiu fortalecer as instituições e transparência.” Certo, então para ser coerente João Daniel não apoia Rogério Carvalho, aquele senador que deu o voto decisivo para o orçamento secreto de Bolsonaro? Agora ele é conhecido em Sergipe como o “senador do orçamento para poucos que apoiou o sumidouro do erário.” Arrepare, Osmário!

Será no dia 9 de março que o TJSE fará escolha do novo (a) desembargador (a) Ontem, este espaço divulgou que o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe marcou para a próxima sexta-feira, 25, numa sessão extraordinária para o processo de escolha do desembargador que ocupará a vaga em aberto no TJ deixada pela desembargadora aposentada em novembro passado, Maria Angélica França e Souza. O blog foi informado que, em outro documento o Tribunal marcou para o dia 9 de março, numa sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça, a escolha.

Nomes São nove juízes de Direito inscritos para promoção por merecimento: José Anselmo de Oliveira, Sérgio Menezes Lucas, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Simone de Oliveira Fraga, João Hora Neto, Fernando Clemente da Rocha, Maria da Conceição da Silva Santos, Manoel da Costa Neto e Edivaldo dos Santos.

Patrocínio para 10 clubes do futebol sergipano E a Sergipe Administradora de Cartões e Serviços (SEAC), empresa do Grupo Banese e detentora da marca Banese Card, realizará amanhã, 23, a partir das 8h30, no auditório do Museu da Gente Sergipana, uma coletiva para a imprensa quando será anunciado o patrocínio da empresa a dez clubes de futebol do estado de Sergipe. De uma enorme importância a ajuda do Banese ao futebol sergipano. 


 

 

Morreu em Aracaju, no último domingo, 20, o fotógrafo Lineu Lins. Relembre um pouco da trajetória desse grande profissional da fotografia no programa Terra Serigy que foi exibido no dia 16/07/2011. As imagens são de Alan Magalhães, reportagem Anderson Barbosa, edição de Dida Araújo.

 

Lagarto: proposta da prefeita para pagar reajuste salarial dos professores gera desconfiança Fonte: O Bolo é Grande “Ontem, 21, a prefeita Hilda de Gustinho, (SOLIDARIEDADE), esposa do vice-líder de Bolsonaro, Gustinho Ribeiro (SOLIDARIEDADE), anunciou o pagamento do reajuste salarial de 33,24% ao magistério de Lagarto. No entanto, o reajuste só será pago em maio, muito diferente do que vem sendo realizado em outros municípios de Sergipe, bem como no país. Já o retroativo será negociado em outubro.A decisão foi tomada após protesto dos professores na Prefeitura de Lagarto, na semana passada, e anúncio de greve, pois Hilda queria pagar apenas 19%.A proposta está gerando desconfiança nos educadores e membros da oposição. Eles acreditam que Hilda quer ganhar tempo para não pagar o reajuste, bem como o retroativo. Além de não pagar os valores que já estão na conta da Prefeitura, Hilda não quer comparecer às reuniões com a categoria. Agora é aguardar os próximos capítulos!”



Estância: Unidades Escolares recebem freezers, fogões, bebedouros, ventiladores e ares-condicionados Com o objetivo de garantir mais qualidade na merenda e bem-estar para o dia a dia dos estudantes estanciano e profissionais da educação, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Educação, SEME, realizou a entrega de dezenas de freezers, fogões, bebedouros, ventiladores e ares-condicionados para as escolas e creches do município, um investimento que vai além do financeiro, mas que mostra o cuidado, zelo e preocupação da gestão em garantir conforto e qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Melhoria “O trabalho realizado pela gestão tem como objetivo a melhoria da educação pública. Foi com grata alegria que as unidades escolares estão recebendo freezers, fogões, dentre outros utensílios. Nossos estudantes também receberão fardamentos para o início das aulas e mochilas para os estudantes da Educação infantil”, disse Aurenitha Morgana Souza, secretária municipal da educação.

Gestão dinâmica e uniformes Para a professora Patrícia Aragão, diretora da Escola Núbia Lima Nascimento, a distribuição dos ítens chegou em boa hora e contribuirá bastante com os trabalhos da unidade escolar. “Gostaria de agradecer a todos que fazem esta gestão dinâmica e eficiente que nos proporcionou estas aquisições que serão muito úteis em nossa comunidade”, disse. Por mais um ano consecutivo e Prefeitura de Estância fará a entrega de uniformes para os estudantes matriculados na rede de ensino municipal. Uma novidade para 2022 será a entrega das mochilas para as crianças matriculadas na educação infantil.

Prefeitura de Laranjeiras e FUNASA detalham convênios para abastecimento d’água As equipes da Prefeitura e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se reuniram ontem, 21 e defiram os últimos detalhes sobre o projeto de melhorias no abastecimento d’água dos conjuntos Ariston e Japuí II. O investimento é de R$ 1 milhão, fruto de convênio entre a gestão municipal e o órgão federal. O Projeto está em fase de aprovação e prevê a construção de poços artesianos e reservatórios nas duas comunidades, que sofrem bastante com a falta d’água constante.

Resgate dos recursos “Este é um recurso que concedemos ainda na gestão municipal anterior, porém, por falta de projeto, o prazo de esgotou e, junto com a equipe da atual gestão municipal conseguimos resgatar este recurso tão importante em Brasília. O valor é alto é dá para fazer muitos benefícios. Por isso, nos sensibilizamos e em breve, a obra se tornará realidade”, disse o superintendente da FUNASA em Sergipe, Waldoilson Leite.

Empenho O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), agradeceu o empenho de toda a equipe da FUNASA e acrescentou que em meados de abril/ início de maio, a obra deve ser iniciada. “Não meço esforços para beneficiar os laranjeirenses e agora vamos levar água aos moradores do Ariston e Japuí II. Com o superintendente destacou, este era um recurso perdido e nós conseguimos resgatar. Isso é compromisso com os laranjeirenses. Todos os trâmites legais estão seguindo e no final de abril, as obras devem iniciar. Este será mais um sonho realizado”, frisou Juca.

 

Socorro: Prefeito Padre Inaldo vai à Deso em busca de solução para a falta de água Ontem, 21, o prefeito Padre Inaldo esteve na sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) com o objetivo de buscar soluções para a falta de água constante em diversas regiões de Nossa Senhora do Socorro. O gestor realizou a visita acompanhado do secretário de Governo, Renato Nogueira, do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Wagner, e de vereadores, que representaram as comunidades das quais fazem parte. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da empresa, Carlos Melo, pelo superintendente de Operação da DESO, Napoleão Barreto, e pelo diretor de Operação e Manutenção da Deso, Carlos Anderson. 

Adutora De acordo com Melo, a falta de água nos últimos dias foi devido a um vazamento em uma adutora, que já foi solucionado. Mas ressaltou que o maior problema que afeta a falta de água no município é o grande número de pessoas que utilizam a água abastecida pela Deso de forma irregular. Mesmo diante dessa situação, Melo comunicou que um pedido feito pelo prefeito Padre Inaldo foi atendido: a regularização do abastecimento no Loteamento Guajará. 

Rede de tubulação Segundo Padre Inaldo, a obra levará uma rede de tubulação de água e esgoto para a região. “Esse compromisso entre a Prefeitura e a Deso já está em fase licitatória, com um investimento em torno de 12 milhões. Em breve a ordem de serviço será executada e a obra será iniciada”, explicou. O prefeito aproveitou o momento para agradecer ao presidente pela transparência e pelo compromisso da Deso com a comunidade de Nossa Senhora do Socorro e a ligação do sistema de água das mil casas – moradias que serão entregues pelo governo municipal e federal.

Complexo Taiçoca Também foi abordada a questão do vazamento no Complexo Taiçoca, que vem causando a falta de água na região e na Sede do município. Segundo Melo, um reforço do abastecimento será realizado por meio da adutora do Rio São Francisco. “Faremos a implantação de um trecho para podermos levar mais água para a região e, em paralelo, vamos trabalhar para regularizar as instalações e diminuir o desperdício de água”, disse.Para o presidente da Câmara de Vereadores de Socorro, Roberto Wagner, a reunião foi muito importante para levar as demandas do município diretamente para o presidente da Companhia de Saneamento. “Nós estamos saindo daqui muito satisfeitos porque já estamos vendo o resultado, tanto no abastecimento de todo o Complexo Taiçoca como na questão da rede de água no Guajará, e diversas outras solicitações que o prefeito e os vereadores trouxeram para a reunião”, disse.

 

Propriá: Vacinação Móvel amplia o atendimento aos idosos, acamados e domiciliados Em uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, retomou a vacinação móvel, contra a Covid-19, do público constituído por idosos, acamados e domiciliados nos bairros do município de Propriá. A vacinação móvel é mais uma ação de busca ativa para melhorar a cobertura vacinal da população, com o objetivo de completar o esquema vacinal de segunda dose e dose de reforço.

 

 

 

Hospital Primavera inaugura Centro de Atenção à Saúde do Homem Com o foco na saúde e bem-estar dos pacientes, a Rede Primavera dá mais um passo e inaugura a Unidade de Prática Integrada, voltada para a Saúde do Homem. O pontapé inicial foi o Serviço de Urologia, formado por uma equipe de 7 urologistas, altamente capacitados e prontos para prestar atendimento aos homens com foco na prevenção do câncer de próstata, ofertando também tratamento clínico da hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata), da disfunção erétil e do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa).

Estrutura O grupo também está capacitado para oferecer tratamento de cálculos urinários, tumores da bexiga e dos rins e incontinência urinária tanto de ambos os gêneros. A nova estrutura oferece uma sala exclusiva para atendimentos e fluxos específicos para a realização de exames e procedimentos com foco nos pacientes urológicos, além da presença do Concierge, um funcionário apto para orientar e facilitar a marcação dos retornos das consultas, exames e agendamentos para outras unidades de Rede, como internamento, emergência e consultórios de outras especialidades.

Necessidades e obstáculos O coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Primavera, Dr. Mário Henrique Tavares Martins, ressalta que a criação da Unidade permite conhecer as necessidades de saúde, identificar os obstáculos, auxiliar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. A unidade fica localizada na recepção B, do 3° andar, do Hospital Primavera. Para maiores informações: 79 99827-3860.


ESPECIAL/DECISÃO JUDICIAL

Justiça multa Estado de Sergipe e secretário de Segurança Pública por gestão ilegal (Ascom/Sinpol/SE)

Ausência de reforma na Delegacia de Carira foi o principal problema observado pelo Judiciário. Nos autos do Processo TJSE n.º 201665000745, em sentença confirmada em sede de apelação pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (Processo n.º 201800818048), com trânsito em julgado em setembro de 2019, o Estado de Sergipe foi condenado ao pagamento de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), até o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Em outubro do ano passado, o Ministério Público de Sergipe se manifestou no sentido de que após mais de um ano e sete meses de esgotamento do prazo, o Estado de Sergipe não comprovou a principal obrigação: a reforma da Delegacia de Carira, com a correção dos problemas mencionados nos autos.

Lembrando que em março de 2020, por meio de manifestação nos autos do cumprimento de sentença, conforme conta no processo TJSE nº 201965003170, o Ministério Público de Sergipe deu conta do não-cumprimento das obrigações, cujo termo final se deu em 29/03/2020, pugnando pelo prosseguimento do feito executivo da multa cominatória.

Em janeiro deste ano, o juiz titular da Comarca de Carira aplica multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), até o limite de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), a ser suportada pessoalmente pelo secretário de Segurança Pública João Eloy de Menezes, aplicando também nova multa diária ao Estado de Sergipe no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), até o limite de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), sem prejuízo da multa anterior e já devida no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Seguem as obrigações determinadas ao Estado de Sergipe por meio de sentença transitada em julgado e que ainda não foram providenciadas:

a) Construir ou reformar, depósito para armazenamento de armas de fogo e munições e outros materiais apreendidos;

b) Instalar cerca elétrica ou outro equipamento que garanta segurança no local e reformar o antigo prédio do CISP de Carira, atual Delegacia de Polícia Civil, para correção dos problemas hidráulicos, elétricos, de falta de acessibilidade áreas internas e externas, infiltrações, colocação de lajes em todo prédio, pintura, portas, fechaduras, retelhamento de todo o prédio, colocação de extintores, sinalização de abandono;

c) Luminárias de emergência; desocupar as celas da delegacia, deixando-as livres para ocupação em situações de urgência; fornecer dois computadores para a Delegacia de Polícia Civil de Carira;

d) Disponibilizar mais uma caminhonete para a Polícia Militar atuante em Carira.

Vale ressaltar que, a Procuradoria-Geral do Estado, sob pena de Prevaricação por parte de seu Procurador-Geral, tem a obrigação de defender os interesses do Estado de Sergipe, propondo ação de regresso em desfavor do Governador Belivaldo Chagas Silva ou de outra autoridade administrativa, para fins de ressarcimento ao erário pelos prejuízos causado, dado que o agente causador do prejuízo é o único responsável final pelo pagamento da multa, não devendo o ente estatal ficar no prejuízo em razão da forma temerária de governar o Estado de Sergipe e sem compromisso com o cumprimento das determinações legais.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Reitor discute abertura de campos de estágio e pesquisa clínica com gestão do Hospital Primavera Acompanhado do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, e da pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, o reitor Valter Santana esteve na última sexta-feira, 18, reunido com equipe de gestores do Hospital Primavera para tratar de parcerias entre a instituição e a Universidade Federal de Sergipe. Guilherme do Espírito Santo, superintendente médico do Hospital, disse esperar “que esse seja o primeiro passo de uma construção bastante promissora, que traga benefícios bilaterais, para ambas as instituições, mas acima de tudo para a sociedade”. 

Centro Na ocasião, foi apresentado o Centro de Ensino e Pesquisa Rede Primavera (CEP), e discutidas possibilidades de estágio, residência, publicações e pesquisas em conjunto. “A UFS é responsável por cerca de 90% de toda a produção científica de Sergipe e, desta, cerca de 15% são pesquisas na área da Medicina. Precisamos de mais espaço para a realização de estudos clínicos, e essa parceria pode vir a suprir essa necessidade”, destacou Lucindo. Para o reitor, “se não estivermos próximos de quem executa, não estamos cumprindo a nossa missão como universidade, a qual, vai muito além da formação”. Ele explica ainda que as equipes técnicas das duas instituições seguirão dialogando com o objetivo de construir um termo de cooperação que possa operacionalizar a parceria.

Estágios Sueli Pereira destacou a “possibilidade de estágio curricular e extracurricular para alunos de diversos cursos, não só na área de saúde, mas também de administração, secretariado executivo, e outros, nas várias áreas do hospital”. A ideia dos gestores do Primavera é criar “uma cultura de pesquisa para melhoramento de todas as áreas do trabalho no hospital. E essa aproximação com a UFS, agora de uma forma mais sistematizada, pode agregar todo um potencial tecnológico e científico, além de estimular nossa equipe a fazer ciência”, relata Viviane Moreira, coordenadora do CEP. Uma nova reunião será firmada entre as instituições para discussão de planos de trabalho específicos a partir da assinatura de um termo de convênio.




Palestra interativa “O Desmonte da Política Atual” Quando? Amanhã,23, a partir das 19h. Onde? Hotel Prime – próximo ao farol da Coroa do Meio, em Aracaju. Como? Acesse e inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMTaF9jCExZvlOMDl7cK6JUJQug4qcrLzSFIoAO4dDCx7AGw/viewform?usp=sf_link São apenas 50 vagas. Por quê? É importante que a sociedade conheça as principais ideias do pré-candidato Senado pelo Cidadania, seu passado e sua história.



 

 

 


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


COMO AMAR SEM ROMANTIZAR – 6a Live Nova Temporada Grupos de Apoio On-line ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer. Hoje, 22/02. ‘’Pequenos prazeres refletem grandes alegrias. Levar Mamy para uma visita ao sítio de amigos foi uma ousadia recheada de incertezas, um deslocamento maior, mudança de cenário, temperatura mais baixo, convivência com pessoas diferentes. O resultado: um grande estímulo cognitivo, que nos faz refletir sobre a necessidade de abastecer a vida do paciente da Doença de Alzheimer com doses de prazer diário.’’ Rosana Leal Simões de Freitas, engenheira civil e de segurança do trabalho, empresária, professora universitária (UNEB). Tesoureira Adjunta da ABRAz Regional Bahia.Rosana está na ABRAz desde 04 de novembro de 2016 e acompanhou por 17 anos a doença de Alzheimer de sua mãe Hildete Leal Simões de Freitas, mais conhecida como Dona Detinha. Como convidada Fabiana Satiro – gerontopedagoga especialista em Neuropsicologia, sócia na empresa 50mais Ativo, voluntária da ABRAz desde 2004, atualmente coordena o Grupo de Apoio Perdizes em São Paulo. Dia 22/02 às 20h (horário de Brasília). Transmissão pelo Zoom e Redes Sociais da ABRAz.
Acesse através do link: https://is.gd/gaonline220222 PROJETO GA ON-LINE é uma realização da ABRAz, com patrocínio Apsen Farmacêutica.

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

E as Novidades? Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Além da belíssima peça do talentoso Zeus (foto), entronizada defronte ao SESC de Itabaiana, representando o garimpo de ouro na Serra, meados do século XVII.

Temos apenas duas novidades na política provinciana. Novidades do ponto de vista da gestão pública. Não trato aqui da seara ideológica, nem das paixões políticas.

Aracaju sempre concentrou o poder político. Além de capital e maior eleitorado, Aracaju concentra a economia, a imprensa, os demais poderes, as universidades, a força pública, o parlamento e a sede do Governo.

As articulações políticas em Sergipe passam por Aracaju. Mesmo as lideranças influentes do interior, atuam na capital.

A história sergipana não registra sequer um grupo político sediado no interior, liderando um processo sucessório e apresentando um candidato a governador com viabilidade eleitoral.

Depois da Era dos cinco, entre 1982 e 2018, Sergipe, por 36 anos, quase meio século, foi governado apenas por João Alves, Valadares, Albano Franco, Marcelo Déda e Jackson Barreto. Nenhuma liderança política herdou o trono em Sergipe, vivemos uma transição.

Cuidaremos apenas dos fatos.

O ex Prefeito, Valmir de Francisquinho, transformou Itabaiana num centro urbano bem cuidado. Como resultado, transformou-se numa liderança política que não pode ser ignorada na sucessão estadual.

Sem sair de Itabaiana, Valmir comanda um Partido grande. Iniciou a construção de sua candidatura a governador. Uma ousadia! Começou a circular na grande Aracaju e foi recebido com festa, por onde passou.

Não sei se essa candidatura se tornará realidade. Apenas constato que a imprensa livre não subestima a iniciativa de Valmir. Parte da opinião pública começou a enxergar viabilidade.

A segunda novidade é a gestão pública do Aracaju. Goste-se ou não de Edvaldo Nogueira, concorde-se ou não com a sua ideologia política, ele cuidou muito bem do Aracaju em tempos difíceis. Esse feito é reconhecido pelo eleitorado.

Tenho a impressão que os dois gestores serão protagonistas na sucessão estadual desse ano, mesmo não sendo candidatos a governador. O apoio de Valmir de Francisquinho e de Edvaldo Nogueira podem decidir a eleição.

Claro, a locomotiva Lula terá um grande peso em Sergipe e, para não esquecer, o Presidente Bolsonaro também exercerá influência, se patrocinar um candidato a governador.

Os demais apoiadores das chapas majoritárias em Sergipe serão figurantes, apenas cabos eleitorais. Uns mais fortes e outros menos, mas não serão decisivos no resultado.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MarceloLins68 Pensando na paz, lembro apenas que neste exato momento, numa órbita 408km acima da superfície terrestre, um cosmonauta russo nascido na Criméia comanda a Estação Espacial Internacional, que tem na tripulação ainda um segundo russo além de quatro americanos e um alemão. Em paz.

www.twitter.com/RobsonlimaAjuSE Está chegando a época de fazer a declaração do imposto de renda. Como contador, desejaria que todos os contribuintes fossem tão sincer@s como são com seus proctologistas e ginecologistas respectivamente.

www.twitter.com/DanielaLima_ Eu tô um pouco preocupada, chateada com muita gente que tá vivendo como se tudo estivesse normal. Tá morrendo mais de 800 pessoas por dia em média no Brasil. Não tá normal. Cuidem-se.

www.twitter.com/taliriapetrone O ódio, muito concentrado nas redes, mas que também extrapola às ruas, e, por isso toda força será necessária para garantir a vida das nossas parlamentares negras, não só a minha. É pauta URGENTE! Quem vai garantir nossa proteção?

 

 

 




Frase do Dia
“Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades.” Alexis Tocqueville.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leia aqui: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-02/petropolis-dom-gregorio-paixao-pede-uniao-e-perseveranca.html


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais